Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

EM BUSCA DE MEU PAI

 

1 MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO Mateus 16.13-20

 

2 PAI BOM DE BRAÇO Jó 38.1-16

 

3 PAI BOM DE VOLANTE 2 Timóteo 4.6-8

 

4 PAI NOTA 10 Mateus 9.36

 

5 PAI BOM DE PAPO Colossenses 1.15-20

 

6 PAI BOM DE OMBRO Isaías 65.24

 

7 CORAÇÃO DE PAI João 1.1-3

 

8 NA CASA DE MEU PAI Apocalipse 21.1-5

 

 


 

1

 

MINHA CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

 MATEUS 16. 13-20

 

Como os eventos do começo daquele século tumultuado estavam fazendo muita confusão na cabeça das pessoas, havia especulações sobre tudo e sobre todos. As maiores foram, primeiro, sobre João Batista. Todos perguntaram se ele era um grande profeta, o grande Elias prometido, ou mesmo o Messias. Mas com a prisão daquele e o aparecimento glorioso de Jesus, a atenção de todos se volta para este, e agora especulam.  Para que não houvesse dúvidas, Jesus testou primeiro os conceitos dos discípulos, para então revelar-se mais uma vez. “Que dizem os outros sobre mim?”. A resposta foi bem composta. Muita gente achava muita coisa dEle. Mas agora Ele pergunta: “O que você acha de mim? Quem sou para vocês”?

Esta foi, com certeza, a pergunta mais importante já feita em todos os tempos. Quem é Deus para as outras pessoas é até bastante fácil responder. Mas e para você, quem é ou o que é ou como é Deus?

Responder adequadamente e com propriedade a esta inquietação pode conduzir-nos ao céu ou ao inferno. A resposta mostrará qual é a propensão de nossa vida, o anseio de nosso coração, o desejo eterno de nossa alma. Quem é Jesus para você, meu irmão? Quem é Jesus para mim?

Se você ainda não parou para refletir nesta pergunta, eu o convido a conhecer o que a Bíblia diz sobre Ele. Assim depois você poderá fazer a sua própria versão desta realidade suprema: DEUS!

 

1-   COMO VEIO ELE A EXISTIR?

 

- Ele é eterno. João 5.26. Sempre existiu, nunca foi criado, possui vida em si próprio.

 

Talvez nos seja difícil entender tal ponto, e o é. Nunca, jamais vamos entender como alguém não teve princípio e jamais terá fim. Mas esta é a realidade. Mas a lógica da vida e das coisas que existem nos levam a acreditar nisto. Tudo veio de alguém. Ora, para isto é necessário que esta origem única seja necessariamente eterna, de origem própria.

Interessante é que a teoria de Einstein diz que os seres formados por luz são eternos. Ele afirmou que as coisas que andam na velocidade da luz, 300 mil Km/S não envelhecem. Para eles o tempo não passa, por isto são eternos. Deus é luz, diz a Bíblia, e algo semelhante deve ocorrer com Ele.

Para Deus, a única diferença entre o futuro e o passado é que certas verdades tão eternas como o próprio Deus ainda não se tornaram parte da história humana”. W. Thomas.

Na verdade, “O homem que tenta diminuir a glória de Deus, recusando-se a adorá-lo, é como um lunático que deseja apagar o sol, escrevendo a palavra ‘escuridão’ nas paredes de sua cela “. C.S. Lewis.

 

2-   POSSUI VONTADE INDEPENDENTE. EFÉSIOS 1.5.

 

- Ninguém jamais pode aconselhá-lo ou fazê-lo mudar de atitude ou ideia.  Não há ninguém em todo o Universo que tenha sabedoria para isto. Ele é perfeito em Sua vontade.

 

Mesmo que Deus tivesse necessidades, nós não poderíamos supri-las, pois possuímos só o que Ele primeiro nos deu”. Robert Horn.

 

3-   TODAS AS COISAS ACONTECEM COMO ACONTECEM PORQUE ELE DESEJA QUE SEJAM ASSIM.

 

- Na verdade, a lógica de tudo é um reflexo não do que Deus mandou ser, mas do que Ele é. Exemplo: as cores têm suas combinações por que razão? Quem determinou que assim o fosse? O Criador. A lógica de que as pessoas devem estar sentadas quando outros falam aqui da frente, das rodas serem redondas para que possam ir para frente, da lei que diz que tudo sobre deve cair, dos olhos estarem no lugar que estão- tudo vem da lógica divina. E não há nada que se interponha a isto!

 

Como disse alguém “Aquele que deixa Deus fora de seu raciocínio não sabe raciocinar”

Por isto que é tão imbecil o homem orgulhar-se do que é, e ainda dizer que deus não existe, ou então limitar seu poder. Somos tão finitos que jamais conseguimos contrariar uma lei divina. JAMAIS! Tudo, absolutamente tudo que fazemos contrário desta lógica divina, pagamos o preço pela desobediência, e mesmo assim a lei continua vigente. Exemplo - 2 corpos não ocupam mesmo lugar no espaço. É impossível quebrar esta lei, e se tentarmos (um carro tomar o lugar do outro) seremos frustrados.

As leis físicas nunca poderão ser transgredidas. Ele permitiu, porém, que a lei moral o fosse, mesmo assim ela jamais será quebrada sem ferir quem a transgrediu, e permanecerá eternamente, pois quem peca morre, (em consequência direta a este ato), mas a Lei fica.

Lembre-se: “Deus é a causa das causas, estando acima de tudo e em tudo, e mesmo assim consegue ser distinto de tudo”.

 

4-   COMO ELE É?

 

- Não tenhamos dúvida: Ele tem um corpo semelhante ao nosso. Gênesis 1.26-30

- Fomos feitos à Sua imagem. Na verdade, nós temos este corpo porque Ele o tem assim. Tem olhos, braços, cabelo, pernas etc.

- A única diferença é a presença do pecado em nós, e o nosso corpo depende dEle para sobreviver, mas Ele não depende de ninguém para isto.

 

Não gostamos de pensar que Deus tem um corpo porque herdamos a ideia católica pagã de que o corpo é mau, nele pecamos e o usamos para pecar. Por isto ficou o conceito negativo e depreciativo de que Deus não pode possuir um copo como nós.

O apóstolo S. João combateu esta ideia tenazmente. Por isto, depois de voltar de Patmos, bem velhinho, vendo esta heresia já dentro da igreja cristã, escreveu seu Evangelho, mostrando que Deus tornou-se carne, teve um corpo mesmo quando esteve entre nós, Ele rebaixou-se até o ponto de ter um corpo igual ao dos homens com herança de 4 mil anos de pecado.  João 1.

 

5-   ONDE ELE MORA?

 

- No terceiro céu. O primeiro céu é o céu atmosférico, o segundo o espaço sideral, e o terceiro a morada divina.

- Seja como for, deve ser em um lugar muito longe, pelo menos pelas medidas que usamos.

 

O tamanho do Universo é incrivelmente imenso. Só a heliosfera tem um diâmetro de 15 a 30 bilhões de km, possuindo o formato de uma gota. Mas há milhões e milhões de outras galáxias, e de tamanhos maiores do que este.

O Universo é tão grande que, mesmo possuindo milhões de sóis, de tamanhos que chegam a 1 milhão de vezes maiores que o nosso Sol, ele ainda é escuro.

Para se ter uma ideia das distâncias, ouça isto:

- A distância do astro mais próximo da Terra, a lua, é de 385 mil km.

- Do Sol estamos a 150 milhões km.

- Da estrela mais próxima, Alfa-Centauro, 4 anos luz.  

Mas lembre-se: Da mesma forma como não pode existir nenhum lugar sem Deus, nenhum lugar pode abranger e conter Deus”. Stephen Charnock.

Embora o céu seja o palácio de Deus, não é sua prisão”. Thomas Brooks.

 

6-   3 DEUSES OU APENAS 1?

 

- Deuteronômio 4.35- Não existem 3 deuses; há apenas 1 Deus.

- Gênesis 1.26- Porém é formado por 3 pessoas distintas e especiais. Cada um possui seu próprio corpo, assim como sua personalidade, capacidade, vontade e desejos são totalmente particulares.

- Formam um só deus em propósito, mente e caráter.

- Incrível é que um vive para exaltar o outro. Jesus exaltou o Pai quando esteve na Terra. O Pai várias vezes o exaltou quando Jesus esteve aqui, e o fará depois dos mil anos. O ES viveu para exaltar ambos, e sempre foi exaltado pelo pai e por Jesus aqui na Terra.  Veja o batismo de jesus, a ceia com os apóstolos, e a crucifixão.

 

7-   QUAL É O NOME DE DEUS?

 

- Ele se apresenta com vários nomes por toda a Escritura. Shalom, Adonai, Deus dos Exércitos, Eu Sou, e o mais grandioso, JEOVÁ. Os mais populares são Deus o Pai, o Filho, o Espírito Santo. É claro que são nomes funcionais, que objetivam explicar a função deles a nosso favor. Na verdade, são títulos.

 

8-   QUAIS SÃO AS SUAS CARACTERÍSTICAS?

 

A)   Onipresente. Hebreus. 4.13.

- É a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

- A Bíblia não é muito clara sobre como isto ocorre: Ele pode estar em todos os lugares porque a tudo contempla, ou pode estar pessoalmente em todos os lugares.

 

É bem provável que Ele seja formado por partículas semelhante aos táquions, descobertas pelos cientistas há pouco tempo.

Deus é um círculo infinito cujo centro está em toda parte e cuja circunferência não está em lugar algum”. Agostinho.

Se Deus não estiver em todos os lugares, ele não é Deus verdadeiro em lugar algum”. W. N. Clarke.

 

B)   Onisciente. Jó 37. 16.

- Conhece todas as coisas que existem. (As folhas das árvores que se caem, a grama).

- Sabe de tudo o que está acontecendo. (O pecado de Davi).

- Sabe de tudo o que pode acontecer. (Profecias condicionais).

 

Quando os primeiros inventores do computador criaram esta sofisticada máquina, com certeza imaginaram tudo o que ela poderia vir a fazer. Todas as operações que cada programa apresenta foi um dia imaginada pelo seu criador. O mesmo acontece com tudo o que Deus fez.

Exemplo: Deus imaginou todos os movimentos que nosso braço faria, para depois criá-lo e ajustá-lo em nosso corpo. São pelo menos algumas centenas de movimentos. O incrível, porém, é que cada braço, de cada ser humano, produz movimentos únicos jamais feitos igualmente por qualquer outro braço que já houve ou haverá. Tudo isto passou na mente de Deus. Agora imagine quantos milhões de movimentos Deus calculou para fazer os braços de cada pessoa!

O mesmo ocorre com os demais movimentos de todo o nosso corpo. nenhum deles é igual ao de nenhum outro ser, e todos foram conhecidos por Deus lá na Criação do mundo ao planejar todos os seres.

- Já sabe de tudo o que irá acontecer um dia. (Profecias não condicionais- destruição de Babilônia tantos séculos antes).

Qualquer pessoa pode contar as sementes de uma maçã, mas só Deus pode contar as maçãs que brotarão de uma semente”. Anônimo.

Talvez a maior evidência da onisciência de Deus é que Ele jamais pode ser pego de surpresa”.

 

C)   Onipotente. Daniel 4.17.

- Ele pode realizar tudo aquilo que deseja; absolutamente nada lhe é impossível.

 

Pense em algo impossível. Pensou? Quantas coisas são impossíveis para nós! Para Ele esta é a única coisa impossível: achar alguma coisa que Ele não consiga realizar!

Talvez a maior evidência da onipotência de Deus seja que todas as exigências do homem não esgotam jamais os recursos de Deus”. Anônimo.

 

D) Ele é o Criador, e Só Ele o pode ser.

- Os homens se orgulham tanto pelo que fazem. Quanta arrogância. Apenas fazem o que Deus um dia já pensou que poderia ser feito. E ainda mais: apenas inventam, pois usam do que já existe.

 

Somos como uma montadora de carros. A VOLKSWAGEN, por exemplo, apenas monta os seus carros. Ela pega os pneus da Pirelli, os vidros, da Santa Marina, as lanterna e faróis da Cibié etc., e com estes componentes monta os carros em seus galpões. O mesmo fazemos: pegamos a matéria prima e a desenvolvemos.  Deus não: foi Ele quem fez a matéria.  Ninguém deu a Ele terra, água ou ar para formar o Universo.

Se o homem conseguisse produzir por si mesmo um ovo ele já seria imensamente exaltado. Mas nem isto pode fazer. Por quê?  Tudo é formado por átomos, e a fórmula, a sabedoria e o poder para criá-los só Deus têm.

Mais incrível ainda é que para inventarmos algo, temos que usar nossas mãos, gastar um tempo enorme, a vida toda, e mesmo assim sairá algo sempre inferior ao que poderia ser. Deus não. Ele simplesmente criou tudo falando! Suas cordas vocais conseguiram transmitir todas as ideias de sua mente, e todo o poder para que estas coisas aparecessem.  Ele não se cansou para fazer nada. Apenas o homem Ele teve o capricho de fazer com suas mãos.

 

D)   Ele não muda. Malaquias 3.6

- Ele não muda o que é, não muda suas opiniões, seus planos, sua vontade, nem mesmo quando trata com outros seres que possuem poder de escolha.

 

Nós mudamos porque somos seres em crescimento, e conhecemos as coisas parcialmente. À medida que o tempo passa, mudamos de ideia a respeito das coisas pois aprendemos mais fatos sobre elas. Também amadurecemos, o que nos leva a enxergar as coisas de forma diferente.

Na verdade, tudo o que é criado muda. Muda para que possa continuar a existir. Vejamos a natureza: muitas vezes um brejo ou pequeno lago desaparece. Já vimos grandes lagos, especialmente nas regiões desertas, mas que não existem mais. Enquanto as plantas crescem, a atmosfera, o clima e o solo mudam, e as próprias plantas também. Finalmente o solo e o clima podem se tornar inadequados para algumas plantas e assim elas morrem. Ao morrerem, geralmente há outras plantas que criarão raízes e preencherão o vazio, e um grupo de plantas totalmente novo domina a área. O mundo animal também muda, porque quando as plantas que usam para sobreviver morrem em determinada área, eles migram para outras pastagens. A sucessão na Natureza é um processo metódico e uma série de mudanças intermináveis, e ocorrem até que haja uma estabilidade da vida dos seres envolvidos. Até mesmo os grandes astros, que nos parecem parados no espaço sideral, estão se mudando a cada instante. Todos viajam pelo Universo. E incrível é notar que cada um tem o seu caminho determinado, chamado de órbita. Mas os cientistas descobriram que apesar disto, eles jamais passam exatamente pela mesma rota que já fizeram antes.

- Deus não é assim. Ele nunca muda a sua opinião sobre as coisas pois já é um ser perfeito, completo. Como conhece tudo sobre todos, ele nunca muda sua opinião sobre nada. Só Ele consegue ser assim em todo o Universo.

“Deus não pode mudar para melhor, pois é perfeito; e, sendo perfeito, não pode mudar para pior”. A.W. Pink.

 

E) É extremamente exato e ordenado.

 

O sol- Ele foi colocado na distância devidamente necessária para que possamos viver. Se estivesse poucos quilômetros mais perto da Terra, morreríamos todos queimados, ou se mais longe, morreríamos todos congelados.  O mesmo ocorreria se o sol fosse 1 ou 2 graus mais quente ou mais frio do que é.

