Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

FELICIDADE E PAZ

 

1 COMO SER FELIZ

 

2 VIDA IDEAL-ATOS 13.32

 

3 QUE É A VITÓRIA-2 CORÍNTIOS 2.14

 

4 A PAZ VERDADEIRA-JOÃO 14.27

 

5 COMO OBTER A VERDADEIRA FELICIDADE

 

6 O AFÃ DOS PRAZERES

 

7 A VERDADEIRA E A FALSA PAZ

 

8 O SEGREDO DA VERDADEIRA FELICIDADE

 

9 OBSTÁCULO ÀS BENÇÃOS DIVINAS

 

10 BEM-AVENTURANÇAS NO VELHO TESTAMENTO

 

11 OS PASSOS DE UM HOMEM BOM-SALMO 37.23-24

 


 

1

COMO SER FELIZ

 

TOPO

 

Apanhe doze meses bonitos e bem crescidos. Veja que eles estejam completamente livres de todas as velhas recordações de AMARGURA, RANCOR, ÓDIO, INVEJA. Limpe-os de todos os DESPEITOS aderentes, cuidando em tirar qualquer mancha de PEQUENEZ ou de PIEDADE PARA CONSIGO MESMO. Em resumo, livre esses meses de todo o PASSADO. Agora, corte-os em trinta e uma partes iguais. Não tente fazer toda a força de uma vez! Antes prepare um DIA de cada vez e em cada um deles ponha o seguinte:

 

12 partes de

11 partes de CORAGEM

10 partes de PACIÊNCIA

9 partes de TRABALHO

8 partes de ESPERANÇA

7 partes de FIDELIDADE

6 partes de SOLICITUDE

5 partes de BONDADE

4 partes de DESCANSO

3 partes de PRECE

2 partes de MEDITAÇÃO e junte

1 parte de RESOLUÇÃO cuidadosamente selecionada.

 

Ponha mais ou menos uma colher de chá de BOM ESPÍRITO, uma dose de ALEGRIA, uma pitada de EXTRAVAGÂNCIA, salpique um pouco de DIVERSÃO e um copo de BOM HUMOR.

Derrame no todo, uma quantidade liberal de AMOR e misture com DEDICAÇÃO. Cozinhe-o inteiramente num CALOR ARDENTE. Enfeite com SORRISOS e um raminho de OTIMISMO. Sirva com CALMA, sem EGOÍSMO e com JOVIALIDADE.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

O MODELO DA ALEGRIA HUMANA

 

Nós não estamos acostumados a pensar em Cristo corvo o modelo da alegria humana, mas Ele o era.

 

1. A vida terrena de Cristo, mesmo em suas tristezas, era uma vida de alegria sem paralelo. Quais foram as principais características da vida de Nosso Senhor nesse particular?

a) A consciência da constante comunhão divina. Comunhão com Deus é alegria.

b) Obediência à vontade de Deus é alegria. O hábito de reconhecer a vontade divina em todas as coisas tem o poder de tornar-nos alegres.

c) Pureza é alegria. Liberdade de uma consciência acusadora e de desejos incontroláveis é felicidade.

d) Amor é alegria. O esquecimento do eu – o ato de autosacrifício – é alegria.

 

2. A vida celestial é uma vida de alegria, aperfeiçoada pelas tristezas que passaram. A alegria celestial do Senhor se encontra na contínua extensão dos benefícios de Sua morte e em toda a glória e triunfo que a Sua alma humana possui,

 

3. A alegria do Senhor sobre a Terra e no Céu é concedida através da sua simpatia para com os homens que sofrem. Na Terra podemos receber comunhão com Deus, perdão e santidade; no Céu participaremos de Seu triunfo. Nossa vida terrena nunca pode ser alegria pura e não interrompida, mas Sua alegria pode ser a mais real e profunda.

 

SETE SEGREDOS DA FELICIDADE

 

1. Felicidade em guardar a lei. - Provérbios 28:18.

 

2. Felicidade em sofrer por Deus. - 1 Pedro 3:17.

 

3. Felicidade na correção de Deus. - Jó 5:17.

 

4. Felicidade em fazer o que Jesus manda. - João 13:17.

 

5. Felicidade se Deus é nosso Senhor. - Salmo 144:15.

 

6. Felicidade em encontrar sabedoria. - Provérbios 3:13.

 

7. Felicidade em confiar no Senhor. - Provérbios 16:20.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 


 


 

2

VIDA IDEAL

 

TOPO

 

Definição de uma vida ideal, segundo Deus: "Um varão conforme Meu coração, que executará toda Minha vontade". - Atos 13:32.

 

1. O alvo da vida: "Venho, ó Deus, para fazer a Tua vontade".  - Hebreus 10:9.

 

2. O sustento da vida: "A minha comida é fazer a vontade dAquele que Me enviou". - João 43:4.

 

3. Os companheiros da vida: "Qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é Meu irmão, e Minha irmã, e Minha mãe". Marcos 3:35.

 

4. A instrução para a vida: "Ensina-me a fazer a Tua vontade ... ó meu Deus". - Salmo 143:10.

 

5. O prazer da vida: "Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus". - Salmo 40:8.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-144 CPB - KNUTE ROCKNE

Fazei tudo o que Ele vos disser. S. João 2:5.

