Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

 

INCREDULIDADE

 

1 INCREDULIDADE-ISAÍAS 53.1-6

 

2 A-CIDADE DE NÍNIVE-JONAS 1.2

 

3 SALMO 14

 

4 CAUSAS E CURA DO ATEÍSMO–JOÃO 7.17

 

5 TOMÉ CENSURADO-JOÃO 20.26-29

 

6 OS MAIORES LOUCOS DO MUNDO-ECLESIASTES 10.3

 

7 SETE INTERROGAÇÕES ATREVIDAS-MALAQUIAS 1

 

8 O NÉSCIO-EFÉSIOS 5.15

 


 


 

1

INCREDULIDADE

Isaías 53:1-6

TOPO

 

I – A INCREDULIDADE DO MUNDO – "QUEM DEU CRÉDITO?".

 

Foi visto o mesmo no caso do dilúvio. A preparação de Noé.

2 Pedro 2:5, em Sodoma. - Gênesis 19:14.

 

II – A PESSOA DE CRISTO.

 

l. Renovo ("diante dEle" – Deus).

2. Raiz da terra seca.

3. Não tinha parecer nem formosuraNão vem com aparato nem glória humana. O homem natural não sente atração por Sua pessoa.

4. Indesejável – Os homens não entendem Seu valor, e como Esaú, menosprezam o espiritual.

5. DesprezadoComo a pedra pelos edificadores. - Salmo 118:22.

6. Varão de dores – A dor de achar-se em um ambiente repugnante, de ser o alvo dos ataques de Satanás e da contradição dos pecadores.

7. Experimentado nas aflições – Sente em sua alma a tristeza, a debilidade da humanidade e, por fim, o coração lhe é quebrantado. – Salmo 69:20.

 

III – A OBRA DE CRISTO

 

1. Ferido, moído. e castigado - tudo por nossa causa.

2. Porém "por suas pisaduras" há salvação para os que crerem nEle.

 

IV – A CONFISSÃO DO PECADOR - (V. 6)

 

1. Quando entendemos algo de nossa maldade, geral e pessoal, e reconhecemos que "o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade" Jesus chega a ser nosso Salvador pessoal.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

ABRAÃO LINCOLN LEGOU-NOS O SEGUINTE CREDO:

 

"Creio em Deus, o supremo regulador das nações, nosso bondoso e misericordioso criador, nosso Pai celeste, ao qual não é indiferente a queda de um pardal e que tem contado os nossos próprios cabelos. Creio na Sua eterna justiça e verdade. Creio que é dever nosso, como nação, bem como individualmente, reconhecer a nossa dependência dEle como do excelso poder e invocar as influências do Seu Santo Espírito; confessar com humildade as nossas faltas e transgressões, com a certeza moral de que um arrependimento sincero nos trará o perdão e a paz. Creio que é digno e justo reconhecer e confessar a presença de Deus, tanto em nossas vitórias e triunfos, como nas tristezas que possam sobrevir, em justo castigo pelas nossas presunções, e com o intuito misericordioso de nos reformarmos. Creio que a vontade de Deus há de prevalecer. Sem esta, toda pretensão humana é vã. Sem a assistência do Ser Supremo não podemos ser bem sucedidos. Sendo um instrumento humilde nas mãos do Pai Celeste, eu desejo que minhas palavras e meus atos sejam de acordo com a Sua Vontade, e, a fim de que isto aconteça, busco o Seu auxílio; e, pelo resultado, rendo-lhe as mais profundas graças. Tenho inscrito no Céu o voto solene de procurar cumprir um trabalho que tenho em vista, com plena consciência da minha responsabilidade para com Deus, sem malícia contra ninguém, com caridade para com todos e firmeza no sentido do que é justo na medida em que Deus me ilumina para ver a justiça. Confiando aqueles que me amam ao Seu cuidado, como espero que nas suas preces também eles se interessem por mim, espero, com a ajuda de Deus, encontrar finalmente todos aqueles que me precederam na Eternidade."

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2004-301 CPB - UM PÁSSARO RARO

Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. João 14:2 e 3.

