Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

GÊNESIS 4 - SDABC

 

 

1 UM ANIMAL À PORTA – Gênesis 4.1-8

 

2 FUGINDO, DE SI MESMO – Gênesis 4.10-16

 

3 CONSTRUINDO UM IMPÉRIO PESSOAL – Gênesis 4.17-26

 


 


 

1

UM ANIMAL À PORTA

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

GÊNESIS 4.1-8

 

1. ADQUIRI UM VARÃO COM O AUXÍLIO DO SENHOR – ESPERANÇAS FRUSTRADAS

O hebraico diz, literalmente: "Adquiri um varão, o SENHOR". Quando Eva segurou seu primogênito nos braços, provavelmente se lembrou da promessa divina (Gênesis 3:15) e, acariciando a esperança de que ele fosse o Libertador prometido, deu-lhe o nome de Qayin, "adquirido" (O Desejado de Todas as Nações, 31).

Pobre esperança! Seu ávido anseio pelo rápido cumprimento da promessa do evangelho estava destinado a doloroso desapontamento. Mal sabia ela que aquela criança se tornaria o primeiro assassino do mundo.

FILHOS QUE FRUSTRARAM SEUS PAIS:

ESAÚ – Gênesis 26.34-35 – casou-se com mulheres infiéis a Deus.

SANSÃO – Juízes 14.1-3 – apaixonou-se por uma infiel filisteia.

ABSALÃO – 2 Samuel 15.1-6 e 16.20-23 - roubou o coração do povo, fez uma revolta e abusou das concubinas de seu pai!

 

2. ABEL, SEU IRMÃO – REALIDADE RECONHECIDA – Eclesiastes 6.12

O nome de Abel significa "vaidade" ou "insignificância". Reflete o fato de que as esperanças da mãe já haviam sido desapontadas no filho mais velho, ou que Abel personificou para ela as misérias da vida humana.

Neste capítulo, Abel é sete vezes chamado irmão de Caim, o que parece enfatizar a hediondez do pecado de Caim.

 

PASTOR DE OVELHAS

Não há razão para encontrar nas profissões escolhidas pelos dois filhos uma indicação de diferença no caráter moral, embora essas escolhas provavelmente tenham sido determinadas pelos talentos e gostos de cada um.

 

3. NO FIM DE UNS TEMPOS

A palavra yamim, "dias", é usada em vários exemplos em que o contexto deixa claro que se quer dizer um ano. Em tais casos ela tem sido traduzida como "ano" (ver Êxodo 13:10; Números 9:22, ARC; 1 Samuel 2:19; 27:7; 2 Crônicas 21:19; etc.).

 

UMA OFERTA AO SENHOR

"Oferta", minhah. Essa palavra heb. é usada nas leis levíticas para as ofertas de gratidão, que não envolviam sangue e que consistiam de farinha e azeite, ou farinha preparada com incenso (Levítico 2:1, 4, 14, 15).

Aqui, contudo, a palavra tem um significado mais amplo e inclui tanto as ofertas de manjares como os sacrifícios animais, uma vez que é usada para designar não só a oferta sem sangue de Caim mas também o sacrifício de Abel (ver v. 4).

O sistema de ofertas sacrificais havia sido introduzido por Deus na ocasião em que o homem foi expulso do jardim (Patriarcas e Profetas, 68, 71).

Os versos seguintes deixam claro que Caim sabia estar procedendo de forma errada ao levar o tipo de oferta oferecida a Deus. Ele fora ensinado de que o sangue do Filho de Deus expiaria seus peca dos. Seguindo a regra divinamente instituída de sacrificar um cordeiro por seus pecados, ele mostraria lealdade a Deus, que havia ordenado o sistema sacrificai, e expressaria fé no plano da redenção (Hebreus 11 :4). A prevalência universal de sacrifícios entre os povos antigos atesta que sua origem está num preceito divino e não numa invenção humana (ver O Desejado de Todas as Nações, 28).

ISRAEL PASSOU SANGUE NO BATENTE DA PORTA – Êxodo 12.12-14

DAVI E O CENSO – só com sacrifícios a praga cessou – 1 Crônicas 21. 18-30

 

O QUE TORNOU A OFERTA DE CAIM INACEITÁ VEL A DEUS?

1 A contragosto, Caim reconhecia parcialmente as reivindicações de Deus sobre ele. Mas um espírito secreto de ressentimento e rebelião o levou a cumprir os reclamos divinos da forma que ele mesmo escolheu, em vez de seguir precisamente o plano estabelecido por Deus.

2 Aparentemente ele obedeceu, mas a maneira em que o fez revelava um espírito desafiador.

3 Caim pretendia se justificar por suas próprias obras, ganhar a salvação por seus méritos.

4 Ele se recusou a reconhecer que era pecador e que precisava de um Salvador.

5 Apresentou uma oferta que não expressava nenhum arrependimento pelo pecado - uma oferta sem sangue. E "sem derramamento de sangue não há remissão", pois "é o sangue que fará expiação pela alma" (Hebreus 9:22; Levítico 17:11, ARC; PP, 71, 72).

6 Caim reconhecia a existência de Deus e Seu poder para dar ou reter bênçãos terrestres. Achando vantajoso estar bem com a Divindade, Caim considerou conveniente aplacar e desviar a ira divina por meio de uma oferta, embora ela fosse feita a contragosto.

7 Ele não compreendeu que a atenção parcial e formal das exigências explícitas de Deus não podia obter Seu favor e substituir a verdadeira obediência e contrição do coração. Examinar bem o coração pode evitar que, como Caim, ofereçamos a Deus dons inúteis e inaceitáveis.

A ORAÇÃO DE DAVI – Salmo 26.2

A ORAÇÃO DE JÓ – Jó 42.1-6

A ORAÇÃO DE ISAÍAS – Isaías 6.5

 

4. DAS PRIMÍCIAS DO SEU REBANHO – DEUS SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR! A ELE, NOSSO MELHOR!

A palavra "primícias" indica que Abel levou dos primogênitos de seu rebanho (ver Êxodo 13:12).