Aqueles que assistem a futebol americano, já ouviram falar do Notre Dame. Setenta e cinco anos atrás, quando Knute Rockne se uniu ao time, dificilmente alguém terá ouvido falar do pequeno colégio, em South Bend, Indiana. Depois que Rockne se formou em Notre Dame, continuou como treinador e colocou do Notre Dame no mapa como uma grande força do futebol americano. Nos treze anos em que ele foi treinador, seu time perdeu apenas 12 jogos. Por cinco anos seguidos, eles ganharam todas as partidas que, disputaram. Sua força residia em velocidade, estratégia e habilidade, mais do que no porte físico e na força bruta. Também consistia em sua disposição para obedecer ao treinador. Certo dia, o treinador Rockne explicava suas teorias sobre bloqueio. - O bloqueio feito por dois homens é desnecessário - insistia ele. O bloqueio por um só homem é mais eficaz, por causa do elemento surpresa. Você pode vir ao seu competidor cada vez de um ângulo diferente. . - Um homem só não tem força suficiente para bloquear um corredor - objetou um dos jogadores. - Tem, se ele agir corretamente - continuou Rockne. - Venha a seu oponente depois de uma flexão baixa, com as pernas separadas e bem estendidas, assim (o treinador demonstrou o que queria dizer). Em seguida, veja o que pode fazer. Todos os jogadores experimentaram a posição do bloqueio por um homem, menos Joe Bachman, um jogador veterano de primeira categoria. - Venha aqui, Bachman - chamou Rockne. - Acho que você não entendeu o que desejo que vocês façam. Vou repetir a demonstração. Observe com cuidado, depois vá e tente! - Não preciso fazer o que ele diz - pensou Bachman. - Minha maneira de agir funcionava bem antes de Rockne aparecer. Não vou mudar. Ele voltou a praticar, mas se recusava a experimentar o novo método. - Devolva seu uniforme, Bachman! - gritou Rockne. - Você já terminou! Não podemos ter uma equipe sem trabalho de conjunto. Você precisa seguir as minhas ordens! Espantado, Bachman pediu desculpas por sua atitude, e prometeu obedecer dali para a frente. Foi imediatamente reintegrado. Jesus é seu treinador no jogo da vida. Você está competindo com Satanás e todas as forças do mal. Se você quiser vencer, deve obedecer ao seu Treinador. O que Ele mandar você fazer, faça-o.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 


 

3

O QUE É A VITÓRIA

2 Coríntios 2:14

 

TOPO

 

1. Quando esquecido e negligenciado, ou propositalmente posto de lado, e ainda você pode sorrir, gloriar-se intimamente do insulto ou uma omissão, porque por este meio você é contado como digno de sofrer por Cristoisto é vitória.

 

2. Quando falam mal do bem que você faz; quando seus desejos não se realizam; seu gosto é ofendido; seus conselhos desprezados; sua opinião ridicularizada; e ainda com amor você pode aceitar tudo paciente e silenciosamenteisto é vitória.

 

3. Quando você se satisfaz com qualquer comida, qualquer vestuário, qualquer clima, qualquer sociedade, qualquer solidão, qualquer interrupção feita por Deusisto é vitória.

 

4. Quando você pode lidar pacientemente e com amor com qualquer desordem, qualquer irregularidade, qualquer impontualidade, qualquer importunaçãoisto é vitória.

 

5. Quando você nunca pensa em referir-se a si mesmo nas conversações ou exibir suas boas obras, ou desejar elogios, quando realmente você puder apreciar ser desconhecidoisto é vitória.

 

6. Quando você pode estar face a face com desperdícios, disparates, extravagâncias, insensibilidade espiritual, e suportar tudo como Jesus o suportou – isto é vitória.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-096 CPB - A RAINHA VITÓRIA

Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 3:18.

- O que é isto, querida Lehzer? - perguntou a princesa Vitória, de doze anos de idade. - Abra seu livro de história - respondeu sua professora. - Nunca vi esta página antes! Vitória estudou cuidadosamente sua árvore genealógica. Quando o rei George IV morresse, o tio Guilherme deveria ser rei. Depois de Guilherme seria Vitória. Oprimida pela idéia de ser uma rainha, ela desabou a chorar. Depois, enxugando as lágrimas, disse: - Serei bondosa! De fato, nos poucos anos seguintes a princesa não teve nenhuma condição de ser má, pois alguém estava com ela todos os momentos. Dormia com a mãe à noite, e não lhe era permitido sequer andar até o corredor sozinha, durante o dia. Pouco antes do pôr-do-Sol, na manhã de 20 de junho de 1837, dois homens importantes vieram ao Palácio de Kensington para ver Vitória. Curvando-se diante da princesa de 18 anos de idade, disseram: - Vosso tio faleceu poucas horas atrás. Sais agora a rainha da Inglaterra. Assim que eles saíram, ela perguntou a sua mãe: - Sou realmente a rainha, agora? - Sim, minha filha! - E posso ter satisfeito qualquer desejo meu? - Sim, certamente. - Então, mamãe, eu gostaria de estar sozinha por uma hora! Pela primeira vez, nos dezoito anos de Vitória, tinha ela o prazer de estar a sós. Naquela noite, ela pediu um quarto para si mesma, e a mamãe teve que ficar de fora. Foi uma coisa inteiramente normal o que a rainha Vitória pediu. Que adolescente não necessita de estar a sós, às vezes, fazer suas próprias coisas e pensar seus próprios pensamentos? Os anos da adolescência são próprios para testar-Ihes as asas e descobrir como conduzir a vida por si mesmos. É parte natural de como tornar-se adulto. Deus quer também que cresçamos espiritualmente. Não podemos ser sempre crianças, dependendo da mamãe e do papai para nossa experiência cristã. Precisamos experimentar nossas asas da oração e meditação. Aprender a aproximar-se de Deus sozinho faz parte do crescimento em Cristo Jesus.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

