Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

GRATIDÃO

 

1 AÇÃO DE GRAÇAS

 

2 CONVITE A LOUVAR A DEUS SALMO 103.1 6

 

3 REGOZIJAI VOS SEMPRE 1 TESSALONICENSES 5.14 23

 

4 REGOZIJAI VOS SEMPRE FILIPENSES 4.4

 

5 PACIFICADORES ROMANOS 12.18

 

6 REGRAS DIVINAS

 

7 MARA OU ELIM SALMO 103

 

8 O SEGREDO DA PROSPERIDADE

 

9 A FORÇA DE QUE NECESSITAMOS ISAÍAS 40. 28 31


 


 

1

AÇÃO DE GRAÇAS

 

TOPO

 

I – QUANDO DAR GRAÇAS?

 

1. Em tempos perigosos. - Daniel. 6:10.

2. Em tempos de amizades. - 1 Samuel 19:4.

3. Quando olhamos para trás, fez como José. - Gênesis 41.

4. Quando grandes livramentos se realizam. - Marcos 5:20.

5. Em tempos de conquista moral. - Neemias 8:10.

 

II – TESTEMUNHOS INDIVIDUAIS.

 

1. "Agradeço a Deus por ter nascido um homem, não uma besta". – Platão.

2. "Agradeço a Deus por eu não ter quebrado meu braço esta manhã". – Um pregador.

3. "Tenho vivido bastante para agradecer a Deus pelas coisas que tenho perdido". – Idem.

4. "A alma grata sente-se bem não só pelo bem que tenha recebido, mas pelo bem que tenha feito".

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-321 CPB - A ROLINHA E O GATO DO MATO

Respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? S. Lucas 17:17 e 18.

Como ficou entristecido o coração de Jesus quando apenas um leproso voltou, para Lhe dizer: "Muito obrigado, Senhor, por me haveres curado!" Se os nove curados fossem pelo menos como aquela rolinha que Alano encontrou ferida e arquejante junto à estrada! Assustada, quando a pegou, ela mostrava agradecer o trato —a água, o alpiste e as amoras que Alano lhe punha na gaiola. Dentro de oito dias ela estava boa, os vivos olhos brilhando. Levando a gaiola ao alto de uma colina coberta de mata, Alano abriu a portinha e a rolinha voou para o arvoredo. Uma semana depois, quando Alano estava sentado num tronco de árvore, a observar uma família de ratos brancos, um passarinhão súbito voou em sua direção e lhe pousou no braço. Era a rolinha, que ficou apenas o tempo necessário para como que dizer: "Muito obrigado!" Filipe Traband estava atravessando de carro um trecho de alto capim, beirando

 uma mata, quando ouviu um som como de um bebê chorando. Assustado, viu que vinha lentamente em sua direção um gato do mato. Sabendo que os gatos do mato em geral são maus, ele ficou tremendo. Todavia alguma coisa acerca dele fê-lo ficar parado. Ao aproximar-se mais, notou que o bicho tinha o focinho inchado. Traband acocorou-se e pegou a cabeça do animal. Com cuidado abriulhe a boca inchada. Tinha a língua atravessada por um agudo dente que a prendia. O animal não podia comer . O ferimento já estava infeccionado. Com cuidado, embora sabendo que isso devia doer horrivelmente ao bicho, soltou-lhe a língua, pronto para correr, se preciso fosse. O gato ficou imóvel. Quando Traband o soltou, ele o ficou fitando. Cautelosamente Traband lhe acariciou o lombo, recebendo um agradecido "miau!" Então desapareceu no mato. Se os irracionais sabem mostrar gratidão, como é que nós nos esquecemos de louvar a Deus por nossas bênçãos? Você hoje Lhe agradeceu a proteção de perigos e a assistência do anjo da guarda?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL

 


 

2

CONVITE A LOUVAR A DEUS

Salmo 103:1-6

TOPO

 

Meditação e agradecimento moram sempre juntos. Moram juntos, olham pela mesma janela e mantêm doce conversa com gratidão.

 

I – SETE MARAVILHOSAS RAZÕES.

 

1. Ele perdoa todas as iniquidades - Nosso misericordioso Juiz. - V. 3.

2. Cura todas as doenças – Nosso Médico. - V. 3.

3. Redime da perdição – Nosso Salvador. - V. 4.

4. Coroa-nos com benignidade e misericórdia – Nosso Rei. - V. 4.

5. Supre nossas necessidades – Nosso Pai. - V. 5.

6. Renova nossa mocidade – Nosso Doador da vida. - V. 5.

7. Faz justiça e juízo – Nosso Defensor. - V. 6.

 

Esta lista de bênçãos físicas e espirituais devia ser decorada, para não sermos ingratos ao nosso bom Deus.