As ordenanças sobre sacrifícios apresentadas por Moisés exigiam a aspersão do sangue dos primogênitos dos animais sobre o altar e a queima de sua gordura (Números 18:17).

A oferta de Abel foi uma demonstração de fé (Hebreus 11 :4).

A oferta de Caim, em contraste, foi uma tentativa de obter a salvação pelas obras.

No caso de Abel, a fé no plano da salvação e no sacrifício expia tório de Cristo se revelou numa obediência sem reservas.

 

AGRADOU-SE

Sha'ah, "considerar favoravelmente".

Embora não seja revelada a maneira como Deus aceitou a oferta de Abel, ela consistiu na aparição de um fogo celestial para consumir o sacrifício, como ocorreu muitas vezes em épocas posteriores (ver Levítico 9:24; Juízes 6:21; 1 Reis 18:38; 1 Crônicas 21:26; 2 Crônicas 7:1; PP, 71).

A aceitação do sacrifício de Abel por parte de Deus indicava a aceitação de sua pessoa. De fato, na narrativa, a menção de que Abel foi aceito precede a menção de que sua oferta foi aceita. Isso é uma indicação de que Deus não está tanto interessado no sacrifício quanto na pessoa que o apresenta.

DEUS SE AGRADOU DA OFERTA DE NOÉ – Gênesis 8. 20-22

SE AGRADOU DA OFERTA DA VIÚVA POBRE – Lucas 21. 1-3

DEUS SE AGRADOU DE SALOMÃO – 1 Reis 3. 5-14 e 10. 4-9

 

5. AO PASSO QUE DE CAIM E DE SUA OFERTA

Caim notou a ausência de qualquer sinal visível do agrado de Deus e da aceitação da oferta. O resultado foi uma ira ardente e profunda. A frase hebraica usada aqui pode ser traduzida literalmente como: "Isso ardeu em Caim sobremaneira."

Ele foi tomado por um intenso ressentimento contra seu irmão e contra Deus. Aparentemente não houve nenhuma tristeza pelo pecado, nenhum espírito de exame próprio, nenhuma oração por luz e perdão.

Caim não fez nenhuma tentativa de esconder sentimentos de desapontamento, insatisfação e ira. Sua face demonstrava seu ressentimento.

DEUS REJEITOU A ISRAEL NO DESERTO – 1 Coríntios 10. 1-10

DEUS REJEITOU SAUL – 1 Samuel 15. 7-29

DEUS REJEITOU JEROBOÃO – 1 Reis 14. 1-16

 

6. POR QUE ANDAS IRADO?

Deus não deixou de ter contato pessoal com o ser humano quando o expulsou do jardim.

A rejeição da oferta de Caim não significava necessariamente a rejeição do próprio Caim. Em misericórdia e paciência, Deus estava pronto a lhe dar outra chance.

Deus apareceu ao pecador e arrazoou com ele, na tentativa de persuadi-lo de que sua conduta estava errada e de que sua ira era injusta.

Deus falou com Caim para lhe mostrar o que estava à espreita, como um animal selvagem diante da porta do coração.

A pergunta "Por que?" tinha o objetivo de levar Caim a reconhecer que sua ira era infundada. Devia haver uma razão válida para a rejeição da oferta, e ele devia descobrir qual era essa razão e eliminá-la.

ESAÚ ODIOU A JACÓ – Gênesis 27.41

HAMÃ ODIOU A MARDOQUEU – Ester 5. 9-14

HERODIAS ODIOU A JOÃO BATISTA – Marcos 6. 17-20, 21-29.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 2000-071, CPB, Tatuí, SP – A RAIVA

Há algo que as enfermeiras às vezes fazem num hospital, que não parece muito gentil, mas é necessário: elas têm que amarrar certos pacientes à cama (com o consentimento das famílias, é claro). Há o amarramento de um ponto, onde se prende apenas uma mão à cama. (Pode ser a mão que um paciente confuso usa para tirar o soro, ou seus curativos.) Há também o amarramento de dois pontos, onde dois membros são presos à cama com um tecido macio: ou os dois braços, ou as duas pernas. O pior de todos é o amarramento de cinco pontos, no qual é necessário amarrar as duas pernas, os dois braços, e um colete com cordões é colocado no peito do paciente e amarrado à estrutura da cama. O paciente não pode nem virar na cama até que a enfermeira venha soltá-lo. O amarramento de cinco pontos não é utilizado com muita freqüência. Só em pacientes que precisam ser amarrados (pacientes que estão tão irados ou irracionais que podem ser perigosos a si mesmos, ou a outros, se não forem presos de alguma forma). Você precisa ser impedido para não avançar nos outros?

 

7. SE PROCEDERES BEM

Deus desejava que Caim compreendesse que, se ele se corrigisse e passasse a viver de acordo com os preceitos divinos, não haveria mais razão para o Senhor mostrar desprazer nem para Caim manter o semblante desapontado e irado.

Contudo, se Caim não mudasse, mas continuasse no caminho do mal, o pecado o dominaria.

A frase "o pecado jaz à porta" (como um animal selvagem) é provavelmente um provérbio (ver 1 Pedro 5:8).

DEUS ACEITOU O ARREPENDIMENTO DE DAVI – 2 Samuel 12.13

DEUS ACEITOU O ARREPENDIMENTO DE NÍNIVE – Jonas 3. 4-10

 

E PARA TI SERÁ O SEU DESEJO (ARC).

Se o pecado é personificado como um animal selvagem que está à espreita, é apropriado continuar a comparação: o desejo do animal, então, seria para apanhar Caim, mas Caim precisava dominá-lo. A ARA traduziu mais corretamente, "o seu desejo será contra ti".

LEVAR TODO PENSAMENTO A CRISTO – 2 Coríntios 10.5

RESISTIR AO DIABO – Tiago 4.7

USAR A ARMADURA DE CRISTO – Efésios 6.13-18

 

ESTANDO ELES NO CAMPO

As obras de Caim "eram más, e as de seu irmão, justas" (1 João 3:12). Foi por isso que Caim matou seu irmão.