Alguns anos atrás, um grupo de pretensos teólogos propôs a idéia de que talvez Deus tivesse morrido. Nessa época se ouvia o povo discutindo em toda a parte se Deus estava morto ou não. Quando li sobre a recente redescoberta na Nova Guiné do pássaro jardineiro-de-caramanchões-decrista-amarela, me lembrei dessas controvérsias. Até 1980, a única evidência que alguém possuía no mundo ocidental de que o mencionado passarinho existira eram três peles e algumas penas da ave, que foram trazidas para a Inglaterra em 1895. Um número de expedições à Nova Guiné não teve sucesso em descobrir sinais do "pássaro misterioso". Deduziu-se que a espécie estivesse extinta. Então em 1980, numa viagem para ajudar o governo a estabelecer um parque nacional nas grandes e inexploradas Montanhas Gauttier, exploradores encontraram o passarinho. Não somente constataram que estava lá, mas que havia um bom número deles. O macho constrói um engenho especial para sua amada. O jardineirode-caramanchões-de-crista-amarela constrói uma torre de gravetos, com um metro e vinte centímetros, encostada a troncos de pequenas árvores. Os gravetos são trabalhados em estilo de tranças, e a base da torre é redonda, lima plataforma coberta de musgo com noventa centímetros de circunferência - uma mansão, se alguma já existiu, para a senhora jardineira-de-caramachões-de-crista-amarela. Na plataforma, o macho coloca frutas coloridas. Chama a fêmea e segura as frutas em seu bico, oferecendo-as de presente se ela vier para estar com ele aceitando a mansão que lhe foi preparada. Deus não está morto! Jesus morreu, isso é uma verdade incontestável. Mas Ele ressurgiu, e foi preparar mansões para Seu povo, que na Bíblia é chamado de Sua noiva. Ele está chamando e oferecendo os frutos da árvore da vida. Tudo o que precisamos fazer é aceitar.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 

2

A CIDADE DE NÍNIVE

Jonas

TOPO

 

O livro de Jonas contém uma formosa ilustração de salvação.

 

1. UMA CIDADE PECAMINOSA - JONAS 1:2.

– É um reflexo do estado natural do homem. - Romanos 3:23; Gênesis 6:5; Isa. 64:6. – O pecado domina em toda parte.

 

2. UMA CIDADE CONDENADA - JONAS 3:4.

Deus não pode tolerar o pecado: Sua santidade o aborrece; Sua justiça o castiga. - Romanos 1:32; 2:8-9.

 

3. UMA CIDADE ADMOESTADA - JONAS 3:1-4.

– O mensageiro de Deus é um homem que, em figura, havia sido morto e ressuscitado, trazendo diante de nós nosso Senhor Jesus Cristo (Mateus 12:40) em Sua morte e ressurreição. Assim são os que pregam a Palavra hoje em dia. - Gálatas 2:20.

 

4. UMA CIDADE PERDOADA - JONAS 3:10.

Em vista do arrependimento dos ninivitas e sua na mensagem dada, Deus os perdoou. Hoje Ele faz o mesmo pela pregação do Evangelho. - Atos 10:42-43.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2005-231 CPB - O QUE É ARREPENDIMENTO?

Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que Ele perdoe os pecados de vocês. Atos 3:19.

Certa vez, um jardineiro indiano quis saber de um missionário o que era arrependimento. Nesse momento, um garoto chegou gritando que um elefante havia entrado no jardim e estava piso te ando todas as flores. O jardineiro, ao invés de fazer alguma coisa, ficou em estado de choque perguntando em voz alta: "Mas como? Eu sempre deixo fechadas todas as portas do jardim. Será que foi um de meus ajudantes o culpado? "Sua mulher, que era de sangue mais quente, chegou interrompendo seus pensamentos e replicou: "Por que, ao invés de ficar filosofando sobre o ocorrido, você não toma uma atitude e manda o elefante embora?" No dia seguinte, o missionário retomou a discussão sobre o arrependimento e usou o incidente como parábola. "O pecado", disse ele, "é como um elefante desastrado que entra no jardim de nossa vida, destruindo tudo de mais belo que possuímos. Arrependimento é quando tomamos a atitude de mandá-Io embora de vez." Essa história ocorrida há muitos anos ilustra bem o que significa arrepender-se de um pecado. Não é por menos que a palavra arrependimento na Bíblia significa literalmente "mudar de caminho", "dar meia-volta e deixar de ir para onde se estava indo". Nenhum arrependimento que não seja acompanhado de uma mudança de atitude pode ser considerado real na vida do crente. Há pessoas que sentem apenas uma tristeza pelo pecado, mas não querem abandoná-lo. Outras sofrem apenas pelas conseqüências de seu erro, mas, se pudessem evitar o castigo, jamais deixariam de praticar aquilo que sabem ser errado. Isso não é arrependimento; é remorso. A Bíblia apresenta uma clara diferença entre remorso e arrependimento nos episódios da traição de Judas e da negação de Pedro. Ambos sentiram-se angustiados pelo que fizeram. Pedro estava arrependido e sofria pelo que fez, enquanto Judas apenas sentia remorso pelas conseqüências que seu ato causou. Por isso, um será salvo e o outro não. Confessar nossos pecados e abandoná-Ios é um grande passo rumo ao Céu.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

