Ícone

Descrição gerada automaticamente

 

ANCIONATO

 

1-A MÃO DE UM LÍDER – 1 SAMUEL 3.19-21

 

2-QUANTO CUSTA FAZER UM LÍDER? – JOÃO 4

 

3-MEU CORPO MINHAS REGRAS – JOÃO 14.6

 

4-O VALOR DE FREQUENTAR A IGREJA – SALMO 84

 

5-UMA ACADEMIA PARA TODOS - PROVÉRBIOS 9.9

 

6-COMO UM LÍDER SE TORNA INCRÍVEL? – HEBREUS 11.32-40

 

7-QUANDO O LÍDER ESTÁ DOENTE – 1 TIMÓTEO 5.23

 

8-IGREJA, FEITA PARA SALVAR – ATOS 2.36-47

 

9-IGREJA, O MELHOR HOSPITAL DA TERRA! – LUCAS 5.29-32

 

10-AMAR A DEUS SOB TODAS AS COISAS – 1 CORÍNTIOS 13

 

 


 


 

1

A MÃO DE UM LÍDER

 Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

1 SAMUEL 3.19-21

 

1 O MÉTODO DE DEUS – TODA VEZ QUE DEUS PRECISA CONDUZIR SUA IGREJA, ELE FAZ NASCER UMA CRIANÇA E A USA PARA LIDERAR SEU POVO!

 

- A situação de Israel após Josué – 350 anos no período dos juízes. Caus. Estavam no pior momento com Eli.

- Deus usa a esterilidade de Ana para levá-la aquele voto, educação superior e preparo ímpar.

- Deus sempre usa esse método, não espere por outro. Ele não faz uma revoluçao na história, nem chama homens por concurso público. Por ser o Criador do Universo, Ele nos escolhe antes de nascer,

- E usa todas as circunstâncias para nos mostrar que foi Ele quem nos escolheu.

- E usa a Igreja para confirmar (ela reconhece o chamado) – ordenação!

 

2 DEUS ENTÃO CAPACITA O LÍDER QUE ELE ENVIOU PARA QUE CUMPRA A MISSÃO.

 

- Samuel, desde pequeno mostrou tremenda capacidade no Senhor. Foi profeta, sacerdote, juiz, escreveu Juízes, Rute e 1 Samuel, e instituiu a monarquia pois ungiu os dois primeiros reis de Israel!

 

3 DEUS DÁ DONS, NUNCA PARA DIVERSÂO DE SEU SERVO, MAS PARA EDIFICAR A IGREJA!

 

- Sansão – usou sua força para curtir a vida livre, para ter mulheres e para se vingar de inimigos pessoais. Por isto viveu e morreu escravo!

- Dom de línguas para os apóstolos / Dom de cura para Paulo / Sabedoria de Salomão para julgar Seu povo.

- Não se esqueça: os dons que você recebe nunca são por sua causa, mas por causa da Igreja. Se ela não existisse você nunca os teria!

 

4 MAS QUAL É A MAIOR MISSÃO DO LÍDER? É FAZER OUTROS LÍDERES!

 

TOMAR DECISÕES

No mundo animal, quase sempre existe, em toda manada, rebanho ou grupo um indisputável líder e tomador de decisões. Por exemplo, um adulto macho, num grupo de gorilas, encarrega-se de todas as decisões: aonde o bando deve ir, o que hão de comer, onde e quando hão de dormir.

Existem em nosso meio duas aves: o jacamim e o tachã, que muitas vezes são domesticadas e soltas entre as galinhas e outras aves domésticas, a fim de vigiá-Ias. Normalmente, tanto um como outro desses "vigias" dão conta do recado, pois ambos são lutadores ferozes. Mas quando ambos são soltos no mesmo terreiro, observa-se uma interessante combinação na liderança: O jacamim assume o serviço de apascentar o bando, e o tachã é responsável por sua defesa. Se chega um intruso, o tachã o afugenta, enquanto o jacamim conduz as galinhas a lugar seguro.

Num rebanho de elefantes é quase sempre a elefanta a líder suprema, mantendo absoluta autoridade sobre o rebanho. Um homem, na África, notou certa vez a maneira em que uma elefanta decidiu qual a direção que o rebanho devia tomar. Ela pisou a terra, pulverizando-a, encheu a tromba com o pó e ergueu-a alto. Então, com um formidável sopro expeliu para o ar uma nuvem de pó, enquanto os outros observavam silenciosos qual a direção em que o vento levaria o pó, e todos a uma tomaram a direção desejada - em favor do vento.

- Por favor, ao tomar as decisões, tome-as baseadas num claro ASSIM DIZ O SENHOR! Siga o Manual da Igreja. Leve sua Igreja sempre a unidade da fé!

 

FAZER NOVOS LÍDERES

- Samuel percebeu que por melhor que ele fosse, ele nunca conseguiria chegar a todos. E é claro, um dia morreria, e quem ficaria em seu lugar.

- Fundou a ESCOLA DOS PROFETAS.

- Quem você está fazendo?

 

A MÃO – HPC1-055 – pra muita gente, você é a única referência da vida!

O editorial do jornal no Dia de Ação de Graças contava a história de uma professora que pediu a seus alunos da primeira série que desenhassem alguma coisa pela qual eles se sentissem agradecidos. Ela não podia imaginar o que aquelas crianças, criadas em bairros tão pobres, teriam para agradecer. Porém, ela sabia que a maioria desenharia perus sobre mesas fartas de alimentos.

A professora ficou muito surpresa com o desenho que Douglas lhe entregou... uma simples mão desenhada com dificuldade. De quem seria aquela mão? A classe foi atraída por aquela imagem enigmática.

- Acho que deve ser a mão de Deus que traz alimentos para nós - disse uma das crianças. - É a de um fazendeiro - disse outra -, porque ele cria perus.

Depois que todas as crianças retornaram a seus lugares, a professora curvou-se sobre a carteira de Douglas e perguntou-lhe de quem era aquela mão.

- É a mão da senhora, professora - ele murmurou.

A professora lembrou-se de que costumava conduzir Douglas, um menino pobre e raquítico, ao recreio, segurando-o pela mão. Às vezes, ela ajudava outras crianças também, mas aquele gesto significava muito para Douglas. Talvez seja esse o verdadeiro sentido do Dia de Ação de Graças. Ser grato não pelas coisas materiais que conquistamos, mas pela oportunidade de ser útil aos outros, mesmo que a ajuda pareça insignificante.

 

CARTA AO TREINADOR - HPC1-109 – muitos pais te agradecerão...

Prezado treinador, acabei de ler sua carta dirigida a meu filho e a nós (os pais) sobre as esperanças que você deposita nos atletas sob seu comando. A mãe de Johnny e eu concordamos plenamente porque reconhecemos os benefícios provenientes das práticas esportivas realizadas no ensino médio.

Seu currículo deixa claro que você é um ótimo treinador. Isso é muito importante. Existe outra fase referente ao treinamento, acredito eu, que é mais importante ainda. Permita-me explicar o que quero dizer.

Treinador, a mãe de John e eu estamos lhe entregando nosso bem mais valioso para ser treinado por várias semanas. Durante esse período e ao longo dos próximos quatro anos, nosso filho vai torná-lo o tema número uma das conversas aqui em casa. Ele vai contar que você poderia ter vencido os Packers se não tivesse machucado o joelho em 1965. Vai contar sobre a sua emoção ao contar que veio de um time pequeno e que venceu o Rivaltown. Vamos ouvi-lo dizer que você ainda sabe jogar futebol americano. Enquanto estivermos ouvindo tudo isso, os olhos de nosso filho estarão brilhando.