A inimizade entre o bem e o mal, predita por Deus antes da expulsão do jardim, era vista então pela primeira vez em sua forma mais horrível.

Duas vezes neste verso as palavras "seu irmão" são acrescentadas ao nome de Abel para mostrar clara mente quão horrível era o pecado de Caim.

Nele, a descendência da mulher já havia se tornado a descendência da serpente.

O crime de Caim revelou a verdadeira natureza de Satanás como "homicida desde o princípio" (João 8:44). Ali já havia brotado o contraste de duas "descendências" distintas dentro da raça humana, um contraste que tem se estendido ao longo de toda a história da humanidade.

INIMIZADES: Edom a Israel – Ezequiel 25.14, Filisteus a Israel – Ezequiel 25.16, Líderes judeus a Jesus – João 7.1!

 

9. ONDE ESTÁ ABEL, TEU IRMÃO?

Assim como ocorreu com Adão e Eva, Deus, então, foi atrás de Caim para pôr a transgressão na devida luz, a fim de despertar arrependimento em sua consciência culpada e criar nele um novo coração.

Como Deus havia se dirigido aos pais de Caim com uma pergunta, fez o mesmo com ele. Os resultados, contudo, foram bem diferentes; Caim ousadamente negou sua culpa.

A desobediência havia levado ao homicídio ao qual ele acrescentava a mentira e o desafio, pensando cegamente que poderia ocultar de Deus o seu crime.

 

FONTE – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, Francis Nichol – Tatuí, SP. Casa Publicadora Brasileira, 2011, pp. 223-227.

 

APELO

De que espécie de aço é feito você? Quando você é experimentado e provado, você sai puro e branco, capaz de suportar todas as pressões? Você acrescentou à sua vida aquela força divina que lhe dará poder para resistir a todos os problemas?

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 1977-048, CPB, Tatuí, SP – A RAIVA

O aço é uma mistura de ferro com pequenas quantidades de outros materiais, em proporções exatas. Embora produzido em grandes quantidades, o aceiro mede cuidadosamente cada ingrediente. Acrescentando certos elementos, ele pode aumentar sua solidez, sua resistência ao calor e aos ácidos, prevenir a ferrugem e mesmo dar-lhe elasticidade. Mais de 35 testes se fazem no aço, enquanto está na fornalha. Amostras são derramadas em pequenas formas e postas a esfriar. Então o experiente aceiro as quebras com martelos e as examina. Estes pedaços são levados para os laboratórios e são submetidos a testes químicos. São analisados por es pectroscópios, raios X, e microscópios eletrônicos. Aparelhos especiais os separam, e medem suas propriedades elásticas, sua resistência aos impactos, e capacidade de permanecer sob constante desgaste em todas as condições, pois terão de suportar muitos milhares de libras de pressão. O aço que suporta estes testes são utilizados em navios, carros, aviões e foguetes espaciais. Quando testado ou provado, quanto você pode suportar? Quando você é criticado, ridicularizado por causa da fé, omitido e desprezado, qual é sua qualidade? Sua têmpera? Você se ofende facilmente? Quer partir para a represália? Nos primeiros séculos de nossa era, Roma exigia que os cristãos abandonassem sua fé. João Crisóstomo respondeu às suas ameaças de perseguição: — Os senhores podem me banir, mas o mundo inteiro é a casa de meu Pai. Os senhores podem me matar, mas minha vida está escondida em Cristo. Os senhores não podem despojar-me de minhas posses, porque meu tesouro está no Céu. Os senhores não podem torturar-me, porque considero um gozo o sofrer pelo meu Senhor. Os senhores não podem me privar de todos os amigos, porque tenho um amigo chamado Jesus, que jamais se separará de mim. Na verdade, nada há que os senhores possam fazer-me que me ofenda ou me fira.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2024 Artur Nogueira SP Brasil

 


 

2

FUGINDO DE SI MESMO

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

GÊNESIS 4.10-16

 

10. QUE FIZESTE?

Sendo que a abordagem indireta e com tato não surtiu efeito, Deus prosseguiu, acusando Caim de seu crime.

A pergunta "Que fizeste?" evidenciava um perfeito conhecimento dos fatos.

DEUS ABORDOU A JACÓ – Gênesis 32.24-31

DEUS ABORDOU A BELSAZAR – Daniel 5.5-8, 22-30

DEUS ABORDOU A SAULO – Atos 9.3-9

 

A VOZ DO SANGUE DE TEU IRMÃO

O trêmulo homicida percebeu que o Deus que tudo vê e tudo sabe via sua alma desnuda. Como podia Aquele que nota a queda de um pardal, que é o Autor da vida, ficar surdo ao silencioso clamor do primeiro mártir (ver Salmo 116:15)? O sangue é vida, e como tal é precioso para o grande Doador da vida (Gênesis 9:4).

Contra toda a desumanidade do homem para com o homem, em todas as eras, o clamor de Abel ascende a Deus (Hebreus 11:4).

DEUS SABE E VÊ A MALDADE E VIOLÊNCIA – Juízes 9.57

DEUS VÊ O DESCASO AOS POBRES, ÓRFÃOS E VIÚVAS E A OPRESSÃO DOS RICOS SOBRE OS POBRES – Malaquias 3.5

 

ABEL, UM TIPO DE CRISTO

Abel encontrou a morte na mão de um parente chegado. Da mesma forma, Jesus, vindo à Terra como parente chegado da raça humana, foi rejeitado e entregue à morte por Seus irmãos.

VEIO PARA OS SEUS, MAS O REJEITARAM – João 1.11

FERIDO EM CASA DE AMIGOS MEUS – Zacarias 13.6

 

11. ÉS AGORA, POIS, MALDITO

Uma maldição divina já havia sido pronunciada sobre a serpente e a terra (3:14, 17); agora, pela primeira vez, ela cai sobre o homem.