4

A PAZ VERDADEIRA

João 14:27

TOPO

 

É uma necessidade urgente da humanidade. O mundo não pode dar o que não tem.

 

I – A PAZ DO MUNDO.

 

1. A paz política.

a) Na linguagem diplomática - "Paz armada".

(1) As nações se armam para respeito mútuo.

b) Que temos visto como resultado? - Guerras.

 

2. A paz social.

a) É a que estabelece que o dinheiro faz o homem feliz.

b) As comodidades produzem calma espiritual.

c) Os prazeres trazem paz e felicidade.

(1) São todos os ricos felizes?

(2) São os que se fartam de prazeres felizes?

(3) A experiência ensina que a paz não é questão de prazeres materiais.

 

3. A paz intelectual.

a) Muitos se refugiam na leitura como agência produtora de paz.

b) Buscam obras de moral, de consolo, de filosofia, mas não acham paz.

(1) Um livro feito por homens não pode fazer o que Deus pode fazer.

c) A paz não nasce na cabeça, mas no coração, e Jesus é o único que pode transformar o coração.

 

II – A PAZ DE CRISTO JESUS.

 

1. A paz que o mundo não tem.

a) Como se revelou em Jesus.

(1) Nada O turbava diante dos inimigos, das aflições, do Getsêmani e de Pilatos.

b) Onde está o segredo desta paz?

(1) Na comunhão íntima com Deus.

(2) Na segurança do cumprimento cabal da vontade de Deus.

(3) Esta é a paz que o mundo não tem e não pode dar.

 

2. Como a adquirimos? – É questão do coração.

a) Como o filho pródigo, precisamos ir ao Pai por Jesus, pelo Qual alcançamos reconciliação e a paz, - João 6:37; 14:27.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2001-027 CPB - O BAGRE DA CHAPADA DIAMANTINA

Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27.

Espalhada entre um conjunto de serras de 85.000 km2, está a Chapada Diamantina, a oeste do Estado da Bahia. Ali se pode ver a Cachoeira da Fumaça com 340 metros de queda e a Gruta do Lapão, cuja boca tem 20 metros de altura por 120 metros de extensão. Entre as atrações naturais da Chapada Diamantina, destaca-se o Poço Encantado, uma caverna calcária onde há um lago de águas claras e tons azulados, de 90 metros de largura e 62 metros de profundidade. Cerca de 30 metros separam a superfície da água, do teto da caverna. Uma fenda no teto deixa passar os raios do sol entre os meses de abril e setembro. Eles incidem sobre o azul da água, chegando ao fundo do poço e criando um grande espetáculo visual. O único habitante vertebrado desse poço azul é um minúsculo bagre, que não passa de sete centímetros de comprimento. A pequena população de peixes concentra-se nas paredes do lago a 10 metros de profundidade. Uma vez ou outra eles descem ao fundo. Alimentam-se de larvas de insetos, mosquitos e microcrustáceos. Por viverem em ambiente de caverna são cegos e brancos. O bagre da Chapada Diamantina é único no mundo e já despertou o interesse da ciência, devido a sua estrutura óssea. Além disso, o dia e a noite são iguais para ele. Como não enxerga, usa sensores químicos para encontrar o alimento. Ele é também único no quesito relacionamento. Por não ter predadores, o bagre da chapada é dócil e vive na paz mais absoluta. Ele vive, na verdade, num mar de paz. Atualmente é proibido nadar ali, para evitar estragar a tranqüilidade de seus habitantes. Mas que dá vontade de pular lá dentro, dá. A paz é um de nossos maiores anseios. Nações, cidades e famílias buscam a paz. O grande contraste é que muita gente usa armas de guerra para conquistá-Ia. Outros acham que acabando as guerras lodos ficarão em paz. Mas Jesus disse que as guerras começam na mente. O problema da falta de paz está dentro de nós, assim como é dentro do Poço Encantado que está a paz do bagre da Chapada Diamantina. Ele vive ali, tranqüilo, pois tem proteção internacional. Para nós também, a paz vem de fora. Só podemos tê-Ia depois que Jesus entra em nossa vida. Ele liquida o predador de nossa paz. Shalom!

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

5

A VERDADEIRA FELICIDADE - COMO OBTÊ-LA?

 

TOPO

 

Nós, no fundo do coração, ansiamos pela posse da felicidade.

 

I – COMO O MUNDO PROCURA A FELICIDADE.