3

SALMO 14

 

TOPO

 

I – O HOMEM INCRÉDULO É UM NÉSCIO.

 

1. Crê que é sábio. - Romanos 1:21-22.

2. A sabedoria do mundo é loucura para Deus. - 1 Coríntios 1:20-21.

3. A ciência do homem não pode descobrir a Deus; Ele Se faz conhecer espiritualmente. - João 4:24; 1 Coríntios 2:14,

 

II – O HOMEM INCRÉDULO DESONRA A DEUS. DIZ: "NÃO HÁ DEUS."

 

Não o diz com a boca, porém pela sua vida; vive "sem Deus e sem Cristo no mundo" - Efésios 2:12. Diz: "em seu coração". Não é fruto de averiguações ou de seu raciocínio, mas o íntimo desejo, que rege a sua vida e a sua maneira de ser é que não tem nada que ver com Deus.

 

III – O HOMEM INCRÉDULO SE DEITA A PERDER - VS. 3-4.

 

Física, moral e espiritualmente se nota seu abandono de Deus. Não serve para nada, não cumpre o propósito de sua criação. É uma figueira que não tem fruto. - Lucas 13:6-9.

 

IV – O HOMEM INCRÉDULO SE ATERRORIZA AO FIM. - V. 5.

 

O terror de ter de dar conta de seus pecados, de encontrar-se diante de Deus, de fazer frente a uma eternidade de desdita e perdição, Em contraste com isto, podemos dizer que há "saúde" - V. 7. O Senhor pode quebrantar o jugo da escravidão e dar-nos liberdade. - João 8:36; Gálatas 5:1.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-107 CPB - NÃO PERCA O BARCO

Você acredita em Deus? Algumas vezes as pessoas questionam a existência de Deus simplesmente porque não podem tocá-Lo. Podem tocar seus carros e suas casas. Podem tocar seus familiares e seus animais de estimação. Mas não podem tocar a Deus, e por isso começam a se perguntar se Ele é real. Se se perguntam demais e não O aceitam, podem finalmente perder o barco - da mesma forma que alguém perde quando chega atrasado ao porto. Perder o barco significa compreender algo tarde demais para que seja benéfico para você. Certa vez um pastor foi chamado para ir até uma taverna e levar a mensagem para o marido de uma mulher que era membro de sua igreja, e que estava doente. Ao entrar no recinto, facilmente identificou o homem e caminhou em sua direção. Totalmente bêbado, o homem tentou embaraçar o pastor gritando: "Deus não existe!" O pastor colocou a mão sobre o ombro do homem e disse: "Amigo, o que você falou não é novidade. A Bíblia já disse isso há mais de 2.000 anos." Surpreso, o bêbado arregalou os olhos. "O quê? Mostre-me." Então o pastor leu o Salmo 14:1: "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus." ARA. Então, ele acrescentou: "No entanto, há uma diferença entre esse insensato e você. O insensato da Bíblia disse isso apenas em seu coração; ele não gritou em uma taverna." G. K. Chesterton, um famoso escritor, disse certa vez: "Com freqüência se pensa que quando uma pessoa deixa de acreditar em Deus, passa a acreditar em qualquer coisa." Infelizmente a segunda hipótese é pior. Acredito em Deus porque acredito que Satanás existe, e tudo na vida tem o oposto. Se Satanás é real, então Deus também é. Simplesmente Satanás se manifesta mais abertamente, mas Deus é real e muito mais poderoso. Por que você deve acreditar em Deus? Porque isso dá direção, paz e esperança à sua vida. E tendo essas coisas você nunca perderá o barco.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 


 

4

CAUSAS E CURA DO ATEISMO

 

TOPO

 

I – A INIMIZADE NATURAL AO CORAÇÃO HUMANO.

