Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

FRAGILIDADE HUMANA

 

1-A FRAGILIDADE DA VIDA HUMANA-SALMO 90.5-12

 

2-A VIDA É PASSAGEIRA-SALMO 90.12

 

3-QUE É A VIDA-TIAGO 4.13-16

 

4-O CAMINHO DA VIDA-SALMO 16.11

 

5-O FIM DE VÁRIOS HOMENS

 

6-O TEMPO

 

7-SE NÃO VOS TORNARDES COMO CRIANÇA-MARCOS 10.14


 


 

1

A FRAGILIDADE DA VIDA HUMANA

Salmo 90:5-12; Jó 14:1, 2

TOPO

 

COISAS QUE OS HOMENS PODEM E NÃO PODEM FAZER

 

PODEM libertar os átomos, mas não podem unir a humanidade.

PODEM combater epidemias, porém não podem combater o egoísmo.

PODEM elevar o nível de vida, mas não podem satisfazer o coração

PODEM multiplicar as conferências de paz, mas não podem dar a paz.

PODEM idealizar como unir o Ocidente com o Oriente, porém não podem dar segurança.

PODEM prometer um mundo pleno de felicidade, mas não podem cumprir o que prometem.

PODEM prometer riquezas neste mundo, mas não podem dar esperança viva.

PODEM abrir minas no solo, mas não podem abrir as portas do céu.

 

I – A VIDA HUMANA.

1. É curta. É como a flor, a relva.

2. É cercada de lutas, - Salmo 90:10.

3. É como o secar dum rio. - Jó 14:10-12.

 

II – A MORTE.

l. É o inimigo comum de todos. - 1 Coríntios 15:26; Eclesiastes 3:1-2.

2. É o tributo do pecado. - Romanos 6:23.

3. É o prêmio da desobediência. - Romanos 5:12.

 

III – O RESGATE.

l. Jesus veio para livrar-nos da penalidade do pecado. - Gálatas 1:4; 1 Coríntios 15:22.

2. Jesus virá para os que O esperam. - Hebreus 9:28.

3. Os mortos ressuscitarão. - 1 Tessalonicenses 4:16-18.

4. Us anjos levarão os ressuscitados para o céu, - Mateus 24:30-31.

A advertência divina. - Tito 2:11-13.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-2001-100 CPB - COLÊMBOLOS

Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente e nós voamos. Salmo 90:10.

De tão pequeno, o colêmbolo chega a se confundir com o ambiente. Mistura-se entre as folhas das plantas nos campos e nos gramados, como um pontinho marrom de dois milímetros apenas. Em cima de uma tampinha de garrafa dá para colocar cerca de 40 deles. O colêmbolo vive no mundo inteiro e só come folhas. Se a oferta for grande, ele dá preferência ao feijão e à ervilha. Na falta desses, se contenta com uma boa salada de musgos. Como todo inseto, tem seis pernas, sempre usadas em situações normais. Nas emergências ele salta como um canguru. O colêmbolo é equipado com um sistema de mola que se localiza na parte inferior do abdômen. Quando precisa pular, ele solta a mola e projeta-se no ar. O número de colêmbolos é muito grande, pois cada fêmea põe até 120 ovos por vez. Em dois meses, os filhotes já estão prontos para ser pais. Em um ano, podem surgir cinco gerações. Isto seria como nascer no mesmo ano de nossos tataravós. Não fosse a capacidade reprodutiva dos colêmbolos, eles desapareceriam em pouco tempo. Um adulto vive cerca de 15 dias. Contando a partir do ovo, sua vida inteira não passa de dois meses e meio. Eu e você precisamos de nove meses no útero de nossa mãe. Os primeiros homens e mulheres viviam muito mais tempo do que os homens e mulheres de hoje. Alguns, 700, outros, 800 e até 969 anos (Metusalém), o que mais viveu na Terra. Deus cortou o acesso de Adão à árvore da vida para que ele, sua mulher e os seus filhos não vivessem para sempre em pecado. Então, lentamente, houve uma queda na quantidade do tempo de vida. Nos dias de Moisés, a vida do ser humano já havia perdido um zero. Não mais 800, mas 80. E caiu ainda mais. No século 19, chegamos aos 40. Entretanto, a medicina do século 20 trouxe novas esperanças. Agora já se acena com uma média de vida ao redor dos 70 e 80 anos de idade. Mas há até quem fale em 130 anos. Deus é eterno. Nós somos passageiros no grande avião do tempo, um avião supersônico cuja velocidade ultrapassa a barreira do som. Peça hoje a Deus o que Moisés pediu: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmo 90:12). Passe o dia com Jesus.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 


