1 COMO AGIMOS QUANDO A COISA
FICA FEIA? Gênesis 4.7
2 QUANDO VOCÊ ESTÁ ERRADO SOBRE
SEU FILHO Gênesis 4.1-2
3 DÊ A DEUS O QUE ELE PEDIU
Gênesis 4.1-5
4 A CULPA É SÓ SUA Gênesis
4.3-8
5 QUANDO EU MEREÇO O CASTIGO
Gênesis 4.9-16
6 O PECADO SÓ AVANÇA, SE NÃO
FOR LIMITADO Gênesis 4.17-24
7 NASCIDO PARA CONTINUAR A
ESPERANÇA Gênesis 4.25
8 ESCOLHENDO O QUE VOU DEIXAR
NO MUNDO Gênesis 4
1
COMO
AGIMOS QUANDO A COISA FICA FEIA?
GÊNESIS 4.7
1-O
VALOR DA REVELAÇÃO
Em Gênesis, o que se segue imediatamente após a
queda, e a expulsão de Adão e Eva do Éden, são nascimentos e mortes, todos em
cumprimento das profecias de Deus no capítulo
anterior. Gênesis 3 e 4 contêm muitos temas e palavras comuns: descrições de
pecado (Gn 3:6-8; 4:8), maldições da terra [‘adamah] (Gn 3:17; 4:11) e
expulsão (Gn 3:24; 4:12, 16).
O que Deus diz, sempre se cumpre, pois Sua Palavra
é eterna – Isaías 40.8
2-O
VALOR DE UMA PROMESSA
A razão desses paralelos é destacar o cumprimento
das profecias e predições que Deus fez a Adão e Eva após a queda. O primeiro
evento depois de Adão ter sido expulso foi cheio de esperança: o nascimento do primeiro filho, considerado por
Eva como o cumprimento da promessa que ouviu na profecia messiânica (Gn 3:15). Ou seja, ela pensou que ele fosse o Messias
prometido.
INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-089 - O
JARDIM DAS PROMESSAS DIVINAS
Apenas duas vezes em minha vida experimentei a
emoção de um campo montanhoso onde as flores agrestes eram tão cerradas que eu
não podia andar sem pisá-las. A primeira experiência foi na Suíça, e a segunda
perto de Gothic, Colorado. Nunca me esquecerei da
alegria daqueles poucos dias lindos ao acamparmos com várias famílias que também
amavam a Natureza, nas altas Montanhas Rochosas. Quer trepidando sobre as
estradas ásperas em nossos jipes, ou andando pelas trilhas, tudo era um
glorioso panorama de beleza. Castilejas * floriam em
todos os matizes, desde o branco, rosa, vermelho brilhante, carmesim e marrom.
O céu azul refletia-se de novo nos tremoços e esporinhas. Altéias
de um amarelo vivo contrastavam com o requintado roxo pálido e vermelho das
begônias e os alvos bicos-de-papagaio. Centenas de variedades de flores, todas
coloridas, misturavam-se admiravelmente ali. Finalmente, cedendo a um impulso
de alegria, estendi-me ao chão, num canteiro de flores agrestes e rocei o
queixo contra as pétalas macias. Certamente isto era uma prelibação da Nova
Terra. Meu travesseiro era feito num estilo criado pela mão do Criador. Que
Deus maravilhoso que nos dá tudo isto e também Suas
maravilhosas promessas! "As promessas de Deus são quais preciosas flores
num jardim. O Senhor deseja que nos demoremos junto delas, contemplando-as 'bem
de perto, admirando-lhes a formosura e apreciando o
favor concedido por Deus, ao tomar tão ricas providências para nossas
necessidades". — Med. Mat. 1966, p. 125. Como uma promessa se torna sua?
Como as flores que se apanham, você as alcança pela fé. Você pega as promessas,
uma por uma. Ninguém pode fazer isto por você. Ao cumprir a vontade de Deus,
seguindo as condições, creia que Ele está falando diretamente com você. Cada
promessa é um tesouro preparado por Deus para você porque você O ama. É sua
quando você a recebe. Deus faz sempre o que diz. Você pode precisar de
paciência enquanto aguarda, mas a receberá quando necessita dela acima de tudo.
Sim, Deus
espalha Suas benditas promessas, como flores, todas ao longo de seu caminho para abrilhantarem sua jornada na vereda para o
Céu.
3-O
VALOR DA FÉ
Os eventos seguintes: o crime de Caim, o crime de Lameque, a diminuição da expectativa de vida e o aumento da
maldade são todos cumprimentos da maldição proferida em Gênesis 3.
No entanto, nem toda esperança estava perdida.
Manter os olhos fixos nas promessas divinas por
meio da FÉ nos traz sentido à vida, rumo à existência. Pois João diz: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e
esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 1 João
5:4.
4-O
VALOR DA MINHA DECISÃO PESSOAL
Sua vida depende única e exclusivamente de
suas escolhas diante do pecado, oferecido por Satanás, e da graça oferecida
pelo Criador.
Caim decidiu odiar a Deus. Abel escolheu serví-Lo. E isto não foi por preferência dos pais ou
imposição do Céu. Cada um escolheu per si.
INSPIRAÇÃO JUVENIL 1983-049 - A História de Dois Jovens
O dia 12 de fevereiro de 1809 é a data de
nascimento de dois rapazes que ajudaram a mudar o mundo. Um nasceu em Shrewsbury, Inglaterra, filho de um rico médico. O outro
estreou o seu primeiro choro numa cabana de madeira na fronteira do Kentucky. O
inglês se graduou em Cambridge. O americano não chegou a ir além de um ano de
estudos. À idade de 22 anos ambos foram cuidar da própria vida. O primeiro
viajou por mar como naturalista com uma expedição britânica no Beagle H.M.S. No
quinto ano da viagem ele andou pela América do Sul, Ilhas Galápagos e Nova
Zelândia. O outro jovem fez uma viagem de uns 40 quilômetros até Nova Saiam,
Illinois, onde conseguiu trabalho como empregado numa loja. Ele passava suas
tardes lendo a Bíblia, estudando literatura, e leis. E m 1859 Charles Darwin
publicou seu famoso livro Origem das Espécies, Nesse
livro ele explicava como todo ser vivo evoluiu em bilhões de anos. O homem, ele
dizia, era descendente do macaco. O livro foi uma verdadeira bomba num mundo em
que a maioria das pessoas ainda cria que Deus havia feito o mundo em seis dias.
Por causa deste livro milhões perderam a fé na Bíblia. Poucos meses depois da
publicação do livro de Darwin, Abraão Lincoln foi eleito presidente dos Estados
Unidos. Então veio a Guerra Civil Muitas noites Abraão Lincoln se pôs de
joelhos suplicando que Deus salvasse o seu país. Ele conservava sua Bíblia
sobre a mesa, e muitas vezes ia a ela em busca de conselho. Num de seus
discursos, Lincoln disse: "Creio que a Bíblia é o melhor presente de Deus
ao homem. li Em outra ocasião ele disse: "Tomo neste livro tudo que você
puder na razão e equilíbrio da fé, e você viverá e morrerá como um homem
melhor." Dois rapazes nasceram no mesmo dia em 1809. Em sua juventude eles
fizeram importantes escolhas. Um escolheu destruir a fé de milhões. O outro escolheu construir a fé de
uma nação. Você, também, tem escolhas a serem feitas hoje. Os resultados UUHHOS
escolhas podem ser tão abarcantes como o foram as de Darwin e Lincoln. Sua
futura felicidade e destino eterno dependem das escolhas que você fizer hoje,
agora. Você precisa escolher hoje a quem irá servir. Faço votos que você
escolha servir ao Senhor Jesus Cristo.