Louvemos sempre ao Senhor!

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-063 CPB - A FLOR DA PROMESSA

Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e assim será convosco. S. Marcos 11:24.

Apreciamos passar longas horas trabalhando em nosso canteiro de morangos. Ao antegozarmos uma boa safra, nossa boca se enche de água. Frequentemente empurramos para o lado os ramos curtos com folhas, em grupos de três, a fim de procurar as pequeninas flores brancas com aroma agradável. Grande é nosso deleite ao acharmos uma bela flor. Logo elas se tornarão em frutos brancos um pouco esverdeados, e a seguir amadurecerão e terão um rico colorido vermelho. Olhando para as flores, podemos quase sentir o gosto do fruto delicioso e sua fragrância. As flores do morango são como as flores da fé. Assim como elas florescem antes de assumirem a forma de fruto, também devemos dar graças a Deus antes de recebermos as bênçãos que Ele nos prometeu. Damos graças pelo alimento antes de o comermos. Por que não fazermos o mesmo com todas as bênçãos que dEle recebemos? Quando pedimos de acordo com a vontade expressa de Deus, quando satisfazemos todas as condições da promessa, positivamente recebemos exatamente o que Jesus disse que receberíamos. É maravilhosamente simples, como o ABC, que realmente é A-Anelar, B-Buscar, e C-Crer. "Podemos pedir qualquer dom que Ele haja prometido; então devemos crer que recebemos, e agradecer a Deus por havermos recebido. Não precisamos esperar por qualquer evidência exterior da bênção. O dom acha-se na promessa, e podemos empenharmos em nosso trabalho certos de que o que Deus prometeu Ele pode realizar, e de que o dom, que já possuímos, se efetivará quando dele mais necessitarmos". — Educação, p. 258. Que feliz experiência será a vida quando constantemente agradecemos a Jesus antecipadamente por aquilo que Ele nos prometeu. Agradecendo-Lhe antes de você receber o dom, revela a verdadeira confiança. Como as belas florezinhas brancas que se tornarão em morango, sua expressão de agradecimento é uma semente admirável de sua fé em Jesus. Experimente-o. Você ficará espantado com o que Deus fará por você. Diga: "Obrigado, Jesus, por aquilo que me prometeste. Sinto-me feliz em esperar receber Teu dom até a ocasião em que achares que ele é melhor para mim".

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL

 


 


 

3

REGOZIJAI-VOS SEMPRE

1 Tessalonicenses 5:14-23

TOPO

 

O mundo não tem lugar para uma religião de rosto comprido. Jesus não usou uma tal face, mas sim de alegria.

Antes estávamos em pecado, e andávamos tristes, mas agora achamos a vida – alegria. Se nos afastamos da Igreja, logo vem a tristeza e a culpa não é de Deus.

 

I – POR QUE DEVEMOS NOS ALEGRAR DA RELIGIÃO.

 

1. Porque Cristo assim manda.

a) Regozijai-vos nas provações. - Mateus 5:11,12.

2. Devemos nos alegrar de nossa religião por nossa causa.

a) É bom sentar e pensar sobre as bondades de Deus. - Salmo 103:2.

 

Devemos nos alegrar dela devido à sua influência sobre os outros.

a) Muitos ouvem de Cristo por nós; se não nos sentirmos felizes com a nossa religião, não somos boas testemunhas.

b) Em tempos de alegria, tristezas e adversidades, devemos mostrar alegria – firmeza na religião. Se assim não fizermos, não podemos influenciar outros para Cristo.

 

II – PODEMOS PERDER A ALEGRIA DE NOSSA SALVAÇÃO.

 

1. Pecado encoberto – Davi.

2. Negligenciando os deveres cristãos: oração, leitura, assistência aos cultos; roubando a Deus.

 

III – COMO RECUPERAR A ALEGRIA?

 

1. Arrependendo-nos de todo o coração. - 1 João 1:9.

2. E consagrando toda a vida a Deus.

3. Seguindo a direção do Espírito Santo. "Em todos os teus caminhos, reconhece-O".

Regozijemo-nos com a nossa religião, para o nosso bem e para o bem de outrem!

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-193 CPB - GRATIDÃO DE UM URSO

O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere. Provérbios 11:17.