Treinador, você é um ídolo para ele. Não temos mais muitos heróis. Joe Willie já não é mais o mesmo! Muitos profissionais venderiam a alma para marcar um ponto. Alguns atletas da faculdade foram notícia este ano de maneira muito negativa. Todos sabem que os atletas da faculdade não são ladrões, ou coisa assim, mas é isso que ouvimos falar. Você é o herói de nosso filho. Confiamos em você. Os músculos dele estão praticamente desenvolvidos, mas sua mente ainda é frágil e fácil de ser manipulada. Sua responsabilidade é grande. Incuta coisas boas na cabeça dele, treinador. Aos poucos!

 

APELO – Diga: fala Senhor, porque Teu servo ouve!

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  02/12/2023 Artur Nogueira SP


 


 

2

QUANTO CUSTA FAZER UM LÍDER?

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

JOÃO 4

 

1 O CUSTO QUE DEUS PAGA PARA IR ATRÁS DE ALGUÉM

 

Saiu cedo e chegou ao meio-dia em Sicar – sol escaldante.

Passou por Samaria – os judeus jamais faziam este caminho...para evitarem qualquer contato com os “ímpios” samaritanos.

Estava com fome e sede – não passaria por isto se não tivesse feito essa rota.

Tudo para alcançar uma única pessoa, uma mulher samaritana.

- Nunca, jamais despreze o CUSTO que Deus pagou para te salvar! (a cruz)

- Nunca jamais despreze o CUSTO que a Igreja paga para te alcançar! (Dízimo e ofertas).

 

DEUS NÃO CRIA JOÕES-NINGUÉM – HPC3 - 041

RUTH - Aquele foi o último dia de um congresso, extremante proveitoso, de escritores cristãos. Alguém sugeriu que nos reuníssemos à noite no local reservado para a oração, em nosso dormitório, para que tivéssemos um momento dedicado a compartilhar. Após o banquete, as mulheres reuniram-se na capela do segundo andar do dormitório. Estávamos todas de penhoar ou de pijama, e, portanto, não era possível observar nenhuma diferença entre nós. Alguém sugeriu que nos apresentássemos, mas sugeri algo diferente: - Em vez de só falarmos nosso nome, por que não dizer algo sobre nós também? Depois de apenas três dessas mulheres terem se apresentado e compartilhado algo sobre suas vidas, me arrependi de ter aberto " boca! Uma delas era diretora de enfermagem, a outra lecionava inglês na faculdade e a que estava ao lado desta acabara de terminar o doutorado. E eu ali, sentada no meio desse círculo de pessoas notáveis. Quem era eu? Uma joão-ninguém. Bem, é verdade que eu era mãe e avó, mas não tinha nenhum cargo importante. Após a apresentação de duas autoras, com livros publicados, e de outra mulher que afirmava ter algum tipo de fama, chegou a minha vez. - Meu nome é Ruth - disse. - No entanto, sinto-me tão pequenina perante vocês, que acho melhor ir para meu quarto. Como todas riram, continuei abrindo caminho: - Acho que podem me chamar de produtora. Em 30 anos produzi uma terapeuta bem ajustada, especializada em vias respiratórias, um maquinista e outra feliz construtora de lares. Atualmente, estou também envolvida na co-produção de sete netos. Contei-lhes como minha vida é agitada: cuidar do gado, de consertos de cercas ou orar para que chova e, a seguir, para que pare de chover. Mencionei as muitas horas que passo tomando conta de crianças enquanto tenho de dar conta dos afazeres domésticos - uma verdadeira batalha! A seguir, falei de minha fome descomunal, fome de alimento espiritual e emocional que havia saciado naquele congresso. Foi nesse momento, que do canto da sala, uma jovem tímida falou com voz firme: - Será que você poderia virar para cá? Gostaria de ver seu semblante! Fiz o que ela me pediu, e ela continuou: - Quando escrever, quero me lembrar de sua fisionomia, pois busco alcançar mulheres como você com meu trabalho. De repente, eu já não necessitava mais de títulos ou diplomas. Havia um propósito para a minha vida. As palavras dessa jovem me ajudaram a perceber algo que já deveria saber. Deus não cria joões-ninguém. Todo mundo é importante para Ele.

 

2 POR QUE ELE PAGA TÃO CARO? PORQUE ELE ESTÁ INDO FAZER UM LÍDER, A COISA MAIS CARA QUE HÁ NO UNIVERSO!

 

Deus não foi até Sicar para salvar uma mulher, apenas.

Deus não vai até uma cidade para dar de comer a alguém, apenas.

Deus não faz um milagre na vida de alguém para curá-lo, apenas.

Deus vai atrás de nós porque nos fez para sermos LÍDERES, em seu REINO.

Samaritana – você irá salvar a todos que te desprezam!

- Deus não quer apenas nos batizar, matar nossa fome, ou nos curar de uma doença. Seu maior intuito é nos fazer LÍDERES no mundo, pois quer nos dar o prazer que Ele sente em ser uma FONTE DE ÁGUA VIVA a jorrar.

Ele curou o endemoninhado de Gadara, e já o fez líder.

Ele foi ao Mar da Galiléia, não para multiplicar a pesca, mas para confirmar o ministério de Pedro, e restituí-lo a função de líder.

- Muita gente ganha ajuda assistencial ou financeira e vem pra Igreja. Logo a abandona. Não entendeu que o Evangelho só faz sentido quando você cresce, constantemente. Deus o fez para ser LÍDER.

 

3 LÍDER PRECISA ENTENDER A NECESSIDADE DE DEUS!

 

“Tenho sede. Dá-me de beber!” Mas qual é a fome e a sede de Jesus? Fazer a vontade o Pai. Que vontade é esta? MISSÃO. Salvar o mundo.

Isaías: “Quem há de ir por nós?”

- Sem entender O QUE DEUS QUER todos os aspectos da religião se tornam vãos. Não há motivo para fazer isto ou não fazer! Deus me pede isso ou aquilo não é por causa dEle, mas porque eu preciso. Quando eu O obedeço, e cumpro Sua vontade, Seu querer, quem ganha sou EU!

 

4 LÍDER PRECISA ENTENDER QUEM DEUS É!

 

“Ah se você soubesse quem é o que te pede...”

Sem conhecer a Deus, você viverá como ela: paralisado pelas QUESTÕES HUMANAS – “sendo Tu judeu e eu uma samaritana...”

JESUS IGNOROU ESSA FALA – Deus não gasta tempo com as nossas melindrosidades, nossas desavenças, ou preconceitos.

O QUE PRECISAMOS É APRENDER DELE – Ele é amor, e está disposto a salvar a todos os que precisam dEle.

Sem entender QUEM Deus é, a religião se torna VAZIA. Não há motivos para sermos religiosos. Não cria-se DESEJO, pois a vontade religiosa só tem um único objetivo: ir em busca de ALGUÉM!

 

5 LÍDER PRECISA ENTENDER O QUE DEUS FEZ, FAZ E FARÁ POR ELE.

 

“Mas COMO o Senhor pegará água se nem tem como ...” – argumento da incompetência!

Eu criei o Universo, a Terra, essa água que aqui está, e fiz você. Há alguma coisa que eu não possa fazer?