 


 

2

A VIDA É PASSAGEIRA

Salmo 90:12

TOPO

 

I – O CÁLCULO CERTO DA VIDA.

 

1. É temporária.

a) É como a nuvem, a flor, a relva, o vapor etc.

2. É preparativa.

a) Aqui não é a terra de descanso. - Miquéias 2:10.

b) Somos peregrinos. - Hebreus 11:13-16.

 

II – A TENDÊNCIA PARA NEGLIGENCIAR O CÁLCULO.

 

1. Compromissos seculares.

2. Repulsa de pensar na morte.

3. Medo do futuro.

 

III – A SABEDORIA DE UM CÁLCULO CERTO.

 

1. Isso moderará nossas afeições terrestres.

2. Isso nos reconciliará às nossas aflições terrestres.

3. Isso despertará em nós uma acentuada saudade duma pátria melhor e mais feliz, onde os dias sejam eternamente belos.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-2005-233 CPB - QUANTO TEMPO DURA A ETERNIDADE?

Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio. Salmo 90:12. Os anos não são a única maneira de contar o tempo de vida de uma pessoa. Se transformarmos esses valores em dias, minutos ou segundos, os resultados parecerão muito mais interessantes: Uma pessoa com 20 anos já viveu mais de 10 milhões de minutos. Ao completar 28 anos, você terá ultrapassado a marca dos 10 mil dias de vida. Você atingirá 500 meses de vida pouco antes de completar 42 anos. Aos 40 anos, você já terá vivido 1,2 bilhão de segundos. Aos 80 anos, você terá 700 mil horas de vida. Aos 32 anos, você terá um bilhão de segundos de vida. Puxa, olhando por esses valores, até começamos a nos sentir bastante velhos, principalmente se compararmos isso à longevidade de um mosquito, que é de apenas 48 horas. Isso, porém, não é nada comparado à eternidade. Sabe quanto tempo ela dura? Talvez uma ilustração responda a essa pergunta. Certa vez, um jovem perguntou a um sábio quanto tempo durava a eternidade. O velho, que morava nas imediações do Himalaia, respondeu: - Contemple essa magnífica cordilheira de montanhas! Ela não é imensa? O jovem olhou o horizonte até onde a vista alcançava e completou maravilhado: - Não só é imensa, como é maravilhosa! - Então imagine - disse o velho - que a cada mil anos um pássaro diferente viesse e raspasse três vezes o seu bico no topo mais alto dessas montanhas. Isso provocaria um desgaste mínimo nas cordilheiras, não é mesmo? - Sim, mas praticamente imperceptível de tão pequeno. - Pois é - concluiu o sábio. - No dia em que as raspagens milenares tiverem desgastado completamente toda a extensão montanhosa, então se terá passado um segundo da eternidade. É muito para a nossa cabeça, não acha? Imagine só que legal ficar para sempre numa situação que jamais enjoa. Nunca mais teremos de enterrar uma pessoa querida. As doenças, a angústia e o medo estarão para sempre banidos do Universo. Somente um tolo rejeitaria o presente da vida eterna. Que tal tirar o dia de hoje para agradecer a Cristo a oportunidade que Ele nos deu de viver eternamente?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

3

QUE É A VIDA?