 

1. Nos prazeres passageiros e efêmeros.

a) Carnaval etc.; vítimas vão parar na assistência.

 

2. Nas conquistas e louros.

a) Carlos Magno - esqueleto, cetro caído etc.

b) O triste fim das "misses".

c) Na ponta de um revólver ou punhal.

 

II – CONTRASTE ENTRE A FELICIDADE QUE O MUNDO OFERECE E A OUTORGADA POR CRISTO.

 

1. Dinheiro.

a) Calígula, Eastman Kodak e suas vidas finais; suicídios de banqueiros. Os ricos de hoje vivem inquietos.

b) Ao cristão é assegurada uma herança. - Romanos 8:16-17.

c) Ele é rico. - Apocalipse 2:9; 2 Coríntios 614,7-10.

d) A pérola preciosa. - Provérbios 10:22; Mateus 13:44.

 

2 . Saúde.

a) O dinheiro, sem saúde, é sem valor.

b) A saúde aqui é relativa, e, na proporção que o fim se aproxima, as doenças aumentam.

c) Ao cristão, aqui na Terra, é dada a promessa de Jesus ser Seu médico. - Êxodo 15:26 - e, na mansão celestial, saúde real. - Mateus 4:2; Isaías 33:24.

 

3. Amigos.

a) Tenho dinheiro, temos amigos - Provérbios 19:4 - mas a amizade terrena é muitas vezes falsa.

b) Jesus quer ser nosso melhor amigo. - João 15:14,15. - Provérbios 18:24; 17:17.

c) É Jesus o teu amigo real?

 

4. Lar.

a) Certas mansões parecem-nos um paraíso. Fraca concepção!

b) Mesmo no lar onde deve haver felicidade segundo o plano de Deus, às vezeslutas e misérias.

(1) As tragédias conjugais.

c) Aqui somos forasteiros: nosso lar está no céu. - João 14:1-3; Filipenses 3:20, 21; Hebreus 11:13-16.

 

 

III – EM QUE CONSISTE, POIS, A FELICIDADE?

 

1. Não nas coisas deste mundo.

 

2. Em achar e ter Jesus no coração. - João 4:13-14; 14 :27.

a) O que disse Agostinho: "O nosso coração não está tranqüilo enquanto não descansar em Jesus."

 

3. Jesus nos outorga a verdadeira felicidade – a que passa e a que não passa, a vida eterna. - Lucas 2:9-10.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-270 CPB - PASTORES DE OVELHAS

"Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos." Lucas 2:8.

O que você gostaria de ser quando crescer? Um médico, professor, carpinteiro, advogado ou pastor de ovelhas? Será que seria divertido trabalhar como pastor de ovelhas? Não sei a sua opinião, mas sempre achei que a vida de um pastor de ovelhas devia ser bem tediosa. Isto é, eu pensava assim até ouvir umas histórias sobre alguns pastores da França. Há uma região na França que se chama Landes. O problema de ser um pastor de ovelhas nessa localização do país é que grande parte da terra está parcialmente coberta de água. É muito difícil manter o passo das ovelhas quando se precisa atravessar pântanos. Então, esses pastores franceses inventaram uma maneira engenhosa de andar. É o seguinte: cada pastor caminha sobre pernas-de-pau e usa um enorme cajado que o ajuda a manter o equilíbrio. Quando precisam parar para descansar, os pastores usam o cajado para apoiar-se e sentar, o que faz com que esses" caras" pareçam um tripé de máquina fotográfica! Isto me faz pensar em outros pastores de ovelhas sobre os quais ouvi falar. Os pastores que receberam a boa notícia de que Jesus iria nascer. Eles não estavam se equilibrando em tripés, mas se estivessem, teriam caído no mesmo instante, tomados pelo espanto! Uma luz brilhante iluminou o céu e os cobriu. (Se algo assim acontecesse hoje em dia, as pessoas diriam que era um objeto voador não identificado.) Mas os pastores sabiam que eram anjos, e ficaram com medo. Os anjos lhes disseram que não temessem porque estavam trazendo ótimas notícias; as melhores notícias de todos os tempos: Jesus, o Salvador, havia nascido, e eles eram os primeiros a saberem! Devo admitir que nunca desejei ser pastor de ovelhas, mas com certeza teria gostado de ser um pastor naquele dia. Deus poderia ter avisado ao rei que Jesus nascera. Então, por que levou a boa notícia de Jesus aos pastores? Acho que Ele sabia que eles Lhe dariam ouvidos. Você está disposto a dar ouvidos a Deus hoje? Nunca se sabe que boas notícias Ele pode ter para lhe dar!

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

6

O AFÃ DOS PRAZERES

 

TOPO

 

Muitos hoje pensam que a real felicidade consiste nos prazeres que o mundo oferece.

 

1. É um sinal do fim. - 2 Timóteo 3:4.

a) Assim foi nos dias de Noé.

 

2. Os prazeres deste mundo são efêmeros e funestos. - 1 João 2:15, 17.

a) Quantos lares arruinados, quantas crianças na orfandade e miséria; hospitais e cadeias cheias de vítimas dos prazeres!