A rotação da Terra- ela gira sobre si na exata proporção de 24 horas. Se girasse mais devagar, toda a vida no planeta deixaria de existir pois não suportaria um dia maior do que o que existe, pois estaria mais tempo do que o necessário exposto a luz do sol. Se girasse mais rápido, o que não queimasse durante o dia, congelaria numa noite quase infindável.

A inclinação da Terra- a inclinação de 23 graus é básica para a sobrevivência neste planeta. A falta desta inclinação traria calor contínuo para as regiões temperadas e equatoriais e inverno permanente para os polos.

A quantidade ideal de ar- o ar possui 21 % de oxigênio. Se esta quantidade fosse aumentada para 50%, a Terra viraria um isqueiro, por ter muito oxigênio, o combustível do fogo. Os relâmpagos torrariam as florestas rapidamente. Com menos oxigênio do que há, seria difícil acender fogo. 

 

9-   ELE EXISTE!

- Você pode me dizer: “Você prega tanto o que Ele é e o que faz. Mas eu nuca o vi. Como podes fundamentar tanta teoria sobre algo que nunca foi provado?”

- Vejamos então as incríveis evidências de sua existência:

 

A)   A Bíblia. Salmo 14.1.

- A Bíblia não prova a existência de Deus. Ela assume este fato, e diante das evidências tão claras, chama de louco quem não crê nesta verdade.

 

B)   Podemos senti-lo. João 3.8.

O peso da Terra- 6 septilhões de toneladas. Sabe quanto é isto? 6 milhões de milhões de trilhões. Seria um 6 acompanhado de 24 zeros. Você vê o peso da Terra? Sente? Mas não seria louco para duvidar que ele existe!

A velocidade da Terra- ela gira a 1.500 km por hora. Se parasse seriamos arremessados para o espaço sideral assim como estamos num ônibus em curva. Se ela não girasse não haveria dia e noite. Você duvida que a Terra gira nesta velocidade?

A gravidade - você nunca a viu e nem verá, mas é ela quem segura nosso corpo no planeta, e que permite haver o atrito. Sem ela, ao corrermos jamais pararíamos. Mesmo sem vê-la, você teria coragem de negar que esta força física existe?

O peso do ar - alguém aqui já viu o ar? já conseguiu pegá-lo? e cheirá-lo? É possível pesá-lo. Todo o ar que cobre a Terra pesa 5 quintilhões de toneladas, isto é, o 5 acompanhado de 18 zeros. Mesmo sem vê-lo é possível negá-lo?

 

C)   Ele veio ao mundo. João 1.14.

- Alguns dizem: “Vocês cristãos são loucos. Creem em quem nunca viram”. Eu pergunto: “Alguém já viu a Deus?”. É claro que já! E este é o ensino básico do cristianismo. Ele foi visto em todas as épocas: por Adão no jardim, por Enoque, tanto que o levou para si, por Abraão dentro de sua casa, por Moisés muitas vezes, por Isaías em visão, e tantas outras referências.

- Finalmente Ele veio em carne. E João foi muito claro em dizer: “Nós o vimos, o tocamos, o escutamos, o pregamos”. João 20, e I João 1.

- Mais que isto: Jesus mostrou que era realmente Deus: * nasceu sem ser gerado por união sexual * foi perfeito em tudo * predisse o futuro * a natureza sempre lhe obedeceu * transformou água em vinho- substância morta em viva- Ele criou o vinho *ressuscitou Lázaro, mostrando ser o dono da vida. João 11.25.

 

Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo”. Voltaire.

 

APELO

Você já conseguiu começar a formar a sua concepção a respeito de Deus? Já conseguiu defini-lo para você? Eu espero que medite nestas ideias a respeito da Pessoa de nosso grande Deus, e que chegue à conclusão tão sensata de Tomé, que exclamou sobre Jesus: “Senhor meu e Deus meu”. João 20.28.

 

FONTE

Inspiração Juvenil. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, Brasil. Edições de 1977 a 2005.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1998 São Paulo SP Brasil


 

2

 

PAI BOM DE BRAÇO

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

JÓ 38. 1- 16. Ler do 1 ao 3.

 

- Jó estava extremamente desesperado. Ele não sabia mais o que fazer. Parecia que o mundo estava sobre si e que não havia mais esperanças em sua vida.

- Ele havia perdido tudo o que possuía: suas jumentas, as ovelhas, os pastores, os camelos, os empregados, e finalmente seus 10 filhos.

- Estava pobre, tão impotente como veio ao mundo.

- Sua esposa estava contra ele, achando ser ele o motivo de toda aquela desgraça.

- Seus melhores amigos também pensavam o mesmo.

- Estava muito doente, cheio de chagas, feridas horríveis por todo o corpo.

O que poderia ele mais esperar da vida? Tinha muita fé em seu Deus e não queria abandoná-lo. Mas neste momento extremo, gritou a Deus em busca de respostas.

Deus o ouviu. E o respondeu. Qual foi a resposta divina? “Jó, toda vez em que se achar injustiçado, incompreendido, triste, lá embaixo, pare um pouco, e medite em minhas obras. Estude a natureza, e encontrarás suas respostas”.

* O mesmo Deus nos diz hoje: Você está na mesma situação de Jó, sentindo-se indefeso diante da vida? Olhe para a natureza, e terá uma surpresa: o seu Deus é imensamente poderoso.

 

A CRIAÇÃO DA TERRA

 

- Realmente a criação de nosso mundo deve ter sido fantástica. Primeiro precisamos entender onde ele está para depois estudá-lo particularmente.

- A Terra está dentro do que chamamos de Universo. O que é isto? O universo é tudo o que você pode imaginar, e mais ainda. Ele inclui todos os seres vivos, todas as luas, planetas, estrelas, meteoros, e até o espaço vazio que há no meio de tudo isto.

 

Segundo alguns cálculos, o Universo todo deve ser formado por umas 100 bilhões de galáxias, que carregam dentro de si bilhões de sistemas solares e dentro destes milhares de planetas e luas.

A Terra foi colocada por Deus em uma destas galáxias, chamada Via-Láctea, que faz parte de um aglomerado de 30 enormes galáxias. (Ela se chama assim porque à noite, no céu, ela parece uma mancha de leite).

Nós vivemos em um braço dela, ou seja, do Hemisfério Sul da Terra podemos olhar para o centro da galáxia.

Todas as estrelas que podemos ver à noite no céu pertencem à Via-Láctea. Mas elas estão muito distantes. Tão distantes que jamais poderemos visitá-las. Exemplo - a mais próxima, é a Alfa centauro, a 4,3 anos luz daqui. Isto é, se viajarmos a 300 mil km/s levaremos 4 anos e 3 meses para chegar lá. Isto é tanto tempo que na verdade vemos o que a estrela foi a 4 anos e 3 meses atrás, tempo que a luz levou para chegar até aqui!

A Via-Láctea é tão grande que seriam necessários 100 mil anos para que um raio de luz, a 300 mil km/s viajar de um lado a outro da galáxia! O Nosso SOL leva 220 milhões de anos para fazer uma viagem apenas ao redor do centro da galáxia!

 

- Deus criou o Sol para iluminar nosso planeta, como os demais que há em nosso sistema, solar, porém o nosso Sol é apenas 1 entre outras 500 bilhões de estrelas que há só na Via-Láctea, a nossa galáxia.

 

Diante de todos estes dados, chegamos à conclusão de que a Terra não passa de um pequeno grão de areia no meio do Universo, e realmente o é.

Apenas uma leve comparação: o nosso Sol é 1 milhão e 300 mil vezes maior que a Terra. Ele é simplesmente 99 % do que existe em todo o nosso Sistema Solar. Mas ele é infinitamente pequeno se comparado com o todo do Universo, pois há estrelas que chegam a se 1 milhão de vezes maior do que ele! Imaginemos o nosso tamanho?!

 

- Tanto é assim que, vizinhos a nós estão os outros 8 planetas de nosso sistema. A Terra é um dos menores, mas o único habitado.

- Mesmo tão pequena, a Terra precisou de muita energia para ser formada. O Dr. Haroldo Coffin calculou a energia necessária para formar nosso minúsculo planeta, e chegou à seguinte conclusão: o equivalente à energia liberada pelo Sol em 44 milhões de anos!

Quem fez tudo isto? Quem usou tanto poder?

 

O TAMANHO DA TERRA - SUAS DIMENSÕES E MEDIDAS.

 

- A Terra tem 12.757 km de raio, e 40 mil km de circunferência.

- Pesa 6 septilhões de toneladas. (6 com 24 zeros).

- Seu dia é de 23 h e 56 m, quando em Vênus é de 243 dias terrenos, Urano 18 horas.

- Seu ano é de 365 dias, Júpiter 12 anos terrenos, Netuno 165 anos.

Sua atmosfera, onde vivemos. É formada por 5 camadas, que chegam a 1000 km do nível do mar até o espaço sideral. Interessante é que se você dirigisse um carro em direção ao espaço numa velocidade de 50 km/h você cruzaria essa extensão em menos de 1 dia!

 

A BASE DA TERRA - A SUPERFÍCIE.

 

A superfície, embaixo de onde vivemos, é formada por 3 camadas:

Crosta- de 10 a 70 km de espessura. Onde pisamos.

Manto- 2.900 km. Camada rochosa, de consistência pastosa.

Núcleo- 3.400 km. Consistência líquida - de 3.500 graus.

No passado, durante a Idade Média, as pessoas pensavam que a Terra era quadrada, que no seu centro havia um grande lago de fogo, o inferno, e que todo o planeta era sustentado por 2 elefantes brancos que a carregavam pelo espaço.

 

Como é que a Terra e os demais planetas ficam vagando pelo ar sem cair no espaço sem fim? Por 2 motivos:

A)   Estão viajando a velocidades incríveis. (É o mesmo princípio usado no voo dos aviões. Quando eles decolam, usam velocidade máxima, para evitarem quedas).

B)   A força da gravidade que todos possuem atraem e repelem uns aos outros, como enormes imãs, segurando a todos no espaço sem fim.

 

Quem sustenta todas estas enormes formas no espaço?

 

A FORÇA DO MAR, DAS ONDAS, SEGUROS PELA INDEFESA PRAIA.

 

Mais de 70% da superfície da Terra é coberta por oceanos.

A luz do Sol chega a apenas 100m de profundidade e em águas muito lamacentas, pode chegar a menos de 1 m. Por isto existe vida nos mares e oceanos da superfície até no máximo 4,5 km.

As fossas oceânicas são os lugares mais profundos da superfície da Terra. Vão de 6 a 10 mil metros de profundidade. A maior fossa do mundo é a das Marianas, com 11. 034 m. Para se ter uma ideia, o ponto mais alto do planeta, O monte Everest, caberia inteiro dentro dela e ainda sobrariam uns 3 km para ser preenchido.

Por mais imensos e pesados que sejam os oceanos nunca estão parados. Os ventos locais empurram a superfície do mar em ondas que se quebram na costa, por todo o mundo.

As marés sobem e descem na praia 2 vezes por dia, seguindo a atração exercida pelo sol e pela lua.

Incrível, porém, é que, apesar de tão bravias e poderosas, as ondas nunca passam o limite natural sobre elas colocado. Mais incrível ainda é que não há nada visível que faça esta demarcação. Simplesmente, temos que aceitar o fato de que há alguém que as delimitou, e por mais fortes que sejam, não desobedecem a estas ordens.

Um grupo de cientistas analisou este fenômeno e chegou a curiosa conclusão. Em uma bela praia, num dia de sol, as ondas em seu estado normal, com cerca de 1 m de altura batendo numa praia de 2 km, libera cerca de 35 mil HP (cavalos-força). Não tenhamos dúvida que isto representa uma enorme agressão ao continente. Mas ao estudar o processo, descobriram que o mar não acaba com o continente por causa da simples estratégia dos minúsculos grãos de areia. Eles jamais poderiam medir forças com as ondas. Mas quando a onda chega, joga água sobre a areia; em fração de segundos, a água faz grudar cada grão de areia tornando-os uma enorme muralha, de tal forma que a força do mar é barrada ali.

Deus estava querendo dizer para Jó: “Satanás e todo o inferno tem um grande poder. Mas ele não pode fazer absolutamente nada que eu não o permita. Eu coloquei um limite aos enganos dele. Por isto, você não precisa temer por sua vida”.

O mais incrível de tudo é que os cientistas descobriram que no oceano existe bastante ouro capaz de fazer de cada habitante da terra um milionário. Em cada 2 km e meio cúbicos de água do oceano há ouro avaliado em mais de 110 milhões de dólares. Por que não o buscamos? Extrair todo este ouro do oceano seria tão dispendioso que não compensaria, pois ele está em partículas tão pequenas que quase não se pode detectar com os instrumentos que temos atualmente. Mas ele está lá!

 

A LUZ DO SOL, O DIA E A NOITE

 

O dia e a noite ocorrem devido aos movimentos da Terra ao redor de si mesma, e ao redor do Sol também.

A Terra gira a 1.600 km/h, conseguindo dar 1 volta em torno de si mesma em 23 h e 56 m.

Absolutamente nada o homem pode fazer para atrasar, adiantar ou mesmo acontecer os dias. Eles sempre existiram desta forma e sempre existirão assim, sem nunca terem dependido de nós. Mas é incrível que em tantos mil anos, a Terra nunca deixou de ter o seu dia e noite. Nunca falhou!

 

A LUZ É TALVEZ O ELEMENTO QUE MELHOR REPRESENTE O PODER DE DEUS

 

Deus a colocou no Sol, que a reparte com todo o sistema.

É tão rápida que, se uma bala de canhão fosse desferida do Sol para terra, levaria 17 anos para chegar aqui. A luz leva 8 minutos.

Uma ave levaria 3 semanas para dar 1 volta ao redor da Terra. A luz leva o tempo que a ave gasta para bater 1 vez as suas asas.

Seu poder pode ser visto no relâmpago. Voltagem é a pressão com a qual os elétrons se movem e a amperagem é o número de elétrons que se movem dentro de um fio. 1 ampère significa 6 quintilhões e 242 quatrilhões de elétrons passando num ponto determinado de 1 fio em 1 segundo. Um raio de uma tempestade qualquer pode medir mais do que 100 milhões de volts e 160 mil amperes.

 

Quem colocou tanto poder e força na luz?

 

OS LIMITES DO TRABALHO E INFLUÊNCIA DA LUZ

 

A)   Temperatura.

A luz influencia diretamente a temperatura na Terra.

Dependendo de onde você está, A Terra pode ser fria ou quente. A temperatura média em Dallol, Etiópia, é de 34 graus C positivos, e na estação Palteau, Antártida, é de 56 graus C negativos. Por que isto?

As temperaturas são sempre mais altas perto do equador e onde não há nuvens, porque o calor ao Sol chega facilmente ao chão, que o absorve. E são mais baixas longe do equador porque o calor pode escapar mais facilmente para o espaço nestas regiões.

A temperatura depende do quanto a superfície é brilhante. Nos polos, o gelo reflete a luz do sol, enviando-a de volta ao espaço, fazendo a temperatura permanecer baixa. Solos nus e florestas absorvem mais radiação e mantém o calor.

A temperatura também varia ao redor do mundo devido à forma como os raios do sol atingem a superfície. No equador, os raios solares atingem a Terra em linha reta e, por isto, estas áreas são normalmente mais quentes. Nos polos, estes raios atingem a Terra em ângulo raso e o calor se espalha.