Tiago 4:13-16

TOPO

 

Comparações lindas e poéticas, profundamente solenes:

 

1. É uma peregrinação. - Gên. 47:9.

2. É água que se derrama. - 2 Samuel 23:16-17.

3. É uma lançadeira no tear. - Jó 7:6.

4. É um sopro. - Jó 7:7.

5. É vaidade. - Jó 7:16.

6. É uma sombra. - Jó 8:9; 14:2; Salmo 102:11.

7. É um correio. - Jó 9:25.

8. É um navio veleiro. - Jó 9 :26.

9. É uma águia. - Jó 9:26.

10. É um palmo, um nada. - Salmo 39:5.

11. É um sonho. - Salmo 73 :20.

12. É um conto que se conta. - Salmo 90:9.

13. É uma erva que se vai secando. - Salmo 102:11; 1 Pedro 1:24-25; Jó 14:2.

14. É um vapor ou fumaça. - Tiago 4:14.

 

A brevidade desta vida e a eternidade da vida futura. Somente Jesus a fará eternamente feliz.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1983-031 CPB - O MELHOR PANO

 

"Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo." S. Tiago 4:14 Robert Burns, o poeta nacional da Escócia, aprendeu desde cedo como é difícil fazer planos para o futuro. Ele nasceu neste dia em1759, numa humilde cabana de dois aposentos junto ao Rio Doon. Filho de um agricultor, ele cresceu conhecendo o significado da luta e de sonhos infrutíferos. Duas vezes ele mudou de lugar, esperando melhorar sua sorte. Então seu pai morreu e Robert, filho mais velho, teve de assumir a fazenda. Foram-se os seus sonhos de uma educação melhor e de uma vida mais fácil. A idade de 16 anos ele descreveu sua vida como "solidão de um eremita e trabalhos forçados de um escravo de galé". Robert queria muito frequentar uma escola, mas não tinha tempo para isto. Aprendeu a ler, sim, e passou então a procurar educar-se a si mesmo, e instruir-se por si mesmo. Era um quadro comum vê-lo comer com um livro numa das mãos e a colher na outra. Ele levava livros no bolso, de modo que pudesse estudar enquanto dirigia a carreta. Ele cantarolava melodias populares escocesas enquanto dirigia o arado, e logo começou a compor letras para essas melodias. Você poderá até já haver cantado alguma dessas melodias de Robert Burns. Talvez Robert estivesse pensando em suas próprias desapontadas ambições quando escreveu o poema "para um Rato". Ai ele diz: "Os melhores planos feitos por ratos e por homens, muitas vezes saem errados." Isto pode ser verdade em relação a ratos e a homens, mas não o é com relação a Deus. O Senhor diz: "Eu o disse, e farei que se cumpra; Eu propus, e também o farei." Deus tem um propósito para sua vida e Seus planos são certos. "Em Sua amorosa solicitude e interesse para conosco, Ele que nos compreende melhor do que nós próprios, permite-nos, por vezes, que procuremos egoisticamente satisfazer nossa ambição. Não tolera que omitamos os deveres caseiros, mas sagrados, que junto de nós nos aguardam. Muitas vezes estes deveres proporcionam a educação essencial à nossa preparação para uma obra mais elevada. Nossos planos são com frequência frustrados, a fim de que sejam cumpridos os planos de Deus a nosso respeito” - A Ciência do Bom Viver, págs. 473 e 474. Por que não pedir a Deus que execute Sua vontade em sua vida 1101a, mesmo que isto signifique que seus planos pessoais, aqueles que você mesmo estabeleceu, poderão não dar certo?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

4

O CAMINHO DA VIDA

TOPO

 

Salmo 16:11

 

 

1. O GUIA – "TU" (DEUS).

a) Suas qualidades: bondoso, sábio etc.

b) Sua experiência: percorreu o caminho.

c) Seu interesse: Ele morreu por mim.