A frase hebraica traduzida como "és [ ... ] maldito por sobre a terra" pode, de forma igualmente cor reta, ser traduzida como um comparativo: "és mais maldito que a terra".

Alguns comentaristas têm interpretado esta passagem como indicando que Caim foi banido para uma região menos fértil. O contexto (v. 12, 14) parece favorecer essa explicação, ou talvez a ideia de que, pelo fato de Caim ter usado mal os frutos da terra, Deus não mais permitiria que ele ganhasse o sustento cultivando o solo.

Alguém que é errante pela Terra (v. 14, 16), seja um pastor de ovelhas ou um nômade, não pode ser um agricultor bem-sucedido.

PESSOAS A QUEM DEUS AMALDIÇOOU:

ACABE E JEZABEL – 2 Reis 9.6-10

ANANIAS E SAFIRA – Atos 5.1-9

OS MENINOS QUE CAÇOARAM DE ELISEU – 2 Reis 2.23-24

 

12. NÃO TE DARÁ ELE [O SOLO] A SUA FORÇA – O CRIME NUNCA COMPENSA!

Caim estava condenado a vaguear perpetuamente a fim de conseguir alimento para si, para a família e os animais.

Havendo sido compelida a beber sangue inocente, a terra se rebelou, por assim dizer, contra o assassino. E quando ele a lavrasse, ela não daria sua força. Caim teria pouca recompensa de seu trabalho.

Da mesma forma, posteriormente, é dito que a terra de Canaã "vomitou" os cananitas por causa de suas abominações (Levítico 18:28).

ABSALÃO – roubou o coração do povo, roubou o trono de seu pai para morrer pendurado numa árvore, sepultado como um animal do campo – 2 Samuel 15. 1-6

HAMÃ – foi favorecido pelo rei, exaltado por todos, mas por ódio de apenas uma pessoa, Mardoqueu, planejou a morte de todo um povo (genocídio), acabou enforcado na mesma forca que planejou para seu inimigo – Ester 5.9-14, 7.9-10

SÁTRAPAS – por simples inveja e ciúmes, arquitetaram um plano para matarem Daniel na cova dos leões, sendo eles mesmos jogados nela, junto com toda a sua família – Daniel 6.3-5, 21-24

 

13. JÁ NÃO POSSO SUPORTÁ-LO – CONFISSÃO SEM ARREPENDIMENTO

A sentença divina transformou a truculência de Caim em desespero.

Embora Caim merecesse a pena de morte, um Deus misericordioso e paciente lhe deu mais uma oportunidade de arrependimento e conversão.

Mas, em vez de se arrepender, Caim reclamou da punição como sendo mais severa do que merecia. Nenhuma palavra de tristeza saiu de seus lábios, nem mesmo um reconhecimento de culpa ou de vergonha; nada, a não ser a triste resignação de um criminoso que percebe ser impotente para escapar da penalidade que merece.

ACÃ – Josué 7.20-26 – confessou, sem nenhum arrependimento.

JEROBOÃO – 1 Reis 13.4-6, 33-34 – nunca se arrependeu.

CORÉ – Números 16.1-2, 25-33 – afrontosos sem arrependimento.

JUDAS – Mateus 27.3-5 – confessou mas nunca se arrependeu.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 1988-183, CPB, Tatuí, SP – GANDHI

Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Salmo 32:1.

- Precisamos ser cuidadosos - cochichou Gandhi de 15 anos de idade, para seu primo, depois da aula. - Meu tio suspeita que estamos pegando seus cigarros. - Temos que descobrir outra maneira de tirá-Ios - respondeu seu primo, franzindo a testa. - Que podemos fazer? - Sei onde minha mãe guarda o dinheiro para os empregados - sugeriu Gandhi. - Não deve estar difícil, e ela jamais irá sentir falta de umas poucas moedas. - Boa ideia - concordou seu primo. - Vamos já fazer isto. Foi mais fácil do que eles pensavam. Não havia ninguém no quarto onde o dinheiro era guardado. Eles tiraram o que precisavam e correram para o mercado, a fim de comprar alguns cigarros. Esconderam-se atrás de uma moita e começaram a fumar, mas não se divertiram tanto como haviam imaginado. Sentiram-se envergonhados do que haviam feito. - Sinto-me muito mal, com vontade de morrer - disse seu primo. - Eu também - concordou Gandhi. - Mas podemos suicidar-nos? - Sei onde crescem alguns frutos venenosos - disse seu primo. Num instante, os dois meninos estavam de pé, correndo pela floresta para encontrar os frutos venenosos. Haviam comido um ou dois, quando Gandhi disse: - Sinto-me condenado. Não vamos fazer isto. - Concordo - disse seu primo. Então prometeram um ao outro nunca mais fumar ou roubar novamente. Mas a culpa pelo que havia feito ainda pesava grandemente sobre a consciência de Gandhi. Por fim, ele escreveu uma confissão de todos os seus pecados e assinou um voto de não mais praticá-Ios. Reunindo toda a sua força de vontade, levou a confissão a seu pai. - Lamento, papai - chorou Gandhi. - Prometo jamais fumar ou roubar! Sem pronunciar uma só palavra, seu pai rasgou a confissão. Gandhi sentiu que havia sido perdoado, e um grande sentimento de alívio e felicidade lhe brotou no coração. Quando cresceu, Gandhi se tornou um grande mestre para o povo da Índia, e procurou ajudá-Io a aprender a amar e a perdoar aos outros. Há alguma confissão que você precise fazer hoje?

 

14. EIS QUE HOJE ME LANÇAS

Caim sabia que estaria barrado, não só das bênçãos da terra, mas também, pela própria escolha, de todo contato com Deus.

DEUS SEMPRE ESCUTA QUANDO O BUSCAMOS – Salmo 31.22

 

QUEM COMIGO SE ENCONTRAR

Caim se viu sem esperança de continuar vivo, com medo de que a maldição de Deus implicasse a retirada da restrição divina de sobre aqueles que buscassem vingar o sangue de Abel.

Uma consciência culpada o advertia de que ele merecia morrer e que, daí em diante, sua própria vida estava em perigo.