Estou te pedindo ajuda porque VOCÊ precisa me ajudar. Me ajudando, Eu salvo você, sua família e o mundo!

Sem entender o que Deus FAZ, nunca seremos salvos. Buscaremos a salvação no próximo plano econômico, no próximo modelo educacional, na próxima tecnologia a aparecer.

 

6 LÍDER PRECISA ENTENDER O QUE DEUS FARÁ POR MEIO DELE: FONTE DE ÁGUA A JORRAR.

 

FONTE DE ÁGUA VIVA – você beberá de mim e se satisfará, levará aos outros para que se satisfaçam, e continuará satisfazendo eternamente!

Sem entender o que Deus FAZ POR MEIO DE VOCÊ, sua missão no mundo será totalmente desprovida de objetivo. Você poderá trabalhar muito, mas nada produzirá, sendo estéril, inútil e dispensável.

 

ASA PARTIDA JIM HULLIHAN HACA-111

Algumas pessoas simplesmente nasceram para ser fracassadas. É assim que alguns adultos vêem adolescentes com problemas. Talvez você tenha ouvido o ditado: "um pássaro com as asas partidas nunca voará tão alto." tenho certeza de que as pessoas faziam T. J. Ware se sentir assim quase todos os dias no colégio. No científico, T. J. Era o encrenqueiro mais famoso de sua cidade. Os professores literalmente torciam o nariz ao ver o nome dele em sua lista de chamada para o semestre seguinte. Ele não era muito falante, não respondia às perguntas e entrava em várias brigas. Ficava em prova final em quase todas as matérias e, no entanto, sempre passava de ano. Os professores não queriam tê-lo novamente no ano seguinte. T.J. estava indo para a frente, mas definitivamente não estava melhorando. Encontrei T. J. pela primeira vez em um fim de semana de retiro de líderes. Todos os alunos da escola haviam sido convidados para se inscrever no treinamento, criado para fazer com que os alunos se envolvessem mais em suas comunidades. T. J. Era um dos 405 alunos que tinham se inscrito. Quando apareci para comandar o encontro, os líderes da comunidade me fizeram uma descrição breve dos alunos presentes: "temos todos os tipos representados hoje, do presidente da associação estudantil a T. J. Ware, o menino com a maior ficha policial da história da cidade." de algum modo, eu sabia que não era o primeiro a ouvir falar do lado mais sombrio de T. J. Logo nas primeiras palavras de apresentação. No início do retiro, T. J. Estava literalmente do lado de fora do círculo de alunos, encostado na parede dos fundos, com aquela expressão no rosto que dizia: "vamos lá, me impressionem." não participou realmente dos grupos de discussão, não parecia ter muito a dizer. No entanto, lentamente, os jogos interativos o atraíram. O gelo derreteu quando os grupos começaram a fazer uma lista das coisas positivas e negativas que tinham acontecido no colégio naquele ano. T. J. Tinha algumas opiniões fortes sobre o assunto. Os outros alunos do grupo recebiam bem seus comentários. De repente, T. J. Se sentiu parte do grupo e logo estava sendo tratado como um líder. Estava dizendo coisas que faziam muito sentido e todos estavam escutando. T. J. Era um cara esperto e tinha algumas ótimas ideias. No dia seguinte, T. J. Foi muito ativo em todas as sessões. Ao final do retiro, ele tinha se juntado à equipe do projeto dos sem-teto. Sabia muita coisa sobre pobreza, fome e falta de esperança. Os outros alunos da equipe ficaram impressionados com suas preocupações e ideias apaixonadas. T. J. Foi eleito co-diretor da equipe. O presidente do conselho de alunos seria aconselhado por t. J. Ware. Quando T. J. Apareceu no colégio na manhã de segunda-feira, chegou no meio de uma tormenta. Um grupo de professores estava reclamando com o diretor do colégio sobre o fato de ele ter sido eleito co-diretor. O primeiro projeto de serviços para a comunidade seria uma imensa carreata de alimentos, organizada pela equipe do projeto dos sem-teto. Aqueles professores não podiam acreditar que o diretor fosse deixar o começo crucial de um importante plano de ação de três anos nas mãos incapazes de T. J. Ware. "Ele tem uma ficha policial comprida como o seu braço. Provavelmente vai roubar metade da comida", argumentaram com o diretor. O sr. Coggshal lembrou-lhes que a finalidade do programa de líderes era descobrir qualquer paixão positiva que um aluno tivesse e encorajar sua prática até que uma verdadeira mudança pudesse ocorrer. Os professores deixaram a reunião balançando as cabeças de desgosto, firmemente convencidos de que o fracasso era iminente. Duas semanas depois, T. J. e seus amigos lideraram um grupo de setenta alunos em uma carreata para coletar comida. Recolheram 2.854 latas de comida em apenas duas horas, o suficiente para encher as prateleiras vazias de dois centros comunitários do bairro. A comida supriu as necessidades das famílias carentes da área por 75 dias. No dia seguinte, o jornal local noticiou o acontecimento com uma matéria de página inteira. O artigo foi afixado no principal quadro de avisos do colégio, onde todos pudessem vê-lo. A fotografia de T. J. Estava ali por algo incrível, por ter conseguido um recorde de arrecadação de comida. A cada dia, ele era lembrado pelo que tinha feito. Estava sendo reconhecido como alguém com o estofo de líder. T. J. Começou a aparecer no colégio todos os dias e, pela primeira vez, respondeu às perguntas dos professores. Liderou um segundo projeto, coletando trezentos cobertores e mil pares de sapatos para o abrigo dos sem-teto. O evento a que ele deu início hoje arrecada nove mil latas de comida em um dia, suprindo 70% da necessidade das famílias carentes da área por um ano. O exemplo de T.J. mostra que um pássaro com a asa partida precisa apenas de cuidados. No entanto, quando fica curado, pode voar mais alto do que os outros. T. J. Arrumou um emprego. Tornou-se produtivo. Está voando bem direitinho hoje em dia. Você nasceu com asas. Por que preferir rastejar pela vida? RUMI

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 05/12/2023 Artur Nogueira SP


 

3

EU GOSTO, EU ACHO, MEU CORPO MINHAS REGRAS,

NINGUÉM TEM NADA A VER COM A MINHA VIDA!

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

 

Quando você vai à Escola, ou assiste a MÍDIA tradicional, ou participa de uma série de COUCHINGS apresentando os mais variados temas, você tem a impressão de morar num mundo completamente diferente do que é dito ali, pois para esses “educadores sociais” e formadores de opinião, o MUNDO ESTÁ MELHORANDO, e sempre!

Mas NÃO É A REALIDADE!

O HUMANISMO disse que a humanidade seria melhor se o homem fosse o CENTRO de todas as coisas. Resultado: o EGOÍSMO é o único princípio que move a maioria dos seres humanos.

O ILUMINISMO disse que o CONHECIMENTO iria salvar a humanidade de todas as suas mazelas. Todos fomos para a Escola, desde os 4 anos de idade. Incrível: quanto mais, menos. Pois hoje um garoto passa 17 anos na escola, de jardim à formatura da graduação, estando ali 5 dias por semana, 40 semanas por ano (portanto 200 dias letivos), por 17 anos, e consegue sair sem saber ler, sem saber escrever, sem saber interpretar o que leu, e sem saber fazer as 4 operações básicas da Matemática aplicada.

 

E POR QUE ISTO?

Porque a MODERNIDADE pensa ERRADO.