 

2. O VIAJANTE – EU (PECADOR)

a) Estou fazendo a viagem.

b) Não tenho experiência.

c) Necessito de um guia como Jesus.

 

3. O CAMINHO – "VEREDA".

a) O caminho é um entre muitos.

b) É um caminho estreito.

c) Poucos são os que andam por ele.

 

4. O DESTINO.

a) O contraste da morte.

b) Uma antecipação suave.

e) Uma antecipação gloriosa.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1988-025 CPB - VITUS BERING

O Senhor, tenho-O sempre à minha presença; estando Ele à minha direita não serei abalado. Salmo 16:8. Olhe para o globo, e verá que a América do Norte e a Ásia estão separadas por um pequeno volume de água, chamado Estreito de Bering. Vizinho está o Mar de Bering que, como o Estreito, recebe esse nome em homenagem a Vitus Bering, o explorador russo que descobriu a América do Norte e procurou reivindicar o Alasca para a rainha Ana da Rússia. Perto da península de Kamchatka você encontrará a Ilha do Comandante, na qual morreu Vitus Bering ao voltar para a pátria em 1741. Em um dia de novembro, após ter sido levado sem destino por uma tempestade por três semanas, o vigia do navio de Bering avistou terra. Ele correu para a cabine do comandante, onde Bering estava doente de escorbuto. - Senhor, desperte! - sacudiu delicadamente o marinheiro, o ombro do idoso homem. - Sim, o que você deseja? - perguntou Bering, franzindo a testa de dor, ao voltar-se para ver o mensageiro. - Avistamos terra. Deve ser a Península de Kamchatka. Por favor, senhor, os homens querem ancorar. - Não - murmurou o enfraquecido homem. - Devemos continuar navegando até Petropavlovsk. - Isto é impossível - disse o imediato, que entrava precisamente naquele instante. - A tempestade gastou nossas velas e partiu nossos cabos. Os homens estão exaustos e doentes. Não podemos prosseguir. ~ Muito bem - concordou relutantemente o comandante Bering. Desçam a âncora. Infelizmente, eles ancoraram muito perto de uns recifes. A maré fez o navio atravessar os rochedos. O cabo da âncora rompeu-se. O navio foi impelido para a costa rochosa. Os homens se viram forçados a passar o inverno numa ilha deserta. Eles fizeram buracos na areia para se abrigarem e se manterem aquecidos. Em seu leito de areia, o Comandante Vitus Bering faleceu. Que história diferente poderia ter sido contada se a âncora tivesse resistido! E quanto a nossa âncora? Está nossa fé firmemente apoiada em Jesus? Só Ele pode guardar-nos nas tempestades da vida "quando as fortes tempestades se levantam e os cabos se esticam". A fé é a âncora de que necessitamos para sustentar-nos quando um ente querido morre. Devemos manter-nos firmes em Jesus quando as dúvidas, os receios e as tentações ameaçam destruir a embarcação de nossa vida. Esta é nossa única salvaguarda; nossa única esperança.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 


 


 

5

O FIM DE VÁRIOS HOMENS

TOPO

 

I – BALAÃO - NÚMEROS 22-24; 31:1-8.

 

1. Expressou este iníquo seu desejo piedoso. - Números 23:10.

2. Apesar de conhecer intimamente a palavra de Deus, e ser profeta, morreu entre os inimigos de Deus e de seu povo. - Números 31:8.

3. Seus privilégios foram mal aproveitados.

 

II – ACÃ - JOSUÉ 7.

 

1. Pertence ao povo de Deus.

2. Passa o Jordão.

3. Entra na terra prometida.

4. Porém ao fim, por causa da cobiça das coisas proibidas por Deus, sua vida foi cortada da Terra.

5. Terminou embaixo de um montão de pedras. – Vs. 25-26.

 

III – O REI JORÃO DE JUDÁ.