APELO
"Escolhei hoje a quem sirvais... eu e a minha casa serviremos ao
Senhor." Josué 24.15.
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil
2
QUANDO VOCÊ ESTÁ ERRADO SOBRE SEU FILHO
GÊNESIS 4:1, 2
O que aprendemos sobre o nascimento de Caim e
Abel?
INTRODUÇÃO
O que você sente quando alguém lhe promete
algo e você precisa esperar um tempo para receber esta dádiva que para você é
tão preciosa?
Em geral sonhamos tanto que nossas
expectativas vão ao nível quase do impossível, e é claro, a FRUSTRAÇÃO pode ser
o fruto desta atitude.
1-EVA: EXPECATIVA DEMAIS EM CIMA DO PRIMEIRO FILHO
O primeiro evento registrado pelo autor
bíblico imediatamente após a expulsão de Adão do jardim do Éden é um nascimento. Na frase
hebraica em Gênesis 4:1, as palavras “o Senhor” (YHWH) estão diretamente
ligadas às palavras “um homem”, como indica a seguinte tradução literal: “Adquiri um homem, na verdade o próprio Senhor”. Essa tradução sugere que Eva se lembrou da
profecia messiânica de Gênesis 3:15 e acreditou que havia dado à luz seu
Salvador, o Senhor. “A vinda do Salvador foi predita no Éden. Depois que Adão e
Eva ouviram pela primeira vez a promessa, aguardaram um cumprimento imediato
dela. Receberam alegremente seu primeiro filho, na esperança de que fosse
o Libertador” (Ellen G. White, O
Desejado de Todas as Nações, p. 20 [31]).
2-TRATAMENTO EQUIVOCADO NA EDUCAÇÃO
Caim ocupa a maior parte do relato. Ele não
era apenas o primogênito, um filho que os pais quase “adoravam”; no capítulo,
ele é o único que fala. Enquanto Eva comentou animadamente sobre o nascimento
de Caim, não disse nada no nascimento de Abel, pelo menos nada que esteja
registrado no texto, em contraste com o nascimento de Caim. O narrador
simplesmente relatou que ela “voltou a dar à luz” (Gn
4:2, NVI).
3-PREFERÊNCIAS PATERNAS
O nome Caim vem do verbo hebraico qanah, que significa “adquirir” e denota a aquisição, a
posse de algo precioso e poderoso. Por outro lado, o nome hebraico Hebel, em português Abel, significa “sopro” (Sl 62:9, NVI), ou “brisa” (Sl
144:4, NVT), e indica algo evasivo, vazio, falta de substância. A mesma palavra, hebel (abel), é usada repetidamente em Eclesiastes para “vaidade”.
Embora não seja nossa intenção ver mais nessas curtas passagens do que aquilo
que está contido nelas, talvez a ideia seja de que a esperança de Adão e Eva
repousasse somente em Caim, pois acreditavam que ele, e não seu irmão, fosse o
Messias prometido.
4-MAS NÃO SE ENGANE: TODOS NÓS PODEMOS ERRAR EM NOSSAS AVALIAÇÕES!
O restante da história relata como Adão e Eva
estavam errados sobre seus filhos!
Nem um nem o outro eram o Messias. Aquele a
quem atribuíam tal status cresceu e se tornou o opositor de Deus, criando uma
geração de incrédulos. Por fim, matou de maneira covarde e por motivo banal a
seu inocente e fiel irmão de sangue!
PARA PENSAR
O que você sente quando a Palavra de Deus o
recrimina pela forma como você “deseduca” seus filhos?
Como você age quando a professora do seu
filho aponta necessidades, limitações e até as malcriações dele?
Você apóia ou se
diz discrimindo(a) quando a Igreja adverte e até
disciplina seus filhos por comportamentos inadequados à fé que professam?
Alguma vez na vida você já disse para si
mesmo: “Eu me enganei sobre o meu filho(a)?
INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-150 - AINDA RASTEJANDO?
São muito orgulhosos de coisas que deviam
julgar vergonhosas; as coisas que eles julgam importantes são as coisas
terrenas. Filipenses 3:19 (Jerusalém).
Nas florestas e campos da Europa medra uma
flor, que só dá uma em cada pé. Ela é branca-amarelada. Grande, quando
plenamente formada, parece olhar para o Céu, uma flor verdadeiramente nobre.
Muitas belas plantas ornamentais de jardins provieram desta prímula comum.
Quase sempre cresce perto a primavera, cujas flores pendem do topo do pedúnculo
como um molho de chaves. Cada flor separada olha para baixo para o solo escuro
onde o pé cresce. As vezes o pólen da prímula é levado, por um inseto, para a
primavera. Esta polinização cruzada forma uma nova espécie de planta cujas
flores não mais "olham" para a terra, mas para cima, em direção ao
céu. Larga e mais brilhante, esta bela e nova
primavera mantém a flor ereta, transformada pela prímula, de uma natureza
inferior para uma natureza superior, mais elevada. As vezes ocorre o contrário,
quando a semente de fungo entra nos poros abertos no peito de uma abelha. Esta
planta, alimentando-se de sucos vitais da abelha, aos poucos vai impedindo seus
voos. Finalmente o corpo da abelha torna-se cheio do fungo. Condenada a
rastejar no solo, ela morre. O fungo degrada o corpo de um animal feito para
voar e produzir a substância mais doce da Natureza. A mais elevada vida animal
foi subjugada pela mais baixa vida vegetal. Todos os animais, com exceção do
homem, andam, de modo que o rosto olha para baixo, para o chão. Deus, porém,
fez o homem ereto, com um destina nobre. Esta posição vertical exige esforço.
Quando se muda o rastejar em quatro patas para ficar de pé e andar
verticalmente, isto se consegue com muito esforço. E se você conseguiu esta
façanha, onde olha? Terá o olhar fixo na terra. Alimento, roupas, mobília do
lar, ou ouro - a base de seu dinheiro - se tudo isto lhe exige atenção, você estará olhando para a terra de onde procedem. O olhar para
Jesus estabelece uma extraordinária diferença em suas atitudes. Pelo poder de
Seu Espírito florescerá aquilo que é melhor e mais elevado para você. Suas
afeições, seus desejos, suas esperanças estarão focalizadas nEle.
Os interesses terrenos tornam-se seus deuses quando você se orgulha daquilo de
que realmente você devia se envergonhar.