O chão é aquecido pela luz do sol. Mas o ar é aquecido pelo calor que sobe do chão. É por isto que é sempre mais frio no alto das montanhas do que no fundo dos vales.

Temperatura mais alta do mundo: 58 graus C- Deserto do Saara/ mais baixa: Estação Vostok, Antártida- 89 graus C negativo.

Brasil, cidade com média de temperatura mais baixa- São Joaquim, SC- 13 graus C/ capital com média mais alta- Manaus, AM- 26, 7 graus C.

 

B) Estações.

São as conhecidas: primavera, verão, outono, inverno.

Dependem da inclinação da Terra em relação ao Sol.

A Terra é como um pião girando ao redor do Sol. Ela se inclina, sempre para o mesmo lado. Quando ela está com um dos lados para o Sol, a inclinação faz com que o Hemisfério Norte fique mais próximo dele. 6 meses mais tarde, é o hemisfério sul que mais se aproxima desta bola de calor.

No hemisfério inclinado, o Sol sobe alto no céu e os dias são longos e quentes: é o verão. No outro hemisfério, o sol se levanta pouco no céu e os dias são mais frios: é o inverno.

Perto dos polos, o Sol não se põe por vários meses durante o verão. Devido à inclinação da Terra, em países como a Finlândia, há luz do dia durante 24 h. Já no outro polo acontece o contrário: escuridão da noite durante toda a mesma época.

 

C) Clima.

Existem 8 climas diferentes na Terra. Eles acontecem por alguns motivos:

O clima de uma área depende de sua posição na superfície da Terra, pois como já vimos, as terras perto do equador têm clima quente por receberem a luz do sol quase diretamente.

As correntes marítimas levam calor ao redor do mundo e afetam o clima. Por isto a distância do mar influi no clima de uma região, assim como a sua altitude acima do nível do mar. Quanto mais alto o lugar, mais frio.

O que Deus estava querendo dizer para Jó? Jó, você não consegue dirigir os fenômenos da natureza, nem mudar o seu curso. Eles aconteciam quando você nasceu e continuarão da mesma forma muito tempo depois de você morrer. Portanto, confie naquele que dirige tudo isto. Eu posso dirigir sua vida da mesma forma como faço com o tempo, as estações e o clima da Terra.

Talvez a maior prova do poder de deus esteja em um pequeno componente de tudo o que existe: o átomo.

O átomo é a menor partícula que existe. Ela forma a todos os seres vivos, bem como a todos os demais corpos criados. Tudo é feito por átomos.

Incrível é a energia que Deus colocou dentro de cada átomo.

Se pegarmos um pedaço de madeira e nele pusermos fogo, ele liberará uma boa quantidade de energia aquecendo nosso corpo, mas logo esta energia acabará. Mas se pudermos pegar cada átomo desta madeira e abri-lo, sairá uma quantidade monstruosa de energia capaz de aquecer-nos por milhões de anos sem parar. Os cientistas hoje conseguem realizar esta façanha. Chamamos esta operação de Fissão Nuclear, ou seu produto como Energia Atômica. Foi o que ocorreu em Hiroshima em 1945. Um pouquinho de energia atômica liberada destruiu a cidade japonesa inteira!

A energia atômica de meio litro de água geraria suficiente calor para aquecer 100 milhões de toneladas de água de 0 a 100 graus C, isto é, fazer ferver toda a água de uma represa de 1 mil metros de comprimento, por 1 mil metros de largura, e 100 m de profundidade!

Apenas 1 xícara de água pode fornecer a mesma potência de uma usina hidrelétrica de 100 mil kilowatts durante 1 ano!

A energia atômica de um bilhete de passagem de trem é capaz de movimentar um expresso cheio de passageiros por várias viagens ao redor do planeta.

Quem colocou tanta energia dentro destas pequeníssimas partículas? O nosso grande Deus.

Aí pergunto eu a você: se Ele teve tanto poder para criar todas as coisas e mantê-las em sua devida ordem, não terá Ele poder para dirigir nossa vida, vencer nossos inimigos, resolver nossos problemas, nos dar forças para continuar a viver? É claro que sim. O que nos falta é confiar!

Deus dá forças não só para os grandes astros. Ele encheu de poder os pequenos insetos.

Uma formiga, 4 ou 5 dias depois de decapitada, ainda dá sinais de vida.

A formiga saúva carrega morro acima, morro abaixo, um grão de milho, que corresponde a 20 vezes o peso do seu corpo, sendo que o homem consegue carregar, apenas a curta distância, apenas 4 vezes o peso do seu corpo.

Muitos insetos resistem durante longo tempo à asfixia por submersão: há besouros estranhos à vida aquática que só morrem após 96 horas de afogamento completo!

Existe na África uma mosca que bate as asas 120 vezes por segundo.

Muito? Pois há outros insetos que chegam a bater as asas 2 mil vezes por minuto!

Até hoje não se sabe como a mosca doméstica consegue pousar no teto, de cabeça para baixo. É um mistério sem fim.

O inseto de voo mais rápido é a libélula. Ela alcança a velocidade de mais de 80 km/h, o que faz de qualquer supersônico um simples “teco-teco” se comparados em sua capacidade pessoal.

Um minúsculo inseto chamado podura assenta-se sobre molas. Dá saltos de 13 cm. Para o homem igualar esta façanha, teria de dar salto de 90 m!

Leia comigo I Coríntios 10.13.

 

São João escreveu: Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes. I João 2.14.

Qual é o limite do poder de Deus em minha vida? Efésios 3.20.

- (Livro: O gato que salvou o trem – História: Duplicando os dólares!)

 

APELO

Confie no poder de Deus, e entregue-se a Ele!

 

 

FONTE

Inspiração Juvenil. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, Brasil. Edições de 1977 a 2005.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1998 São Paulo SP Brasil

 

 


 

3

 

PAI BOM DE VOLANTE

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

2 TIMÓTEO. 4.6-8

 

O que você diria a seus filhos se estivesse à beira da morte? Imagine a cena: você já está bem idoso, e há alguns meses muito doente. Você pressente que não viverá por muito tempo. Um dia, muito mal, você reúne seus filhos em volta de sua cama, e sentindo que esta pode ser a última vez que os verá, quais seriam as suas últimas palavras? O que diria a eles a fim de que ficassem confortados, animados, e estivessem preparados para tocarem suas vidas com sucesso?

A Bíblia apresenta muitas “últimas palavras”. De Moisés, de Estevão, de S. Paulo, e as de Jesus. Incrível é que em todas elas, a nota tônica é: “Quando estiverem passando por problemas, parem para relembrar o que Deus fez por vocês no passado, e assim receberão forças para continuarem avançando sempre”.

Até mesmo Ellen White seguiu este ponto. Suas últimas palavras à IASD foram: “Não devemos temer o futuro. Só o faremos se esquecermos como Deus nos conduziu no passado”.

Você está triste, desanimado, infeliz, inseguro? É hora de parar e meditar em como Deus conduziu os homens no passado. Como Ele conduz de forma maravilhosa as forças da natureza, e como Ele pode te guiar agora.

 

1-   ELE DIRIGE O MACROCOSMO.

 

Como já vimos, o Universo é incrivelmente grande e complexo.

Ele é formado por mais de 100 bilhões de galáxias.

Dentro de cada uma delas há milhões de sóis (estrelas) planetas, luas, meteoros, buracos negros etc.

Cada galáxia é infinitamente imensa. A Via-Láctea, onde moramos, por exemplo: é tão grande que 1 raio de luz, que viaja a 300 mil km/s leva 100 mil anos para viajar de um lado a outro desta única galáxia. Imagine agora se fosse cruzar o Universo todo!

Mais fascinante ainda é ver a quantidade de estrelas que há no Céu espacial. Calcula-se que sejam em torno de 10 octilhões de estrelas. Isto é o número 10 acompanhado de 27 zeros!

Certo cientista calculou que se o céu começasse a chover ervilhas verdes e os lagos, rios e oceanos se congelasse de sorte que as ervilhas se amontoassem, seriam necessários 250 mil planetas do tamanho da Terra, todos cobertos de ervilhas verdes com 1m e 20 cm de profundidade para se conter 1 octilhão de estrelas.

Incrível é que, não nos parece, mas todo o Universo está em movimento. Todas as estrelas, planetas, cometas, as galáxias, tudo está “viajando”, e além de serem velocidades alucinantes, cada astro tem a sua velocidade própria, devido a tamanho, peso, gravidade, localização espacial etc. Por exemplo, a Via-Láctea viaja junto com outras 30 galáxias próximas.

Mais incrível ainda é que Deus colocou um caminho certo para cada astro.  Todos os astros têm a sua órbita, e a seguem perfeitamente.   Deus conduz as estrelas.

Não só isto: além de seguirem sua rota, elas jamais fazem um caminho exatamente igual. Por isto disse o profeta que Deus faz novas as suas promessas a cada manhã.

Mas, apesar de haver tantos astros no Céu, cada um com sua órbita, eles nunca batem um no outro. A única explicação: são guiados por alguém a cada instante de sua existência.

 

A TERRA E O SOL

 

A Terra se move através do espaço girando como um pião, tendo pelo menos 33 movimentos diferentes. Assim girando, movimenta-se numa linha imaginária que a levará a fazer uma volta ao redor do Sol em um ano. Mas ela precisa desviar-se do Sol neste percurso pois possui 40 mil km de diâmetro, senão cairia dentro dele. Sendo que ela exerce atração pelos outros corpos à sua volta como os outros por ela, consegue o desvio exato para que seus ocupantes nada sofram de eventuais consequências devido a uma catastrófica aproximação ou distanciamento demasiado do Sol. Isto é: o desvio necessário é de 2,8 milímetros em cada 28 km, ou 1 cm a cada 100 km. Insignificante para astros tão imensos. Mas se a Terra desviasse 2,5 mm em vez de 2,8 mm, ficaríamos tão longe do Sol que morreríamos congelados. Se desviássemos 3,0 mm, ficaríamos tão perto do Sol que morreríamos assados!

Deus conduz as estrelas!

 

2-   ELE DIRIGE O MICROCOSMO.

 

A)   O ESCARAVELHO

 

Pequeno besouro que tem umas “pás” em seus 2 pés dianteiros, usados para cavar. Ele cava uma toca de mais de 30 cm de profundidade, perto de uma pilha de adubo animal, enrola o esterco em pequenos rolos, empurra-os para seus buracos e tocas. Quando a fêmea está para pôr seus ovos, ela ajunta um rolo de esterco, empurra-o para uma toca e põe nela um ovo. Sai andando, cava outra toca, enrola outro rolo de esterco e põe outro ovo. Depois volta e certifica se o esterco está molhado para que quando o ovo chocar as larvas comam o esterco e cresçam até a idade adulta. Todo este processo leva 30 dias. Incrível, porém é que no 28º.  dia o inseto sabe ser este o dia certo para que ele abra a bola de esterco e a atire dentro da água. Dessa bola saem animais que são os escaravelhos.  Quem os conduz à esta data? 

 

B)   AS AVES

 

Para as aves migratórias, é imprescindível terem um aguçado sentido de direção, para que possam fazer suas longas viagens, cruzando os hemisférios, para que consigam sobreviver. Mas é incrível analisar como Deus as capacitou:

Segundo estudos recentes com aves migratórias bem jovens, muitas espécies de aves não nascem sabendo qual é a direção sul. Eles aprendem a orientar-se observando o céu noturno durante as semanas e os meses que precedem o outono quando finalmente empreendem sua longa migração para o sul.

Já a maioria dos pássaros é dotada de uma incrível sensibilidade às pressões atmosféricas, a ponto de perceberem leves diferenças nas condições do ar que alteram o clima. A aproximação de mau tempo geralmente está associada com frentes climáticas e várias espécies de ventos que aparecem antes, durante e depois dessas frentes. Como os pássaros migram para o norte e para o sul utilizando-se dos ventos, é de primordial ajuda saberem quando os ventos lhes são favoráveis.  Mais curioso ainda é que esse “barômetro” que possuem está localizado dentro dos ouvidos, e deve ser do tamanho de uma pequena semente de maçã. 

O caso mais espetacular, sem dúvida, é o pombo-correio. Eles observam o Sol, usam marcos divisórios sabendo que já estiveram antes em determinados locais, e possuem no corpo um tipo de dispositivo sensível ao magnetismo da Terra semelhante ao que a bússola faz. Assim, qualquer pombo correio pode viajar com mais exatidão do que os comandantes de navios e de aeronaves que usam centenas de equipamentos sofisticados.  Porém o pombo faz isto automaticamente. Ninguém precisa ensiná-lo a olhar ao relógio ou à bússola.

Deus conduz o voo das aves!

 

C)   AS SEMENTES

 

Todas as sementes, ao serem jogadas ao solo, seguem uma direção pré-determinada. Isto se chama geopocentrismo. Você pode colocar a semente de qualquer maneira sobre o solo. Mesmo que o seu princípio gerador esteja apontando para baixo, a pequeníssima raiz faz a volta na semente e cresce para cima, fura o solo, e busca a luz do sol. Ela simplesmente quebra a lei da gravidade!

Todas as plantas seguem uma direção também. O tronco, em geral cresce para o alto. Já as raízes crescem para os lados e para baixo, em busca de água e nutrientes. A planta de alfafa pode ter raízes de 9 m de comprimento, e há acácias que chegam a quase 40 m de extensão! Incrível que todas seguem um caminho determinado, fixo, jamais seguido por outras plantas.

 

D)   OS PEIXES

 

Os salmões retornam ao seu próprio rio onde nasceram após passarem anos no mar. Isso é necessário porque os ovos do salmão não podem ser fertilizados em água salgada.

Como ele sabe exatamente o rio onde nasceu sendo que de lá saiu há tantos anos? Pelo olfato! Ao retornarem do oceano, ele encontra correntes que trazem as moléculas do odor familiar e as segue até o lugar de seu nascimento. Estas moléculas são remanescentes de árvores e arbustos, raízes em dissolução, gravetos e folhas de plantas rasteiras, larvas e corpos de insetos mortos, bem como cristais de minerais dissolvidos, areia e pedregulhos. Tudo isto reunido significa “o caminho do lar” para o salmão. Além disso ele usa a posição do sol para encontrar a foz do rio que procura.

 

E)   O VENTO

 

A maioria das pessoas, ao sentirem o vento, pensam que ele sopra aleatoriamente, viaja sem direção ou rumo. Que é fruto do acaso. Mas isto não é verdade. Os cientistas estão descobrindo as leis que regem os ventos.

Um exemplo claro disto é a neve. Os flocos de neve precisam de 15 minutos mais uma temperatura de 10 a 15 graus negativos para se formarem. Mas a sua forma e estrutura depende tremendamente do vento e, dependendo deste, o floco de neve poderá ter uma estrutura bem diversa da que teria. Sem dúvida alguma os ventos seguem leis física bem rígidas para que possam cumprir seu papel na natureza.

Quem guia o vento em suas eternas viagens?

 

3-   ELE DIRIGE A HISTÓRIA DO MUNDO.