Ela parte do princípio errado, analisa errado, estuda errado, e por isto chega às erradas conclusões!

QUAL É A BASE DO CONHECIMENTO?

Nunca foi e nunca será a TEORIA de uma coisa. Mas uma Pessoa. João 14.6.

COMO SE CHEGA A CONHECÊ-LO?

POR REVELAÇÃO – Ele fala quem Ele é.

POR ESTUDO – pelo Livro que Ele inspirou a ser escrito, a Bíblia.

COMO O CONHECIMENTO É ADQUIRIDO DE FATO?

Pelo USO.

COMO ELE É APLICADO?

Pelo AMOR.

 

Todas essas conclusões ficam claras quando analisamos as 4 grandes declarações, ditas FILOSÓFICAS, usadas para avalizar todo e qualquer procedimento na atualidade já a mais de 200 anos. Vamos a elas!

 

1 "AH, MAS EU GOSTO!"

 

PODER DE ESCOLHA/LIVRE-ARBÍTIRO

Esta seguramente é a maior capacidade que o Criador nos deu, pois com ela, examinamos a realidade e escolhemos o melhor para a nossa realidade.

Para isto usamos 2 ferramentas: a REALIDADE e a RAZÃO.

RAZÃO – capacidade de olhar, analisar e decidir.

EXEMPLO – vou comprar um CARRO. Uso minha RAZÃO para isto. Decido que preciso, vou à loja para saber o que se encaixa em minha NECESSIDADE, e escolho a melhor opção. Analiso os itens de SEGURANÇA, CONSUMO, IMPOSTOS E SEGURO, DURABILIDADE e CAPACIDADE DE REVENDA.

E ONDE ENTRA O GOSTO AÍ?

Gosto não é critério de escolha, é capacidade de apreciação. Nunca define o que é melhor e o que é pior. Apenas expõe o nível técnico do apreciador.

Depois que eu decidi, com base na minha RAZÃO o que é melhor, então e só então uso o GOSTO para apreciar a aquisição que fiz.

PRINCÍPIO – toda vez que você usa só o GOSTO para decidir por algo, você sempre desfrutará a AMARGURA que tal decisão lhe causou.

EXEMPLO DE SANSÃO

Viveu para o seu PRAZER pessoal. Não cumpriu a Missão que deus tinha para ele, nunca liderou alguém, e sofreu as terríveis consequências de suas escolhas: seus olhos foram vazados, foi obrigado a fazer o trabalho de um animal, e morreu junto com seus inimigos!

 

2 “EU ACHO ASSIM, ENTÃO PRA MIM ISSO É BOM!”

 

E quando você não existia? Como a VERDADE era decidida?

 

E quando a sua VERDADE não é igual à VERDADE do seu amigo? Quem define quem está com a razão? Ou voltamos à BARBÁRIE, onde quem pode mais sempre vai chorar menos?

 

EXEMPLO DE AMOM

Estuprou Tamar, sua meia irmã. Ele achou que era certo dar vazão aos seus sentimentos, mas com isto destruiu a vida da meia irmã. Morreu pelas mãos do remidor dela, Absalão, seu irmão de sangue!

 

3 “MEU CORPO, MINHAS REGRAS!”

 

E quem disse que seu corpo é SEU?

 

VOCÊ É AUTOGERADO? É claro que NÃO!

 

EXEMPLO DE ISRAEL NO DESERTO

Como um bebê recém-nascido, Israel precisou que Deus cuidasse de todas as suas necessidades, provendo água, o maná que caía a cada manhã, a nuvem que os cobria de dia evitando o sol intenso e à noite os aquecida do frio do deserto, e ainda providenciou que seus vestidos jamais se rasgassem, e seus pés jamais inchassem pelo calor abrasivo da região!

 

4 “NINGUÉM TEM NADA A VER COM A MINHA VIDA!”

 

O PODER DA RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Não estamos sós no Universo. Fazemos parte de um todo, em qualquer lugar que estivermos. Portanto, só posso construir algo quando me valho do esforço do outro, bem como posso contribuir para ajudar ou atrapalhar o que os outros estão construindo!  

 

O PODER DA INFLUÊNCIA

Entre as muitas lições ensinadas pela vida de SALOMÃO, nenhuma é mais fortemente salientada que o poder da influência para o bem ou para o mal. Restrita como possa ser nossa esfera de ação, ainda exercemos uma influência para bem-estar ou aflição. Além de nosso conhecimento ou controle, ela atua sobre outros na forma de bênção ou maldição. Pode estar carregada com a melancolia do descontentamento e egoísmo, ou envenenada com a infecção mortal de algum pecado acariciado; ou pode estar saturada com o vivificante poder da fé, coragem e esperança, e dulcificada com a fragrância do amor. Mas ela será poderosa, sem dúvida, para o bem ou para o mal.

Que nossa influência seja um cheiro de morte para morte é um pensamento pavoroso, mas possível. Uma alma transviada, com a perda da eterna bem-aventurança — quem pode avaliar o dano? E, no entanto, um ato imprudente, uma palavra irrefletida de nossa parte, pode exercer tão profunda influência na vida de outro, que se provará a ruína de sua alma. Uma mancha no caráter pode afastar de Cristo a muitos. PROFETAS E REIS, 39 – Ellen G. White – Casa Publicadora Brasileira.

 

O PODER DA GENÉTICA

Todo traço de caráter, hábito, crença ou escolha, por simples que seja, irá contribuir grandemente para a formação do caráter de nossos filhos, transmitido pelos traços genéticos. Além dos resultados das escolhas que muitos filhos pagam o preço por seus pais!

 

5 SE AS PESSOAS QUE ME AMAM, ME ACEITAM DO JEITO QUE EU SOU E ME PROTEGEM DAS CONSEQUENCIAS DO QUE EU FAÇO, ENTÃO TUDO DARÁ CERTO!

 

Estudantes de Faculdade que botaram fogo em um ÍNDIO que dormia em um banco público. Os pais os livraram da cadeia! Então tudo está certo?

 

EXEMPLO DE ELI

Como sumo sacerdote de Israel, Eli deveria ser a referência da ordem e justiça de seu povo. Mas ele não queria ter o peso de educar os filhos. Nunca os corrigiu na infância, sendo deixados a fazer o que queriam. O resultado foi desastroso: Deus os matou, permitiu que a arca fosse tomada pelos filisteus, e algumas gerações depois a descendência de Hofni e Finéias foi morta pela espada do cobiçoso servo de Saul, Doegue!

 

6 VOX POPULI – “A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!”

 

A ideia por detrás disso é: NÃO IMPORTA O QUE EU FIZER, SE VÁRIAS PESSOAS “CURTIRAM” ENTÃO É PORQUE ISSO É BOM!

 

A maior alegação é: "Ah, mas o mundo inteiro curtiu!"

O mundo inteiro curte hambúrguer, nem por isto é bom à saúde.

O mundo inteiro curtiu a escravidão, e nem por isto era bom!

O mundo inteiro curtiu a poligamia, e quanta desgraça isso trouxe!

 

O EXEMPLO DE PILATOS

O governador romano do primeiro século viu claramente que Jesus era inocente e que as acusações dos sacerdotes judeus era fruto de pura ilação. Ele poderia facilmente libertar Jesus, mas isto custaria muito para manter-se politicamente. Jogando a responsabilidade para o povo, perguntou à MULTIDÃO: “Quem quereis que eu vos solte, Jesus Barrabás ou Jesus, chamado o Cristo?” O povo disse em uníssono que preferiam soltar o criminoso e assassino Barrabás e executar o puro e divino Jesus Cristo!