APELO
Eli olhou apenas para si e para seus filhos. Criou-os tão mal que foram
uma completa desonra para Israel, e o Senhor os destruiu. Mas você pode olhar
para o Céu e agir na família como Abraão: “Porquanto agora sei que temes a Deus
e não me negaste o teu filho, o teu único”. Gênesis 22.12
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil
3
DÊ A DEUS O QUE ELE PEDIU
GÊNESIS 4.1-5
1-NEM MINHA ORIGEM NEM MEU TRABALHO DETERMINAM MINHA FIDELIDADE AO
SENHOR.
O contraste entre Caim e Abel, conforme
refletido em seus nomes, não dizia respeito apenas às suas personalidades;
também se manifestava em suas respectivas ocupações. Enquanto Caim era
“agricultor”, profissão que exigia trabalho físico árduo, Abel era “pastor de
ovelhas” (Gn 4:2), o que implicava sensibilidade e
compaixão.
Essas duas ocupações não apenas explicam a
natureza das duas ofertas (alimentos de Caim e uma ovelha de Abel), mas também
falam das duas atitudes psicológicas e mentalidades diferentes associadas a
elas: Caim trabalhava para “adquirir” o fruto que produzia, enquanto Abel tinha
o cuidado de “guardar” as ovelhas que recebia.
2-POR QUE DEUS ACEITOU A OFERTA DE ABEL E REJEITOU A DE CAIM?
ABRAÃO
Deus lhe pediu o filho querido. Ele não o
substituiu. Obedeceu.
MOISÉS
Deus lhe pediu sua liderança. Ele renegou o
trono do Egito para obedecer ao Criador.
RUTE
Deus lhe pediu sua fidelidade. Ela renegou
sua família, sua nação, sua religião e costumes para ser fiel em Israel.
DISCÍPULOS
Deus lhes pediu que abandonassem as redes
para serem pescadores de homens. Deixaram tudo por amor à Ele.
3-DÊ A DEUS O QUE ELE PEDIU
“Sem derramamento de sangue não poderia haver
remissão de pecado; e eles deviam mostrar sua fé no sangue de Cristo como a
expiação prometida, oferecendo em sacrifício o primogênito do rebanho. Além
disso, as primícias da terra deviam ser apresentadas diante do Senhor em ação
de graças” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 47 [71]).
4-A SALVAÇÃO É SEMPRE PELA FÉ NA GRAÇA DE CRISTO, NUNCA PELO QUE NÓS
FAZEMOS. MESMO ASSIM, FÉ É AGIR PELO QUE É CERTO!
Embora essas ofertas devessem ter um significado
espiritual, não tinham valor mágico em si mesmas. Sempre foram meros símbolos,
imagens que apontavam para o Deus que provê ao pecador não apenas o sustento,
mas também a redenção (Mq 6:7; Is
1:11). Como aplicar o princípio contido nesses textos em nossa vida e adoração?
5-OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR
Enquanto Abel obedeceu às instruções divinas e, conforme o texto
hebraico, ofereceu as primícias da terra, além da oferta queimada de animal, Caim se recusou a fazê-lo. Ele não trouxe um animal para ser sacrificado, mas apenas uma oferta do
“fruto da terra”. Foi um ato de flagrante desobediência, em contraste com a
atitude de seu irmão. Com frequência, essa história tem sido considerada um
caso clássico de salvação pela fé (Abel e sua oferta de sangue) em contraste
com uma tentativa de ganhar a salvação pelas obras (Caim e o fruto da terra).
INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-084 - O Que Há Para o Jantar?
O que aconteceria se sua mãe lhe dissesse que
ia fazer sua comida preferida para o jantar? Admita, você ficaria contente.
Durante o dia inteiro você pensaria no cheirinho gostoso que sentiria ao chegar
em casa. Esperaria ansiosamente pelo momento de colocar a primeira garfada
daquela deliciosa comida na boca. Mas espere: o que é isto? Ao entrar pela porta
da frente, suas narinas se defrontam com um odor horrível. Você corre até a
cozinha, pensando que algo deve estar queimando. Sua mãe sorri e o abraça:
"Mudei de idéia, querido", diz ela, e lhe
diz que acabou não fazendo sua comida preferida. Ela decidiu fazer uma refeição
com todos os ingredientes que você mais odeia. Diz que isto vai desenvolver seu
caráter. Você acha que vai ficar desapontado? Talvez até um pouco irritado?
Você conhece a história de Caim e Abel levaram um sacrifício ao altar. Por que
Deus fez tanta questão que uma ovelha fosse levada até o altar? Havia pelo
menos duas razões. Primeiro, a ovelha representava a morte de Jesus, que
pagaria pelos pecados de Caim e Abel, e de todo o mundo. A segunda razão é que
quando Deus nos pede para fazer algo, Ele quer saber se seremos leais a Ele.
Veja bem, se Deus é digno de nossa adoração, devemos adorá-Lo da maneira que
Ele deseja. Caim queria fazer as coisas à sua maneira. Ele deve ter pensado que
sabia mais que Deus. Nós também deveríamos adorar a Deus da maneira que Ele nos
pede. Felizmente, Ele nos mostrou exatamente como quer que O adoremos. Está em
Sua Palavra, e quão feliz Ele fica quando a lemos, e lhe obedecemos.
APELO
Saul errou menos, mas foi impenitente. Davi errou mais, mas foi humilde
e obediente. Não nos esqueçamos: Tem porventura o Senhor tanto prazer em
holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que
o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura
de carneiros. 1 Samuel 15:22
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil
4
A CULPA É APENAS SUA
GÊNESIS 4:3-8
O que levou Caim a matar seu irmão? Veja
também 1 João 3:12.
1-VOCÊ TEM MOTIVO PARA FICAR IRRITADO?
A reação de Caim foi dupla: “Caim ficou muito
irritado e fechou a cara” (Gn 4:5). Ao que parece, a raiva de Caim foi
dirigida a Deus e a Abel. Ele sentiu raiva de Deus porque pensava que estava
sendo vítima de injustiça, e raiva
de Abel porque tinha ciúmes de seu irmão. Ciúmes de quê? Devido à oferta? É evidente que algo mais
aconteceu nos bastidores e que não é revelado nesses poucos textos. Caim
entristeceu-se, pois sua oferta não havia sido aceita.
2-QUANDO DEUS PERGUNTA
As duas perguntas de Deus em Gênesis 4:6
estão relacionadas às duas condições de Caim. Observe que o Senhor não o
acusou. Da mesma forma que fez com Adão, Deus fez perguntas,
não porque não soubesse as respostas, mas porque desejava que Caim olhasse para
si mesmo e entendesse a razão de sua própria condição. Como sempre, o Senhor procura redimir Seu
povo, mesmo quando este O abandona abertamente. Então, depois de perguntar,
Deus aconselhou Caim.
INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-086 - CONTROLANDO A RAIVA
Se você já tirou um raio X dos ossos de seu
peito, sabe que tirar raio X não dói. Eles permitem que o médico veja o que
está acontecendo dentro de seu corpo sem fazer cirurgia. Há outro teste que os
médicos às vezes pedem, que "vê" melhor ainda o que há dentro de
você: uma ressonância magnética. O paciente fica numa maca estreita enquanto a mesma entra lentamente dentro de uma estrutura tubular.