As árvores cresciam viçosas, luxuriantes. (Estamos numa zona do sertão da Colômbia Britânica, no Canadá.) Dois madeireiros percorriam com dificuldade a estrada escabrosa, num jipe, quando ouviram gritos que procediam de um capoeirão próximo. Detiveram-se. - Deve ser ali adiante mesmo. Vamos seguir aquele trilho sinuoso e ver o que é! - Mas estamos sem arma, Frederico. Talvez não seja seguro. - Ora, eu não dormiria esta noite, sem descobrir o que são esses gritos que parecem vir de outro mundo. Juntos enveredaram pelo trilho escuro. Perto de enorme abeto estava um urso, de tamanho médio, gritando, com uma pata presa numa armadilha. - Ele deve estar ali já há bastante tempo. Veja, ele já roeu o tronco daquele arbusto, e já esgaravatou o chão em busca de raízes para comer. Coitado, deve estar morto de fome! Por que é que esses malvados que põem armadilhas, pelo menos não as inspecionam com frequência? - Pena que não temos uma espingarda, para lhe dar o tiro de misericórdia! - Penso que o poderemos fazer sem espingarda. Seus gritos e uivos não são porque estivesse furioso. Parece-me que o que ele quer é ser socorrido, e embora você possa considerar-me tolo, eu hei de socorrê-lo. Frederico chegou bem perto do urso. Teve que aplicar toda a força para baixar as fortes molas de aço. O urso parou de uivar, e encostou no homem seu peludo corpo. Afinal sentiu livre a pata, e seu salvador deu um passo para trás. Ambos os homens ficaram receosos de que o urso fosse vingar-se, atacando-os. Primeiro ele ergueu a pata, agitou-a e examinou-a cuidadosamente. Então fitou os dois homens. Nunca haviam visto semelhante olhar de um animal. Era impossível interpretá-lo em linguagem humana. Afinal, depois de longo tempo, o urso voltou-se e, manquejando, penetrou na mata. Os homens o acompanharam com a vista, ao embrenhar-se na mata. Tinham o coração demasiado comovido para que pudessem falar. Na verdade, nossa alma é nutrida quando somos bondosos.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL


 

4

REGOZIJAI-VOS SEMPRE

Filipenses 4:4; Neemias 8:10

 

TOPO

 

No Cristianismo não há lugar para pessoas de rostos tristes e longos.

 

I – O CRISTÃO DEVE SER UMA PESSOA ALEGRE.

 

1. Deus aprecia tal coisa.

2. Sua Palavra reforça essa necessidade.

3. Seu Espírito inspira a alegria.

4. Seu trabalho produz alegria. - Salmo 126:5-6.

 

II – A ALEGRIA CRISTÃ É UMA FONTE DE FORÇA.

 

1. Na profissão religiosa diária. - Isaías 61:10.

a) Mesmo na situação atual. - Lucas 21:28.

2. No exercício diário da sua influência. - Provérbios 17:22.

a) "Ri e o mundo rirá contigo. Chora e chorarás sozinho."

b) A verdade bíblica. - Provérbios 15:13,15.

3. No cumprimento dos deveres diários.

4. Nas tentações e provas. - Atos 5: 41; 16:25; Romanos 5:3.

5. Mesmo na hora da morte. - Jó 19:25.

O conselho divino. - Filipenses 4:4.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-287 CPB - REGOZIJO SEMPRE

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Filipenses 4:4.