 

1. Seu pai era muito bom.

2. Ele, porém, deu as costas ao bom exemplo paterno e seguiu o caminho da casa de Acabe.

3. Seu reinado foi um desastre e morreu debaixo do juízo de Deus. "Foi sem ser desejado" - 2 Crônicas 21:19-20.

 

IV – ESTÊVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR - ATOS 6 E 7.

 

1. Como Acã, terminou sua vida debaixo de um montão de pedras; porém, que diferença! Acã saiu do mundo debaixo da desaprovação de Deus; Estêvão morreu entregando seu espírito ao seu salvador - Atos 7:55, 56, 59.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1977-309 CPB - LEALDADE ATÉ AO FIM

Como, pois, cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gênesis 39:9.

Voyageur era um ganso selvagem do Canadá, que recebera um ferimento na asa. Impedido de voar e unir-se aos companheiros selvagens, contentou-se, com ficar com o fazendeiro, que o encontrara à beira de um rio. Voyageur gostava de todos; mesmo pintinhos se lhe punham nas costas para tomar sol, os perus o seguiam, gatinhos também. Quando ele se uniu a uma gansa doméstica, Priscila, nenhum estranho podia aproximar-se do barril onde ela chocava. Com intensa lealdade ele a guardava. Quando nasceram os gansinhos, percebeu ele que a asa tinha sarado e ele podia voar. Lá embaixo, à' beira do rio, ouviu o chamado de Priscila. Súbito ergueu as asas e com facilidade voou para o lado dela. Unir-se-lhe-ia Priscila para, chegado o outono, voarem ambos para o sul? Quando o primeiro bando alçou voo, o instinto migratório lhe falou ao coração. Pobre Priscilal- Dois dias passou doente de saudade, triste e rejeitando a comida. Mas no terceiro dia Voyageur voltou. Sua dedicação era mais forte do que seu instinto migratório. Andando pela fazenda, a todos saudando, suas atenções especiais, porém, se dirigiam a Priscila. Refeita das saudades e da tristeza, ela se lhe uniu, à beira, do rio, onde era proibida a caça. Um dia, no período da caça, o estampido de um tiro e os gritos de gansos assustados, encheram o fazendeiro de apreensão. Correndo ao rio, viu um homem bem-vestido, fugindo, levando uma espingarda. Priscila jazia morta, mas Voyageur estava ileso. Encolhido junto ao corpo desfeito em sangue, na relva, ele o acariciou com o pescoço, silencioso e abatido. O lavrador cavou uma sepultura e gentilmente pôs nela o cadáver, sob as vistas de Voyageur. Quando a última pá de terra cobriu a sepultura, ele meteu o bico na mão do lavrador e gritou como um cão. Quando ali estavam junto à sepultura, um bando de gansos, grasnando, fendeu os ares. Voyageur olhou e pôs-se à escuta. Sua dedicação e lealdade já não eram requisitados na fazenda. Agitando as fortes asas alçou voo e juntou-se ao bando. É você tão leal como foi Voyageur? É seu amor a Deus tão forte que você jamais Lhe cause pena, dEle se separando pelo pecado?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 


 


 

6

O TEMPO

TOPO

 

I – O TEMPO É CURTO.

 

1. Mesmo a vida mais longaMatusalém, 969 anos.

2. Nada é em comparação com a eternidade.

3. O tempo passa vagarosamente na meninice, porém voa na idade mediana.

 

II – O TEMPO É INCERTO.

 

1. A vida é como um vapor que desaparece. - Tiago 4 :14.

2. Não podemos gloriar-nos do dia de amanhã. - Provérbios 27:1.

3. A morte está muito perto e não sabemos quando, como, nem de onde nos virá alcançar.

 

III – O TEMPO É IMPORTANTE - EFÉSIOS 5:15.