Uma vez perguntei ao homem que opera a máquina se eu podia olhá-Ia
mais de perto. - Desde que você não esteja usando nada de metal - respondeu
ele. - O magneto desta máquina é tão forte que se uma cadeira de rodas for
trazida até esta sala, a mesma será puxada pela
máquina, e será muito difícil retirar o paciente dela. O único metal que eu
estava vendo em mim eram os botões do meu pulôver. Mas o homem disse que eles
não fariam diferença. Esqueci-me da presilha de metal que prendia meu cabelo na
parte de trás da minha cabeça. Quando estava a mais ou menos um metro e meio da
máquina, senti que meu cabelo começou a levantar-se, como se houvesse uma mão
invisível ali. O homem sorriu. Ele disse que às vezes as mulheres se esquecem
de tirar os brincos. Quando chegam perto da máquina, suas orelhas viram ao
contrário à medida que a máquina atrai os brincos. Quando as coisas viram ao
contrário, ficam estranhas. Quando alguém fica com raiva, é como se virasse ao
contrário, porque sabemos que essa pessoa normalmente não é assim. O que
Eclesiastes 7:9 diz a respeito da raiva? "Controle sempre o seu gênio; é
tolice alimentar o ódio." A raiva é uma reação química de seu corpo à
irritação. Você pode não ser capaz de controlar o início do sentimento, mas
pode tomar a decisão de não ficar contrariado por muito tempo. A melhor coisa a
fazer é dissolver sua raiva: pode ser algo que você precisa conversar com
alguém para chegar a uma solução, ou pode ser algo que não depende de você, e
que precisa ser esquecido. A raiva não desaparece porque falamos sobre ela; ela
desaparece quando decidimos permitir que ela desapareça. Não é bom ter o poder
de decidir?
3-O EVANGELHO EXISTE PARA LEVÁ-LO AO ARREPENDIMENTO E MUDANÇA DE
ATITUDE!
Primeiro, o exortou a “fazer o bem”. Foi um
chamado ao arrependimento e à mudança de atitude. Deus prometeu a Caim que ele
seria “aceito” e perdoado; mas isso deveria acontecer nos termos Dele, não nos de
Caim.
4-A CULPA DA SUA IRRITAÇÃO É SEMPRE SUA!
Por outro lado, “se não fizer o que é certo,
eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você,
mas é necessário que você o domine” (Gn 4:7). O
conselho divino revelou a raiz do pecado e esta se
encontrava no próprio Caim. Novamente, Deus o aconselhou, procurando guiá-lo no
caminho que devia seguir.
O segundo conselho divino diz respeito à
atitude que se deveria tomar em relação àquele pecado, que estava à porta e
cujo desejo era contra Caim. Deus recomendou autocontrole: “é necessário que
você o domine”. O mesmo princípio ecoa em Tiago: “cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (Tg 1:14). O evangelho oferece não só o perdão, mas também a
vitória sobre o pecado (1Co 10:13). Caim não tinha
ninguém para culpar por seu pecado, exceto a si mesmo. Em geral, não é isso também o que acontece a
todos nós?
INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-324 - ALERTA, ALERTA!
27 de agosto de 1883. As pessoas de uma
pequena ilha na Indonésia estavam envolvidas em suas atividades rotineiras,
quando o vulcão Krakatoa explodiu no céu com uma
força que, de acordo com alguns cientistas, correspondia a 26 bombas atômicas,
das grandes. Por todo o lado só se via fogo, lava, poeira e cinzas. Quando tudo
acabou, ninguém saiu de seus esconderijos. Isto porque todos os 36.000
habitantes da ilha morreram. Um vulcão entra em erupção quando a pressão sob a
superfície da terra se torna grande demais para a terra segurar. O processo
pode levar muitos anos, mas quando não dá para segurar mais aquela pressão, a
terra cospe lava e vapor. A raiva é muito semelhante a um vulcão. Às vezes ela
se forma num processo lento. Há momentos em que as pessoas perdem a cabeça sem
nenhuma razão particular. Mas há uma razão. A razão está sob a superfície de
suas vidas. Às vezes as pessoas são magoadas, e acabam descontando depois na
primeira pessoa que cruza seu caminho. O ato de ficar com raiva não é um pecado
em si. A Bíblia diz "se você ficar com raiva, não deixe que isso o faça
pecar". O que você faz com sua raiva é que pode se tornar pecado. Você usa
a raiva para insultar alguém ou dizer palavras grosseiras? Ficar com raiva
porque alguém nos fez algo errado, é um ato de egoísmo. Precisamos pedir a Deus
para nos ajudar a amar a outra pessoa, e orar por ela. Mas Deus quer que
fiquemos com raiva quando pessoas são tratadas com injustiça. Quando uma pessoa
é magoada por alguém, use sua raiva para defender aquela pessoa. Se, por um lado,
você nunca deveria ser cruel com as pessoas que o magoaram, ou magoaram outra
pessoa, por outro lado você deveria lhes comunicar, com amor, que o que fizeram
está errado. Acho que era isto que Jesus fez com as pessoas que estavam
desrespeitando o templo de Seu Pai quando expulsou os vendedores. Todos nós
sentimos raiva. Peça a Deus para ajudá-Io a usar sua
raiva para ajudar os outros.
PARA PENSAR
O que essa história triste ensina sobre o
livre-arbítrio e sobre o fato de que Deus não nos força a obedecer?
APELO
"Se você ficar com raiva, não deixe que
isso o faça pecar e não fique com raiva o dia todo." Efésios 4:26.
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil
5
QUANDO EU MEREÇO O CASTIGO
GÊNESIS 4:9-16
Por que Deus perguntou: “Onde está Abel, o
seu irmão?” Qual é a relação entre o pecado de Caim e o fato de se tornar
“fugitivo e errante pela terra” (Gn 4:12)?
1-O QUE É IMPENITÊNCIA? QUAIS FORAM OS ERROS DE CAIM?
A pergunta de Deus a Caim relembra a pergunta
feita pelo Senhor a Adão no Éden: "Onde você está?"
Caim, porém, não
reconheceu seu pecado. Ao contrário, o negou, algo que Adão
não fez, embora tentasse colocar a culpa em outro.
Caim, por sua vez, desafiou abertamente a Deus, que não perdeu tempo confrontando-o com seu crime. Quando o Senhor fez
a terceira pergunta “O que foi que você fez?”, Ele nem mesmo esperou por uma
resposta, apenas relembrou a Caim que sabia de tudo, pois a voz do sangue de
Abel O alcançava desde a terra (Gn 4:10), imagem que
significava que Deus sabia sobre o assassinato e reagiria. Abel havia voltado à
terra, estava enterrado, uma ligação direta com a queda e com o que o Senhor
disse que aconteceria a Adão (ver Gn 3:19).
2-GÊNESIS 4:14. O QUE SIGNIFICAM AS PALAVRAS DE CAIM: “DA TUA
PRESENÇA TEREI DE ME ESCONDER”?