Mas a pena de morte, que lhe cabia, foi trocada pelo exílio perpétuo. Em vez de ficar preso, ele devia ficar excluído de toda associação normal e feliz com outras pessoas, e, por sua própria escolha, excluído de Deus.

Aquele que havia tirado a vida de seu irmão via nas outras pessoas seus executores em potencial.

 

15. ASSIM

À declaração de Caim "Quem comigo se encontrar me matará", Deus teria respondido "Não será assim".

 

SETE VEZES

Isto subentende uma penalidade severíssima para qualquer pessoa que assassinasse Caim (ver Levítico 26:18, 21, 24, 28; Salmo 79:12; Provérbios 6:31).

Proteção especial lhe foi concedida, em harmonia com o princípio: "A Mim Me pertence a vingança; Eu é que retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12:19).

O joio precisa crescer junto com o trigo; é preciso permitir que os frutos do pecado alcancem a maturidade para que o caráter de sua semente possa ser manifesto. A vida de Caim e de seus descendentes devia ser uma demonstração do que o pecado faz nos seres racionais (Patriarcas e Profetas, 78).

ESAÚ VIVEU PARA O PRAZER DO MOMENTO – Gênesis 27.29-34

BALAÃO VIVEU PELA COBIÇA – 2 Pedro 2.15

SODOMA VIVEU PARA O PECADO – Gênesis 18.20 Ezequiel 16.49

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 1992-296, CPB, Tatuí, SP – LÍQUIDO DELICIOSO E MORTAL

Você pode acreditar que um líquido doce, destilado por uma espécie de escaravelho pode causar a morte de toda uma colônia de formigas? Pois é verdade. O líquido é produzido por essa espécie, também chamada de "pêlos dourados". Tendo em mente a exclusiva preservação da espécie, este tipo de escaravelho se introduz numa colônia de formigas, uma espécie que possui uma estrutura social altamente desenvolvida. Ignorado a princípio, logo depois as formigas roçam seu corpo e descobrem o delicioso líquido. Negligenciam então seus deveres na satisfação de suas necessidades em troca da doce recompensa. Aumenta o número de formigas a rondar o animalzinho. O deleite em provar a doce substância não demora a demonstrar amargos efeitos. Cegados por seu desejo de satisfazer seu apetite, as formigas continuam a condescender consigo mesmas. E este desejo torna-se tão grande que elas esquecem inteiramente suas responsabilidades para com a colônia. Logo, a negligenciada rainha, de quem depende a existência da colônia e para quem todas as atenções eram anteriormente voltadas, começa a definhar. Sua morte é questão de tempo. O bem-sucedido e "inocente" tipo de escaravelho atraiu as atenções das surpresas formigas e o único intuito delas é a obtenção do líquido que satisfaz a sede. Esse tipo de escaravelho logo põe ovos que também são cuidados pelas devotas formigas. Quando os filhotes saem da casca, as formigas os alimentam com seus próprios ovos, ocorrendo então a morte da sociedade. O ato final tem lugar quando, os membros de uma colônia de formigas altamente organizada, começa a matar sua própria espécie para alimentar sua ardente paixão. A sociedade morre e esse tipo de escaravelho muda-se para outra colônia de formigas

 

16. RETIROU-SE CAIM

Ele não sentiu remorso nem arrependimento, mas apenas o pesado fardo do desagrado de Deus.

Deixou a presença divina, provavelmente para nunca mais voltar, e começou sua vida de vagueações na terra de Node, a oriente do Éden. Essa terra antediluviana, cujo nome significa "vagueação", "fuga" ou "exílio", tornou-se o lar dos ímpios descendentes de Caim.

LÓ RETIROU-SE DE ABRAÃO PARA SODOMA – Gênesis 13.10-13

O JOVEM RICO RETIROU-SE DE JESUS – Mateus 19.22

O FILHO PRÓDIGO FOI PARA LONGE DO PAI – Lucas 15.13

 

FONTE – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, Francis Nichol – Tatuí, SP. Casa Publicadora Brasileira, 2011, pp 227-228.

 

APELO

Romanos 14.8 - Se for para fugir, fuja para o Senhor!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 1983-316, CPB, Tatuí, SP – A FUGA FRUSTRADA

"Ensina-me, Senhor, o Teu caminho e guia-me por vereda plana." Salmo 27:11.

John Philip, 13 anos de idade, planejava sair de casa. Em uma determinada noite, quando o circo fosse deixar a cidade, ele iria com ele. Havia conseguido trabalho com os músicos da banda do circo, ganhando 12 dólares por semana. Sentia-se eufórico com a perspectiva de viver por conta própria e ganhar experiência. "Não diga nada a seus pais", o diretor do circo lhe pedira. "Não direi", John prometeu. Mas o segredo era bom demais para ser mantido só com ele, e John acabou contando a alguém: disse-o a .seu amigo Ed Accardi. "Não conte a seus pais", John Philip pediu. "Está bem, não vou contar", Ed prometeu. Mas o pensamento da aventura de John Philip logo dominou a Ed, e ele pediu a sua mãe que lhe permitisse juntar-se ao circo também. A Sra. Accadi desconfiou do que estava acontecendo, e contou-o à Sra. Philip, mãe de John. Na manhã seguinte, o pai de John Philip levantou-se cedo e foi fazer uma visita ao comandante dos fuzileiros navais e explicou-lhe o problema. O comandante concordou com o plano do Sr. Philip, de modo que ele voltou ao lar e acordou o filho. "Ponha suas melhores roupas e venha comigo", seu pai lhe ordenou. O pai de John levou-o à casa do comandante, que o cumprimentou com as palavras: "Seja bem-vindo à banda musical da Marinha, Philip." Assim, em vez de John Philip se unir à banda do circo, ele se uniu à banda da Marinha, onde seu pai tocava trombone. John Philip Sousa, que nasceu neste dia em 1854, tornou-se mais tarde o famoso maestro da Banda da Marinha dos Estados Unidos, tendo composto muitas marchas. John Philip Sousa tinha um pai que o amava muito, e assim compreendeu o desejo do filho adolescente de se tornar independente. Ele evitou que o filho fizesse algo realmente tolo, e ao mesmo tempo ajudou-o a ser feliz. Você e eu temos um Pai celestial que age desse modo. Muitas vezes Ele interrompe nossos planos para que possamos fazer algo muito melhor. Ele conhece nossos anseios e aspirações e o desejo de fazermos coisas importantes em nossa vida. Assim, Ele nos guia, se nós o permitimos. Ele sabe como nos fazer felizes