Nossa cachorrinha rasteira, Ginga, estava sempre contente. Toda vez que agitava a cauda, e isso fazia quase sempre, o corpo todo acompanhava o movimento da cauda. Enquanto suas curtas perninhas dançavam para cá e para lá, o focinho se abria largo, num sorriso canino. De fato, ela sorria, franzindo de leve o focinho — o que poucos cães fazem. Assim, quando Ginga demonstrava alegria, esta se estendia da ponta da cauda até ao longo focinho. Ginga parece ter aprendido o que poucos jovens compreendem: que a alegria não depende das circunstâncias da vida. Ela se sentia extremamente feliz quando nossos três meninos estavam em casa, brincando com ela, mas demonstrava a mesma alegria quando, estirada no soalho da cozinha, me observava a trabalhar. Ao ouvir a menor palavra a ela dirigida, sua cauda tornava-se um metrônomo. Mesmo quando, com a idade avançada, veio a paralisia, tinha o sorriso tão largo como antes, embora o corpo não tivesse elasticidade. Ginga parecia ter um contentamento íntimo — contentamento que não dependia das circunstâncias. Esta é a diferença entre felicidade e contentamento. As vezes sobrevêm a você acontecimentos que por algum tempo lhe tiram a felicidade; não podem, porém, perturbar sua alegria, justamente como a lama que se atire numa rosa não lhe tira o perfume. Sabe, a alegria procede de Deus. Quando o Espírito Santo lhe concede alegria, as dificuldades e problemas não lha podem tirar. Este dom especial não é resultado de qualquer esforço de sua parte. Quando você entrega o seu caminho ao Senhor e confia n'Ele (Sal. 37:5), o Espírito Santo lhe dará ao coração uma alegria que coisa alguma, absolutamente coisa alguma pode arrebatar. Você sabe onde estava Paulo quando escreveu as palavras de nosso texto? Estava no fundo de um cárcere. Qualquer pessoa capaz de estar contente e regozijar-se quando numa fria e úmida masmorra, recebe esse poder de uma fonte sobrenatural. Por desagradáveis que sejam as circunstâncias em que se encontre, juvenil, repouse confiadamente no amor de Jesus, e o sentimento de Sua presença lhe inspirará uma alegria profunda e tranquila. — Ciência do Bom Viver, p. 488.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL

 

 


 


 

5

PACIFICADORES

Romanos 12:18

 

TOPO

 

I – A SITUAÇÃO DO MUNDO.

 

1. Desconfiança, malquerenças, inveja, ódio, guerras.

2. Se houve um tempo em que o mundo necessitou tanto de pacificadores, é nos dias atuais.

3. Não existe paz no indivíduo, no lar e na sociedade.

 

II – O MANDAMENTO.

 

1. Não ofender a ninguém.

2. Perdoar as fraquezas dos semelhantes.

3. Atribuir aos outros, quanto possível, os melhores motivos.

4. Abandonar alguns de nossos próprios direitos.

5. Pagar o mal com o bem. - Romanos 12:21.

6. Evitar sentimentos que causem contendas.

 

III – A ESFERA DE AÇÃO.

 

1. Nas relações comerciais.

2. Nos lares e com os familiares.

3. Na igreja e com os irmãos.

4. Na sociedade.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-072 CPB - ASOKA

Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18.

Duzentos e cinqüenta anos antes de Cristo, nos dias de Shih Huang Ti da China, Asoka fez planos para conquistar a Índia. Marchando para o Sul, ele fechou a rota de abastecimento dos calingas na costa leste. Seguiu-se uma batalha sangrenta, na qual Asoka saiu vitorioso. Ao voltar da guerra, ele parou na sacada do seu grandioso palácio para assistir à comemoração da vitória. Músicos, dançarinas, elefantes enfeitados e soldados de uniformes resplandecentes desfilavam diante dele. As paredes vibravam com o ruído dos tambores e os gritos dos seus súditos. - Vinde, vossa Majestade! - apelou um espectador. - O povo está contente! Deveis unir-vos a ele! O imperador suspirou e balançou a cabeça. - Você sabe quantos morreram durante a batalha? - perguntou ele. - Certamente - respondeu o cortesão. - Todos estão agradecidos a vós pelos 100 mil que matastes e os 150 mil que fizestes prisioneiros. - Você não fala nada das centenas de milhares que morreram de doença e sofrimento! Quão terrível e triste é isto! - Há sempre morticínios na guerra, Majestade - disse o cortesão. - Então não vamos ter mais guerra! - decidiu Asoka. - Viveremos em paz com nossos vizinhos e farei tudo o que puder para indenizar esta matança. Durante os anos restantes do reino de Asoka, ele foi fiel a sua palavra. Ele ergueu colunas de pedra por todo o seu reinado, admoestando seu povo a ser bondoso uns para com os outros. Mandou que oficiais escolhidos viajassem por todo o país, a fim de cuidarem para que os velhos e os pobres fossem tratados cortesmente. Ele ainda considerou um crime matar animais. Asoka se tornou um seguidor do Budismo, uma religião pacífica e contra a violência. Duzentos anos depois, Jesus veio ensinar uma mensagem semelhante de paz, amor e não-violência. Fez, porém, mais do que ensinar e dar um exemplo. Ele morreu na cruz do Calvário para pagar a penalidade por todos os atos de crueldade que você e eu ou Asoka já praticamos. E quando O aceitamos em nosso coração, Ele torna possível vivermos em paz uns com os outros.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL

 

 

 


 


 

6

REGRAS DIVINAS

 

TOPO

 

I – RELAÇÃO PARA COM OS OUTROS.