Por terem pecado contra Deus e seus
semelhantes:
Adão – teve que sair do Éden e morar na Terra em decadência
Ló – teve que sair de Sodoma e morar numa caverna
Hagar – teve que sair da casa de sua patroa
Jacó – teve que fugir para a casa do tio.
É possível se esconder da presença de Deus?
Que situação trágica. Sendo pecadores, qual é a única maneira de evitar essa
situação?
3-POR QUE A SITUAÇÃO DA TERRA SÓ PIORA?
O sangue de Abel tinha sido derramado na
terra. Por isso, ela foi amaldiçoada novamente (Gn
4:12). Como resultado, Caim foi condenado a se tornar um refugiado, longe do
Senhor.
4-COMO DEUS MOSTROU JUSTIÇA E MISERICÓRDIA COM CAIM?
Somente quando Caim ouviu a sentença divina,
reconheceu o significado da presença de Deus, pois sem Ele, temeu por sua
própria vida. Mesmo após ter assassinado a sangue frio seu irmão e ter se
rebelado, o Senhor mostrou misericórdia para com ele, e ainda que Caim tenha se
retirado “da presença do Senhor” (Gn 4:16), Ele lhe
deu algum tipo de proteção. Não sabemos o que exatamente era esse “sinal” (Gn 4:15), mas foi dado apenas por causa da graça de Deus
para com ele.
Apesar de seus pecados, Deus mostrou misericórdia
para com:
Lúcifer – não o destruiu imediatamente após sua revolta no Céu
Manassés – aceitou sua conversão e o restabeleceu no trono de Israel!
5-DEUS É MISERICORDIOSO, MAS NUNCA É OMISSO DIANTE DE QUALQUER
INUSTIÇA COMETIDA NA TERRA!
Ele tomou atitude destruindo os
antediluvianos diante de sua absurda violência.
Ele tomou atitude destruindo Sodoma com
enxofre ante sua impiedade!
Ele tomou atitude com Acabe e Jezabel, no tempo certo, destruindo-os a tal ponto de
erradicar da história do mundo sua descendência.
INSPIRAÇÃO JUVENIL 1983-264 - NOSSA HERANÇA
Um dos mais famosos crimes deste século foi
cometido nos Estados Unidos por Richard Hauptmann. Na
primavera de 1932, ele raptou o filhinho de Charles e Ann Lindberg. Embora
tivesse matado a criança, ele obteve 70 mil dólares de resgate. Durante três
anos, o Sr. Hauptmann enganou a polícia. Então, num
sábado de manhã, dia 15 de setembro de 1934, ele entrou num posto de gasolina,
mandou encher o tanque, e pagou com uma nota de 10 dólares. Um empregado bem
alerta do posto anotou a placa do carro no verso da nota de 10 dólares. Assim
foi possível à polícia seguir a pista de Hauptmann.
Poucos dias mais tarde, quando Hauptmann saía de sua
casa de carro, a polícia cercou-o e o deteve. Eles o tiraram para fora do carro
e o algemaram. O dinheiro do resgate estava em sua maleta, e o restante
escondido numa parede falsa de sua garagem. Após seis semanas de julgamento, Hauptmann foi considerado culpado e condenado à morte na
cadeira elétrica. Homem tão cruel merecia morrer. Não há engano em considerá-Io um pecador. Mas que dizer sobre você e eu?
Nunca fizemos uma coisa tão terrível como essa. Somos até muito bons em
comparação. Nunca matamos ninguém. Mesmo as mentiras que temos proferido são
mentiras pequenas. Só temos roubado coisas pequenas como lápis, comida ou uns
poucos cruzei ros. Certamente não merecemos morrer! É
... mas merecemos, sim! Mesmo que jamais tivéssemos
feito qualquer coisa errada, ainda assim seríamos pecadores, porque nascemos
assim. Pecado é mais do que os atos que praticamos. E uma condição que herdamos
de nossos pais, como a cor de nossos olhos. O pecado pode ser recuado até Adão.
Quando comparamos o seu pecado aos terríveis crimes cometidos hoje, esse pecado
de Adão nos parece pequeno. Tudo que ele fez foi comer um pedaço de fruta
porque amava sua esposa. Não obstante, ele desobedeceu a Deus e nisso ele
pecou. Desde esse dia, todo ser humano que nasce neste mundo nasce como
pecador, sendo assim condenado a morrer eternamente. Todavia, Deus abriu um
caminho para nós. Jesus morreu em nosso lugar. Por meio dEle
podemos herdar a vida eterna.
APELO
"Portanto, assim como por um só homem
entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a
todos os homens porque todos pecaram." Romanos 5.12.
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil
6
O PECADO SÓ AVANÇA SE NÃO FOR REFREADO
GÊNESIS 4:17-24
Qual foi o legado de Caim, e como seu crime
abriu caminho para o aumento da impiedade?
1-ESCOLHENDO AUMENTAR O MAU
Lameque, descendente de Caim, referiu-se ao crime do avô no contexto do seu
próprio. Essa comparação entre o crime de Caim e o de Lameque é
instrutiva. Enquanto o primeiro se calou sobre seu único crime registrado, o segundo parecia se vangloriar do seu, expressando-o em uma canção (Gn 4:23,
24). Enquanto Caim pediu a misericórdia divina, não há registro de Lameque
fazendo o mesmo. Enquanto Caim foi vingado sete vezes por Deus, Lameque
acreditava que seria vingado setenta e sete vezes (ver Gn 4:24), uma
indicação de que ele estava bem ciente de sua culpa.
Além disso, Caim era
monogâmico (Gn
4:17). Lameque introduziu a poligamia, pois a Bíblia diz especificamente que ele “tomou para si duas esposas”
(Gn 4:19). Essa intensificação e exaltação do mal
afetaram as gerações seguintes de caimitas.
Eu posso refrear o ciclo de males que minha
família de origem vive praticando o Evangelho aqui e agora! Mas também posso
continuar essa sequência de horrores passando para a próxima geração minha
infidelidade. Qual será a minha escolha?
2-ACEITANDO SUBSTITUIR OS BONS
O texto bíblico registra um novo evento que
se opõe a essa tendência. “Adão tornou a ter relações com sua mulher” (Gn 4:25), e o resultado foi o nascimento de Sete, cujo nome
foi dado por Eva para indicar que Deus lhe havia concedido “outro descendente” no lugar
de Abel.
A história do nome Sete precede Abel. Ele
deriva do verbo hebraico ‘ashit, “porei” (Gn 3:15), que introduz a profecia messiânica. A semente messiânica seria transmitida na linhagem setita.
A Bíblia começa o registro da linhagem
messiânica com Sete, inclui Enoque e Metusalém e
termina com Noé (Gn 5:3, 24, 25; 6:8).
CHAMADOS PARA SUBSTITUIR
Josué foi chamado para substituir o excelente Moisés
Elias chamou Eliseu
Eli educou Samuel para subsituí-lo
Faz parte do plano de Deus educarmos pessoas
para que fiquem em nosso lugar de fidelidade quando não estivermos mais aqui!