 

APELO – viva pela VERDADE, para a VERDADE!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-341. CPB - CASCA QUE CURA A FEBRE

Chamei, e não respondestes, falei, e não atendestes; mas fizestes o que é mau perante Mim, e escolhestes aquilo em que Eu não tinha prazer. lsaías 65:12.

Com os olhos chispando inveja, o servo de José Jussieu, o qual era índio do Equador, observou o patrão ao fechar seus grandes caixotes. Que tesouros não deviam conter! Nunca lhe fora permitido nem uma olhadela naquilo! Por certo que o patrão devia ser rico. E tramou sua oportunidade. Talvez Jussieu se esquecesse...

Em 1735 Jussieu deixara a França, para começar seus estudos e pesquisas na América do Sul, onde permaneceu 36 anos. Se tão-somente descobrisse mais alguma coisa acerca da casca da quina, que produzia o quinino, e milhares se salvariam da morte pela malária! Encontrando muitas variedades de árvores, Jussieu fez cuidadosos apontamentos e mapas dando sua localização e testando a casca de cada uma, no preparo do quinino. Planejava voltar, com suas ricas descobertas, para a Academia Francesa de Ciências. O manter em segredo o conteúdo dos caixotes, apenas os tornavam mais cobiçados pelos índios. Notando seus preparativos para a partida, seu servo dispôs-se a pôr em ação seus maus projetos.

Trabalhando ativamente durante a noite, levou ele aqueles preciosos caixotes para o fundo da mata. Ganancioso de riquezas, ao abri-los. Só encontrou espécies de plantas ressequidas, papéis, e mapas.. Amargamente decepcionado, tomado de ira, destruiu a obra de 25 anos de estudo e observação.

Abatido e traumatizado, Jussieu passou dez angustiantes anos vasculhando todos os trilhos da floresta, esperando encontrar seu servo infiel. Em todas as aldeias deixou recados, mas o servo não respondia. Afinal, deixando a América do Sul, Jussieu voltou à França, em 1771, incapaz de revelar o resultado de suas penosas pesquisas. O mau servo, que não deu ouvidos aos apelos de seu senhor, foi causa do desequilíbrio mental que, a este sobreveio, e da morte dos milhares que poderiam ter sido salvos da malária.

Decorreu quase um século antes que outros botânicos encetassem a pesquisa e promovessem, plantações de quina para suprir a necessidade de quinino. Trágico? Sim, mas não mais do que se você, servo de Deus, recusar-se a ouvir quando Ele apela para você.

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho 01/01/2024 Hortolândia SP


 


 

4

O VALOR DE FREQUENTAR A IGREJA

 Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

SALMO 84

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-323. CPB - EM VOLTA DA FOGUEIRA

- Tudo, num acampamento de juvenis, é divertido, mas o melhor é a fogueira.

- Que é que é tão divertido na fogueira, Daniel?

- Durante o dia cada qual segue seu caminho, ocupado com todas as interessantes atividades: excursionar, nadar, artes manuais, remar ou esquiar. Mas na hora da fogueira todos estamos juntos. Sentados em círculo, com a fogueira no centro, ficamos bem juntinhos. Unimo-nos em cantar e ouvir, observando as chamas mudarem de cor e subir, crepitantes. Não sinto mais raiva de Lelo por me haver empurrado do trampolim, nem de Roberto por haver feito barulho e me acordado.

Daniel tinha razão. A fogueira une os corações. Você se lembra de quando dois discípulos seguiam, desanimados, pelo caminho de Emaús, e depois disseram: "Não ardia em nós o nosso coração?" A palavra "coração" está no singular. A presença de Jesus queimara caminho para dentro do coração de cada um, unindo-os num só. Onde quer que esteja Jesus. não há diferenças, nem preconceito racial, nem separação. O santo fogo de Deus queima e reduz a cinzas o egoísmo, em Seu amor fazendo-nos um só.

O fogo não só nos une, como também torna permanente o relacionamento. Anos atrás tomei umas lições em cerâmica. Primeiro moldávamos nossos vasos com barro molhado. Depois de enxutos, pintávamo-los com esmalte. Ainda sem brilho. os vasos iam para o forno. O fogo era forte. e alcançava alta temperatura. Esse calor derretia o esmalte do vaso até ficar firmemente fundido com o barro. Os vasos saíam do forno perfeitamente lisos, com lindas cores permanentes. O fogo da presença divina tornará vocês firmes, fortes e belos, permanentemente estabelecidos nEle. Podemos ser verdadeiros amigos dos outros, se somos verdadeiros para com Deus. Prestar ouvidos a Jesus atiça o fogo que atrai você a Ele. Ele fará arder Seu amor e Sua glória no seu coração para sempre.

 

1 PARA AJUDAR-NOS A NÓS MESMOS (DIMENSÃO VERTICAL)

 

1-2 - Vamos à Igreja para encontrar o Senhor! Essa é a verdadeira motivação!

AS 7 FESTAS DE ISRAEL. Em 3 eram obrigados a ir ao Templo de Jerusalém.

Para quê? Para encontrarem o Senhor.

Tanto este era o sentido que DEUS PAGAVA para que viessem!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1988-114. CPB - ANTÓN DVORAK

Com os ombros encurvados, Antón Dvorak subia os degraus de sua casa, próxima ao Conservatório Nacional de Música da cidade de Nova lorque. Quando abriu a porta, o cheiro de repolho cozido o fez pensar por um momento que ele estava de volta a Visoca, Boêmia. Fechando os olhos, podia ver a vila verde na qual seu pai jovial, o hospedeiro, tocava uma cítara enquanto meninos e meninas dançavam. Podia ver sua mãe, com o rosto vermelho e suado, mexendo uma panela de sopa fumegante de beterraba.

- Antón, está tudo bem? - gritou sua esposa ao correr para junto dele, revelando preocupação nos olhos e na voz. - Há alguma coisa errada no conservatório?

- Não - disse Antón. - As coisas vão bem aqui. Vai ser uma escola esplêndida quando tivermos terminado.

- Então o que acontece? Você esteve em outra das suas longas viagens?

Antón balançou a cabeça afirmativamente.

- Fui às docas, e vi os navios partirem para a Europa. Desejei que estivéssemos em um deles indo para casa.

- Eu sei - concordou sua esposa, enquanto uma lágrima lhe corria pela face. - Tenho saudade da calma do nosso país. A vida aqui é muito agitada. Fui hoje ao mercado, e tive saudade do mercado de nossa pequena vila atrás de Visoca.

- Não está longe esse dia - falou Antônio com mais ânimo. - Logo meu trabalho estará terminado aqui e podemos ir embora.

A saudade de Dvorak encontrou expressão em uma sinfonia que ele escreveu nessa época. lntitulada Sinfonia do Novo Mundo, seu tema se baseou no Negro Spiritual "Goin Home".

Muitas vezes me sinto como Antón Dvorak. Tenho vontade de ir para o lar.... para meu lar celestial. Há muito não vejo minha mãe nem meu pai. Eles morreram, e não poderei vê-los enquanto Jesus não voltar. Não ouço as histórias de minha avó nem a risada forte do meu avô. Desejo conversar com meu anjo protetor, e tenho muitas perguntas a fazer a Jesus. Desejo morar em minha mansão e colher o fruto da árvore da vida. Estou com saudade do Céu. O que diz você?