 

1. Vale a pena aproveitá-lo bem.

2. Esta hora pode resolver a tua eternidade.

3. Por qual porta entrarás?

4. Por qual caminho estás indo? - Mateus 7:13-14.

5. Assim será nosso destino final.

 

IV – O TEMPO É IRRECUPERÁVEL

 

1. "O que escrevi, escrevi" – disse Pilatos.

2. O mesmo teremos que dizer no fim de nossa vida.

3. A alma perdida estará perdida para sempre.

4. A oportunidade desperdiçada não se recupera jamais.

 

USE O TEMPO A SEU FAVOR!

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-1988-055 CPB - CRISTOPHER L. SHOLES

Porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito. Hebreus 11:26.

Aos catorze anos de idade, Cristopher Sholes abandonou a escola e foi trabalhar numa gráfica. De tipógrafo, foi-se desenvolvendo até tornar-se chefe, depois jornalista e posteriormente o editor de um grande jornal em Wisconsin. Um dia Sholes notou um silêncio incomum quando caminhava para a sala de composição. Os tipógrafos estavam em greve. Havia grande quantidade de trabalho por fazer, mas ninguém para fazê-lo. Sholes olhou as máquinas paradas e pensou: "Essas máquinas são mais dignas de confiança que os homens. Se eu pudesse ter uma máquina que pudesse datilografar..." A idéia de uma máquina que datilografasse permaneceu com Sholes mesmo depois que ele se tornou Senador de Estado, diretor geral dos correios, e depois agente alfandegário. Enquanto trabalhava no último emprego, ele alcançou sucesso em construir a máquina de datilografia. James Densmore, um negociante, uniu-se com ele na aventura. Sua máquina de escrever fez tanto sucesso que a Companhia Remington, onde Sholes e Densmore elaboraram a máquina, queria comprar os direitos de patente. Sholes não podia resistir à tentação de uma recompensa imediata pelos duros anos de trabalho. Ele, então, aceitou doze mil dólares à vista. Densmore, por outro lado, escolheu receber uma pequena porcentagem em cada máquina vendida. Ele demorou mais a ter sua recompensa, mas por toda sua vida recebeu um milhão e meio de dólares. Quem fez a escolha mais sábia? Moisés deparou-se com uma decisão semelhante. Ele podia ter escolhido riquezas e honras sendo faraó no Egito. Com isso poderia ter todos os prazeres e posses que desejasse, mas em poucos anos ele morreria, e isto seria o fim. Ele, porém, escolheu sofrer aflições com o povo de Deus, aguardando por uma recompensa eterna. Quando você pensa nisso, o que são alguns anos de prazer em sua vida, se isso não é tudo? Satanás lhe oferece uma recompensa imediata, mas seja cuidadoso. Isso logo passará, e então? Compare isto com as mansões celestiais, alegria infinita e vida eterna. Pense bem e espere.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 


 


 

7

"SE NÃO VOS TORNARDES COMO CRIANÇAS"

Marcos 10:14, 15; Mateus 18:3

TOPO

 

Jesus sempre teve uma maneira peculiar de revelar as sublimes verdades do Evangelho por maneiras simples e ilustrativas: os pássaros, as flores, o semeador, as crianças etc.

 

I – DEVEMOS SER COMO CRIANÇAS.

 

1. Elas são felizes – O choro dura um momento.

a) Assim deve ser o cristão. - Salmo 30:5.

b) Ninguém sofreu mais do que Paulo. - 2 Coríntios 11:23-28.

c) Mas, mesmo assim, foi um homem de ânimo. - Filipenses 3:1; 4:4.

2. Elas são sinceras - Não usam de diplomacia e política. São francas.

a) Assim devem ser nossos atos, negócios, palavras e vida cristã. - Mar. 5:37.