 

3. Jesus é a Fonte de toda a alegria que satisfaz a alma. - Salmo 16:11; João 14:27.

a) Os discípulos se alegraram quando viram o Senhor. - João 20:20.

b) Os ímpios não têm paz. - Isaías 57:21.

 

4. O reino de Jesus é de paz e de gozo permanente. - Romanos 14:17-19.

 

5. O conselho de Jesus. - Mateus 6:35; 1 João 2:15,17.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2004-111 CPB - CHIMPANZÉS GANANCIOSOS

Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. Mateus 6:34.

Quando os filhos de Israel estavam a caminho de Canaã e Deus achou conveniente alimentá-los com maná dos céus, ensinou-lhes, e a nós também, uma importante lição: a de que suprirá todas as nossas necessidades, mas ninguém deve receber mais do que o necessário. Quando o maná caiu no primeiro dia, Moisés disse ao povo que haveria mais no dia seguinte e deveriam tomar apenas o necessário para o momento. Mas houve pessoas gananciosas que encheram todas as vasilhas que possuíam. Ele tinha o sabor de bolinhos de mel, por aí você pode imaginar o quanto o maná foi apreciado. Uma vez que não havia necessidade de apanhar mais do que o necessário para um dia, aqueles bolinhos não foram feitos para durar. Pela manhã o maná "extra" estava estragado, e a tenda dos gananciosos começava a cheirar mal. De súbito, essas pessoas estavam ansiosas para se livrar do alimento estragado rapidamente. Apenas na sexta feira Deus permitiu ao povo colher quantidade suficiente para mais de um dia, e então o Senhor operava um milagre para mostrar a importância em observar o sábado sagrado. Conservava o maná sem estragar durante a noite e todo o dia de sábado. Talvez um bom exemplo de ganância demonstrada por certas pessoas quando não necessitam dela, é observado pelo comportamento de alguns chimpanzés numa estação alimentícia da África. O posto era suprido diariamente com bananas, de tal maneira que havia sempre bananas à vontade para os animais. Mas os chimpanzés parece que nunca aprendiam que não era necessário acumular as frutas. Vinham ao posto, comiam até se fartarem, e saíam com bananas na boca, embaixo do queixo, braços, nas mãos e até entre os joelhos. Imagine que engraçado deveria ser observá-los enquanto tentavam andar assim carregados! Obviamente, não conseguiam ir muito longe com tantas bananas! Os chimpanzés são tolos, mas será que não agimos da mesma maneira quando não confiamos em Jesus para prover nossas necessidades?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 

7

A VERDADEIRA E A FALSA PAZ

 

TOPO

 

I – OS BENS DO HOMEM FORTE ESTÃO EM PAZ - LUCAS 11:21.

 

1. Estes estão sob a influência satânica.

2. É uma paz fruto da valentia.

3. Paz baseada nas diversões, com o esquecimento das coisas sérias.

 

II – "PAZ, PAZ; E NÃO HÁ PAZ" - JEREMIAS 8:11.

 

1. São falsos profetas.

2. Correm sem mensagem do Senhor.

3. Muitas pregações hoje são panacéias e não têm o sentido necessário. - João 3:3, 5, 7.

4. Opiniões humanas, ciência, educação secular etc, são comparadas a uma parede frágil. - Ezequiel 13:10.

 

III – A PAZ VERDADEIRA - JOÃO 14:27.

 

1. É a paz duradoura.

2. É a paz que o mundo, a sociedade, o lar e o indivíduo necessitam.

3. Jesus no-la dá. - João 14:27.

a) Ele é o Príncipe da Paz.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2001-120 CPB - ESPANTA-BOIADA

Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todo os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o. Lucas 11:21 e 22.

Ele já foi chamado de o guerrilheiro das aves, guardião de rios e campos. O quero-quero é comum em quase todas as regiões de nosso país, no Uruguai e Argentina. Seu nome deriva do grito estridente, motivo de ser também chamado de espanta-boiada. Tem cauda curta, patas largas e penugem cinzenta. Na cabeça ostenta um penacho e na ponta da asa um esporão rosado. Anda a passos largos e decididos, até certo ponto provocador. Apesar disso, vi um deles tropeçar numa calçada e levar um escorregão ao fugir de mim. Sempre de emboscada, ao sentir a presença de estranhos ele nunca grita próximo ao ninho. Para despistar, corre silenciosamente entre a vegetação e levanta vôo muito longe, simulando surpresa. Só então dá o alarme e denuncia o caçador escondido. E se algum curioso tenta se aproximar, ele o leva cada vez mais longe, como se estivesse preparando uma emboscada. O quero-quero não abre mão de seus direitos e baseado na ilusão de sua força parte para a luta. É menor do que uma perdiz, mas dá a impressão de ser uma fera. Investe contra o inimigo com gritos e vôos rasantes. Outros companheiros aparecem, gritando como soldados a tocar clarim no campo de batalha. Diz-se que mesmo acuado não foge da arma do caçador. Socorre o companheiro ferido e morre sobre ele gritando: "Quero-quero". Na parábola do valente, Jesus disse que ao surgir um mais valente ainda, o valente cai. Suas mãos são algemadas e ele perde tudo o que tem. Ele contou essa história porque alguns judeus diziam que o Seu poder não era de Deus, mas, do inimigo, Lúcifer. Jesus então disse-lhes que o Seu poder não era semelhante ao de Lúcifer, mas muito maior ainda. É como se Lúcifer entrasse na luta com bombas de dinamite jogadas de um balão contra Jesus, cujas armas são mais poderosas do que bombas atômicas lançadas de caças invisíveis. Jesus é o mais valente. A Ele foi dado todo o poder nos Céus e na Terra. Ainda que Se entregou para morrer na cruz, ressuscitou e tem com Ele os segredos da vida, da onipotência e da onisciência. Ele pode criar. Pode fazer qualquer coisa e conhece todas as coisas. E esse Jesus estará com você hoje, amanhã, sempre.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil


 


 

8

O SEGREDO DA VERDADEIRA FELICIDADE

 

TOPO

 

I – INTRODUÇÃO

 

1. Todos buscam a felicidade na vida.

2. Pouquíssimos são realmente felizes. Dizem alguns que a felicidade é apenas uma ilusão.

3. A felicidade não é um objetivo, mas um estado de espírito.

4. A confusão entre o prazer e a verdadeira felicidade.

5. O temor e a insegurança em nossos dias são os inimigos da felicidade.

6. A consciência enferma é outro fator de infelicidade.

 

II – O MOTIVO DA INFELICIDADE.

 

1. Nãopaz senão na harmonia com Deus. - Isaías 57:21.

2. Existe temor se não houver harmonia com Deus. - Provérbios 10:24.

3. Não existe paz ondepecado. - Salmo 38:2,3.

4. O pecado separou-nos de Deus. - Isaías 59:2.

5. A separação de Deus é infelicidade. - Salmo 38:4, 6-10.

 

III – COMO VENCER A INFELICIDADE.

 

1. Se a separação de Deus produziu infelicidade, a reconciliação e a salvação produzirão júbilo. - Salmo 51:8-12.

2. Encontraremos felicidade na guarda dos mandamentos.

- Isaías 48:18.

3. Acharemos paz na guarda da lei de Deus. - Salmo 119:165.

4. Eliminaremos a infelicidade por confiar, entregar nossos caminhos ao Senhor e descansar nEle. - Salmo 37:3-7.

 

IV – A VERDADEIRA FELICIDADE DA VIDA.

 

1. Somente na genuína experiência cristã existe libertação de:

a) Temor. - I João 4:18; Isaías 43:5; Salmo 56:3,4.

b) Aflição e ansiedade. - Mateus 6:25.

2. Somente na genuína experiência cristã existe:

a) Paz - Isaías 24:12;32:17; João 16:33.

b) Repouso e confiança. - Mateus 11:28.

c) Verdadeira felicidade. - Salmo 33:1; 128:1,2; Provérbios 16:20; Salmo 16:11.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1983-326 CPB - O IMPERADOR INFELIZ

"Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes." Lucas 12:23.

Você por certo já terá ouvido declarações como estas: "Ah, se eu tivesse uma casinha para morar, então eu seria feliz!" "Quem me dera ter uma bicicleta nova! Então eu seria feliz!" "Se eu tivesse um vestido novo para a festinha de hoje à noite, como eu seria feliz!" Como seria se você tivesse tudo que já desejou ter? Será que assim você se sentiria feliz? A resposta a essa indagação se encontra na vida de homens que viveram há mais de dois mil anos. Um deles, Tibério César, era imperador romano, e seu nascimento, se deu no dia de hoje, na época em que Jesus viveu na Galiléia. Tibério foi um dos homens mais ricos do mundo. Parecia não haver limite em sua riqueza. Ele podia obter tudo que imaginasse, e obteve tudo que desejou. Seus cavalos usavam ferraduras de ouro. Ele possuía um luxuoso castelo de mármore numa ilha do Mediterrâneo. Vestia-se em veludo, seda, setim, e adornava-se com jóias. Uma multidão de servos ficavam à sua disposição para atender a qualquer de seus desejos. Tibério César era feliz? Não. Com efeito, ele foi o mais infeliz dos homens. A História diz que ele jamais soube sorrir. Seu apelido, proferido por trás de suas costas, era "o imperador triste". Tudo que ele possuía não lhe trazia felicidade. Por constraste, Jesus, o outro homem, era pobre. Seu pai era um carpinteiro, e tão pobre que não podia dar-se ao prazer de levar um cordeiro ou um bezerro ao templo como oferta. Quando Jesus nasceu, a oferta de Seus pais teve de se limitar a um par de rolas e dois pombinhos. Jesus não tinha seu próprio lar. Só possuía as roupas que usava e não tinha dinheiro algum. Não tinha nem cavalo nem barco. Comia o que Lhe davam, e nem sempre isso era muito. Jesus nada tinha, mas era feliz. Ele sabia que a felicidade não vem do que a pessoa possa ter ou do que possa dispor. A vida é mais do que barcos e bicicletas. Bonecas e vestidos não tornam uma menina feliz. Jesus era feliz porque vivia perto de Deus, Seu pai. Ele era feliz porque não tinha sentimentos de culpa por algum mal que tivesse praticado. Jesus era feliz porque passava a maior parte do Seu tempo ajudando os outros.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

9

OBSTÁCULO ÀS BENÇÃOS DIVINAS

 

TOPO

 

1. O espírito de cobiça. Ex. Acã. - Josué 7.

 

2. O espírito de rebeldia. Ex. Jonas. - Jonas 2-3.

 

3, O espírito de mundanismo. Ex. Demas. - 2 Timóteo 4:10.