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2024 Artur Nogueira SP Brasil


 


 

3

CONSTRUINDO UM IMPÉRIO PESSOAL

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

 

TOPO

 

GÊNESIS 4. 17-26

 

17. E COABITOU CAIM COM SUA MULHER

A repentina menção da mulher de Caim não deve criar problema. Gênesis 5:4 declara que Adão "teve filhos e filhas" além dos três filhos cujos nomes são mencionados.

Os primeiros habitantes da Terra não tinham outra escolha exceto se casarem com seus irmãos e irmãs a fim de cumprirem a ordem divina: "Sede fecundos, multiplicai-vos" (ver Atos 17:26). O fato de que esse costume permaneceu por longo tempo é visto no casamento de Abraão com sua meia-irmã Sara.

Tais casamentos foram mais tarde proibidos (Gênesis 1:28; ver Levítico 18:6-17).

FILHOS SÃO A MISERICÓRDIA DO SENHOR SOBRE NÓS!

SARA – recebeu de Deus, como milagre, a Isaque

REBECA – recebeu de Deus, como milagre, Esaú e Jacó

ANA – recebeu de Deus, como milagre, Samuel

 

ELA CONCEBEU E DEU À LUZ A ENOQUE – VIVER DO EGOÍSMO

O fato de Deus não impedir que o desobediente e réprobo Caim tivesse descendentes é outra evidência de Seu caráter misericordioso (Salmo 145:9; Mateus 5:45).

O nome "Enoque" pode significar "dedicação" ou "consagração"; pode também significar "iniciação".

Talvez o nome que Caim deu a seu filho indicasse sua intenção de começar a viver da forma que lhe agradava.

Lutero achava que a mãe pode ter escolhido o nome "Enoque", expressando a esperança de que a criança fosse um prenúncio de felicidade para seu entristecido lar.

LÓ – separou-se de Abraão para viver como e onde queria. Perdeu tudo: seus bens, sua família e uma descendência fiel.

JUDÁ – separou-se de seus irmãos para viver como desejava. Casou-se com uma cananéia e Deus destruiu seus filhos.

FILHO PRÓDIGO – separou-se do pai para fazer o que quisesse. Perdeu tudo, sua herança, os amigos, a dignidade e a saúde!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 2005-218, CPB, Tatuí, SP – MAR MORTO

O mar está realmente morto. Esse "mar" é, na verdade, um lago salgado de 930 km2, que fica no meio do deserto dividido pelas fronteiras de Israel e da Jordânia. É justamente por não ter condições de abrigar nenhum tipo de vida aquática que é chamado de "morto". Sua quantidade de sal, conforme vimos ontem, é muito alta. Cerca de 28% de seu volume de água é constituído de sal, o que o toma seis vezes mais salgado do que qualquer parte dos oceanos. Mas por que ele é tão salgado assim? Como você sabe, os rios do planeta estão constantemente retirando sal das rochas pelas quais eles atravessam. Esse sal, até então bastante diluído, é levado pelos próprios rios para o mar, onde todos eles deságuam. Logo, o mar fica com quase todo o sal e os rios com quase nenhum. É exatamente isso que acontece com esse lago do deserto da Judéia. O Mar Morto recebe toda a água do rio Jordão e, com isso, todo o sal que o rio traz, mas não deságua para canto algum, pois não tem saída para o oceano. Além disso, a elevada taxa de evaporação do deserto acaba fazendo com que a concentração de sal fique mais evidente, formando em alguns pontos da região verdadeiras minas de cloreto de sódio (NaCl), hoje muito exploradas por Israel e pela Jordânia. O Mar Morto tem sido frequentemente citado ao longo da história sob diferentes nomes, todos muito feios: Mar Ofensivo, Mar de Asfalto, Mar Pestilento. Seu grande problema é que ele só recebe a água do Jordão, mas não a compartilha com o oceano. É, por isso, um mar "morto". Há pessoas que são assim. Elas só querem receber, mas nunca conjugam o verbo doar. Por isso, estão mortas, fechadas em seu egoísmo e sem noção do que é viver. Não vale a pena ser tão egoísta

 

CAIM EDIFICOU UMA CIDADE – A DESCONFIANÇA NAS PROMESSAS DE DEUS

Literalmente, "ele começou a construir".

A cidade, provavelmente, não passou de uma tentativa de erigir um acampamento fortificado para sua família como um lugar de habitação mais ou menos permanente. Isso sugere que Caim talvez não tenha tido muita confiança na garantia de proteção dada por Deus.

É possível, também, que sua tentativa de fundar uma cidade tenha sido ditada por um desejo de desafiar a maldição que o condenava a uma vida errante.

 

CONSTRUIR ALGO PARA VIVER PARA SI, É PURA REBELIÃO!

É digno de nota que a primeira "cidade" do mundo tenha sido fundada pelo primeiro assassino, um indivíduo perversamente impe nitente cuja vida, completa e irremediavelmente dedicada ao mal, foi vivida em desafio a Deus. Foi alterado, assim, o plano de Deus de que o homem vivesse em meio à natureza, contemplando nela o poder do Criador.

Muitos males atuais são resultado direto do agrupamento antinatural de seres humanos em grandes cidades, onde os piores instintos predominam e vícios de todos os tipos florescem.