 

3-4 - Ali, na presença dEle, encontramos um LAR, bem-aventurança.

MARIA, MARTA e LÁZARO – ao receberem Jesus em sua casa, ali tornava-se um templo, pois o Céu estava com eles, na Pessoa de Jesus!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 2005-158. CPB - ATÉ ONDE OS PÁSSAROS CONSEGUEM VOAR?

Os pássaros podem parecer frágeis quando estão presos numa gaiola ou machucados pela maldade de algum menino que gosta de brincar de estilingue. Porém, eles se transformam em verdadeiros super pássaros quando estão voando pelo meio do céu. Existem aves que cruzam os oceanos viajando de continente em continente apenas para acasalar ou fugir do frio do inverno. Durante a travessia, elas enfrentam tempestades terríveis que as fazem subir acima das nuvens, muitas vezes machucando as penas ou até ferindo o próprio corpo.

Numa viagem normal, as aves migratórias podem passar horas sobrevoando o oceano, sem nenhuma terra para pousar ou água para beber. A oportunidade de descanso é rara e, mesmo assim, elas não desistem de sua jornada.

A ave que mais viaja no mundo é a andorinha do Ártico. Ela chega a fazer um percurso de 35 mil km entre o Pólo Norte e o Pólo Sul. Quando o verão está acabando num lado do planeta, ela imediatamente voa para o outro, em busca de um lugar mais quente para botar os seus ovos. E assim segue em todo o seu ciclo de vida. Porém, as andorinhas nunca voam sozinhas; estão sempre em bando. É por isso que se diz que uma andorinha sozinha não faz verão.

Nossa meditação de hoje começou com um trecho do salmo de Davi composto quando ele estava sendo perseguido e expulso da cidade de Jerusalém.

Nesse poema, ele fala da saudade que tinha do santuário de Deus e de sua própria casa. Ele menciona os cultos e se lembra de um curioso detalhe: as andorinhas gostavam de fazer ninhos perto do altar. "Ah", pensava Davi, "como eu queria ser uma andorinha agora e voar para junto de Deus!"

É esse sentimento que muitas vezes toma conta do nosso coração, principalmente quando sofremos. Nós estamos com saudade de Deus. Sabe, você pode até não ter o dom de voar como as andorinhas, mas, se tiver a mesma perseverança delas, alcançará grandes alturas na vida e um dia subirá acima das estrelas e estará para sempre com o Senhor. Tenha certeza disso.

 

5-6 - Onde recebemos forças para vencer as provações da vida.

ELIAS – buscou na caverna de Horebe forçar para vencer.

JESUS NO TEMPLO – Mateus 21.13-14 – ao purificá-lo dos cambistas, Jesus curou a todos os que O buscaram ali.

 

2 RECEBEMOS DE DEUS PARA DAR A OUTROS – (DIMENSÃO HORIZONTAL)

 

7 – “VÃO INDO” – iam junto a Jerusalém!

Na Bíblia, culto só faz sentido quando VAMOS JUNTOS adorar ao Senhor!

 

8-9 – Onde somos ouvidos.

O ENDEMONINHADO NA SINAGOGA DE CAFARNAUM - Marcos 1.21-39

 

10-12 – Onde o ordinário torna-se eterno.

ISAÍAS – foi no Templo que ele recebeu a visão do trono de Deus, bem como a confirmação de seu chamado!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1977-023. CPB - SOL OU ESCUDO

Ao subirmos pelos caminhos da floresta de Saba, norte de Bornéu, naquela manhã dê sábado, açoitava-nos o Sol quente e tropical. Impressionaram-me certos fatos que havia aprendido nas aulas de Ciência. O Sol estava a quase 149 e meio milhões de quilômetros distante, e senti que estávamos recebendo mais do que o nosso quinhão de 11.000 graus Fahrenheit da temperatura na superfície que ele estava enviando pelo espaço.

Minhas roupas estavam pingando suor, de tão umedecidas, sem condições de aparecerem na Escola Sabatina. Se eu bebesse demasiado da água preciosa de meu cantil, ela não duraria o dia todo. Por que — pensei — as pessoas de Bornéu constroem suas igrejas no topo das colinas, tão distante das estradas?

Talvez ajudasse pensando em coisas mais refrescantes, do tempo em que vivíamos no norte de Dakota. Lembrei-me dos dias de janeiro, quando aquele mesmo Sol descia de um céu tão azul, e, contudo, naquela parte norte a temperatura não subia nem até zero. Mesmo a visão mental de montes de neve não me refrescou, e assim subi, arfando, subi a íngreme montanha diretamente sob os quentíssimos raios solares.

Exatamente quando pensava que teria um colapso, urna nuvem toldou o Sol. Repentinamente senti-me refrescado. Olhando para cima, para o céu aberto, agradeci a Deus por aquela pequena nuvem. Não é de se admirar que o Senhor decidisse conduzir Seu povo de Israel por meio de uma nuvem. Que escudo abençoado contra o calor lancinante! Deus estava me ensinando a preciosa lição de que o brilho do Sol nem sempre é glorioso, nem as nuvens sempre enfadonhas. Às vezes Deus, como o Sol, tem de ferir-nos ardentemente. Pode ser esta a única maneira de despertar-nos a atenção. Quando o calor está muito forte, somos forçados a parar e voltarmos a Ele, em busca de alívio.

Em Seu amor, Ele sabe exatamente o quanto de Sol quente podemos suportar. Quando nos propomos a começar a pensar como Ele quer que pensemos, então surge o escudo, as nuvens refrescantes. Contudo, quer com o Sol ardente ou com o escudo, há sempre evidência de Sua graça e glória.

 

O QUE É A IGREJA LOCAL? Lucas 4:14-23 responde!

A Igreja é o melhor lugar da Terra. É o local onde Deus escolheu para acolher os fracos e pecadores, curá-los física e espiritualmente, e torná-los irmãos.

 

APELO – FREQUENTE SUA IGREJA LOCAL!

 

INSPIRAÇÃO JUVENIL 1983-278. CPB - REAÇÕES EM CADEIA!

Em 29 de setembro de 1901, nasceu em Roma um menino que mais tarde ajudaria a desenvolver a bomba atômica. Ele cresceu e se tornou professor de física em Roma e posteriormente nos Estados Unidos. Em 1942 Enrico Fermi produziu a primeira pilha atômica e conseguiu a primeira reação em cadeia.

Essa experiência foi muito importante porque mostrou a possibilidade de criar a força nuclear a partir da fragmentação do átomo. A fragmentação de um átomo apenas produzia somente uma pequena quantidade de energia. Mas esta energia era utilizada para fragmentar outros átomos, os quais produziam mais energia, que continuava a ser usada na separação de outros átomos, e assim por diante. Este processo se mantinha em crescendo e produzindo cada vez mais energia constantemente.

A energia produzida numa reação em cadeia pode ser usada para a destruição, como no caso da bomba atômica. Mas também pode ser utilizada para produzir eletricidade, no aquecimento das casas, em veículos de transporte, na operação de submarinos. Pode ser utilizada ainda em pesquisas médicas ou nas explorações espaciais.

Há também grandes forças produzidas em reações em cadeia entre pessoas. O tipo destrutivo de reação em cadeia começou no Jardim do Eden. Satanás tentou Eva a comer o fruto proibido. Ela, por sua vez, ofereceu-o a seu marido, Adão. De Adão o conhecimento do mal passou a seus filhos, e por meio destes às sucessivas gerações, incluindo você e eu.