 

1. Qual é a regra divina nesta vida? - Mateus 7:12.

2. Quanto devem os fortes suportar? - Romanos 15:1.

3. Como devemos apreciar os outros? - Filipenses 2:3-5.

4. Quais são algumas das qualidades que nos conduzem à perfeição? - 1 Coríntios 3:12-14.

 

II – A CARREIRA DA VIDA.

 

1. Como devemos fazer a tarefa que nos foi designada? Eclesiastes 9:10-11.

2. Qual deve ser a condição daquele que luta para alcançar a superioridade? - 1 Coríntios 9:25-27.

3. O que devemos deixar de lado na carreira da vida? - Hebreus 12:1.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-153 CPB - GARRY BJORKLAND

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. Hebreus 12:1.

Garry Bjorkland estava certo daquilo que iria fazer nas corridas olímpicas de 1976, até o momento em que perdeu o sapato no trajeto para Eugene, Oregon. Foi um incidente. Alguém pisou em seu tênis, e a palmilha enrugou embaixo do pé. Desesperado, Garry puxou a palmilha, mas não havia jeito de recolocar o tênis a não ser que parasse, de maneira que ele o chutou longe. - De início tive uma leve esperança de que tudo iria bem - disse Garry. - Mas quando se perde o tênis no trajeto, descobre-se logo que todo o ritmo e impulso dependem daquele bico ali. Ele ajuda a suavizar o passo, favorece a tração no solo e a capacidade de deslocamento na passada seguinte. O pé descalço de Garry escorregava ao pisar. Depois de percorrer uns 200 metros esfregando o pé pelo caminho, Garry estava pronto para desistir. Ao dobrar a esquina onde havia perdido o sapato, alguém da multidão gritou: "Não desista. Volte a correr!" Com redobrado esforço, Garry partiu para a próxima volta. Dessa vez, quando surgiu na curva, 25 pessoas estavam gritando: "Vamos, homem! Você pode vencer!" Ele apareceu de novo, e 75 pessoas estavam torcendo em seu favor. Na volta seguinte, 150 pessoas o encorajavam. Na próxima, havia 300 pessoas anil11ando. E, finalmente, 500 torcedores. Toda vez que ele aparecia, o grupo torcia para que ele progredisse mais, e gritava um pouco mais alto. Finalmente, faltando duas voltas, havia 7.000 torcedores animando-o a chegar ao fim. - Perdi a noção - disse Garry. - Esqueci que estava com o pé descalço. Tudo o que eu sabia era do grito da multidão. Era como se todas as suas energias estivessem concentradas diretamente em mim. A multidão vibrou quando o pé descalço de Garry cruzou a linha de chegada. Ele havia feito a corrida olímpica! Está você, como Garry, correndo a carreira da vida com uma desvantagem? Parece que outros garotos têm mais facilidade do que você? Sente-se às vezes como que rejeitado? Ouça a multidão de espectadores celestiais animando-o a prosseguir: "Não desista! Volte! Você pode vencer!"

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL

 


 


 

7

MARA OU ELIM?

Salmo 103; Êxodo 15:23-27

 

TOPO

 

I – AS EXPERIÊNCIAS DE ISRAEL EM MARA.

 

1. Logo depois da grande libertação, murmuram:

a) Ante o Mar Vermelho.

b) Por comida.

c) Por água potável.

 

II – AS EXPERIÊNCIAS DE HOJE.

 

1. Seguindo a Jesus encontraremos Maras.

a) Não devemos murmurar.

2. Murmuradores há em toda parte.

a) Não respeitam a ninguém - Exemplo de Moisés.

3. Murmurações de toda maneira. - Salmo 31:13.

4. Jesus é o lenho para a vida amargurada.

a) Para as irmãs de Lázaro.

b) Para a viúva de Naim.

c) Toda a humanidade sofredora. - Mateus 11:18-20.

5. Deus nos prova como provou a Israel.

 

III – AS EXPERIÊNCIAS DE ISRAEL EM ELIM - V. 27.

 

1. A falta de gratidão pela bênção em Elim.

a) O homem é o ser mais ingrato. Exemplo dos pássaros.

2. Que deve ser o nosso espírito. - Salmo 103:2; Isaías 12:3.

3. O exame que devemos fazer. - 1 Coríntios 13:5.

4. De que devemos nos queixar. - Lamentações 3:39,40.

 

Onde estamos?