SODOMA E GOMORRA – Judas 1.7 – viveu para o pecado

TORRE DE BABEL – Gênesis 11.4-9 – viveu para exaltação

JERICÓ – Josué 6.26 e 1 Reis 16.34 – viveu para depravação

 

E LHE CHAMOU – AMBIÇOES DE PRAZER E PODER

Ao colocar na cidade o nome de seu filho Enoque, "dedicação" ou "iniciação", Caim aparentemente a consagrou à realização de suas ambições pecaminosas.

TIAGO 3.16 – onde há ambição egoísta, há toda espécie de males.

PROVÉRBIOS 10.3 – o Senhor frustra a ambição dos ímpios.

PROVÉRBIOS 11.6 – os infiéis serão capturados pelos seus desejos.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 1986-094, CPB, Tatuí, SP – JOGO DE PODER

Uma das exibições mais comuns de uma luta pelo poder é o bramido do carneiro silvestre das Montanhas Rochosas. O método que eles usam para declarar seu domínio e exercer sua predominância é espantoso. Os carneiros silvestres recuam a uma distância, erguem-se sobre os pés traseiros e arremeteram-se a frente até que colidem um com o outro de cabeça. Observadores dizem que quando dois carneiros silvestres colidem estão correndo a uma velocidade de quase 50 quilômetros por hora. Os animais continuam nisto até que um deles se curva ao domínio do outro pode ser realizado em uma colisão ou rode gastar horas. Um observador viu uma batalha continuar por 25 horas e 20 minutos até que um dos carneiros se rendeu. Durante estas confrontações os carneiros não somente se chocam com os chifres, mas empurram com o tórax ou ombros, rugem, meneiam a língua e usam uma variedade de coices. Quando dois carneiros silvestres se chocam nas montanhas o ressonante barulho pode ser ouvido a grande distância. Ao passear tenho ouvido o barulho. Ao olhar pelo binóculo através do vale, eu os tenho visto do outro lado, em luta. Esses carneiros têm um crânio de camada dupla. O crânio externo é semelhante a um capacete. Entre os dois crânios há cerca de uma polegada de espaço alveolado com fortes esteIos ósseos. Completando isto há uma grossa camada de pele. Com toda esta proteção os golpes não até certo ponto os danos não são muito comuns.  Para quê viver numa eterna busca pelo poder?

 

19. LAMEQUE TOMOU PARA SI DUAS ESPOSAS

Lameque foi o primeiro a perverter o casamento, tal como este fora estabelecido por Deus, transformando-o na concupiscência dos olhos e da carne, sem ter sequer o pretexto de que a primeira esposa não tivesse tido filhos.

A poligamia foi um novo mal que ficou arraigado durante longos séculos. Os nomes das esposas de Lameque sugerem atração sensual: Ada significa "adorno" e Zilá significa "sombra" ou "tilintar".

ABRAÃO – Gênesis 16.1-4 – sua poligamia destruiu a paz do lar

DAVI – 2 Samuel 5.13-14 – sua poligamia gerou filhos sem limites.

SALOMÃO – 1 Reis 11.1-8 – sua poligamia o levou à depravação

 

20. ADA DEU À LUZ A JABAL – APESAR DE SUA REBELIÃO, DEUS DEU DONS AOS ERRANTES FILHOS DE CAIM!

Jabal pode significar "rebento", "líder" ou "corrente d'água"; Jubal, um "som alegre" ou um "canal".

Esses nomes podem indicar suas habilidades peculiares.

 

PECUARISTA

O primeiro foi um típico pastor nômade. Tendo o significado literal de "possessão", a palavra "rebanho" significa a riqueza dos nômades, que consistia de ovelhas e outros animais domesticados.

 

21. DE TODOS OS QUE TOCAM HARPA E FLAUTA - ARTISTA

"Harpa", kinnor. Tendo sido o primeiro instrumento musical do mundo, a "harpa" é mencionada 47 vezes no AT (ver Salmo 33:2; etc.). A palavra kinnor é traduzida na ARA e na ARC como "harpa", embora na verdade seja uma lira.

O instrumento consistia de uma tábua de ressonância ao longo da qual havia cordas estendidas. Nos instrumentos mais antigos as cordas eram paralelas, mas em modelos posteriores elas eram divergentes, estendendo-se para fora.

Uma flauta. Esse instrumento ainda é tocado pelos pastores em todo o Oriente Próximo.

 

22. TUBALCAIM – ARTÍFICE DE TODO INSTRUMENTO CORTANTE – ARTESÃO, ARTÍFICE, INDUSTRIOSO

A palavra heb. traduzida como "artífice" significa, literalmente, "martelador", "afiador" ou "forjador", e se refere ao trabalho com bronze e ferro na Antiguidade, que era mais um processo de martelar do que de fundir.

Há dúvidas quanto ao fato de o ferro ter sido conhecido em tempos tão antigos quanto o Gênesis indica. Contudo, descobertas feitas no Egito e na Mesopotâmia mostraram que objetos de ferro já eram feitos nos mais remotos períodos históricos dos quais temos registro. Os primeiros objetos de ferro eram meteóricos; sua elevada porcentagem de níquel exclui a possibilidade de serem de origem terrestre. Os objetos feitos de ferro meteórico devem ter sido produzi dos por martelamento e não por fundição, o que confirma o relato bíblico. Embora o homem primitivo não dispusesse de bronze e ferro em grandes quantidades, não há razão para duvidar da declaração bíblica de que os antediluvianos sabiam usar esses metais. Objetos de cobre, bronze e ferro (orna mentos, ferramentas, armas, vasilhas, etc.) oriundos de civilizações bem antigas têm sido encontrados em número crescente.