As reações em cadeia podem também ser utilizadas para o bem e a felicidade da família humana. Jesus veio ao mundo para dar amor, saúde, e outras bênçãos. Estamos colhendo os resultados dessa reação em cadeia em todas as coisas boas que desfrutamos como cristãos neste ano.

Você gostaria de começar uma reação em cadeia hoje? Então procure meios de repartir com outros o amor e a bondade de Jesus. Por exemplo, procure sorrir a todos com quem se encontrar no dia de hoje. Diga algumas palavras carinhosas a quem você puder. Descubra modos de ser cortês e bondoso para com os que estão ao seu redor. Essas pessoas serão um pouco mais felizes por encontrarem você. Talvez sorriam e digam palavras bondosas a outros também. Pense que cadeia de felicidade você poderia pôr em movimento no dia de hoje! Não gostaria de começar agora mesmo?

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  02/01/2024 Hortolândia SP


 

5

UMA ACADEMIA PARA TODOS

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

 

PROVÉRBIOS 9.9 – a Igreja tem o dever de ENSINAR!

 

A ESCOLA DOS PROFETAS EM ISRAEL

Citações claras nestas passagens - 2 Reis 2.3,5,7,15; 4.1,38; 9.1 e 2.

Fundadas por Samuel, que acumulou o ministério de profeta, sacerdote e Juiz (1 Samuel 10.5; 19.20).

No tempo de Samuel havia duas destas escolas - uma em Ramá, a terra natal do profeta, e outra em Quiriate-Jearim. Em tempos posteriores outras foram estabelecidas.

Elias e Eliseu foram os responsáveis pela consolidação da escola dos profetas, a contribuição deles fez com que essa escola funcionasse como resistência à apostasia que havia se estabelecido no reino do norte (2 Reis 2.3; 4.38; 6.1).

A escola dos profetas estava fundamentada no ensinamento bíblico, por isso, as instruções eram tanto morais quanto espirituais. Não era uma escola apenas para dotar os alunos com conhecimento, mas, sobretudo, para que esses tivessem uma profunda experiência com Deus.

Os profetas não aprendiam apenas conteúdo bíblico, eles também eram inseridos no sobrenatural, nos milagres de Deus.

A escola dos profetas foi estabelecida em Ramá, e provavelmente, em Gibeá (1 Samuel 19.20; 10.5,10). Centros de estudos também estavam espalhados em Gilgal, Betel e Jericó (2 Reis 4.38; 2.3,5,7,15; 4.1; 9.1).

Cerca de cem estudantes faziam parte da escola dos profetas comandada por Eliseu em Gilgal (2 Reis 4.38,42,43). Quando Elias e Eliseu foram ao rio Jordão encontrava-se com eles cinquenta estudantes da escola dos profetas (2 Reis 2.7,16,17).

O estilo de vida deles era em comunidade, em uma casa comum, na companhia dos profetas (2 Reis 6.1).

Alguns deles eram casados e tinham filhos (2 Reis 4.1) e acompanhavam os homens de Deus, por isso eram chamados de filhos dos profetas.

A escola dos profetas dava também aos estudantes uma formação musical, a fim de que pudessem oferecer ao Senhor música de qualidade para a adoração a Deus (1 Samuel 10.5).

 

POR QUE FORAM FUNDADAS POR SAMUEL? LEIA EDUCAÇÃO-ELLEN G. WHITE, CPB, CAPÍTULO 6, pp.45-60.

Todas as vezes que em Israel foi posto em prática o plano divino de educação, seus resultados testificaram de seu Autor. Mas em muitíssimos lares o ensino designado pelo Céu bem como os caracteres por ele desenvolvidos, eram igualmente raros. O plano de Deus não se cumpriu senão parcial e imperfeitamente.

Pela incredulidade e desconsideração às orientações do Senhor, os israelitas cercaram-se de tentações que poucos tinham poder para resistir..., se misturaram com as nações e aprenderam as suas obras. E serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço". Salmo 106:34-36.

Pais e mães em Israel tornaram-se indiferentes às obrigações para com Deus, indiferentes às obrigações para com os filhos... Aprenderam os caminhos dos gentios. Para defrontar este mal crescente, Deus providenciou outros meios como auxílio aos pais na obra da educação... o profeta era alguém que falava por direta inspiração, comunicando ao povo as mensagens que recebera de Deus. Mas esse nome também era dado àqueles que, embora não fossem diretamente inspirados, eram divinamente chamados para instruir o povo nas palavras e caminhos de Deus. Para a preparação de tal classe de ensinadores, Samuel, pela direção do Senhor, estabeleceu as escolas dos profetas.

 

OBJETIVOS

Estas escolas se destinavam a servir como uma barreira contra a corrupção prevalecente, a fim de prover à necessidade intelectual e espiritual da juventude, e promover a prosperidade da nação, dotando-a de homens habilitados para agir no temor de Deus como dirigentes e conselheiros.

 

QUEM ERAM SEUS ALUNOS

Para tal fim, Samuel reuniu grupos de rapazes piedosos, inteligentes e estudiosos. Foram eles chamados os filhos dos profetas. Enquanto estudavam a palavra e as obras de Deus, Seu poder vivificante despertavam-lhes as energias da mente e da alma, e os estudantes recebiam sabedoria do alto. Os instrutores não só eram versados na verdade divina, mas tinham pessoalmente experimentado comunhão com Deus, e obtido concessão especial de Seu Espírito. Desfrutavam o respeito e a confiança do povo, tanto pelo seu saber como pela sua piedade.

Os alunos dessas escolas mantinham-se com o próprio trabalho de cultivar o solo, ou com alguma ocupação mecânica.

 

MÉTODO PEDAGÓGICO

Tanto nas escolas como nos lares, grande parte do ensino era oral; todavia os jovens também aprendiam a ler os escritos hebraicos, e os rolos de pergaminho das escrituras do Antigo Testamento eram abertos ao seu estudo.

 

O CONTEÚDO DAS AULAS

Os principais assuntos nos estudos destas escolas eram a lei de Deus, com as instruções dadas a Moisés, história sagrada, música sacra e poesia. Nos registros da história sagrada acompanhavam-se os passos de Jeová. Eram referidas as grandes verdades apresentadas pelos tipos no cerimonial do santuário, e a fé apegava-se ao objeto central de todo aquele sistema - o Cordeiro de Deus que deveria tirar o pecado do mundo. Alimentava-se um espírito de devoção. Não somente se ensinava aos estudantes o dever da oração, mas eram eles ensinados a orar, a aproximar-se de seu Criador e ter fé nEle, compreender os ensinos de Seu Espírito, e aos mesmos obedecer.

 

DÁ RESULTADO?

O sucesso do reinado e Davi e Salomão, alcançando o auge da história milenar de Israel, foi alcançado principalmente pelo trabalho das escolas dos profetas!

Se Salomão e os demais reis depois dele não tivessem se apostatado, Israel teria sido a maior jóia para glória de Deus entre todas as nações do mundo!

 

O PLANO DE DEUS É O MESMO EM TODAS AS ERAS!

1 Coríntios 10:11 - Para nós, bem como para o Israel antigo, o êxito na educação depende da fidelidade em executar o plano do Criador. A união com os princípios da Palavra de Deus trar-nos-á tão grandes bênçãos como teria trazido ao povo hebreu.