Em Mara ou Elim?

Sejamos gratos a Deus e O louvemos por Sua misericórdia e bondade. - Salmo 105:1-6.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-338 CPB - UM "MUITO OBRIGADO" ESPECIAL

Graças a Deus pelo Seu dom inefável. 2 Coríntios 9:15.

Você hoje já deu graças a Deus por Ele lhe haver dado Jesus? Se não, por que você é tão avaro em Lhe dar graças? Como Deus Se sentiria feliz se você cultivasse uma disposição agradecida! Ele gosta de ouvir você Lhedizer muitas vezes o quanto aprecia as bênçãos que Ele dá. Uma menininha cujo pai era motorista de ônibus, estava brincando sozinha à margem de um rio, quando escorregou caiu na água. Não sabendo nadar começou a ir para o fundo, quando um grande cachorro a viu. Imediatamente ele saltou na água, e logo ei-lo arrastando a menina, pelo vestido. Amigos que isso presenciaram levaram para casa a menina e relataram o caso. O pai, muito feliz, contou aos seus colegas motoristas a história do cão que salvara a vida da filha. No dia seguinte, vendo o cão junto da parada do ônibus, abriu a porta e convidou-o para um passeio de ônibus. Por bastante tempo o cão ficou sentado no último banco, regalando-se com o passeio. Outros motoristas de ônibus, ouvindo do passeio do cão, disseram: "Vamos fazê-lo nosso passageiro muito especial. Ele pode viajar por onde quiser, gratuitamente.' Assim podemos mostrar-lhe nossa gratidão por ter salvo a menina". E como o cão apreciou este tratamento! Dia a dia aguardava, no ponto da Rua 5. Quando o ônibus parava, ele ia para o último banco e se assentava. Por seu ato de amor, ele fazia jus a esse privilégio. Você já deu ao Senhor uma oferta de gratidão pelo lar confortável que tem, por seus bons vestidos e ternos, sua saúde e pelo delicioso alimento que tomou esta manhã? Ele derramou no seu regaço bênçãos incontáveis, cuida constantemente de você e perdoa todos os seus pecados. A vida é um dom que lhe fez. Você Lhe tem agradecido as orações atendidas'? Melhor que tudo: Ele, no dom inefável de Jesus a você, deu-lhe todo o Céu. Não só no Dia de Ações de Graças, cause alegria ao Senhor, sempre atento a você, mediante um simples e sincero: "Multo obrigado, meu Deus, por Seu amor!'

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL

 


 

8

O SEGREDO DA PROSPERIDADE

 

TOPO

 

Um importante documento, assinado pelo Presidente D. Eisenhower e pelo Vice-Presidente R. Nixon, faz lembrar a todos os norte-americanos a dívida de gratidão para com Deus e Suas bênçãos sobre a grande nação. Também faz lembrar que o Criador é o Chefe soberano, doador das bênçãos passadas e Aquele que garante a continuidade da justiça e da liberdade para todos. E afirma que "a nossa herança de liberdade... é de Deus, que é o Autor das sete liberdades registradas no Salmo 23".

 

Eis aqui estas liberdades divinas, segundo se encontram enumeradas nesse documento:

 

1. Liberdade da necessidade. - "O Senhor é meu pastor; nada me faltará."

2. Liberdade da fome. - "Deitar-me faz em verdes pastas."

3. Liberdade da sede. - "Guia-me mansamente a águas tranquilas."

4. Liberdade do pecado. - "Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome."

5. Liberdade do temor. - "Ainda que eu andasse pelo vale das sombras da morte não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam."