 

A)   COLOMBO

 

Durante 1260 anos os fiéis cristãos por todo o mundo sofreram terrível opressão papal. Eles queriam seguir o que as Escrituras lhes diziam. Mas a Igreja Cristã, corrompida, pregava enormes heresias, e perseguia e matava a todos que não a obedecessem. Por todo este tempo, milhares de fiéis morreram. Tudo parecia perdido para os que viviam por volta do ano 1400. A Igreja cobrava altas ofertas de pobres e de reis * Matava os leigos e até padres e doutores em teologia como John Huss e Jerônimo. Cada vez mais mandava nos reis. Mas estava profetizado que um dia esta opressão acabaria. Deus prepararia um lugar, despovoado, novo, para onde estes fiéis fugiriam e ali formariam uma nação, livre, forte, baseada nos princípios da lei divina, e acima de tudo, garantiria liberdade a todos os seus habitantes. Da mesma forma como era impossível aos russos sonharem com a liberdade política e religiosa nos anos 80, com 70 anos de comunismo, mas isto aconteceu, Deus proveu um lugar de refúgio para seu povo.

Primeiro Ele criou a situação.

Todas as mercadorias da Europa eram trazidas das Índias, e da Ásia, onde eram trocadas por seus produtos. Mas em 1453, Constantinopla foi tomada pelos TURCOS, que começaram a cobrar impostos para todos os que iam da Europa para as índias.

Era, portanto, preciso achar um outro caminho para se chegar lá. Por terra não havia como. Teria de ser por mar.

Portugal já conseguira- Bartolomeu Dias e Vasco da Gama viajaram costeando a África, chegaram às Índias. Mas esta viagem era muito longa, e os marinheiros morriam de muitas doenças. Na verdade, a viagem saía mais cara do que pagar os impostos dos turcos.

Então surgiu o homem para o momento: CRISTÓVÃO COLOMBO. Ele propunha que era possível chegar ao oriente viajando pelo ocidente. Foi ao rei da Espanha, Carlos V, que comprou a ideia, e conseguiu patrocínio para a expedição. Mas havia muitos empecilhos:

A Bússola: equipamento indispensável para a orientação das rotas marinhas, era muito rudimentar e quase primitiva naqueles tempos. Realmente era lança-se à sorte orientando-se com um instrumento tão inseguro.

O Atlântico era desconhecido: com quase 83 milhões de km2, era muito pavoroso andar por ele. Tanto que seu nome vem de Atlântida- suposto continente coberto por suas águas. Eles não sabiam onde começava e terminava este enorme oceano.

Eles pensavam que o mundo fosse quadrado: criam que se você fosse para o ocidente, chegaria na quina do planeta, e assim cairia no espaço sem fim.

Havia um medo imensurável de monstros submarinos: os marinheiros criam que na linha do equador havia um lugar muito quente, cheio de pântanos e desertos, com águas tão quentes que incendiariam os barcos.

Jamais alguém havia feito uma viagem semelhante, e com sucesso. Porém, Colombo decidiu ir.

AO ANALISARMOS AS CONDIÇÕES DESTA VIAGEM, SÓ PODEREMOS CHEGAR A UMA ÚNICA CONCLUSÃO: DEUS OS DIRIGIU EM TUDO!

Os navios: Santa Maria, Pinta e Nina- apesar de serem super. modernos para a época, eram imensamente frágeis para tão arriscada viagem. Mesmo rápidos, eram fracos e muito desconfortáveis, de convés arqueado (em formato de V), de difícil locomoção interna. Os marinheiros dormiam muito mal. DEUS OS PROTEGEU.

Saíram da Espanha rumo ao ocidente. O medo, a incerteza do que encontrariam e a vontade de encontrar logo terra à vista era tão grande que a quase toda hora diziam tê-la encontrado, para depois verificarem de não ter passado de aves ao longe ou algas boiando ao horizonte. Houve até um motim na 2ª semana, mas foi controlado por Colombo. MAS DEUS OS GUIOU!

Sem imaginarem o que estava ocorrendo, eles entraram na Corrente das Canárias, um canal que leva qualquer embarcação rumo às ilhas do Caribe. Amyr Clink diz que se um tambor for jogado nesta corrente lá na Europa, em pouco tempo ele chega à América sem muitos problemas.

Esta corrente os ajudou a chegarem logo na América, isto é, em 32 dias. Imagine que naquele tempo, de Portugal à África do Sul a viagem era de 4 meses! Esta rapidez evitou motins maiores, a morte de marinheiros por fome, ou mesmo por tempestades. (Naquele tempo era muito comum doenças como o escorbuto- produzida por falta de alimentos frescos).

Eles chegaram no melhor mês do ano para quem chega às Bahamas de navio. Já haviam acabado os furacões e as tempestades constantes no verão do Caribe.

Na volta, Colombo achou, sem querer, o curso de corrente que leva os barcos de volta à Europa. Este curso é usado até hoje. É bem certo que se tivesse tomado outro caminho, ele jamais teria contado sua descoberta na Espanha, pois há um círculo na corrente do Golfo onde está o Mar dos Sargaços- lugar de muitas algas, e constante calmaria. Ele teria morrido lá.

Isso foi em 1492. 12 de outubro. Imediatamente, milhares de europeus saíram de sua terra natal em direção ao novo continente a fim de colonizá-lo. A História Universal não contém este detalhe, mas nós sabemos que este descobrimento abriu as portas para que os Pais Peregrinos viessem para a América, fundassem os EUA, e ali implantassem um país onde haveria a tão almejada liberdade de culto e adoração. E o mesmo ocorreu com os demais países, inclusive com o Brasil.

Deus guiou os acontecimentos, Colombo e seus homens, para que Ele pudesse cumprir Sua Palavra, e dar a seu povo um lugar de repouso e paz.   

 

B)   NAPOLEÃO

 

O grande sonho de Napoleão Bonaparte era conquistar toda a Europa. fazendo ali o seu grande império mundial.

Para isto dirigiu grandes batalhas, destruiu com veloz intrepidez os mais treinados exércitos de então e chegou bem perto de seu objetivo.

Mas o plano de Deus para o mundo era que, depois de Roma, jamais um exército ou reino dominaria por completo a Terra. Dan. 2.44. Naqueles dias ninguém tinha dúvida que Napoleão conseguiria o que desejava. Seu general, Berthier, até prendeu e exilou o papa da época, coisa jamais imaginada em séculos passados, devido à grande força política da Igreja Católica em todos os tempos.

O último país a ser conquistado era a Rússia. Nesta caminhada, ao leste europeu, um dia um de seus soldados, pulou do cavalo, correu à frente de Napoleão e disse: “Olhe capitão, olhe as cegonhas, olhe as cegonhas!”. Napoleão olhou para o céu, vendo um maravilhoso espetáculo: o céu à sua cabeça estava forrado de cegonhas. Depois de admirar aquela cena, o bravo comandante começou a pensar no que aquele humilde jovem poderia estar querendo lhe dizer. Seria o rapaz um louco, pessoa muito simples, queria chamar a sua atenção, ou estava profetizando alguma coisa. Rapidamente Napoleão esqueceu-se do fato. Mas foram aquelas palavras de aviso não atendido que selaram sua sorte. Chegam à Rússia, os russos, sabendo que jamais poderiam combater com os franceses, saíam de suas cidades e fugiam para os lugares mais frios da nação. Mas nesta fuga, queimavam tudo o que deixavam: as casas, as lavouras, as árvores, tudo. Assim, cansado da viagem e já sem alimentos, o exército de Napoleão foi morrendo, de frio e fome, naquele rigoroso inverno russo. Desta foram, os países vizinhos se uniram, e finalmente venceram Napoleão na sangrenta batalha de Waterloo.  Deus usou o inverno para cumprir seus propósitos na História do mundo.

 

C)   HITLER

 

Conquistou toda a Europa de forma arrasadora. Só falta a Inglaterra se render. Para lá dirigiu seus armamentos, e bombardeou tanto a ilha britânica, que em secreto, os ingleses decidiram se render. Haviam sido atacados 4 vezes, e a próxima poderia ser fatal para o país. Não havia como resisti-lo. Porém, em cada investida, Hitler sempre procurava o conselho de um feiticeiro, a quem obedecia em tudo. De maneira misteriosa, no momento desta 5ª investida, surpreendentemente o feiticeiro de Hitler lhe disse: “Esqueça a Inglaterra, dirija seus olhos para a Rússia. Tente tomar Moscou”. Hitler obedeceu. Como os alemães não voltaram a bombardear Londres, os ingleses se animaram novamente, reconstruíram seus exércitos, e assim os aliados acabaram de vez com o grande sonho de Hitler: construir o III Reino Alemão. Deus usou um feiticeiro para cumprir Seus planos na história mundial.

 

 

 

* Diz-nos ELLEN G. WHITE: “Seres celestiais tem tomado parte ativa nos negócios dos homens. Embora os governadores deste mundo não o saibam, em seus conselhos têm os anjos muitas vezes sido oradores. Olhos humanos os têm visto. Ouvidos humanos têm ouvido seus apelos. Nos conselhos e cortes de justiça, mensageiros celestiais têm pleiteado a causa dos perseguidos e oprimidos. Tem eles combatido propósitos e detido males que teriam acarretado ruína e sofrimento aos filhos de Deus...”. Educação, 305.

 

4-   ELE DIRIGIU NOSSA HISTÓRIA PESSOAL E CONTINUA NOS DIRIGINDO HOJE.

 

A)   JOSÉ

 

- Aos 10 ou 11 anos teve os sonhos- reinarás sobre seus irmãos. Mas isto não aconteceu logo. Aos 17 anos vendidos. Ele poderia ter duvidado, mas ousou confiar na direção divina. Aos 23 ou 24 presos. Continuou confiando. Aos 28 revelou o sonho do copeiro e do padeiro. Aos 30 anos revelou o sonho do rei, e tornou-se o governador do Egito. Casou-se, e teve seus 2 filhos. Aos 37 anos vê os irmãos novamente, e ali se cumpre a palavra de Deus. Uns 30 anos depois. Aos 39 ele se revela a eles. Qual foi a conclusão final de José: “Deus dirigiu a mim e a vocês para que tudo chega-se até onde Ele desejava. A venda que fizeram, e o meu sofrimento foram dirigidos por Ele para que fossemos salvos”.

B)   Davi.

- Ungido aos 15 anos de idade. Voltou a ser pastor de ovelhas. Aos 17 matou Golias. Algum tempo depois passou a morar no palácio de Saul, a fim de sossegá-lo. Como era muito valente, foi convidado a fazer parte do exército real. A partir daí, Davi foi perseguido por Saul de forma voraz. Foram mais de 10 anos vivendo em cavernas, e andando como bandido. Davi deve ter pensado: “Será que Deus se esqueceu de mim? Por que ele está permitindo isto?” Mas Deus estava conduzindo sua vida. Como ele não era herdeiro natural do trono, o povo podia desconfiar de sua convocação divina. Por isto, Deus deu ao povo todos estes anos, para que pudessem analisar o caráter de Davi, e no momento certo, aceitá-lo e apoiá-lo como rei. Isto aconteceu quando Davi tinha 33 anos.

 

APELO:

O que devemos fazer então? Salmo 37. 3-5.

 

Nos dias da república o embaixador Kague, certa noite, com grande ansiedade e cheio de temor, não conseguia conciliar o sono, turbado e apreensivo com a condição em que se achava o seu país. Um servo sábio e idoso repousava no mesmo aposento. “Senhor” disse o velho embaixador “permite-me fazer-lhe uma pergunta?” “Perfeitamente”. “Porventura Deus governou bem o mundo antes de sua existência?” “Sem dúvida alguma” respondeu o embaixador. “Governará Ele bem o mundo depois de sua ausência?” continuou o ancião. “Por certo” respondeu novamente o embaixador. “Então não pode o senhor confiar a Ele a direção do mundo enquanto aqui se achar?”. O embaixador, cansado, virou-se e dormiu tranquilamente.  500 ilustrações, 67.

 

 

FONTE

Inspiração Juvenil. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, Brasil. Edições de 1977 a 2005.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1999 São Paulo SP Brasil

 

 

 


 

4

 

PAI NOTA 10

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

MATEUS 9.36

 

- Jesus era um profundo conhecedor da natureza humana. Ele sentia as necessidades de cada pessoa. Era sensível ao que cada olhar poderia revelar debaixo da máscara natural da hipocrisia que usamos. Sabia do que todos ali sofriam. E anelava ajudá-los.

- Para saciar-lhes a fome e a sede espiritual, Jesus então, desde o início do Seu ministério, levou a mente das pessoas para as grandes verdades bíblicas, ensinadas através da natureza. Ele contou mais de 30 parábolas baseadas nas cenas naturais. Seus sermões eram encharcados da sabedoria divina revelada na criação.

- Resultado: seu público aumentava cada vez mais. Todos os que o ouviam saiam alimentados. Quando convidados a abandoná-lo, os discípulos lhe disseram: “Para onde iremos nós se tu tens as palavras da vida eterna”? Até seus inimigos exclamaram: “Ninguém falou como este homem!”.

- Você que está triste, abatido, envergado pelas dificuldades, sem motivação para viver: olhe comigo para a natureza. Vamos contemplar as maravilhas da criação, e com certeza, encontraremos ali o caminho divino para a felicidade pessoal.

 

1-   OS GENS.

 

- Toda forma de vida, do elefante à alga, é formada e controlada por uma “receita química”. Em vez de ser escrita, essa receita tem a forma de um código químico, que estão dentro de um ácido, o DNA, em forma de espiral.

- Este código químico é muito complexo. Ele determina tudo o que somos e o que seremos em todas as fazes da vida: a cor dos olhos, o formato do nariz, o comprimento dos dedos, a personalidade etc.

- Uma célula humana contém de 50 mil a 100 mil instruções distintas chamadas genes e cada um controla uma dessas características diferentes.

- O que vem a ser maravilhoso em tudo isto?

 

Nós somos únicos. Ninguém mais tem exatamente a mesma combinação de genes que temos. Exemplo: antigamente os testes de DNA para sabermos se alguma parte do corpo de um cadáver era de determinada pessoa usávamos apenas as impressões digitais dos dedos comparados com amostras anteriormente recolhidas, como o nosso RG. Mas hoje sabemos que qualquer parte de nosso corpo apresenta essa combinação única que temos: se um ladrão rouba uma loja e deixa cair ali um cabelo, é possível identificá-lo apenas pelo código genético deste único fio de cabelo. Também o teste de paternidade por DNA é possível ser exato comparando a combinação genética do pai e da criança pois a base de nosso código genético é transmitida a nós por eles através da concepção.

Incrível é o tamanho destes complicados códigos. Quando uma criança é concebida (quando o espermatozoide se une ao óvulo) a criança tem o tamanho de um grão de arroz. Imagine que lá dentro ela traz todos os genes que possui! Se você tomasse todas as pessoas do mundo inteiro, 7 bilhões atualmente, e tomasse todos os DNA que elas possuem, você teria DNA para fazer um comprimido do tamanho de uma aspirina! 

 

2-   NOSSO CÉREBRO.

 

Ele é operado por corrente elétrica. Tem 1 trilhão de células nervosas quando nascemos, que podem fazer 200 mil ligações com as células vizinhas, e isto em questões de 515 km/h, isto é, cerca da metade da velocidade de um avião a jato comum.

Cada parte do cérebro controla uma área do corpo através dos neurônios, que chegam a 12 milhões de exemplares.

A parte direita do cérebro controla a parte esquerda do corpo, e vice e versa. Mas ele nunca se confunde. Até mesmo quando dormimos, algumas partes ficam inertes e outras continuam trabalhando e até mesmo fazendo o trabalho das que descansam. Na verdade, os cientistas descobriram que só a parte central do cérebro transmite 4 bilhões de sinais por segundo entre um lado e outro do cérebro.