3-DECIDINDO A ROTA DA VIDA
A frase “os filhos de
Deus” (Gn 6:2)
refere-se à linhagem de Sete, pois foram concebidos para preservar a imagem
divina (Gn 5:1, 4). Por outro lado, as “filhas dos homens” (Gn 6:2) parecem ter uma conotação negativa, contrastando a
descendência daqueles que são imagem de Deus com aqueles que são feitos à
imagem dos homens.
PESSOAS QUE ESCOLHERAM QUE LEGADO IRIAM
DEIXAR:
Salomão – apesar de seus erros e pecados, no fim da vida decidiu deixar seu
testemunho a favor da verdade eterna, escrevendo o livro de Eclesiastes.
Moisés – apesar de ser o herdeiro do trono do Egito, decidiu deixar uma nação
em sua terra bem como os livros que mais influenciaram a humanidade até hoje, o
Pentateuco!
4-CASANDO-SE COM QUEM NÃO ACRESCENTA
E foi sob a influência dessas “filhas dos
homens” que os filhos de Deus “tomaram para si mulheres, aquelas que, entre
todas, mais lhes agradaram” (Gn 6:2), indicando a
direção errada que a humanidade estava tomando.
“É perigoso formar aliança mundana. Satanás
sabe bem que no momento em que presencia o casamento
de muitos rapazes e moças encerra a história de sua
experiência e utilidade cristãs. Por algum tempo, poderão se esforçar para viver uma vida cristã, mas
seus esforços são feitos contra uma constante influência na direção oposta. Em tempos
passados, consideravam um privilégio falar de sua alegria e esperança; mas logo
perdem a vontade de falar desse assunto, sabendo que aquele a quem ligaram
seu destino não tem interesse nessas coisas. Assim Satanás os envolve com o
ceticismo, e a fé na preciosa verdade morre no coração”. – PH 117,4 – Ellen G.
White.
INSPIRAÇÃO JUVENIL 1983-126 - A ESCOLHA DE HITLER
"Uma vez chega a todo homem e nação / O
momento da decisão / Na luta pela verdade ou a falsidade /Em ficar ao lado da
verdade ou do mal." James Russel Lowell estava certo quando escreveu as
palavras acima. Se tão-somente soubéssemos quando esse áureo momento chega em
nossa vida! Quão cuidadosamente pesaríamos as conseqüências!
Adolfo Hitler é um exemplo de até onde uma escolha pode levar. Quando ele era
menino, cantava no coral da igreja e pensava em se tornar padre. Quando ficou
homem ele esqueceu a religião e espalhou a morte pela Europa. Num dado momento
entre o menino e o homem a escolha foi feita. Essa escolha foi para o mal e
levou-o a sua própria destruição. No dia 30 de abril de 1945 Hitler disse adeus
a seus amigos mais chegados, dirigiu-se então para sua suíte num abrigo
antiaéreo e se matou com um tiro. Nessa mesma ocasião sua mulher bebeu veneno.
Alhures, ao longo de 'sua juventude, Adolfo Hitler chegou a uma encruzilhada e
escolheu o caminho errado. Uma estrada levava à felicidade, satisfação, e a uma
vida de utilidade. A outra conduzia ao ódio, desapontamento, morte. Não somos
robôs. Deus nos fez com a faculdade de pensar. Podemos escolher o que é certo
ou o que é errado. Podemos ingerir alimentos saudáveis ou recusar comê-Ios. Podemos fumar ou não. Podemos aceitar ou rejeitar
drogas. Podemos ir a cinemas ou deixar de fazê-Io.
Podemos seguir a verdade ou o erro. A escolha é nossa. Deus não nos impede de
fazermos escolhas erradas, a menos que especificamente Lhe peçamos isso. Então
nossa escolha é feita em favor da verdade. "Ao vos erguerdes pela manhã,
acaso experimentais o senso de vossa impotência, vossa necessidade de forças vindas
de Deus? e humilde e sinceramente expondes vossas necessidades ao celeste Pai?
Se assim for, os anjos anotam-vos as orações, e se as mesmas
não partiram de lábios fingidos, quando estiverdes em risco de errar
inconscientemente, de exercer uma influência que leve outros a errar, vosso
anjo da guarda estará ao vosso lado, impulsionando-vos a seguir melhor direção,
escolhendo as palavras para proferirdes e influenciando-vos as ações." -
Mensagens aos Jovens, pág. 90.
APELO
Gênesis 6:1-5 traz um testemunho poderoso da
corrupção do pecado. Por que devemos fazer tudo o que pudermos no poder de Deus
para erradicar o pecado de nossa vida? "Escolhi o caminho da
fidelidade." Salmo 119:30
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil
7
NASCIDO PARA CONTINUAR A ESPERANÇA
GÊNESIS 4:25
INTRODUÇÃO
Gênesis 4, o capítulo seguinte da história
humana, traz o primeiro nascimento anunciando a salvação messiânica e o
primeiro ato de violência e morte. Os eventos dão uma ideia de como seria a
vida humana após a queda, ou seja, mistura de vida e morte. Nascimento e crime
estão interligados. A estrutura do capítulo 4 mostra essa tensão por meio da
forma de sua estrutura quiástica, alternando entre o
nascimento e o crime:
A. Nascimento a partir de Adão e Eva: Caim e Abel
B. Crime: Caim
C. Nascimento: legado de Caim e Lameque
B1. Crime: Lameque
A1. Nascimento a partir de Adão e Eva: Sete
1-DEUS SALVA OS HOMENS DENTRO DE SUAS HISTÓRIAS
A estrutura de Gênesis 4 traz várias lições. A salvação por parte de Deus encontra seu caminho por meio de uma
série de contrastes entre Caim e
Abel, em seus nomes e comportamentos e seus respectivos sacrifícios, e até
mesmo entre Caim e Lameque. Embora os crimes de Caim
e de Lameque ocupem todo o espaço, o capítulo é
emoldurado pela esperança: começa e termina com a promessa messiânica. O
capítulo começa com o nascimento de Caim e termina com o nascimento de Sete.
2-CADA UM É O ÚNICO RESPONSÁVEL PELO SEU CAMINHO
Enquanto o nascimento de Caim conduz ao fracasso e tem um horizonte limitado feito de conquistas humanas e de violência,
levando ao dilúvio, o nascimento de Sete traz reparação
do fracasso anterior e restaura o
plano divino de salvação, levando à sobrevivência da humanidade na história e à
sua salvação.
3-O VALOR QUE UM CRISTÃO DÁ A UM FILHO
Eva associou o nascimento de Caim à presença
de YHWH. A mulher foi a primeira pessoa que mencionou o
nome do Senhor (YHWH). Ela acreditava que o próprio Deus havia descido e Se
tornado Aquele a quem ela tinha dado à luz: “Eu dei à luz um menino, o Senhor” (Gn 4:1).