 

1. Quando Adão caiu, rebelou-se contra Deus desobedecendo à Sua palavra. - Romanos 5:10.

2. Portanto "aborrece a luz". - João 3:20.

3. Não ama Aquele Deus contra quem se tem rebelado.

 

II – A IGNORÂNCIA.

 

1. Não conhece o conteúdo da Escritura, crê em absurdos e contradições, não toma tempo para averiguar a verdade.

2, Não conhece o caráter de Deus: tem idéias completamente erradas de Seus amor, graça e bondade. De Suas justiça, santidade e severidade. "Deus é luz" vem antes de "Deus é amor". 1 João 1:5; 4:8.

3. Não conhece o que é o Evangelho - sua natureza, seus ensinos e poder.

 

III – O PECADO.

 

O homem natural tem amor ao pecado: "Amam mais as trevas do que a luz". - João 3:19. Sabe de sua falta de idoneidade para o Céu; sabe que merece o inferno; mas, mesmo assim, nega tudo.

 

IV – A CURA DA INCREDULIDADE.

 

Tem que ser difundida a verdade simples do Evangelho.

O coração disposto a obedecer encontrará as provas verdadeiras e experimentará o poder da verdade. - João 7:17.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2004-340 – CPB - ESCAVADORES DE OURO

Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-Lo melhor. Hebreus 11:6.

Exploradores na África estão usando cupins para os ajudar a encontrar ouro. Acredita-se que haja grandes depósitos de ouro abaixo das areias do vasto deserto de Kalahari. Contudo, o problema dos exploradores é saber onde cavar. Não apenas por existirem milhares de quilômetros quadrados de deserto, mas também pelo fato de os veios de ouro estarem provavelmente situados a cem metros abaixo da superfície. Seria muito dispendioso abrir buracos para testes na esperança de encontrar o minério. Mas os cupins habitam a região e são capazes de cavar a 150 metros de profundidade para encontrar água. Esses cupins cultivam fungos para a alimentação em seus castelos de terra, e a umidade é necessária para o crescimento de fungos. Assim os túneis até os lençóis de água que os cupins fazem não são tanto para obterem água para beber, mas sim para permitir que a água evapore até à superfície, e penetre em forma de vapor nas câmaras onde crescem os fungos. A terra que esses cupins tiram desses túneis é depositada sobre a superfície como parte de suas moradas. Esses castelos de cupins podem chegar a dois metros de altura. Tudo o que os exploradores têm a fazer é tomar um quilo dessa terra de centenas de montes de cupins e submetê-Ia a testes químicos para determinar a presença de ouro e outros minerais que podem ser explorados comercialmente. Se encontra ouro na casa dos cupins, o explorador sabe que deverá introduzir a sonda abaixo do ninho do cupim. Esses exploradores acreditam que haja ouro no Kalahari e estão dispostos a procurá-Io diligentemente. Você pode até imaginar a alegria deles quando encontrarem traços de ouro num montículo de cupim. Serão como aquele homem que Jesus descreveu, que achou um grande tesouro num campo e vendeu tudo o que tinha para comprar aquele campo e adquirir o tesouro. Naturalmente, o tesouro que nós procuramos é Jesus.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 


 

5

TOMÉ CENSURADO

João 20:26-29

 

TOPO

 

"Porque Me viste, creste?" Embora Tomé duvidasse honestamente, merecia censura. Dessa censura tiramos três idéias:

 

1. OS SENTIDOS NÃO SÃO A MELHOR EVIDÊNCIA.

 

Isaac ouviu, apalpou e cheirou o filho Jacó e o tomou por Esaú.

Aquele que diz "Quero ver para crer" está, pois, equivocado.

 

2. A DÚVIDA OFENDE.

 

"Não sejas incrédulo". Como nós nos damos por ofendidos quando alguém duvida da nossa palavra, assim quem duvida de Deus peca contra Ele.