Tudo o que sentimos na vida é experimentado no cérebro. Os demais órgãos do corpo são apenas os meios de captar estas realidades e enviá-las para lá.

O cérebro é tão infinitamente maravilhoso e complexo que ele nasce com uma super. capacidade, mas que é desenvolvida a cada nova informação estímulo e técnica de aprendizado que desenvolve. Como numa cidade, o cérebro tem ruas (caminhos) muito utilizadas e outras pelas quais poucos caminham. Assim, os 100 bilhões de neurônios do cérebro constituem uma rede tão vasta que seria plenamente usada ainda que vivêssemos vários séculos! 

Todas estas complexas operações são feitas dentro de uma caixa de osso. cheia de carne, que na sua totalidade pesa 1, 5 kg, o cérebro. 

 

3-   A INTELIGÊNCIA.

 

Em 1958, os cartolas do futebol brasileiro inventaram de aplicar testes de QI (Inteligência) nos jogadores que iriam à Copa do Mundo na Suécia. Os testes foram aplicados, e tudo ia bem até chegar a vez de Manuel Francisco dos Santos. Ao ser avaliado seu QI, Manuel recebeu a informação que o seu QI era irrisório, uma marca tão decepcionante que seria qualificado de “débil mental”.

Porém, a aplicação de tais testes, serviram apenas para documentar a imperícia de cartolas que escolheram o QI como critério para formar um time de futebol. Quem era esse jogador? Um burro? Um cabeça de bagre? Ele foi o maior ponta direita da história: Mané Garrincha.

No passado, achávamos que as pessoas inteligentes eram apenas aquelas que sabiam mexer bem com os cálculos matemáticos. Mas os cientistas descobriram que a inteligência humana é muito mais complexa do que os cálculos que envolvem uma tabuada.

Há pelo menos 7 inteligências básicas dentro da personalidade humana: verbal- falar e escrever bem, lógico-matemático- capacidade numérica, espacial- sentido de orientação (a que Garrincha tinha) musical- o “bom ouvido”, psicomotor- artes manuais (artesão, pedreiros), intrapessoal- capacidade de profunda reflexão (pensadores) interpessoal- facilidade em estabelecer relações humanas, o carisma.

- Todos nós, absolutamente todos, somos inteligentes. Temos estas 7 áreas, com algumas em evidência. Basta descobri-las e desenvolvê-las.

 

4-   A VOZ.

 

Produzida pelo ar que sai dos pulmões e passa por duas pequenas dobras de musculatura, as cordas vocais, a voz pode ser comparada à impressão digital. Ela é única em cada ser humano.

Nos homens as cordas abrem e fecham de 80 a 150 vezes por segundo, e nas mulheres de 150 a 250 vezes. Quanto maior a vibração, mais alta a frequência da onda sonora e a agudeza do som produzido. Por isto as mulheres vozes agudas e os homens graves.

Todas as diferenças corporais que temos, o que ouvimos em casa, na escola, na TV, o contexto cultural, a passagem do tempo, o amadurecimento e o envelhecimento do corpo produzem uma voz única, só nossa. Diferenças na altura, intensidade e timbre da voz.

Certas características nunca mudam, e podem ser identificadas num laboratório de voz, através de programas computadorizados. Esta técnica é muito utilizada nas investigações policiais.

Até mesmo a articulação das palavras, a entonação da voz e o sotaque são únicos em cada pessoa, apesar da superficial igualdade.

 

5-   A CALIGRAFIA.

 

Para os grafólogos (especialistas na grafia), as características da escrita representam uma espécie de impressão digital, sendo possível identificar o autor com grande margem de segurança.

Em 1991, o Deputado Federal Jabes Rabello foi acusado de ter assinado uma falsa carteira de funcionário da Câmara para seu irmão Abdiel, preso em São Paulo por tráfico de drogas. Ele jurava inocência. Mas uma equipe de técnicos da Unicamp descobriu que a assinatura era mesmo dele, o que o fez perdeu o mandato. Tudo porque os especialistas analisaram o que eles chamam de “gesto gráfico”.

Os movimentos feitos pelo punho do autor são o resultado de impulsos provenientes do centro nervoso da escrita, no cérebro, e manifestos por meio da musculatura do braço e da mão de forma única para cada ser humano.

Em Santos, um ladrão, inconformado com o pouco resultado de seu roubo, escreveu na parede da casa uma reclamação brincalhona para o proprietário. Esta frase foi fotografada, comparada com a letra de um suspeito, vindo confirmar a autoria do roubo.

A maneira em que a pessoa delimita o espaço de cada letra, como tira a ponta de caneta e a coloca de novo sobre o papel para escreve outras letras, a inclinação do eixo da escrita, o corte do “t”, o pingo no “i”, a existência de retoques, repasse de traços ou hesitações e a velocidade e ritmo da escrita das frases fazem parte da base gráfica de cada ser humano.

Mais incrível ainda é que por toda a nossa vida, produziremos a cada momento letras diferentes, mesmo que escrevamos textos iguais. Em toda a vida, produziremos bilhões de letras diferentes, dentro de nosso padrão original, e elas jamais serão iguais a de outro ser humano.

Por isto ninguém assina o próprio nome sempre da mesma maneira. Quando isso acontece, estamos diante de um estelionatário, que sempre procura fazer uma assinatura absolutamente idêntica à original.

 

6-   CORES.

 

Você já imaginou quantas cores existem em nosso mundo? 10, 20 50?

Em geral citamos o azul, vermelho, amarelo, verde, laranja, roxo, marrom, branco etc.

Mas os cientistas dividiram as corem em 2,5 milhões de matizes dentro do espectro das cores visíveis.  E cada uma delas influencia o nosso comportamento!

 

7-   OS SONS.

 

Nossos ouvidos são capazes de perceber sons em uma faixa de 20 a 20 mil Hertz.

Mas eles são mais sensíveis a frequências em torno de 1 mil Hertz. (Frequência de uma conversa).

Imagine quantos sons nós podemos captar dentro desta faixa: quantos instrumentos musicais, palavras, músicas cantadas, sons da natureza, e mesmo barulhos diferentes e efeitos especiais!

Os ouvidos absolutos- além de criar os sonos, Deus criou de forma espetacular os receptores. Os normais, já vimos a sua capacidade. Mas é quando falamos dos ouvidos privilegiados.

Villa Lobos: compunha com o ouvido interno.

Pixinguinha: compunha num teclado de papel “pois os de verdade costumam desafinar”.

Nat King Cole: ouvia qualquer som e reconhecia em que tom estava (dó, fá, mi).

João Gilberto: é conhecido como o “afinador de diapasão”.

 

8-   OS CHEIROS.

 

Prenda o nariz com uma das mãos e ponha na boca algum alimento que você muito aprecia, usando a outra mão. O que ocorrerá? É quase impossível saboreá-lo.

Você já pensou na enorme quantidade de odores que Deus criou? Simplesmente são tanto que é impossível saber o seu número exato. Absolutamente tudo tem odor.

 

9-   OS TOQUES.

 

De forma absolutamente incrível, Deus criou o tato, capacidade de sentir as coisas.

Esta capacidade quase desapercebida é tão grande que nos dá a faculdade de sentir tudo o que está ao nosso redor. Creio ser este o sentido mais proveitoso e completo que temos.

E não só nossas mãos sentem. Até nosso cabelo, tão fino, sente quando é resvalado! E nossos minúsculo pelos do nariz se incomodam com os microscópicos grãos de poeira que os irritam.

 

10- AS PENAS DAS AVES.

 

As penas de qualquer das 9 mil espécies de aves que existem desafiam a inteligência de qualquer zoólogo.

Elas possuem cores exuberantes, de definições únicas, de misturas vivas, e ao mesmo tempo podem mostrar um degrade impressionante. Você já tentou explicar as combinações de cores das penas das araras? Ou dos tucanos? Ou dos pavões? Impossível. É uma obra perfeita, do mais capacitado artista. O incrível é que cada ave que nasce, já vem com sua combinação única, jamais repetida.

 

11- OS NÚMEROS.

 

- Deus brinca com os números. Ele é tão sábio que todos os números foram usados para comprovar sua imensa capacidade criativa.

 

Ele brinca com o número 5. As estrelas do mar e todos os seus parentes, que inclui os ouriços e os pepinos do mar, foram feitos com esta proporção. Seus corpos foram construídos com base no número 5. A estrela do mar tem 5 braços, 5 jogos de órgãos reprodutivos, além de um sistema digestivo dividido em 5 ramos.

Ele brinca com o número 6. A neve é uma coleção de cristais de gelo, vapor de água gelado, congelados juntos. Ela pode ser úmida (grandes flocos - formados quando a temperatura está quase zero) ou seca (é poeirenta- formada bem abaixo de zero). Sua cor pode ser branca, cor de rosa, marrom ou mesmo vermelha. Incrível, porém é que não há 2 flocos de neve exatamente iguais. São todos absolutamente diferentes, obedecendo uma combinação básica: um padrão simétrico de 6 lados. E ainda conseguem ser classificados em 80 categorias diferentes quanto às formas dos cristais!

As abelhas são um outro exemplo desta imensa criatividade do Criador. Elas constroem suas colmeias sob favos hexagonais (6 lados) e nenhum jamais é feito igual ao outro.

Ele brinca com o número 7. A música foi elaborada a partir de 7 notas musicais. Destas poucas vibrações (dó ré mi fá sol lá si), podem ser feitas bilhões de combinações musicais, produzindo obras incrivelmente únicas.

Ele brinca com o número 14. Todos os seres vivos são formados pelo elemento químico chamado CARBONO. Sem carbono, nenhum ser sobreviveria. Ele faz parte de nosso corpo e é material básico de nossas refeições. Ele é tão presente na natureza porque o átomo de carbono pode se ligar com até 4 átomos de outros elementos, ou com outros átomos de carbono. Por isso, há centenas de milhares de diferentes compostos de carbono. Qual é o número atômico deste elemento químico? 14.

- Lição- Ele pode encher nossa vida de felicidade.

- Você se sente entediado? Muito triste, infeliz? Parece que a vida perdeu seu gosto, sua atração, seu prazer? Jesus pode devolver a você todo o brilho e cor da existência.

- Da mesma forma como ele colocou tanta variedade no mundo físico, ele pode encher de encantos a nossa vida aqui na Terra.

 

UMA MENSAGEM PARA VOCÊ

 

A) BÍBLIA.

 

- Os temas bíblicos são imensamente profundos. Quando estudados, elevam nossa mente, atiçam nossa inteligência, e saciam a alma pois colocam nosso espírito em contato com a infinita mente do Criador.

* Você já percebeu quantos sermões podem sair de um único texto bíblico?

* Lutero dizia que podia passar o dia inteiro meditando em uma única palavra da Bíblia, e sentia que jamais esgotava seu significado.

* EGW nos diz que não há nenhum outro livro que possa erguer tanto nossa inteligência e capacidade, e desenvolver nossa personalidade do que a Bíblia.

* Vamos deixar de lado estes programas tão medíocres da TV, que só apelam aos sentidos superficiais do corpo, para desfrutarmos a profundidade que a vida pode nos conceder.

 

B) CONVERSÃO.

 

- As pessoas não convertidas são vazias, opacas, medíocres. Por quê? Não podem ter o que a conversão introduz na personalidade cristã, os frutos do Espírito. Quais são? Gálatas. 5.22-23.

* A conversão dá colorido à vida do mais humilde dos homens. Ele se engrandece e possui verdadeira felicidade porque enche-se de amor, paz, alegria, bondade, mansidão, temperança etc.

 

C) PELO CONVÍVIO DIÁRIO COM SUA PESSOA.

 

- Pela comunhão, Deus comunica seus atributos doáveis. Esta amizade, como em qualquer relacionamento entre amigos, influencia tanto nosso viver, crescemos tanto, que os outros passam a dizer de nós o que falaram dos discípulos: “Estes verdadeiramente andaram com Ele”.

- Enoque cresceu tanto em sua vida que a Terra era pequena demais para ele depois de 300 anos de comunhão. Deus teve de levá-lo para junto de Si, pois só o Céu podia comportá-lo.

 

APELO

Mateus 11.28-30.

 

 

FONTE

Inspiração Juvenil. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, Brasil. Edições de 1977 a 2005.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1998 São Paulo SP Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

5

 

PAI BOM DE PAPO

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

COLOSSENSES 1. 15-20

 

- Aqui está uma belíssima descrição de nosso Deus. É um resumo de tudo o que estudamos até essa noite.

- Mas o que nos interessará hoje é a SUA PALAVRA.

 

- No princípio, Deus criou o mundo apenas pelo poder de Sua voz. O mundo era um caos sem fim, uma mistura de água, terra e gazes. Mas Ele apenas falou, e o que aconteceu? Bilhões de toneladas de substâncias apareceram, organizaram-se, e passaram a conviver numa perfeita harmonia. Tal é o poder da Palavra de Deus. Nós já vimos quão grande é o poder do nosso Deus, mas vamos fazer agora uma recapitulação dessa sua inigualável característica, para que nossa fé se apodere mais ainda de Sua grandiosa Pessoa.

 

Segundo o Dr. Haroldo Coffin, da Andrews University, para criar só o nosso pequeno planeta, Deus deve ter usado a energia equivalente a irradiação do sol por 44 milhões de anos.

O Átomo- quando Deus fez as coisas, Ele elaborou nelas a célula básica que se chama átomo, a parte indivisível da matéria. Tudo, absolutamente tudo é feito de átomo. Em nosso século, os cientistas descobriram a imensa energia que há em cada átomo. Por exemplo: se pegássemos todos os átomos de um bilhete de passagem de trem e retirássemos deles toda a sua energia atômica, teríamos energia para que a locomotiva desse muitas e muitas voltas ao redor da Terra.

 

- Bem, pelo menos em nosso planeta, Deus não está mais criando, Mas podemos ver e sentir o poder de Sua Palavra a cada momento.

 

Todo e qualquer movimento feito é resultado direto do poder que deus colocou em todas as coisas. A força que empurra as águas de um rio para as cataratas, o bater das asas de uma ave, todos os nossos movimentos corporais. (Só para levantarmos, vencemos uma pressão, que está sob nossos ombros, de 1 tonelada).

A lei da gravidade que segura os corpos sobre o planeta. Imagine segurar firme, no chão, as bilhões de toneladas de água de um rio, sendo que a Terra gira violentamente, jogando todas as coisas para fora do planeta.

 

- Bem, não temos o poder da criação entre nós, mas ainda temos a Palavra de Deus e seu poder em nossas mãos- A Bíblia sagrada.

- Incrível foi que Deus condensou o Seu enorme poder em um livro, escrito por homens falhos, com linguagem simples, mas que traduz muito bem a Sua Pessoa.

 

O QUE A BÍBLIA PODE FAZER POR VOCÊ?