Essa tradução literal se justifica com base na gramática, pois o nome de Deus
(YHWH) é introduzido pela mesma palavra, ‘et, que introduz o nome de Caim. Na
verdade, todos os nomes pessoais, nesse verso, Eva, Caim e YHWH são
introduzidos por essa partícula. Além disso, a frase ‘et qayin
(“Caim”) é paralela à frase’ et YHWH (“o Senhor”). Essas duas frases ocorrem no
mesmo lugar, concluindo a respectiva sugestão e, assim, ecoando uma na
outra. Além disso, o uso da palavra ‘et antes de “o Senhor” marca uma forte
ênfase nessa palavra.
Essa identificação é apenas um indício de
como Adão e Eva devem ter se sentido. Lembrando-se da promessa de Gênesis 3:15,
Eva pode ter pensado que tinha dado à luz seu Redentor. Ellen White interpreta
essa passagem da seguinte maneira: “Depois que Adão e Eva ouviram pela primeira
vez a promessa, aguardavam um cumprimento imediato dela. Receberam alegremente
seu primeiro filho, na esperança de que fosse o Libertador” (O Desejado de
Todas as Nações, p. 31).
Leia Gênesis 4:1, 2. Discuta o significado
dos contrastes entre os dois irmãos. Caim nasceu antes de Abel. O nome Caim
significa “adquirir”, “possuir”, enquanto o nome Abel significa “vapor”,
“efêmero”, “vaidade”. Caim fala, enquanto Abel permanece em silêncio. Compare
também suas ofertas (veja a seguir).
4-DIFERENÇA ENTRE ADORADORES E SUAS OFERTAS
Enquanto Caim escolheu tirar sua oferta apenas “do fruto da terra” (Gn 4:3), Abel, “por sua vez, trouxe” a oferta de sangue (Gn 4:4). Assim, em contraste com a oferta de Caim, a oferta
de Abel estava em conformidade com a lei que exigia que um animal sacrifical fosse apresentado para a oferta
queimada (Êx 29:39-41). No entanto, enquanto Abel obedeceu às instruções
divinas, Caim optou por ignorá-las. Além disso, uma comparação entre os dois
atos de oferecimento revela uma ligeira nuance entre eles. Enquanto Caim ofereceu “ao Senhor”, Abel apenas ofereceu. A menção “ao Senhor” está ausente na
descrição do sacrifício de Abel.
Enquanto Caim pensou em sua
oferta como um presente a Deus, Abel entendeu seu sacrifício como um lembrete
da dádiva de Deus para ele.
Enquanto Caim considerava sua religião um movimento
ascendente em direção a Deus, Abel a experimentava como um movimento
descendente da parte de Deus.
A oferta de Abel não era, em si, melhor que a
de Caim. Na verdade, os frutos oferecidos por Caim devem até ter sido um
produto melhor do que as ovelhas fornecido por Abel. A diferença, entretanto,
foi que Abel escolheu do bekorot, das “primícias”,
o produto mais precioso da estação, de acordo com a legislação mosaica (Êx
23:19), ao passo que Caim tirou qualquer fruto da terra.
A oferta dos frutos da
terra (‘adamah) apontava
para Gênesis 3:19 e está associada ao esforço humano e à perspectiva da morte. A oferta de animais, por outro
lado, aponta para Gênesis 3:21 e apresenta a promessa da
proteção divina e a perspectiva de vida. A oferta de Caim foi a expressão do esforço humano para alcançar a Deus;
a oferta de Abel foi a expressão da necessidade do ser humano da salvação
oferecida por Deus. Além disso, estava relacionada à promessa do Cordeiro messiânico de Gênesis 3:15, que seria sacrificado para salvar o mundo, enquanto a
oferta de Caim era um ritual vazio.
Observe o mesmo contraste entre as vestes
feitas por Adão e Eva (Gn 3:7), com folhas de
figueira, versus a roupa feita por Deus, com a pele de animal, sugerindo o
sacrifício de sangue (Gn 3:21).
5-POR QUE MATAMOS EM NOME DE DEUS?
O uso da frase wayyo’mer
qayin “Caim disse”, ecoando a frase wayyo’mer YHWH ‘el qayin, “Então, o Senhor lhe disse” (Gn
4:6), indica que Caim deveria responder a Deus. No entanto, em vez de responder
a Deus pela fé, Caim se voltou para seu irmão e o matou (Gn
4:8). É significativo o fato de o crime de Caim ter
ocorrido imediatamente após essa mudança no diálogo da comunicação vertical
deficiente para a horizontal. O
mecanismo do primeiro crime religioso é então sugerido. Os zelosos cometem
crimes não por sentir que estão certos; os crimes de fanatismo e intolerância
religiosa derivam da falha em cumprir a Palavra de Deus. Quando a fé é substituída pelo esforço e controle humanos, o crime vem em seguida. Caim matou seu
irmão, não porque sentia que estava certo e seu irmão errado, ao contrário,
porque Caim era mau e seu irmão era justo (ver 1Jo
3:12).
6-SEM A LIMITAÇÃO DA LEI, O PECADOR NÃO TEM LIMITES!
Também há um contraste entre o crime de Caim
e o crime de Lameque. Ao contrário de Caim, Lameque levou o assassinato um passo
adiante. Ele apresentou seu ato criminoso como algo positivo e valioso e literalmente se
vangloriou disso. Enquanto Caim
optou por permanecer em silêncio, Lameque, em
contraste, escreveu uma canção. Enquanto Caim pediu
misericórdia a Deus (Gn 4:13, 14), Lameque ignorou Deus e sujeitou suas esposas
a uma ladainha sobre sua destreza e façanha homicida como algo digno de aprovação. A idêntica
mudança de paradigma observada no crime de Caim também pode ser percebida neste
caso: o fracasso na relação vertical (Deus-humano) produziu uma atitude
violenta contra outro ser humano. Na verdade, Lameque moveu-se em direção oposta
ao perdão. Ele falou de vingança, referindo-se a outros crimes posteriores. Até
mesmo sua vingança é intensificada consideravelmente. Enquanto Caim seria
vingado apenas sete vezes, Lameque exigiu um aumento
para 77 vezes (Gn 4:24). É digno de nota que Jesus
tenha sugerido o mesmo aumento com relação ao perdão (Mt
18:21, 22).
7-ESCOLHIDO PARA CONTINUAR A ESPERANÇA
A repetição da primeira frase que introduziu
o nascimento do primogênito Caim (Gn 4:1) sugere um
retorno ao início. Além disso, a repetição da expressão “tornou a”, atrelada ao
nascimento de Sete, ecoa a expressão “voltou a” associada ao nascimento de Abel
(Gn 4:2, NVI). Assim, “tornou a” reconecta a linha
interrompida da história nesse ponto: Sete substituiria Abel (Gn 4:25). Essa ideia também é registrada no nome do novo
filho, Sete, que significa “colocar no lugar de”, conforme o que disse Eva.
Além disso, o verbo hebraico shat, “nomeado”, que
descreve a “nomeação” divina da “descendência” em Eva, é o
mesmo verbo que descreve a “nomeação” divina, “pondo” (shat)
“inimizade” entre a serpente e a mulher (Gn 3:15). Por meio dessa alusão a Gênesis 3:15, o autor
bíblico aponta profeticamente para o evento da salvação manifestado na
encarnação divina de Jesus Cristo.