BEZALEL – Êxodo 35.30-35 – capacitou para construir o Templo

DANIEL E AMIGOS – Daniel 1.17-20 – capacitados nos estudos

DISCÍPULOS – Atos 2.1-10 – capacitados para a missão

                                                           

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 2005-058, CPB, Tatuí, SP – POR QUE AS AVES CONSEGUEM VOAR

Nem todas as aves podem voar. O avestruz é um exemplo típico. Mas a maioria dos emplumados parece ter sido criada por Deus para viver nas alturas. Os cientistas já catalogaram mais de 8.500 espécies de aves. Todas possuem bicos, penas, asas e pulmões com imensa capacidade de armazenar oxigênio. As asas e as penas são os elementos mais importantes para o vôo das aves. Elas garantem o equilíbrio no ar. Mas o corpo também desempenha um importante papel. Se você pudesse olhar dentro de um pássaro, veria que ele possui uma estrutura própria para voar. Ali existem grandes músculos que agitam suas asas numa velocidade incrível. Isso acaba fazendo com que um pássaro gaste sua energia vinte vezes mais rápido que um tigre quando está correndo. Para compensar essa perda acelerada de força, o Criador reforçou o organismo das aves acrescentando compartimentos extras nos seus pulmões. Assim, elas conseguem extrair oxigênio do ar com mais eficiência que o ser humano. Comparado ao corpo de répteis e mamíferos, o corpo das aves é tremendamente leve. Elas geralmente possuem menos ossos e muitos deles são ocos. Ao invés de dentes, que são pesados, a maioria possui apenas o bico. As pernas e os pés são finos e a bexiga está ausente na maioria dos exemplares. É tudo programado para economizar peso.

 

NAAMÁ

Seu nome, que significa "a bela" ou "a agradável" reflete a mente mundana dos cainitas, que olhavam para a beleza, e não para o caráter, como o principal atrativo das mulheres.

SANSÃO – Juízes 14.3 – escolhia pelo que lhe agradava os olhos

OS HEBREUS – Números 25.1-2 - pecaram com as midianitas

 

23. MATEI UM HOMEM

As palavras hebraicas empregadas permitem a explicação de que Lameque havia matado um ou dois homens por ferimentos que eles lhe haviam infligido, com a implicação de que ele estaria pronto a cometer tais atos novamente se houvesse necessidade.

Contudo, sua ameaça de vingança é ambígua e dá lugar a mais de uma interpretação.

O QUE ESPERAR DOS QUE SE DEDICAM A VIVER NO PECADO?

ROMANOS 1 – sexualidade depravada

2 TIMÓTEO 3 – socialidade depravada

2 REIS 17.7-23 – espiritualidade depravada

 

25. SETE – DEUS SEMPRE NOS DÁ NOVO CONSOLO

Depois de relatar o desenvolvimento da ímpia família de Caim, o autor volta a Adão e Eva e repassa brevemente a história daqueles que foram leais a Deus.

Pouco após a morte de Abel nasceu um terceiro filho, a quem sua mãe deu o nome de Sete, Sheth, o "nomeado", a "compensação" ou o "substituto", em lugar de Abel. Eva, tendo visto que seu filho piedoso estava morto e reconhecendo que as palavras de Deus com respeito ao descendente prometido não podiam encontrar cumprimento no amaldiçoado Caim, expressou sua fé de que o Libertador prometido viria através de Sete. Sua fé foi recompensada, pois os descendentes de Sete obedeceram ao Senhor.

ISAQUE – Gênesis 24.67 - consolado da morte de Sara por Rebeca

JÓ – Jó 42.12-17 - Deus o consola dando-lhe outros 10 filhos

BATE-SEBA – 2 Samuel 12.24 – Deus a consola lhe dando outro filho

 

26. ENOS – ADORAR, PARTICULAR E PUBLICAMENTE, É ESSENCIAL À VIDA ESPIRITUAL!

Em seu tempo, iniciou-se um culto mais formal.

As pessoas, é claro, haviam invocado o Senhor antes do nascimento de Enos, mas à medida que o tempo passava surgiu uma distinção mais evidente entre aqueles que adoravam ao Senhor e aqueles que O desafiavam.

A expressão "invocar o nome do Senhor" é usada frequentemente no AT (Salmo 79:6; 116:17; Jeremias 10:25; Sofonias 3:9) para indicar adoração pública, como ocorre aqui.

NO TEMPO DO FIM – Apocalipse 14 – a adoração fiel, particular e pública, será a marca dos que adoram a Deus ou adoram a Besta!

 

FONTE – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, Francis Nichol – Tatuí, SP. Casa Publicadora Brasileira, 2011, pp. 228 - 230.

 

APELO

Salmo 119.175

Viva para adorar a Deus hoje! Um dia você O adorará na eternidade!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL, 1992-159, CPB, Tatuí, SP – PÁSSAROS QUE CANTAM DUETOS

Há um grupo de aves na África que podem cantar duetos e, de vez em quando, até um quarteto. Se vocês ouvissem, por exemplo, o gorjeio dos picanços, pensariam haver apenas uma ave cantando na mata. Caso estivessem, porém, no meio de um par dessas aves, notariam com espanto que alguns sons provinham da direita e outros da esquerda. Tal efeito estereofônico resultaria do fato de duas aves estarem cantando a mesma coisa, contribuindo cada uma delas com a sua parte no momento exato. Com efeito, as aves separadas cantam seus gorjeios com tanta precisão que dificilmente ocorre entre eles uma interrupção de mais de três milésimos de segundo. Vocês sabem quão difícil é tocar compassadamente as lições de piano, não é mesmo? Pois bem, os cientistas declaram que até as pessoas mais esmeradas só conseguem fazê-lo com diferenças de mais ou menos 20 milésimos de segundo. As aves mencionadas superam consideravelmente tal exatidão. Certas pesquisas referentes a picanços retidos em gaiolas cobertas revelaram que quando havia só uma ave no aposento, ela cantava todas as partes de seu gorjeio; mas, se houvesse duas aves, uma delas omitiria certas notas que seriam cantadas pela outra ave. Com três, quatro ou cinco aves no aposento, haveria trios, quartetos e quintetos com o mesmo gorjeio. É-nos declarado que no Céu os remidos entoarão um novo cântico - o cântico de Moisés e do Cordeiro. Será uma expressão de sua experiência pessoal, e como que brotará dentro deles, assim como acontece também com os picanços. Quando nascemos de novo, começamos a aprender o nosso novo cântico.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2024 Artur Nogueira SP Brasil

 

 

TOPO