 

1- DIZ-NOS EXATAMENTE COMO SOMOS E DO QUE PRECISAMOS. EFÉSIOS. 6.17.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1992-39 O PEIXE ESPADA. O espadarte é peixe marinho, chegando a 4 m de comprimento. Ele tem um enorme bico, parecido com uma espada, parecendo um punhal, de bordos cortante, medindo quase 1/3 do seu tamanho. Quando enfurecido, ataca os maiores peixes e mesmo as baleias. às vezes encontra-se o seu bico, quebrado, encravado no casco dos navios.  Em 1826, um espadarte atacou um navio baleeiro com tanto ímpeto que deve ter morrido instantaneamente, pois quando o navio chegou ao porto, todo seu bico foi encontrado intacto, atravessando o casco. Ele atravessara a capa de cobre, uma prancha de 4 polegadas, mais 12 polegadas de madeira de carvalho, mais 2 polegadas de forro de carvalho, e ainda furou um barril e ali ficado enterrado tão firme que não vasou óleo nenhum.  Não existe, porém, força espiritual que o homem não vença ao usar ou ser usado pela Espada de Deus- a Bíblia.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 88-87 ELIZABETH I.  Quando a rainha Elizabeth se tornou mais idosa, procurava, com dificuldade, ocultar os sinais de sua idade. Ela usava vistosas perucas, enormes golas engomadas e extravagantes vestidos bordados, para desviar a atenção das rugas existentes em seu rosto.  Finalmente, mandou retirar todos os espelhos do seu palácio, pois eles, ao contrário dos moços de sua corte, diziam a verdade acerca de seus olhos.   Muitas pessoas se recusam a ler a Bíblia pela mesma razão: ela fala a verdade a seu respeito. Revela-lhes os pecados e caráter imperfeito. Mas isto não muda muito a coisa. Na verdade, só piora o quadro ruim do pecador!

 

2- ELA É A SEMENTE: PLANTADA EM NÓS, PODEMOS ENTÃO FRUTIFICAR O QUE DEUS DESEJA QUE SEJAMOS. LUCAS 8.11.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1992-140 AS SEMENTES. Contida dentro de cada semente viva está a essência tanto da planta que a produziu como da planta que irá tornar-se. Quando uma semente é produzida, recebe vida da planta que a gerou e retém essa vida por alguns anos. Toda semente vem equipada com seu próprio suprimento inicial de alimento. Quando ela consome todo esse suprimento, tem de buscar seu nutrimento adicional no ambiente. Ela o encontra quando está plantada em bom terreno. Havendo humildade e calor necessário, a planta nasce, cresce, desenvolvendo suas características programadas, e finalmente produz os frutos tão esperados.    A Bíblia e sua mensagem são a semente que Deus planta em cada coração. Se nós somos o bom terreno, ela pode produzir, e encher a nossa vida de frutos de felicidade e prazer.

- Lembre-se: atrás de uma apostasia há sempre uma Bíblia esquecida!

 

3- INDICA A DIREÇÃO QUE PRECISAMOS TOMAR. SALMO 119.105.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-28 O QUADRANTE.  João Davis, um famoso explorador do século 19, aperfeiçoou o quadrante (instrumento para a orientação dos navegadores de sua época). Usando-o, o navegador fica de costas para o Sol, com seu instrumento apontando para o horizonte. O Sol é refletido a partir de um aparelho de observação para os olhos, indicando a direção desejada ao navegador.    Em meio aos tantos caminhos da vida, Deus nos deixou um fiel indicador de direções. A Bíblia tem para nós o a direção e o Caminho certo para chegarmos ao porto seguro.

 

4- TEM O PODER DE MUDAR COMPLETAMENTE A NOSSA VIDA.

 

500 Ilustrações, pp. 34. Moffat, célebre missionário do século 19, certa vez recebeu a visita de um chefe negro. Este lhe reclamava dolorosamente dizendo: Sr. Moffat, meu cão, guerreiro, valoroso caçador, para mais nada vai me servir. Por que não? - disse Moffat. Olhe para a minha Bíblia- disse o negro. Moffat percebeu a Bíblia estava rasgada, com algumas páginas faltando. Foi meu cão quem as comeu!  Moffat respondeu: Ora, isto certamente não lhe fará nenhum mal, terá talvez uma pequena indigestão.  O Senhor não compreende; ele comeu as páginas da Bíblia, agora ficará tão manso que não mais desejará cassar, matar ou mesmo pular sobre ladrões.

 

COMO ENCONTRAR PRAZER NO ESTUDO DA BÍBLIA?

 

Mas muitos dizem: “Ah, pastor, eu não gosto de estudar a Bíblia. Eu não sinto nenhum prazer nisto. Eu não a entendo, não a compreendo direito”. É que você ainda não achou o caminho certo para o prazer de ler sua Bíblia.

 

1- NÃO SE PRECISA SENTIR PRAZER PARA SE FAZER ALGO QUE SE NECESSITA. SE PRECISO, DEVO FAZER.

 

Comer (nem sempre queremos comer, mas o fazemos porque precisamos, e isto mantém nossa vida. Leia sua Bíblia mesmo quando não tem desejo). Estudar (hoje não há lugar para o Ah, eu não gosto de estudar!  Ou estuda ou não terá profissão na vida). Casamento (na maior parte do tempo, nós não estamos envolvidos em uma grande paixão pelo nosso cônjuge; mas é claro que o amamos. Se fosse necessário estar sempre apaixonado para amar, então se estivéssemos em nosso trabalho, naquele dia brigado com nosso companheiro, e aparecesse uma proposta para um programa com outra pessoa, justificar-se-ia a traição).

 

2- ESTUDO CONTEMPLATIVO.

 

Em vez do ano bíblico corrido, leia sua porção para cada dia, mesmo que seja só um texto, e medite nele até absorver todo o seu sabor. Lutero às vezes gastava o dia todo numa só palavra da Bíblia. O importante não é ler a Bíblia toda em um ano, mas ler a Bíblia todos os dias do ano.

 

3- FAÇA UM ESTUDO DE CAPÍTULO POR CAPÍTULO, DE FORMA CRONOLÓGICA.

 

4- FAÇA UM ESTUDO BÍBLICO ACOMPANHADO PELA LEITURA DA SÉRIE O GRANDE CONFLITO.

Estes 5 livros trazem detalhes super. interessante para a leitura da Bíblia.

 

5- USE O PROCESSO DA MEMORIZAÇÃO.

 

Os valdenses amavam demais a Bíblia. Sabiam que a qualquer momento poderiam ser perseguidos e suas Bíblias, que eram copiadas à mão serem queimadas. Por isto, ensinavam seus filhos a decorarem grandes partes das Escrituras. Havia crianças que chegavam a decorar todo o novo testamento! Assim a Bíblia foi preservada no meio deles por quase 1000 anos.

- Jesus decorava suas passagens prediletas e quando assaltado pela tentação, elas eram usadas para vencer o inimigo.

 

6- DEUS SÓ PROMETE REVELAR SUA PRECIOSA MENSAGEM AOS QUE A LEEM COM PROFUNDO INTERESSE E PESQUISA. ELA É PRECIOSA DEMAIS PARA QUE ELE A REVELE A LEITORES OCASIONAIS E DESCUIDADOS.

* A Parábola do Tesouro Escondido.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-41 ANTON VAN LEEUWENHOEK.   Certa vez, este famoso cientista holandês recebeu a visita do imperador Pedro, o Czar da Rússia. Anton não esperava por este encontro, ficou até meio envergonhado, e perguntou ao imperador por que viera a seu trabalho. O imperador pediu-lhe que lhe mostrasse seu novo trabalho de análises com o microscópio. Anton o levou ao laboratório, e colocando uma gota de água sob uma das lentes, permitiu que seu convidado visse os pequeninos animais movendo-se, alimentando-se e morrendo. Fascinado, Pedro lhe disse: Não sabia e nem imaginava que tais coisas existissem em nosso mundo.    Interessante é notar que há milhões de pequeninos micro-organismos espalhados pelo planeta. Mas quem os nota? Os pacientes observadores, os estudiosos, que tomam tempo, para analisarem essas pequenas criaturas de Deus.    Na Bíblia há muitos ensinos que se encontra nas entrelinhas das histórias, nos “furos” da narrativa, mas que um leitor casual nunca conseguirá detectar. Os grandes mistérios de sua Palavra, Deus reservou para os incansáveis estudiosos de sua palavra. Os que se debruçam com ardor sobre o estudo da Bíblia, colherão messes abundantes. Afinal de contas, Deus não deseja entregar tão preciosas verdades a estudantes superficiais. (Para que gastar tempo em jogar pérolas aos porcos?)

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 88-39 LEONARDO DA VINCI.  Quando morreu, Leonardo da Vinci deixou mais de 5 mil páginas de esboços com ilustrações sobre como construir aparelhos de todas as espécies. O único problema é que ninguém podia ler o que ele escreveu, porque foi feito numa espécie de código. 400 anos depois descobriu-se que na verdade, tudo fora escrito de maneira invertida. Colocando-se a mensagem frente a um espelho ela se tornava perfeitamente clara!   Muitos acham que a Bíblia não tem nada de interessante. Mas isto lhes acontece porque são preguiçosos, querem tudo mastigado. Só haverá prazer no estudo da Bíblia quando a buscarmos de todo o coração, com avidez de conhecer seus valiosos mistérios.  Sua mensagem não é difícil: nós é que ainda não entramos em sua sintonia.

 

7- VOCÊ ACHA QUE JÁ DESCOBRIU TUDO? A BÍBLIA É INESGOTÁVEL POIS CONTÉM A MENTE DE DEUS!

 

Mesmo depois de 6 mil anos de história, e tantos séculos de pesquisas, os homens não descobriram todas as espécies de criaturas que existem em nosso planeta. Há 900 mil espécies de insetos no mundo. Mas os cientistas descobrem de 7 a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir outras 10 milhões de espécies ainda desconhecidas. Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra. Só os invertebrados correspondem a 95% do mundo animal.   O Guia dos curiosos, 70.

Não despreze sua Bíblia. É perigoso fazê-lo.

Quando tudo falha pp. 9-12. O jovem marinheiro que jogou sua Bíblia para os tubarões comerem, caiu ao mar, mas um cristão o salvou. 

 

APELO

 

1- TROQUE A PROGRAMAÇÃO DESTE MUNDO, O BARULHO QUE ELE APRESENTA PELA CALMA E SUAVE VOZ DO CRIADOR.

 

A Tabela de decibéis diz: casa sossegada 20/ murmúrio 30/ música baixa 40/ conversa em tom normal 60/ televisão 65/ restaurante 70/ tráfego intenso 80/ walkman em volume máximo 110/ show de estádio 120/ avião a jato decolando 130.  A exposição prolongada a 85 decibéis provoca perda gradativa da audição.   85 dlb-8h/ 90-4h/ 95-2h/ 100-1h/ 105-30m/ 110-15m/ 115-7m.   O Guia dos curiosos, 106.

 

2- VALORIZE A BÍBLIA COMO O SEU MAIOR TESOURO.

Riquezas esquecidas. Estudo Bíblico A BÍBLIA FALA 1.

Certo cavalheiro inglês adoeceu e morreu. Após seu sepultamento, o advogado da família reuniu os filhos para a leitura do testamento e partilha da fortuna que deixara.  Cada filho foi recebendo uma parte da herança de seu pai. Mas para a filha mais querida, o pai deixara somente a seguinte mensagem: “Minha Bíblia e tudo o que ela contém”.  A filha ficou muitíssimo decepcionada com o pai. Pegou a velha Bíblia que tantas vezes vira nas mãos dele, e a guardou dentro de um velho baú. Passaram-se muitos anos. Quando lhe chegou a velhice, agora cansada e doente, depois de desfrutar todos os prazeres do mundo, encontrava-se triste e vazia. Que fazer agora? Lembrou-se então de seu pai, e recordou que todas as vezes que o pai se sentia assim como ela lia sua Bíblia. Foi o que ela fez. Tirou a Bíblia do velho baú e começou a folheá-la. Qual não foi a sua surpresa quando encontrou entre as páginas da Bíblia cheques de banco com vultuosas somas a ela recomendadas. Ela então entendeu finalmente a mensagem do pai: “Minha Bíblia e tudo o que ela contém”.  O pai provara-lhe a fé. Se ela tivesse amado a Bíblia, teria encontrado nela sua enorme herança financeira como teria encontrado a paz que buscara.

 

FONTE

Inspiração Juvenil. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, Brasil. Edições de 1977 a 2005.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1998 São Paulo SP Brasil


 

6

 

PAI BOM DE OMBRO

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

ISAÍAS 65.24

 

GUILHERME MARCONI - O RÁDIO. INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988 61.

No século 19, aos 20 anos de idade, depois de muito estudo, Marconi, inventou um sistema curioso que se tornou a base do rádio moderno. Em um lado da sala ele colocou o “estimulador”. No outro lado, a 15 m de distância, estava o “coesor”. Seu objetivo era enviar uma centelha do estimulador ao coesor fazendo a campainha tocar. No primeiro teste, deu tudo certo. Este sistema foi tão bem arranjado que se tornou também a base da comunicação via satélite usada até hoje.

 

- Muito melhor do que o rádio, Deus deixou para nós o meio mais fantástico, completo de comunicação: A ORAÇÃO. Por meio dela, podemos, sem qualquer formalidade, apresentarmos nossa vida, preocupações, anseios e agradecimentos a Ele, e Ele nos ouve.

 

1- TÃO NECESSÁRIA COMO A RESPIRAÇÃO.  Gênesis 2.7.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1984 92 - RESPIRAÇÃO. 

Enquanto descansa, o homem respira em média 17.300 vezes cada dia, dando uma média de 6 milhões de vezes por ano e cerca de 500 milhões durante a vida. A quantidade de ar aspirado é de 90 mil litros de ar por dia, dando 33 milhões por ano e quase 3 bilhões durante a vida. O motor que faz impulsiona este trabalho não são os pulmões; este apenas o recebe. É o diafragma quem puxa o ar de fora para dentro e depois o expele para o ambiente.  Quem consegue ficar sem respirar? Poderia nossa alma ser muito mais saudável se ficássemos sem orar por muito tempo, já que a oração é a respiração da alma?

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1992 21 - AS BALEIAS PRECISAM! 

As baleias estão equipadas para ficarem muito tempo sem precisarem respirar. Seu corpo consegue armazenar centenas de litros de oxigênio. Por isto ela pode ficar até 50 minutos de baixo d’água sem respirar. Quando ela sobe, para tomar ar, ela esguicha água, o que é seu modo de exalar o bióxido de carbono e inalar grandes quantidades de oxigênio para compensar o dispêndio. E quanto mais tempo ela permanece sob a água, tanto mais longamente tem de esguichar.    A baleia precisa de respirar tanto quanto o homem, mesmo que tenha reservatórios de oxigênio. E estes nunca lhe tiram esta necessidade. E quanto mais tempo ficar sem respirar, mais precisará inalar oxigênio depois. Assim somos nós: não podemos viver sem orar, e se passamos muito tempo sem fazê-lo, quando retornamos à comunhão precisamos nos aprofundar nesta prática para recompor o desgaste sofrido.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1984 362 - ATÉ OS OVOS RESPIRAM! 

A casca do ovo é coberta por poros. Parecem crateras. É claro que são extremamente pequenos, e só as moléculas de ar podem passar por eles. Pois é incrível que o ar é recebido e expelido através desses minúsculos poros. E isto acontece em todos os tipos de ovos que há; desde o ovo do avestruz, que tem casca de 2 mm de espessura, ao do beija flor que tem 4 milésimos de mm de espessura. Isto ocorre para que os filhotes possam sobreviver dentro da casca. Quer uma prova? Quando você descasca um ovo cozido, percebeu que existe um espaço de ar dentro da casca do lado mais largo do ovo? Esse espaço é mantido com ar puro e fresco; quando chega o tempo de o filhote nascer, ele bica a membrana desse espaço de ar. Assim ele toma seu primeiro fôlego, e logo tem a força necessária para bicar a casca e sair.     Deus nos criou e nos remiu. Para nossos primeiros passos ele nos deu forças para iniciar a vida física e cristã. Mas só a prática da oração diária é que manterá nossa vida para sempre.