 

3. São confiantes no cuidado paternal.

a) Até o dia de hoje, ainda não recebemos notícia de que o grande Deus tenha morrido.

b) Devemos pôr nossa confiança no braço divino. - Isaías 52:10.

c) Ele cuida dos órfãos e das viúvas. - Isaías 54:4; Jer. 49:11.

d) Assim como a criança confia na alimentação provida por seu pai, assim deve ser conosco. - Mateus 6:25; Salmo 23; Isaías 33:16.

 

4. São afeiçoadas - Nada tem mais valor do que os abraços e beijos da mamãe.

a) Temos nós tal afeição por Deus, a quem chamamos "Pai"?

b) Há qualquer coisa que se interponha entre nós e Deus, tirando-nos esse afeto?

 

5. São humildes - Mesmo o filho de um rei sente-se feliz em brincar com um pequeno pobre.

a) Essa foi a lição primordial que Jesus quis ensinar a Seus discípulos. Havia contenda entre eles.

b) A prática da humildade, perante Deus, é uma joia preciosa. - 1 Pedro 5:5, 6; Romanos 12:10.

 

6. O crescimento é-lhes necessário. - Sem isso nãosaúde.

a) O cristão precisa crescer na graça e conhecimento divinos.

b) O cristão que fica estacionado na sua experiência espiritual morrerá.

 

7. A alimentação sábia é-lhes necessária.

a) Assim deve ser com o cristão. 1 Pedro 2:2.

 

FONTE - Mil Esboços Para Sermões – Domingos Peixoto da Silva – Empresa Nobre de Publicações Ltda – RJ.

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL-2004-281 CPB - PARDAIS QUE CANTAM COMO CANÁRIOS

Os cento e quarenta e quatro mil estavam diante do trono, e dos quatro seres vivos, e dos líderes e cantavam uma nova canção, que somente eles podiam aprender. De toda a humanidade eles eram os únicos que tinham sido comprados por Deus. Apocalipse 14:3.

Talvez eu seja muito cruel com pardais caseiros, mas eles não possuem, muitas qualidades elogiáveis: são mesquinhos, não muito atrativos, e o único som que produzem é um chilreio desafinado, que me deixa nervosa. Constroem ninhos relaxados em quase todos os lugares em que conseguem amontoar um punhado de capim. Os pardais expulsam outros pássaros mais gentis dos seus ninhos; matam não somente os filhotes e mesmo os pais de outras espécies, mas ocasionalmente também atacam e matam os do próprio gênero. Parece que não existe muita coisa boa que possa ser dita acerca do pardal caseiro. São uma praga nos alimentadores de pássaros, onde comem em demasia, esparramando os restos por todo lugar, enquanto enchem o ar com seu tagarelar barulhento. Sabe, minha descrição dos pardais é bem parecida com a descrição das pessoas, não é? Se você pensar bem, pessoas são consideravelmente terríveis. A Bíblia diz que mesmo nossa própria justiça é como trapo sujo. E se você ler o jornal ou assistir televisão, verá que pessoas são as mais mesquinhas e difíceis de todas as criaturas da Terra. Por que será que Deus não fica irritado conosco como eu fico com os pardais caseiros? Provavelmente porque Ele nos ama e vê o que podemos nos tomar quando também O amamos. Em diversas ocasiões, ovos de pardais foram colocados em ninhos de canários. Quando os pardaizinhos saem do ovo, acreditam ser canarinhos. Assim aprendem a cantar como canários! Isso me parece um milagre, e talvez seja, mas não é um milagre maior do que o que Jesus prometeu realizar em mim quando eu O aceito e Ele me recebe em Seu ninho como se eu tivesse nascido de novo parecido com Ele. Seu Espírito começa a me instruir como viver à Sua semelhança. Minha vida toma-se maravilhosa como o canto de 11m canário em lugar do desprezível e monótono chilrear do pardal.

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 2022 Artur Nogueira SP Brasil

 

 

TOPO