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-320 CPB - CAVALO ERRADO

Quando os carros DeLorean foram lançados, houve uma grande comoção porque eram novos e diferentes. Fiquei fascinada com os DeLoreans porque as portas abriam de um jeito diferente. Em vez de terem as dobradiças na parte da frente da porta, a dobradiça ficava no alto. Então a porta era aberta ao ser levantada, como se fosse um pássaro abrindo as asas, e o motorista passava por baixo daquela" asa" e a puxava para baixo, fechando-a. No começo, as pessoas que tinham um DeLorean estavam "com a bola toda". Eram carros feitos de aço inoxidável. E só pessoas especiais tinham esse carro. Alguns pensaram que ali estava nascendo uma nova moda em design de automóveis. Mas acontece que essas pessoas estavam "apostando no cavalo errado". A empresa DeLorean foi à falência. O sonho acabou. Esta expressão, "apostar no cavalo errado", vem das corridas de cavalo. As pessoas apostam no cavalo que acham vencerá a prova. Se o cavalo não ganhar, diz-se que apostaram no cavalo errado. A expressão também se refere a pessoas que estão apoiando. uma causa perdida. A Bíblia nos alerta que pouco antes de Jesus voltar, o mundo estará um caos. Já vimos terremotos, enchentes, fomes, rebeliões, guerras, catástrofes e assassinatos. Mesmo assim, há aqueles que dizem que os que acreditam que Jesus vai voltar estão apostando no cavalo errado. Não acredite nisto! Você pode ser uma das pessoas que O verá vindo nas nuvens. Se a sua vida estiver cheia de lutas neste momento, agüente firme! Jesus vai voltar. Quando você ficar com medo, repita as palavras do Salmo 23:4: "Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois Tu, ó Deus Eterno, estás comigo; Tu me proteges e me diriges."

 

6. Liberdade dos inimigos. - "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos."

7. Liberdade para uma vida abundante. - "Unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias."

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2005-334 CPB - COMO VENCER E TER SUCESSO?

Os homens aprontam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus, o Senhor. Provérbios 21:31.

Muitos querem ser vitoriosos na vida e buscam o sucesso, mas nem todos conseguem conquistá-lo. Talvez o motivo de muitas derrotas não esteja na falta de luta e empenho, e sim no método errado que se usa. Se você tem um pneu vazio, há dois modos de enchê-lo: com uma bomba ou com a boca. No segundo modo, você pode se esforçar o tanto que quiser que não conseguirá nada. O entusiasmo pode ser grande, mas, se o jeito for errado, você não terá nenhum resultado. Alguém, certa vez, definiu numa frase "trava-língua" que "sucesso é uma sucessão de pequenos sucessos que se sucedem sucessivamente sem cessar". Com frases assim, dá para fazer um bom exercício vocal, não acha? Bem, aqui estão algumas palavras-chaves que podem se tomar ótimas dicas de como vencer e ter sucesso na vida: 1. Confiança. Confie em Deus e acredite em seu próprio potencial. O Senhor está ansioso para transformá-Io num gigante e Ele pode fazer isso.

2. Respeito. Respeite as leis de Deus, e você estará sempre num caminho seguro.

3. Investimento. Procure poupar dinheiro e energia para que você não passe maiores apertos e tenha disposição para curtir o sucesso quando ele vier.

4. Superação. Não deixe que as tragédias e problemas da vida desanimem você. Os obstáculos foram feitos para serem superados em nome de Jesus.

5. Tolerância. Tenha paciência com as dificuldades e erros das outras pessoas. Lembre-se de que, como você, elas também estão lutando consigo mesmas para serem felizes.

6. Otimismo. A vida tem sempre os dois lados: o otimista e o pessimista. Enquanto uns vêem os olhos, outros vêem a remela.

Não seja daqueles que só vêem defeito em tudo. Em suma, se você ajuntar esses conselhos, verá que eles resumem o segredo da felicidade sem fim: Confiança Respeito Investimento Superação Tolerância Otimismo Agora que você já sabe qual é esse segredo, conte-o para todo o mundo. As pessoas precisam saber que Cristo é a chave da verdadeira felicidade.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2022 – São Paulo - BRASIL

 

 


 


 

9

A FORÇA DE QUE NECESSITAMOS

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

ISAÍAS 40:28-31

 

Viver neste mundo não é fácil:

O parto, com todos os seus perigos, é um milagre;

Passar pela infância e vencer as doenças dos primeiros 5 anos é uma grande vitória;

Ser adolescente e não acabar com a vida devido a tantas loucuras que nos atrevemos fazer é um mistério;

Entrar no mercado de trabalho e sobreviver por décadas até à aposentadoria é para pouco;

Casar, gerar e criar os filhos é padecer no paraíso com um sorriso nos lábios.

 

Mas porque vencemos?

Porque o Senhor é para nós, a cada manhã do nosso viver:

 

1-GRAÇA - RENOVA SUA MISERICÓRDIA A CADA NOVA MANHÃ – LAMENTAÇÕES 3.22-23

Você já parou para pensar no quanto as células que compõem o nosso organismo trabalham ao longo de nossas vidas? Os cabelos, assim como as unhas, nunca param de crescer, a nossa pele escama, vamos perdendo a memória, os ossos vão se tornando gradativamente mais fracos etc. No entanto, apesar de envelhecermos, as nossas células se mantêm em um constante ciclo de renovação.