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil
8
ESCOLHENDO O QUE VOU DEIXAR NO MUNDO
Autor: Wilian S. Cardoso
Enquanto Gênesis 2 e 3 contam sobre a vida
humana dentro do Jardim, o capítulo 4 apresenta um novo episódio da experiência
humana, porém, dessa vez, fora do Éden.
Há inúmeros paralelos entre Gênesis 4 e 3, os
quais são, não apenas temáticos, mas inclusive terminológicos,;
o que nos leva a entender uma conexão entre as histórias. Veja a seguir:
1-COLHENDO AS CONSEQUÊNCIAS DO QUE ESCOLHEMOS
Essa evidente conexão entre os capítulos tem
que ver com o fato de Gênesis 4 ser apresentado como uma
realização prévia da maldição proferida por Deus no capítulo 3. Como sabemos a ênfase de Gênesis 3 está no
conhecimento do mal que conduz à morte, e então seu efeito real começa a ser
percebido e a se desenvolver de forma acelerada por meio das ações humanas.
Além disso, o relato sobre a queda apresentou a grande promessa de um
nascimento que destruiria o poder maléfico da serpente, eliminaria a maldição
da morte e traria toda criação à sua forma original. E é precisamente sobre
esses dois elementos que Gênesis 4 se desenvolve: a morte e o nascimento.
2-DEU ERRADO, MAS NÃO PERDI A ESPERANÇA
Esse contraste entre morte e nascimento é,
obviamente, retirado da parte central de Gênesis 3, ou seja, o versículo 15,
que apresenta a sentença-promessa divina em um duplo destino de geração e
morte. Aparentemente essa declaração foi altamente significativa para o
primeiro casal, bem como para todo o processo da revelação divina dentro das
Escrituras, uma vez que os elementos essenciais dela são desenvolvidos dentro
do capítulo 4. Abruptamente, a história começa com a descrição da geração de um
descendente. Curiosamente, Gênesis 4:1 é considerado um verso cheio de
dificuldades para os tradutores e intérpretes em várias de suas palavras. Entre
elas, a expressão “com o auxílio do Senhor”, em 4:1, é considerado por muitos,
uma tradução desajeitada e possivelmente imprecisa, uma vez que a construção
hebraica et-Adonai dificilmente contém a ideia de “com ajuda de”. A pequena
partícula et possui um duplo significado: ou uma preposição (com, junto a) ou
simplesmente um termo sem tradução que serve para indicar que o que se segue
após ela é o objeto direto definido da oração. Naturalmente, grande parte das
traduções apresenta a compreensão dessa pequena parte do texto como uma
preposição, já que vê-la como objeto direto pareceria estranho, porque
produziria a ideia de que Eva gerou um homem, isto é, “o Senhor” em pessoa. Ainda que isso soe estranho, a expressão et-Adonai em nenhum outro texto
do Pentateuco aparece como uma ideia preposicional, mas unicamente declara que
“o Senhor” é o complemento direto de um determinado verbo.
Além disso, analisando-se o contexto, a
tradução “adquiri um varão – o Senhor” é muitas vezes mais favorável. Pois está
claro que Eva reacendeu sua fé na bondade de Deus e na veracidade de Sua
palavra prometida em 3:15.
Ou seja, no afã de que a promessa divina
fosse realizada iminentemente e que o status e condição da criação pudesse
voltar ao normal o mais breve possível, Eva viu em seu
primeiro filho o Messias prometido. Mas ainda que decepcionada por sua conclusão precipitada e má
interpretação da promessa, sua esperança não foi
abalada, já que no fim do capítulo, no verso 25, ao descrever o nascimento
do novo filho, suas palavras são construídas com os mesmos termos essenciais de
3:15.
3-O PECADO DESTRÓI AS RELAÇÕES HUMANAS
Os capítulos 1 e 2 igualmente têm um papel
importante para entender a dinâmica do capítulo 4. Pois, em tese, Gênesis 1 trata da relação entre Deus e o ser humano (1:26-30), enquanto Gênesis 2 trata da relação dos seres humanos entre si. Isto posto, a narrativa de Caim e Abel deve
ser entendida como um exemplo negativo do mandamento de amor duplo, a saber: a falha
em amar a Deus e ao próximo.
Em outras palavras, Gênesis 4 “ilustra
vividamente como a alienação de Deus produz a alienação de uma pessoa para com
seus semelhantes”.
4-DIANTE DO PECADO A SOLUÇÃO DIVINA É SEMPRE JUSTIÇA-MISERICÓRIDA!
De igual modo, a história relata sobre o poder do mal, mostrando
já na primeira descendência humana o que os seres humanos são capazes de fazer.
Mas, em contrapartida, também deixa claro que esse é um tipo de poder não compartilhado por Deus e que jamais é deixado impune.
Por outro lado, Gênesis 4 não é apenas a
primeira narrativa sobre pecado e culpa que passam a oprimir dali para a frente
a humanidade; é também, ao mesmo tempo, uma exposição da misericórdia e do
perdão divinos que se desdobram a cada evento na história do homem.
5-É A SINCERIDADE DA SIMPLES OBEDIÊNCIA QUE DEUS ESPERA DE NÓS
Enfim, embora repleta de tragédias, o drama
do capítulo 4 nos ensina uma lição valiosa de como viver
com sinceridade. Pelo exemplo
deles (positivo e negativo), aprendemos que não somente nossas
ações, mas nosso comportamento é importante perante Deus – e quão devastadoras podem ser as
consequências do pecado.
O destino fatídico que se seguiu não tem que ver com uma preferência divina sobre pessoas ou aquilo que elas podem
oferecer a Ele, mas unicamente com a sinceridade do coração
humano. O grande conflito da adoração é apresentado
já a partir dessa história. A verdadeira adoração não está
atrelada ao que podemos dar de forma física, mas, sim, a um coração sincero,
submisso e obediente. É somente pela
misericórdia de Deus que podemos aprender a viver “com simplicidade e
sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas na graça divina” (2Co 1:12).
APELO
O personagem principal, Caim, cometeu um
erro, mas recebeu o perdão e a graça de Deus (4:15); contudo, preferiu usar sua
própria sabedoria. Quando lhe foi dito que vagueasse (4:12), ele escolheu
fixar-se e construir uma cidade (4:16, 17). Eva, por outro
lado, a despeito das perdas e desilusões, elementos esses que se tornariam tão
comuns na dinâmica da vida humana diária, decidiu não
perder a esperança. Sua fé
não se abalou e a palavra de Deus continuou sendo seu fundamento. É como se ela
dissesse: “Errei uma vez em não seguir a palavra de Deus, mas não errarei
mais”. Na história da vida e do relacionamento com Deus, Gênesis 4 nos informa
que há somente dois tipos de pessoas: Caim-Lameque ou
Abel-Eva. Quem você será, depende exclusivamente das suas escolhas.
FONTE
Lição da Escola Sabatina, 2° Trimestre de
2022. Autor: Jacques B. Doukhan. Casa publicadora
Brasileira. Tatuí, SP, Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur
Nogueira SP Brasil