 

2- SÓ ELA PODE MUDAR A NOSSA VIDA. 1 Tessalonicenses 5.17.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1984 278 - RESPIRAÇÃO. 

Sem livre circulação do ar pela nossa casa, poluentes podem elevar-se a um nível que de imediato não seja considerado perigoso, mas que pode, contudo, causar um aumento de problemas e doenças no aparelho respiratório.  A medida correta a ser adotada é abrir as entradas de ar de nossa casa e deixar que ele corra solto por todos os cantos do lar. Assim ele matará os germes, eliminará os poluentes, e estaremos respirando um ar limpo e proveitoso para nosso organismo.   Só a oração pode limpar de nossa vida os pecados.

 

- Muitos perguntam: Por que tantos crentes são derrotados frequentemente? Por que tantos obreiros desanimam e ficam desalentados tantas vezes? Por que vemos tão poucos conversos? Por que nossas igrejas estão frias?  Porque oramos pouco!  A causa de todo fracasso espiritual é a falta de oração.

Porém, mesmo tão necessária e fundamental para a nossa vida, nunca houve um tempo na história terrestre em que as pessoas oraram tão pouco. Cada vez menos, mesmo nos lares cristãos, mesmo os líderes da igreja, reservam tempo para orar. Muitos estão prontos para obedecerem às normas de Deus, mas não desejam qualquer conversa com Ele!  Por que tal desinteresse espiritual?   Motivos:

 

3- DEVEMOS ORAR, SEMPRE, MESMO QUANDO EM TRISTEZA E PERIGO. ISTO NÃO É PECADO.  Salmo 18.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1984 206 - OS GRITOS DOS PÁSSAROS. 

Os passarinhos agressivos que aparentemente desempenham o papel de patrulheiros, são os que gritam quando há sinal de perigo nas redondezas. O gaio e o cardeal, quase sempre gritam quando são pegos por alguma pessoa. Ao que parece, procuram pelos gritos, trazer outros pássaros para atacar e expulsar os monstros mesquinhos que os estão agarrando.  Em geral não gritam de medo ou dor, mas sim, dão grito de avisos e de pedidos de ajuda aos demais.     Muita gente pensa que Deus não deve ser incomodado quando sofremos, ou que fazê-lo denota falta de firmeza própria na vida pessoal.  Deus anseia que o busquemos sempre, em toda e qualquer situação.

 

4- ELE CONHECE TODOS OS NOSSOS PESARES.  ALGUNS PENSAM QUE DEUS SE ESQUECEU DELES. Jeremias. 33.3. 

 

Jesus disse que Deus nos conhece tanto que Ele sabe quantos fios de cabelo há em nossa cabeça, e que não nos ocorre sem o seu conhecimento.  Um cientista estudo e chegou à conclusão de que em um homem normal, há 100 mil fios de cabelo na cabeça e uns 50 mil fios de pelo na barba. Deus conhece nossas peculiaridades, e vem em nosso socorro sempre.

 

5- ELE SE APRESSA EM VIR NOS SOCORRER. ELE NUNCA DEMORA. Daniel 9.23

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1984 151 e 265 - TÁQUIONS. 

Cientistas descobriram a existência de raios chamados táquions. De acordo com a teoria deles, a menor velocidade que o táquion pode viajar é a velocidade da luz -300 mil km/s, e não há limite máximo para a velocidade destas partículas. Isto quer dizer que seria possível um táquion deixar a Terra e estar em qualquer lugar do universo instantaneamente.  É nessa velocidade que Deus anda atrás de nós. Quando lhe fazemos um pedido, como Daniel o fez, Ele vem imediatamente em nosso socorro e nos livra.

 

- Mas lembre-se: Se Deus está demorando em responder suas orações, o problema não está com Ele. Se você lhe entregou totalmente sua vida, pode ter certeza de que Ele está respondendo sua oração. É que você ainda não acertou seu relógio com o dEle, e por isto, ao olhar no seu, acha que Ele está atrasado!

# Na maioria das vezes, Deus parece atrasar a resposta porque este tempo de espera e paciência nos prepara para recebê-la. Foi assim com todos os santos da Bíblia. Você quer ser diferente?  Exemplo: Abraão, Davi, Ana.

 

6- TEM ALGUÉM AÍ? ELE SEMPRE NOS OUVE.  Jeremias 29.12-13.

 

Na noite do sábado de 6 de agosto de 1962, Marilyn Monroe, angustiada, desesperada, ligou para uma pessoa, para desabafar sua alma e procurar alguma esperança. Mas parece que a pessoa não lhe atendeu. Ela então pegou vários comprimidos que estavam em seu criado mudo, tomou-os todos de uma vez, colocando fim à sua vida por overdose de remédio. Quando os policiais encontraram seu corpo sobre a cama, constataram que seu telefone estava fora do gancho, e que mesmo morrendo, ela tentara telefonar pela última vez a alguém, mas sem sucesso.

- Você pode falar com Deus a qualquer momento. Sempre haverá alguém pronto a lhe ouvir do outro lado da linha.

 

7- ELE PODE RESPONDER SIM, MAS ESTE SIM NÃO SERÁ O MELHOR PARA NÓS.  Salmo 105. 40.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1992 125 - AS CODORNIZES DO DESERTO. 

Os israelitas pediram carne a Deus. Ele não queria dar-lhes, mas o fez. No Egito essa ave era considerada uma iguaria. Por isto, quando as viram, ficaram fora de si de alegria. Era a codorniz migratória, que voa para o sul a fim de hibernar no sul da Ásia e da África, voltando na primavera em enormes bandos. Sempre voam a favor do vento, pois são voadores fracos. Se o vento para, ou muda de direção, lutam por voar na direção certa, mas logo se cansam e caem ao chão. Exaustas, facilmente se apanham. Deus soprou no acampamento israelita o vento oriental, mudando a direção do vento sul, carregado de codornizes, e aí vieram as aves. Mas quão trágico foi o resultado. Milhares morreram intoxicados.  Deus pode até mudar os fatos de sua vida para dar-lhe o que deseja. Mas só Ele sabe o que é melhor para sua vida. Aceite seus planos.

Quando tudo falha- O RABINO OKIBA.

 

8- DEUS RESPONDE, NÃO AS NOSSAS PALAVRAS, MAS AS NOSSAS NECESSIDADES. Por isto, muitas vezes parece que Ele não ouviu nossas orações e respondeu pedidos que nunca fizemos. Zaqueu. Lucas 19. 1-10.

 

9- A ORAÇÃO INTERCESSORA.

 

- Não existe nada que o diabo mais receie que a oração. Ele gosta de ver que “estamos até aqui” de serviço para Deus- desde que não oremos. Ele se ri de nosso zelo no serviço, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando oramos.

- No trabalho para Deus, a maior coisa que podemos fazer para a salvação dos homens é orar. Pois conseguimos fazer muito mais através da oração do que de nosso trabalho. É que a oração é onipotente, pois ela pode fazer tudo o que Deus pode!

- A influência que qualquer pessoa exerce nesse mundo poderá ser avaliada apenas pelas suas orações - e nunca por seu zelo, eloquência, ortodoxia ou energia. Pois todos esses predicados só têm valor e eficiência quando oramos muito.  Exemplo- um pregador que ora pouco, só obterá resultados em seu trabalho quando outros estiverem orando por ele. E o fruto será computado, lá no céu, não para quem trabalha, mas para quem ora.

- Como nos atrevemos a levantarmo-nos para trabalharmos para Deus sem passar muito tempo de joelhos?

 

10- PRECISAMOS PEDIR A ELE QUE NOS ENSINE A ORAR. SÓ ELE O FARÁ POR VOCÊ.  Lucas 11.1

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1984 201 - AS GAIVOTAS. 

Quando o filhote bica a casca e sai dela, precisa começar a comer, mas ele não sabe como conseguir comida. Todavia, ele aparentemente já nasce com algum conhecimento e este é o de sentir atração pela cor vermelha. De algum modo ele sabe que há comida onde vermelha está localizada. Mas o nenê não é muito habilidoso para bicar no lugar certo, e por isto os pais têm de ajudá-lo um pouco, colocando seu brilhante bico vermelho bem a frente deste. Quando o nenê v6e o bico vermelho, começa a bicá-lo. A princípio ele acerta apenas 1 de cada 2 bicadas. Mas, após alguma prática, o nenê é capaz de agarrar o bico da mãe ou do pai em seu biquinho e dar uma leve puxada, o qual é o sinal para a entrega do alimento.   

 

APELO

Peça a Deus: Ele te ensinará a orar corretamente e te dará o prazer em fazê-lo.

 

 

FONTE

Inspiração Juvenil. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, Brasil. Edições de 1977 a 2005.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1998 São Paulo SP Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

7

 

CORAÇÃO DE PAI

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

JOÃO 1.1-3

 

O mistério da encarnação de Jesus é tão profundo que, nem nesta vida, e nem no porvir, entenderemos completamente este seu tão grande amor.

- Ele era Deus.

- Estava com Deus.

- Criou o mundo.

- Dominava o Universo.

 

Mas, ao ver a miséria em que o homem mergulhara diante do pecado de Adão, Ele deixou toda a Sua imensa glória, para morrer por nós.

 

JOÃO 1.14

Tornou-se carne (rebaixou-se a um espermatozoide), a (uma gestação), a (um parto), a (usar fraldas), a ter como primeiro berço (uma manjedoura). * Ele tomou a forma humana, com 4 mil anos de pecado, para poder ficar entre nós!

 

FILIPENSES 2.5-8. Não só isso.

- Tornou-se um servo de Deus, obedecendo-lhe em tudo.

- Tornou-se um servo dos homens, servindo-lhes em suas necessidades.

- Humilhou-se tanto, que aceitou a pior de todas as mortes, a morte de cruz.

 

O QUE NOS DIZ ELLEN G. WHITE SOBRE A ENCARNAÇÃO DE JESUS?

 

- Foi para manifestar essa glória que Ele veio ao mundo. Veio à Terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de Deus, para ser “Deus conosco”.

- Foi um sacrifício voluntário.

- Contemplando o mundo, o Filho de Deus viu sofrimento e miséria. Viu, com piedade, como os homens se tinham tornado vítimas da crueldade satânica. Olhou compassivamente para os que estavam sendo corrompidos, mortos, perdidos. Estes tinham escolhido um dominador que os jungia a seu carro como cativos. Confundidos e enganados, avançavam, em sombria procissão rumo à ruína eterna - para a morte em que não há nenhuma esperança de vida, para a noite que não tem alvorecer. Agentes satânicos estavam incorporados com os homens. O corpo de criaturas humanas, feito para habitação de Deus, tornara-se morada de demônios. Os sentidos, os nervos, as paixões, os órgãos dos homens eram por agentes sobrenaturais levados a condescender com a concupiscência mais vil. O próprio selo dos demônios se achava impresso na fisionomia dos homens. Esta refletia a expressão das legiões do mal de que se achavam possessos. Eis a perspectiva contemplada pelo Redentor do mundo. Que espetáculo para a Infinita Pureza!

- O Rei da Glória muito se humilhou ao revestir-Se da humanidade. Rude e ingrato foi o Seu ambiente terrestre. Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-Se a toda exibição exterior.

- Riquezas, honras terrestres e humana grandeza nunca poderão salvar uma alma da morte; Jesus Se propôs que nenhuma atração de natureza terrena levasse homens ao Seu lado. Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem. O caráter do Messias fora desde há muito predito na profecia, e era Seu desejo que os homens O aceitassem em razão do testemunho da Palavra de Deus.

- Os anjos maravilharam-se ante o glorioso plano da redenção. Observavam a ver de que maneira o povo de Deus receberia Seu Filho, revestido da humanidade.

- Maravilhamo-nos do sacrifício do Salvador em permutar o trono do Céu pela manjedoura, e a companhia dos anjos que O adoravam pela dos animais da estrebaria. O orgulho e presunção humanos ficam repreendidos em Sua presença. Todavia, esse passo não era senão o princípio de Sua maravilhosa condescendência. Teria sido uma quase infinita humilhação para o Filho de Deus, revestir-Se da natureza humana mesmo quando Adão permanecia em seu estado de inocência, no Éden. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado. Como qualquer filho de Adão, aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade. O que estes resultados foram, manifesta-se na história de Seus ancestrais terrestres. Veio com essa hereditariedade para partilhar de nossas dores e tentações, e dar-nos o exemplo de uma vida impecável.

- Permitiu Deus que viesse Seu Filho, impotente criancinha, sujeito à fraqueza da humanidade. Permitiu que enfrentasse os perigos da vida em comum com toda a alma humana, combatesse o combate como qualquer filho da humanidade o tem de fazer, com risco de fracasso e ruína eterna.

- Da amargura que cabe em sorte à humanidade, não houve quinhão que Jesus não provasse. Não faltou quem procurasse lançar sobre Ele desprezo por causa de Seu nascimento, e mesmo na infância teve de enfrentar olhares desdenhosos e ruins murmurações. FONTE – O Desejado de Todas as Nações.

 

DEUS TE AMA

 

- Você pode me dizer: “Mas, sinceramente, eu não sinto esse amor hoje. Eu não me sinto amado por Deus agora”. Eu quero lhe provar que Deus te ama, de verdade.

 

1- VOCÊ FOI ESCOLHIDO PARA NASCER.

 

Os cientistas conseguiram descobrir como acontece a reprodução, mas jamais conseguirão explicar como ele nos escolheu, conduzindo o corpo de nossos pais, a menstruação de nossa mãe e o desejo deles em terem um intercurso naquele dia exato quando fomos fecundados! Lembre-se de Salmo 139- Ele decidiu que nasceríamos antes mesmo da fundação da Terra!

 

2- ELE NÃO TE ABORTOU!

Ele já sabia como você seria, mas permitiu que você viesse mesmo assim.

 

Os testes de DNA. Feitos de uma substância comum a todos os seres, o DNA, os genes carregam informações necessárias à formação e ao desenvolvimento do ser vivo. Mas também comandam a destruição: todas as pessoas, sem exceção, trazem dentro dos genes pelo menos 5 ou 6 que podem ser causa de doenças. E a ciência já é capaz de dizer, pelo menos, em que parte do conjunto de genes encontram as falhas fatais que conduzem a 1000 doenças. Em muitos casos, basta analisar o sangue de uma pessoa - ou até fios de seu cabelo - para saber se, dentro de suas células, esconde-se uma doença. Você pode me dizer que este avanço científico é ótimo, mas poderá trazer sérios problemas a todos.  Por exemplo: vamos dizer que um hospital está para investir milhares de dólares na formação de um de seus médicos. Mas, ao fazerem o teste genético, descobrem que ele terá o Mal de Parkinson. Como esta doença afetará o principal recurso do médico para operar seus pacientes, seus braços, é claro que o hospital não fará tal investimento. Além de discriminar a pessoa, ela sofrerá a doença anos antes de possuí-la.  Deus sabia quem seríamos. Ele conhecia todos os nossos erros e fracassos, nossos vícios e más tendências antes de nascermos. Mas nem assim nos abortou!   Revista Superinteressante, outubro de 1994.

 

Acredita-se que na antiga URSS, os médicos abortavam as crianças que eles percebiam que nasceriam defeituosas.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1992 40. Lucas 12.6.