 

4. O espírito de negligência à oração. - Tiago 4:2.

 

5. O espírito de vingança (que não perdoa). - Mateus 6:14-15.

 

6. O espírito de crítica – O fariseu da parábola: "Eu não sou como os demais..." - Lucas 18:9-14.

 

7. O espírito de indiferença. Ex. Gálio. - Atos 18:17.

 

8. Q espírito de exaltação própria - Tiago e João.

 

9. O espírito de desobediência. Ex. O rei Saul. - 1 Samuel 15:22.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-084 CPB - O QUE HÁ PARA O JANTAR?

"É melhor obedecer a Deus do que oferecer-Lhe em sacrifício as melhores ovelhas." 1 Samuel15:22.

O que aconteceria se sua mãe lhe dissesse que ia fazer sua comida preferida para o jantar? Admita, você ficaria contente. Durante o dia inteiro você pensaria no cheirinho gostoso que sentiria ao chegar em casa. Esperaria ansiosamente pelo momento de colocar a primeira garfada daquela deliciosa comida na boca. Mas espere: o que é isto? Ao entrar pela porta da frente, suas narinas se defrontam com um odor horrível. Você corre até a cozinha, pensando que algo deve estar queimando. Sua mãe sorri e o abraça: "Mudei de idéia, querido", diz ela, e lhe diz que acabou não fazendo sua comida preferida. Ela decidiu fazer uma refeição com todos os ingredientes que você mais odeia. Diz que isto vai desenvolver seu caráter. Você acha que vai ficar desapontado? Talvez até um pouco irritado? Houve um homem da Bíblia que fez algo parecido. Caim e Abel levaram um sacrifício ao altar. Abel levou a melhor ovelha que pôde encontrar em seu rebanho, mas Caim levou as melhores frutas e vegetais que plantara. Embora fossem as melhores frutas de Caim, não eram o que Deus pedira. Deus aceitou a ovelha de Abel, e não aceitou as frutas e vegetais de Caim. Qual foi o problema? Por que Deus fez tanta questão que uma ovelha fosse levada até o altar? Havia pelo menos duas razões. Primeiro, a ovelha representava a morte de Jesus, que pagaria pelos pecados de Caim e Abel, e de todo o mundo. A segunda razão é que quando Deus nos pede para fazer algo, Ele quer saber se seremos leais a Ele. Veja bem, se Deus é digno de nossa adoração, devemos adorá-Lo da maneira que Ele deseja. Caim queria fazer as coisas à sua maneira. Ele deve ter pensado que sabia mais que Deus. Nós também deveríamos adorar a Deus da maneira que Ele nos pede. Felizmente, Ele nos mostrou exatamente como quer que O adoremos. Está em Sua Palavra, e quão feliz Ele fica quando a lemos, e lhe obedecemos.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

10

BEATITUDES NO VELHO TESTAMENTO

 

TOPO

 

1. A bem-aventurança do culto: "Bem-aventurados os que habitam na Tua casa". - Salmo 84:4.

 

2. A bem-aventurança da obediência: "Bem-aventurados os que guardam os Seus testemunhos". - Salmo 119:2.

 

3. A bem-aventurança da generosa: "Bem-aventurados vós os que semeais sobre todas as águas". - Isaías 32:20.

 

4. A bem-aventurança do perdão: "Bem-aventurado é aquele cuja transgressão é perdoada". - Salmo 32:1.

 

5. A bem-aventurança da dependência: "Bem-aventurado é o homem cuja força está em Ti", - Salmo 84:5.

 

6. A bem-aventurança da paciência: "Bem-aventurados todos os que nEle esperam". - Isaías 30:18.

 

7. A bem-aventurança das provações: "Bem-aventurado é o homem a quem Tu repreendes". - Salmo 94:12.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-183 CPB - MAHATMA GANDHI

Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Salmo 32:1.