 

3. A DÚVIDA REDUZ A BÊNÇÃO.

 

Tomé perdeu uma semana de bem-aventurança porque duvidou.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-347 CPB - LATINDO NA ÁRVORE ERRADA

Quando se caça guaxinins, uma velha regra é que a caçada deve ocorrer à noite. Você pode imaginar a cena: noite enluarada, homens a cavalo com rifles pendurados nos ombros, e um assustado guaxinim fugindo pelas montanhas a pouca distância de uma matilha de cães de caça. Para sorte do guaxinim, ele pode subir em um lugar onde os cachorros não podem: numa árvore. Se um guaxinim subir numa árvore e ficar ali parado, os cachorros vão ficar ao redor da árvore, latindo bem alto, até que seus donos cheguem lá. O guaxinim será atingido por um tiro, e um dos caçadores começará a fazer planos para um novo chapéu de pele. Mas, às vezes, um guaxinim esperto sobe numa árvore, e depois pula para outra, antes que os cães percebam. Enquanto os cães ficam de guarda ao redor da árvore na qual pensam que o guaxinim está, este está feliz da vida, fugindo para longe dali em busca de segurança. "Latir na árvore errada" significa acreditar em aIgo que não é verdade, ou buscar algo que nunca vai acontecer. Há gente que se engana ao dizer que os idosos não gostam da companhia de crianças e jovens. Conheço um grupo de adolescentes que passou um dia inteiro num asilo de velhos, como parte de um projeto em que cada jovem adotava um avô ou avó. Logo de manhã, os idosos sentaram-se num círculo, e o diretor de recreação apresentou o grupo. Houve um momento constrangedor quando um dos garotos virou-se para uma enfermeira que estava por perto, e perguntou: - O que fazemos com eles? A enfermeira sussurrou baixinho: - Uma das coisas que eles mais sentem falta é o toque da mão humana. Pegue na mão deles e faça algumas perguntas, ou fale sobre você e sua família. Ao final da tarde eles já haviam se divertido bastante. Quando os adolescentes saíram, uma das senhoras, com lágrimas nos olhos, estendeu a mão para seu neto adotivo, o beijou e lhe disse para ler Mateus 8:3. Eis o que o verso diz: "Jesus estendeu a mão, tocou nele." Alguém precisa do toque carinhoso de sua mão também.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 


 

6

OS MAIORES LOUCOS DO MUNDO

Eclesiastes 10:3; Provérbios 17:12

 

TOPO

 

1. O louco que diz não existir Deus. - Salmo 14:1.

 

Ateus, humanistas etc. Todos quantos de coração rejeitam a Deus. Todos quantos adoram a si mesmos ou a divindades de feitura humana. - Jeremias 5:4, 7.

 

2. O louco que é espiritualmente ignorante. - Salmo 92:5, 6; Provérbios 10:21.

 

Todos quantos não têm prazer no entendimento. - Provérbios 17:16; 18:2; Salmo 94:8; Provérbios 15:14; 11:29.

 

3. O louco palrador. - Eclesiastes 5:18; 10:14; Provérbios 15:2.

 

Um louco loquaz. - Provérbios 10:8. Sua verbosidade insensata. - Provérbios 29:11 - proclamando a loucura do coração. - Provérbios 12:23.

 

4. O louco rixento, que produz contenda. - Provérbios 18:6, 7.

 

5. O louco intrometido, mexeriqueiro. - Provérbios 20:3; 10:23.

 

6. O rico com injustiça e o louco egocêntrico. - Jeremias 17:11; Lucas 12:20, 21.

 

7. O louco preguiçoso e indolente. - Eclesiastes 4:5.

 

8. O louco que despreza a instrução. - Provérbios 1:7; 1:22; 15:5; 17:10.

 

Nunca aprende as lições da vida, sempre volta à sua loucura. - Provérbios 26:11 - e á sua vergonha. - Provérbios 3:35; 27:22.

 

9. O louco irado. - Eclesiastes 7:9; Provérbios 12:16; 14:16; 17:10.

 

10. O louco orgulhoso. - Provérbios 12:15; 14:16; 26:12; 2 Coríntios 12:6.

 

11. O louco amante do pecado. - Salmo 107:17; Provérbios 13:19; 14:9.

 

12. O louco indiscreto. - Provérbios 7:4-6.

 

13. O louco enganador. - Provérbios 14:8; Eclesiastes 5:4, 5.

 

14. O louco de lâmpada sem óleo. - Mateus 25:2,4,8.

 

O crente professo sem o Espírito Santo. A tragédia da chama mortiça.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2005-281 CPB - ISAQUE NEWTON ACREDITAVA EM DEUS?

Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por Mim. João 14:6.

Isaque Newton (1642-1727) foi um dos mais brilhantes cientistas de todos os tempos. Ele antecipou a grande lei da termodinâmica acerca da conservação da energia e formulou as leis do movimento que tomam possível a disciplina dos dinâmicos com todas as suas complicadas subdivisões. Também foi graças a ele que o sistema de cálculos se desenvolveu, tomando-se um amplo ramo da matemática e uma ferramenta-chave de várias ciências. Porém, de todas as suas contribuições, nenhuma lhe deu maior fama que a descoberta da lei universal da gravidade. Segundo alguns, essa idéia teria surgido em sua mente quando uma maçã caiu em sua cabeça. Embora a maioria acredite que isso tenha realmente ocorrido, ninguém duvida de sua capacidade e da autoria newtoniana dessa descoberta. Mas é aqui que vem o aspecto mais legal de tudo isso: esse gigante intelectual do passado também era um genuíno cristão que acreditava em Jesus como seu Salvador pessoal. Newton lia a Bíblia todos os dias. Aliás, saiba que ele escreveu livros relacionados à Bíblia e o mais famoso deles foi seu comentário às profecias de Daniel e Apocalipse. Newton produziu fortes artigos contra o ateísmo e em defesa da criação do mundo em seis dias. Defendeu a historicidade de um dilúvio universal e declarou que o relato bíblico era a mais sublime de todas as filosofias. Disse encontrar mais evidências a favor da autenticidade bíblica do que de qualquer outra história profana. A partir do livro de Daniel, Newton passou a acreditar não somente na existência de Deus, mas também na segunda vinda de Cristo. Ele disse que a volta de Jesus deveria ser a maior esperança da nossa vida. Sua interpretação das profecias era tão próxima daquela ensinada por nossa igreja que alguns chegam a brincar dizendo que Newton era um adventista que viveu antes do movimento adventista.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

7

SETE INTERROGAÇÕES ATREVIDAS

Malaquias 1

 

TOPO

 

Conforme o livro de Malaquias, o povo israelita, ou judeu, dirigiu-se a Deus, em circunstâncias bem esquisitas, em certas ocasiões, fazendo-lhe sete interrogações atrevidas:

 

1. "Eu vos amei, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos amaste?" - Malaquias. 1:2.

 

2. "Diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes que desprezais o Meu nome e dissestes: Em que desprezamos nós o Teu nome?". - V. 6.

 

3. "Ofereceis sobre o Meu altar pão imundo e dizeis: Em que Te havemos profanado?". - V. 7.

 

4. "Enfadais ao Senhor com vossas palavras e ainda dizeis: Em que O enfadamos?". - Cap. 2:17.

 

5. "Tornai para Mim, e Eu tornarei. para vós, diz o Senhor dos Exércitos. Mas vós dizeis; Em que havemos de tornar?". - 3:7.

 

6. "Roubará o homem a Deus? todavia vós Me roubais e dizeis: Em que Te roubamos?". - V. 8.

 

7. "As vossas palavras foram agressivas para Mim, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Que temos falado contra Ti?" – V. 13.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2004-353 CPB - ÓCULOS DE SOL

Mas para vocês que reverenciam o Meu nome, o Sol da Justiça Se levantará trazendo cura em Suas asas. Malaquias 4:2.