No entanto, embora o corpo passe por uma “recauchutagem celular” da cabeça aos pés em intervalos que variam entre 7 e 10 anos, vale lembrar que as células de diferentes órgãos e tecidos se renovam com ritmos diferentes, dependendo do quanto cada uma precisa trabalhar para desempenhar suas funções.

Os cabelos demoram por volta de 6 anos para as mulheres e 3 para os homens para completar esse processo.

O fígado — que funciona como uma espécie de filtro para uma grande variedade de contaminantes presentes no organismo — tem suas células renovadas em períodos que variam entre 150 a 500 dias.

As células do estômago e dos intestinos, por conta da ação dos ácidos estomacais, têm um período de vida bem mais curto, demorando cerca de 5 dias para que a renovação ocorra. E as células que compõem o esqueleto, embora estejam constantemente em regeneração, levam cerca de 10 anos para concluir o ciclo. 

https://www.megacurioso.com.br/corpo-humano/44648-e-verdade-que-as-celulas-do-corpo-humano-se-renovam-a-cada-7-anos.htm

 

2-ALIMENTO – ENVIA-NOS MANÁ FRESCO – ÊXODO 16.21

O povo de Israel no deserto: a cada manhã o Senhor enviava-lhes uma porção ideal de maná para aquele dia.

 

3-ENERGIA – RENOVA AS NOSSAS FORÇAS – ISAÍAS 40.31

Ele deu forças para que Neemias e seus ajudadores restaurassem os muros de Jerusalém em tempo recorde, mesmo contra todas as estratégias de seus adversários.

 

4-MOTIVAÇÃO – A CADA MANHÃ NOS DÁ UM NOVO CÂNTICO – 1 CRÔNICAS 23.30

Ele deu motivação a Ana que, diante de um quadro de esterilidade aparentemente irreversível, pode proferir um lindo e novo cântico quando o Senhor a curou e lhe deu Samuel.

 

5-INSTRUÇÃO – CADA DIA NOS DÁ UM NOVO ENSINO – ISAÍAS 50.4

A Bíblia, lida a cada manhã, nos garante o “Assim diz o Senhor” para cada uma das grandes decisões diárias.

 

6-GRATIDÃO – NOS DÁ UMA MULTIDÃO DE MOTIVOS PARA LOUVÁ-LO – SALMO 59.16-17

Paulo e Silas na prisão – louvavam os Senhor pela meia noite, mesmo depois de terem sido severamente açoitados pelos soldados romanos.

 

Deus prometeu força suficiente para enfrentarmos os desafios que nos vêm dia a dia. Esta força é de três espécies básicas: força para enfrentar crises físicas, força para fazer face às provas do espírito, e força para vencer o pecado.

Um exemplo de força física especial ocorreu em Tampa, Flórida, faz pouco tempo. Um adolescente ergueu com o macaco o automóvel, e meteu-se debaixo para fazer qualquer trabalho no depósito de óleo. De súbito o macaco cedeu, deixando cair o carro sobre o corpo do moço. Seus gritos de socorro fizeram com que sua mãe e o padrasto viessem da casa correndo.

O padrasto, imaginando que a única maneira do erguer os 1.750 quilos do carro de sobre o corpo do rapaz, era empregar o macaco. Segurou-o, e começou a trabalhar. A mãe, porém, se bem que em mau estado de saúde, agarrou impacientemente o pára-choque de trás, e ergueu direito o carro no ar. O rapaz aprisionado safou-se imediatamente. Ao ser-lhe perguntado como fez isto, a mãe disse: "Eu só sabia que tinha de salvar meu filho."

Idênticas manifestações poderiam ser citadas para mostrar como Deus capacita o espírito do homem para enfrentar as provas e crises da vida.

¨     Um médico missionário encontra-se paralisado pela poliomielite, mas abre valorosamente seu caminho a certo grau de restauração que lhe permite ocupar um lugar de utilidade na vida.

¨     Uma jovem, em terra pagã, permanece fiel a Cristo a despeito da perseguição.

¨     Uma viúva com nove filhos ergue-se com êxito a seu novo papel de mantenedora, bem como de mãe de família.

 

Fonte: Mil Ilustrações Selecionadas - Prof. D. Peixoto da Silva

Fonte: A Bíblia do Pregador – Editora Esperança e Sociedade Bíblica do Brasil, 2009

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho - 2021 – São Paulo - BRASIL