Por que Jesus usou o exemplo do pardal para demonstrar seu amor por nós?  O pardal, diferentemente do que nos parece, é uma das criaturas mais egoístas e más que há na natureza. Originário da Ásia, adaptou-se rapidamente a todo o ecossistema do território nacional, sendo encontrado por toda parte. Vigoroso e rixento, alimenta-se de sementes, e acidentalmente de insetos. Porém, é prejudicial à lavoura, e forte concorrente de seus familiares mais fracos. É excessivamente briguento e egoísta. Onde ele domina, não aceita outros pássaros do seu tamanho. Sem cessar, ele atormenta seus pretensos rivais e, para eliminá-los de vez, lança mão de recursos baixos. Vai ao ninho desses, joga ao chão os ovos ou mata os pintainhos e toma posse da casa alheia. Desta forma elimina da região o passaredo alegre.  Mesmo sendo tão mal, Jesus afirmou que Deus sustenta o pardal. Mesmo que sejamos maus como os pardais, Jesus nos ama. Deus sua vida por nós.  

 

3- ELE TE PROTEGEU ATÉ HOJE.

- As inúmeras doenças que atacam nosso corpo a cada minuto. Exemplo: na pele, no estômago. Ele cuida.

- Os perigos da vida, os acidentes que poderiam te acontecer, ele te protegeu.

 

OS OSSOS:  o recém-nascido tem 300 ossos, mas com o crescimento, muitos deles se fundem, chegando a 206 na vida adulta, completando todos o seu desenvolvimento aos 22 anos de idade. O maior osso de nosso corpo é o fêmur. Numa pessoa de 1,80 m ele mede 50 cm. O menor osso de nosso corpo é o estribo, no ouvido, com 0,25 cm. Os ossos representam 14% de nosso peso total.  O Guia dos curiosos 98.

 

O CORAÇÃO: quem o sustenta por tanto tempo sem parar? O coração bate 70 vezes por minuto/ 100 mil por dia/ 3 milhões por mês/ 37 milhões por ano. Em apenas 1 minuto, ele faz girar os 5 litros de sangue por todo o organismo, movimentando 400 litros de sangue por hora. Isto tudo com um peso de apenas 280 a 340 gramas.  O Guia dos curiosos 99.

 

OS MOVIMENTOS: todos os nossos movimentos começam pela ordem que sai do cérebro, passa pelos neurônios chegando a cada membro envolvido a realizar a tarefa desejada. Imagine que esta informação viaja a uma velocidade de 385 km/h, isto tudo dentro de você!  O Guia dos curiosos, 100.

 

4- ELE TE AMA, MESMO QUE VOCÊ NÃO SEJA UM VENCEDOR!

- Elias no Carmelo, e Elias na caverna. Abandonou Deus a Elias em sua hora de provas? Oh, não! Ele não amava menos Seu servo quando este sentiu-se abandonado de Deus e dos homens, do que quando, em resposta a sua oração, flamejou fogo do céu e iluminou o topo do monte.  PR 166.

- A Igreja: Deus a ama, mesmo defeituosa como é.

- Maria Madalena. João 20. 1-8. Ele atrasou a festa no céu por causa dela.

 

MARTIN FROBISHER e a GRAFITE - INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-27.

O ano era 1576. Martin Frobisher se pôs em pé nas praias da Ilha Baffin e olhou para a paisagem desolada e improdutiva. Nada havia a não ser neve, gelo e rochas. Ele se abaixou para ver mais de perto as lisas pedras escuras que lhe ficavam aos pés. - Seria uma maravilha se elas possuíssem algum valor - pensou ele. Pegando uma delas, levou-a de volta à Inglaterra para mostrar o que havia encontrado ao rei. Logo a pedra preta despertou muitos comentários, e uma suspeita de que fosse outro tipo de ouro. Uma mineradora foi criada para trabalhar a pedra. Frobisher foi enviado em uma segunda expedição da qual retornou com 200 toneladas desta pedra. Voltou terceira vez com 15 navios lotados. Mas desta vez recebeu uma triste notícia: a pedra não servia para nada. Assim toda sua carga teve de ser jogada ao mar.  Mas esta atitude era um grande engano. 200 anos depois Abraão Werner descobriu que aquelas pedras nada mais eram do que grafite. Hoje, o grafite é um dos minérios mais valiosos e utilitários do mundo. Dele se fazem desde lápis até o núcleo dos reatores atômicos, como também na fabricação de diamantes.   Você e eu podemos parecer pedras pretas em uma praia sem qualquer valor. Mas Deus sabe que temos um imenso valor e utilidade, mesmo que os outros não reconheçam esta realidade. Se nos entregarmos a Ele, Ele nos fará joias cintilantes em Seu reino, agora!

 

5- SE VOCÊ FOSSE O ÚNICO PECADOR, ELE VIRIA SÓ POR VOCÊ.

- Eva: se apenas Eva tivesse pecado, Jesus sairia do Éden, morreria por ela, e a traria de volta ao paraíso. Para Deus, não somos seres descartáveis.

- A ovelha perdida.  O pastor foi atrás daquela única ovelha errante, arriscando sua vida para salvá-la.

 

CLEÓPATRA - INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988 73.

Quando Marco Antônio chegou ao Egito, Cleópatra ofereceu-lhe um suntuoso programa de boas-vindas a ele. Ele viu que os hóspedes em seu palácio se assentavam em sofás ornamentados com púrpura e ouro. Os servos abanavam os hóspedes com penas de avestruz, enquanto os músicos tocavam flauta e lira. Cortinas de seda com fios de ouro impediam a entrada do calor do deserto. Ela então lhe ofereceu o referido banquete que lhe custou o equivalente a 300 mil dólares! Ela usou 2 brincos de pérolas, as maiores do mundo naquela época. Cada pérola valia 22 mil dólares. Em um dado momento, ela as tirou das orelhas, fez sinal a um criado, que colocou em sua frente um copo com vinagre, onde ela depositou as pérolas que começaram a dissolver-se. Ela passou então a beber a primeira pérola. Antes que ela destruísse a segunda pérola, um general arrebatou-lhe o copo da mão e não permitiu que ela praticasse tal desperdício.    A parábola da pérola preciosa nos mostra que Deus nos avalia como se fôssemos as pérolas mais caras do mundo dando tudo o que tem para nos resgatar e nos ter para sempre consigo.

 

ARANHA MÃE INSPIRAÇÃO JUVENIL 1992 182 As aranhas mães desprovidas de teias, ao botarem seus ovos, os enrolam em seda e os transportam em seu corpo, amarados em seu abdome, enquanto ela realiza suas atividades diárias. Ela quase nunca os abandona. E mesmo quando caça, e precisa, os amarra em um raminho ali por perto. A aranha mãe lutará ferozmente para defender seu invólucro de ovos ou seus filhotes. Só lutará, porém, se eles estiverem em seu poder. Ao lhe serem retirados os ovos ou os filhos, deixa de lutar por eles e, certamente, logo os esquece para sempre.    Deu nunca se esquece de nós, mesmo que o rejeitemos.  Isaías 49.15.

 

ELE SÓ TE PEDE UMA COISA: QUE VOCÊ O AME ASSIM TAMBÉM.

 

- Todos nós teremos que provar se amamos ou não a Deus. Todos. Nossa vida dirá isso. Ele nos salvou. Devemos aceitar seu perdão. Mas para um dia estarmos no Céu, precisamos provar o que dizemos. Isto faremos, através dos anos, de nossas escolhas, de nosso sacrifício por Ele.

PAULO provou seu amor pelo Mestre.  2 Coríntios 11. 23-29

- Seus sofrimentos por Cristo demonstravam seus reais sentimentos por Ele.

- SUNDAR SIGH - o apóstolo dos pés sangrentos.

 

APELO

Não somente diga que O ama. Prove!

 

FONTE

Inspiração Juvenil. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, Brasil. Edições de 1977 a 2005.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1998 São Paulo SP Brasil

 

 

 


 

8

 

NA CASA DE MEU PAI

Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

APOCALIPSE 21.1-5

 

- Quando na Terra, Cristo nos prometeu que um dia iríamos morar com Ele.

- Esta promessa tem sido o centro de nossa fé como de nossa esperança em meio à tantas dificuldades.

- Mas, como será o Céu? Que vantagens teremos em renegar este mundo para recebermos o que ele nos prometeu?

- Muita gente acha que não precisamos nos preocupar com as delícias que nos prometeu. Devemos escolhê-lo pelo simples fato de que Ele assim o ordenou.

 

Se soubéssemos como seria o Céu, nós o escolheríamos por egoísmo. Mas ELLEN G. WHITE nos diz que: Se pudéssemos ter mesmo que só uma visão da cidade celestial, nunca mais desejaríamos morar outra vez na Terra. Eventos finais 248.

 

Meditemos então nas descrições que a Bíblia faz e EGW também nos deixou sobre a Nova Terra. Eu tenho certeza de que depois desta “visão” nós não pensaremos duas vezes em escolher morar com o nosso Deus, bem logo.

 

O QUE ELLEN G. WHITE NOS DIZ SOBRE O CÉU

 

Ressuscitaremos perfeitos, mas de mesma estatura que tínhamos quando ali entramos. Deus também não mudará nossa aparência física: teremos corpos perfeitos, mas todas as características físicas serão iguais às de hoje.  O GRANDE CONFLITO 644-645. DTN 804.

 

Os traços de caráter que acalentais na vida não serão modificados pela morte ou pela ressurreição. Saireis da sepultura com a mesma disposição que manifestastes em vosso lar e na sociedade. Jesus não altera o caráter em Sua vinda. A obra de transformação tem de ser efetuada agora. 13MR 82.

 

Apenas uma lembrança permanece: nosso Redentor sempre levará os sinais de Sua crucifixão. Em Sua fronte ferida, em Seu lado, em Suas mãos e pés, estão os únicos vestígios da obra cruel que o pecado efetuou. através das eras intérminas os ferimentos do Calvário Lhe proclamarão o louvor e declararão o poder.

 

Chegado é o tempo, para o qual santos homens têm olhado com anseio desde que a espada inflamada vedou o Éden ao primeiro. A Terra, dada originariamente ao homem como seu reino, traída por ele às mãos de Satanás, e tanto tempo retida pelo poderoso adversário, foi recuperada pelo grande plano da redenção. Tudo que se perdera pelo pecado foi restaurado.

Um receio de fazer com que a herança futura pareça demasiado material tem levado muitos a espiritualizar as mesmas verdades que nos levam a considerá-la nosso lar. Cristo afirmou a Seus discípulos haver ido preparar moradas para eles na casa de Seu Pai. Os que aceitam os ensinos da Palavra de Deus não serão totalmente ignorantes com respeito à morada celestial.

 

A árvore da vida produz seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Existem torrentes sempre a fluir, claras como cristal, e ao lado delas, árvores ondeantes projetam sua sombra sobre as veredas preparadas para os resgatados do Senhor. Ali as extensas planícies avultam em colinas de beleza, e as montanhas de Deus erguem seus altivos píncaros. Nessas pacíficas planícies, ao lado daquelas correntes vivas, o povo de Deus, durante tanto tempo peregrino e errante, encontrará um lar.

 

Em visão, ELLEN G. WHITE viu campos repletos de todas as flores, e relva de vegetação viva com reflexos de prata e ouro. Todas as espécies de animais, que conviviam, pacificamente juntos. Viu árvores como o buxo, o pinheiro, o cipreste, a oliveira, a murta, a romãzeira e a figueira cheia de figos. Viu uma mesa de pura prata, de muitos km de comprimento, cheia de frutas, inclusive maná, o fruto da vida, uvas etc.   PRIMEIROS ESCRITOS 18-19.

 

“Nunca mais se ouvirá de violência na tua Terra, de desolação ou destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás salvação, e às tuas portas louvor.” “Edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; … os Meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.” Isaías 32:18; 60:18; 65:21 e 22.

 

Ali, “o deserto e os lugares secos se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa”. “Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta.” Isaías 35:1; 55:13. “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, … e um menino pequeno os guiará.” “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade”, diz o Senhor. Isaías 11:6 e 9.

 

A dor não pode existir na atmosfera do Céu. Ali não mais haverá lágrimas, cortejos fúnebres, manifestações de pesar. Apocalipse 21:4. Isaías 33:24.

Na cidade de Deus “não haverá noite”. Ninguém necessitará ou desejará repouso. Não haverá cansaço em fazer a vontade de Deus e oferecer louvor a Seu nome. Sempre sentiremos a frescura da manhã, e sempre estaremos longe de seu termo. “Não necessitarão de lâmpada nem de luz do Sol, porque o Senhor Deus os alumia.” Apocalipse. 22:5. A luz do Sol será sobrepujada por um brilho que não é ofuscante e, contudo, suplanta incomensuravelmente o fulgor de nosso Sol ao meio-dia. A glória de Deus e do Cordeiro inunda a santa Cidade, com luz imperecível. Os remidos andam na glória de um dia perpétuo, independentemente do Sol.

 

Apocalipse 21:22. O povo de Deus tem o privilégio de entreter franca comunhão com o Pai e o Filho.

 

Ali os remidos conhecerão como são conhecidos. O amor e simpatias que o próprio Deus plantou na alma, encontrarão ali o mais verdadeiro e suave exercício. A comunhão pura com os seres santos, a vida social harmoniosa com os bem-aventurados anjos e com os fiéis de todos os tempos, que lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro, os sagrados laços que reúnem tudo isto concorre para constituir a felicidade dos remidos.

Não haverá nascimento de crianças.  1 MENSAGENS ESCOLHIDAS 172-173.

 

Muitos dos pequeninos não terão mãe ali. Em vão nos pomos à escuta do arrebatador cântico de triunfo por parte da mãe. Os anjos acompanharão os pequeninos sem mãe e os conduzirão para junto da árvore da vida. 2MENSAGENS ESCOLHIDAS 260.

 

Os bebês mortos serão salvos? Respondo que a fé os pais que creem protegem os filhos. Mas não podemos dizer se todos os filhos de pais descrentes serão salvos, porque deus não tornou conhecido o Seu propósito a respeito desse assunto. 3 MENSAGENS ESCOLHIDAS 313-315.

 

Pessoas loucas, imbecis? Deus removerá toda essa imbecialidade hereditária e transmitida, e ele terá uma herança entre os santos na luz. 8MR 210.

 

Os anjos imortalizam o nome das mães cujos esforços ganharam os filhos para Jesus Cristo. ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA 568.

 

Ali, mentes imortais contemplarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Ali não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para nos tentar ao esquecimento de Deus. Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias.

 

Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo.

 

Conversaremos com nosso anjo da guarda, e ele contará os bastidores de nossa história, como ele agiu em nosso favor, bem como muitos outros mistérios que perturbam hoje nossa imaginação. EDUCAÇÃO pp. 305.

 

Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão voo incansável para os mundos distantes - mundos que fremiram de tristeza ante o espetáculo da desgraça humana, e ressoaram com cânticos de alegria ao ouvir as novas de uma alma resgatada. Com indizível deleite os filhos da Terra entram de posse da alegria e sabedoria dos seres não-caídos. Participam dos tesouros do saber e entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. Com visão desanuviada olham para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas planetários, todos na sua indicada ordem, a circular em redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a mínima até à maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder.

 

E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, mais Lhe admiram o caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor.

 

APELO

PREPAREMO-NOS PARA O CÉU.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 1998 São Paulo SP Brasil

 

 

TOPO