Os raios do Sol não contêm somente a luz visível, mas também luz ultra-violeta e outros raios invisíveis, e alguns desses raios podem ser perigosos para nossos olhos. Condições tais como a neve e a areia branca do deserto são particularmente perigosas porque refletem mais dos raios solares diretamente em nossos olhos. São usados protetores oculares especiais em campos polares de gelo, onde os raios do Sol do verão brilham por quase 24 horas por dia, refletindo-se na neve bem como vindo diretamente do Sol. Todos conhecemos o alívio que nos traz colocar um par de óculos escuros num dia ensolarado. Mas alguns cientistas estiveram estudando os efeitos do uso de óculos de Sol e descobriram que o seu uso nos impede de exercitar as medidas protetoras naturais do piscar e fechar os olhos. Assim, nossos olhos estão mais freqüentemente expostos aos perigosos raios de Sol quando usamos óculos escuros. Embora os raios de luz visíveis sejam refratados pelos óculos, nos fazendo sentir o mesmo efeito de quando protegemos os olhos com as mãos, na verdade a maioria dos óculos de Sol não filtra os raios ultravioleta, mas, pelo contrário, deixam nossos olhos abertos e expostos mais diretamente a eles. Com o passar do tempo o resultado é um enfraquecimento da visão quando na realidade pensamos que a estamos protegendo. Jesus é o Sol da Justiça de acordo com as palavras do profeta Malaquias. Quando Ele brilha em nossa vida somos muitas vezes penosamente advertidos de coisas que não deveriam existir. Vemos nossas faltas claramente quando comparados com Sua vida perfeita. Podemos colocar óculos escuros espirituais, mas os raios do Sol continuarão a brilhar. Quando tentamos evitar em nossa vida a brilhante glória de Jesus, também nos tornamos espiritualmente cegos com o tempo. Peçamos a Jesus para abrir nossos olhos a fim de que O vejamos claramente e O sigamos. E quando Ele nos mostrar coisas em nossa vida que não deveriam existir, não coloquemos óculos escuros para nos esconder de Sua luz.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

8

O NÉSCIO

Efésios 5:15

 

TOPO

 

O néscio é aquele:

 

1. Que diz no seu coração: "Não há Deus". - Salmo 14:1; 53:1.

 

2. Que confia em seu próprio coração. - Provérbios 28:26; Jeremias 17:9.

 

3. Cujo caminho é reto aos seus próprios olhos. - Provérbios 12:15; 16:25.

 

4. Cujo coração está nas riquezas. - Lucas 12:16-21.

 

5. Que despreza a sabedoria e a instrução, - Provérbios 1:7, 22; 18:2.

 

6. Que se ira depressa. - Eclesiastes 7:9; Provérbios 14:16, 17.

 

7. Que encobre o ódio com a mentira. - Provérbios 10:18.

 

8. Que zomba do pecado. - Provérbios 14:9; 10;23.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-275 CPB - AS ESPIRAIS DE DEUS

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os maus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmo 139:23 e 24.

Dê uma boa olhada para os fios de uma teia de aranha, o centro de uma margarida ou um girassol, as escamas de um cone de pinhão, a concha de uma ostra, as gavinhas de uma trepadeira, um repolho, uma alcachofra ou um abacaxi. Todos eles têm características comuns. A Natureza trabalha em espirais. Algumas espirais são muito compactas, outras são alongadas, mas Deus usou repetidamente a espiral na Natureza. Considere por uns minutos a maneira em que as folhas se acham dispostas na árvore. Se observar com cuidado, verá que em cada espécie se acham dispostas em espiral alongada, nos ramos ou galhos. Os galhos de uma árvore projetam-se como de um círculo, sendo o tronco o centro. A Natureza tem duas maneiras de dividir o círculo, de modo que cada uma das folhas tenha chance de receber a quantidade máxima de luz. Em certas árvores as folhas são exatamente opostas umas às outras. O método espiral pelo qual Deus divide o círculo é mais comum. Na folhuda frança de uma árvore o Senhor planejou sabiamente, pois serviu-Se do princípio fundamental da arte — a simetria dinâmica. O ângulo da espiral entre duas folhas adjacentes jamais varia em cada espécie. Deus harmonizou beleza e função, usando interessante fórmula matemática. Deus planejou também que a sua vida fosse construída em espiral. Iniciando no centro, você se expande do próprio eu para Ele. O Senhor aumenta continuamente a sua capacidade de adquirir sabedoria, força, alegria e felicidade. Você não tem limites. Com Deus, você tem possibilidades infinitas. Satanás, vendo o seu êxito, resolveu inverter a espiral. Ele detesta ver que você busca a Deus, e perceber que a sua vida se amplia, rumo de maiores realizações. Se você lhe prestar ouvido, seus pensamentos se introvertem. Sua espiral decresce, até que afinal você se torna completamente ensimesmado, concentrado tão-somente em si mesmo, sem possibilidade de crescer. Unicamente o arrependimento pode reverter essa espiral. Clame então ao Senhor: "Conhece meu coração e pensamentos, e leva-me de novo para junto de Ti e para o caminho eterno".

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 

TOPO