- Precisamos ser cuidadosos - cochichou Gandhi de 15 anos de idade, para seu primo, depois da aula. - Meu tio suspeita que estamos pegando seus cigarros. - Temos que descobrir outra maneira de tirá-Ios - respondeu seu primo, franzindo a testa. - Que podemos fazer? - Sei onde minha mãe guarda o dinheiro para os empregados - sugeriu Gandhi. - Não deve estar difícil, e ela jamais irá sentir falta de umas poucas moedas. - Boa idéia - concordou seu primo. - Vamos já fazer isto. Foi mais fácil do que eles pensavam. Não havia ninguém no quarto onde o dinheiro era guardado. Eles tiraram o que precisavam e correram para o mercado, a fim de comprar alguns cigarros. Esconderam-se atrás de uma moita e começaram a fumar, mas não se divertiram tanto como haviam imaginado. Sentiram-se envergonhados do que haviam feito. - Sinto-me muito mal, com vontade de morrer - disse seu primo. - Eu também - concordou Gandhi. - Mas podemos suicidar-nos? - Sei onde crescem alguns frutos venenosos - disse seu primo. Num instante, os dois meninos estavam de pé, correndo pela floresta para encontrar os frutos venenosos. Haviam comido um ou dois, quando Gandhi disse: - Sinto-me condenado. Não vamos fazer isto. - Concordo - disse seu primo. Então prometeram um ao outro nunca mais fumar ou roubar novamente. Mas a culpa pelo que havia feito ainda pesava grandemente sobre a consciência de Gandhi. Por fim, ele escreveu uma confissão de todos os seus pecados e assinou um voto de não mais praticá-Ios. Reunindo toda a sua força de vontade, levou a confissão a seu pai. - Lamento, papai - chorou Gandhi. - Prometo jamais fumar ou roubar! Sem pronunciar uma só palavra, seu pai rasgou a confissão. Gandhi sentiu que havia sido perdoado, e um grande sentimento de alívio e felicidade lhe brotou no coração. Quando cresceu, Gandhi se tornou um grande mestre para o povo da Índia, e procurou ajudá-Io a aprender a amar e a perdoar aos outros. Há alguma confissão que você precise fazer hoje?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 

11

OS PASSOS DE UM HOMEM BOM SÃO CONFIRMADOS PELO SENHOR

Salmo 37:23-24

TOPO

A expressão "um homem bom" significa um herói, um valente.

 

I – UM HOMEM VALENTE.

 

1. Pela verdade.

2. Pelo direito.

3. Pela justiça.

4. Que tem o bem como a norma de sua vida.

5. Que se sente feliz em viver para Deus.

 

II – PROSPERA MESMO ENTRE DIFICULDADES E PROVAS. GÊNESIS 39:2-6; 21-23

 

1. Para tais vitórias foi preparado.

a) Amado do seu pai, ainda que odiado por seus irmãos. - Gênesis 37:3-11.

b) Ainda que ameaçado de morte. - V. 18-20, 28.

c) Mesmo tentado por uma mulher. - Gênesis 39:9.

d) Lançado numa prisão. - Gênesis 39:20 - o Senhor estava com ele. - Gênesis 21:22.

 

III – OS PASSOS DE UM HOMEM BOM, SÃO CONFIRMADOS PELO SENHOR. Salmo 37:23-24.

 

1. Essa promessa não assegura que nunca cairá.

2. Se cair, não ficará prostrado, abandonado,

a) O Senhor o tomará pela mão, o erguerá. O exemplo de Pedro. - Mateus 14:31.

(1) O Senhor ouviu a breve oração da angústia e desespero. - Mateus 14:30-31.

3. Deus permite que sobrevenham decepções e provas, mas para nosso bem. - Romanos 8:28.

a) Ele nos ama. - 2 Timóteo 3:16-17.

b) Sustenta-nos com Sua mão. - Salmo 56:13.

c) Somos Seus filhos. - Rom, 8:16; Colossenses 2:3.

(1) Não precisarmos correr atrás de filosofias e psicanalistas em busca de felicidade e cura.

4. O segredo do sucesso. - Provérbios 8:17.

a) Somente assim teremos um fim feliz. - Eclesiastes 12:1.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2000-127 CPB - NADA DE MAIS ..

Deus guia com segurança, no caminho em que devem andar, (pessoas que Ele aprova. Se caírem, não ficarão caídas porque o Eterno (ajudará a se levantar." Salmo 37:23 e 24.

Ufa! Eu conseguira subir e descer as escadas sem carpete e sem corrimão da plataforma onde se realizava minha formatura da oitava série com meu sapato novo de cetim e salto alto (4 centímetros) sem cair! Agora estava atrás da Rosie na fila de formandos que estavam saindo da plataforma, e pensei comigo mesma: Só preciso descer mais uma vez essas escadas, e então estou livre! Mas quando eu me aproximava do primeiro degrau, a barra do meu vestido longo de repente foi para frente, de maneira que eu não podia ver meu pé. Mesmo sem ver o chão que eu pisava, tinha certeza de onde estava o degrau, então, bem confiante, eu... tropecei. Havia calculado mal o local do degrau! Imediatamente caí sentada, e fui descendo a escada de maneira descontrolada. De alguma forma, consegui agarrar-me a uma mureta e apoiar-me parara levantar-me outra vez. O mais incrível é que quando fiquei de p~ ainda estava atrás da Rosie! Ao chegar do lado de fora, meus colegas de classe começar.lI11 a balançar os diplomas, a gritar e a abraçar-se. Quando Rosie virou-se para mim, ficou surpresa: - Por que está chorando? - Por que eu arruinei nossa formatura com aquele tombo idiota! - desabafei. O quê? Você caiu? - perguntou Lowell. Eu ouvi um barulho atrás de mim - admitiu Rosie - mas não foi nada de mais. Apenas duas pessoas que estavam na platéia mencionaram terem visto meu tropeção. Vau! Que alívio quando percebi que para a maioria das pessoas presentes à minha formatura meu lombo não tinha sido nada de mais. Também não devemos nos preocupar se caímos em nossa caminhada para o Céu. Jesus tem poder para nos levantar.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 

TOPO