 

A IGREJA, HOJE, DEVE CUMPRIR O MESMO PAPEL QUE A ESCOLA DOS PROFETAS CUMPRIU NO VELHO TESTAMENTO – PREPARAR OS LÍDERES DO PRESENTE E DO FUTURO!

 

ESCOLA SABATINA – não é pra passar lição, mas desenvolver LÍDERES para a Igreja local.

AVENTUREIROS – não é uma creche para cuidar dos filhos dos crentes, mas preparar crianças para um dia liderarem a causa de Deus.

DESBRAVADORES – não fazemos escotismo. A Voz Juvenil é para treinar os novos pregadores do amanhã. O Clube de Desbravadores não existe para passarmos 1 semana no acampamento, mas para desenvolver liderança. Tanto é assim que você só pode ser desbravador dos 10 aos 16 anos. Depois, ou é líder ou você não pode mais fazer parte do clube.

CLASSES JOVENS – auxiliar o jovem na época da universidade a desenvolver seus dons e talentos para liderar a Igreja, e a liderar onde estuda, onde trabalha, e a futura família que irá formar.

ESCOLA ADVENTISTA – nosso interesse não é formar a maior rede educacional do mundo! Não!

DIACONATO – não é um exército treinado para carregar bancos, limpar o templo, ou carregar cestas básicas para asilos. É a forma que a Igreja tem de educar novos líderes, mais dados ao serviço que às ideias.

ANCIONATO – não é um grupo seleto pra ficar discutindo a vida dos outros, nem tão pouco para preparar escalas. Grupo da mais alta confiança, treinado para preparar a nova liderança da Igreja.

MINISTÉRIO PASTORAL – treinar, capacitar e motivar a liderança que está em suas mãos, hoje, e criar condições para fazer florescer a liderança do amanhã.

 

Em outras palavras...na IASD macieira não nasce para dar sombra, nem sequer maças, mas para produzir uma nova macieira, à sua imagem e semelhança.

 

APELO – Se não criamos LÍDERES, o que estamos fazendo lá?

 

VEJA ESTE EXEMPLO:

SELECOES-2013-01-068-UMA_ACADEMIA_PARA_TODOS.pdf

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  06/01/2024 Hortolândia SP

 


 

6

QUANDO UM LÍDER SE TORNA INCRÍVEL

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

HEBREUS 11.32-40

 

O que faz uma pessoa comum tornar-se excepcional nesta vida?

Para o ILUMINISMO é a quantidade de conhecimento que uma pessoa pode ter acesso.

Para o SOCIALISMO é a capacidade de lutar e vencer a classe que te oprime, tomar o poder para então você mostrar o brilho de seus dons e talentos.

Para o CAPITALISMO é a quantidade de recursos financeiros, bens e serviços que você consegue acumular durante a sua vida. Quando se alcança tamanha façanha se revela ao mundo sua incrível capacidade de trabalho, organização e liderança!

Para a MÍDIA E A PROPAGANDA é a capacidade de se fazer conhecido e a quantidade de pessoas ás quais você influencia com suas ideias e exposições diárias!

 

E NA BÍBLIA? O QUE ELA REVELA SOBRE OS HOMENS E MULHERES QUE SE TORNARAM INCRÍVEIS, AOS OLHOS DE DEUS?

 

MOISÉS

Filho de uma escrava.

Sua vida foi condenada pela ordem do rei: “Joguem os bebês hebreus no Nilo!”

Apesar de tornar-se filho da filha de Faraó, foi criado pela mesma escrava que o deu à luz.

Mas nada disso o IMPEDIU de ser aquilo para o qual DEUS o havia criado: ser o LIBERTADOR de Israel.

 

ISMAEL

Filho de uma serva.

Logo ao nascer Deus contrariou as expectativas de seu pai, Abraão, dizendo que ele não era o filho da promessa, e que não herdaria a tão esperada primogenitura da filiação com Abraão.

Aos nascer seu irmão Isaque, quando ele tinha 14 anos, começou uma briga tão grande que algum tempo depois Sara expulsou Hagar e Ismael de casa, e ambos tiveram que lutar pela vida no deserto, e quase morreram ali.

Mas nada disso o IMPEDIU de ser aquilo que Deus prometeu sobre ele à sua mãe: “Eu farei dele uma grande nação!”

 

JEFTÉ

Filho de uma prostituta de rua.

Para não morrer de fome e na indigência, seu pai o trouxe para viver com os demais filhos que ele tinha com suas mulheres e concubinas. Mas assim que o pai morreu, seus irmãos o expulsaram de casa, fazendo-o viver na clandestinidade.

Por ter muitos dons e talentos natos, tornou-se líder de seu bando. E quando Israel se viu apertado por seus inimigos, seus irmãos foram atrás dele e o pediram para que os liderasse, tanto na batalha, quanto após a estrondosa vitória que ele alcançou.

 

MARIA MAGDALENA

Tornou-se prostituta muito cedo na vida.

Desceu tão baixo no pecado que chegou a ser possuída por 7 demônios. Era desprezada por todos, vivendo nas sombras da sociedade.

Mas quando Cristo passou por sua vida, nada disso a impediu de se libertar dos demônios que a possuíam, de deixar a vida de pecado na qual vivia e tornar-se a maior seguidora de Cristo!

 

NÃO HÁ DESCULPAS NESTA VIDA PARA NÃO SERMOS VENCEDORES.

 

APELO

Nossa vida na Terra nunca será um mar de rosas. Mas podemos vencer todas as batalhas de nossa vida por Aquele que tanto nos amou.

Pare de reclamar do passado. Pare de odiar seu presente. Pare de angustiar pelo futuro! Em Seu plano maravilho Deus já criou provisões para nada nos falte e assim possamos ser INCRÍVEIS em Suas poderosas mãos.

 

Leia 2 CORÍNTIOS 2.6-18. Que promessas incríveis!

 

VEJA ESTE EXEMPLO:

SELECOES-2013-04-054-OS INCRIVEIS.pdf

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  08/01/2024 Hortolândia SP


 


 

7

QUANDO O LÍDER ESTÁ DOENTE

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

1 TIMÓTEO 5.23

 

A Igreja precisa da saúde de seus líderes. Geralmente são fortes, vigorosos e de uma resiliência pouco vista entre os humanos. Mas em muitas vezes esses quase super-homens ficam doentes!

 

DOENÇA FÍSICA – EZEQUIAS

Não informada. Mas era fatal.

 

DOENÇA EMOCIONAL – ELIAS

Depressão profunda. Levou-o a correr por dias da terrível Jezabel.

Foi para na caverna de Deus, no monte Horebe.

 

DOENÇA MENTAL – NABUCODONOSOR

Onipotência Juvenil, que o levou à demência e loucura.

 

DOENÇA ESPIRITUAL – SALOMÃO

Corrompeu-se em seus valores morais, pelo casamento com mulheres idólatras.

 

COMO LIDAR COM ISTO?

Como ELES o fizeram. Todos RECONHECERAM seu estado, BUSCARAM a cura em Deus, e conseguiram vencer suas lutas.

 

EZEQUIAS

Buscou ao Senhor e Deus o curou. Deveria ter testemunhado da cura aos babilônios!

ELIAS

Buscou ao Senhor, que o curou. A prescrição para o dali em diante foi: “Faça um líder, Eliseu!”

NABUCODONOSOR

Deus o curou. Ele escreveu um hino ao Criador.

SALOMÃO

Deus o recuperou. Ele escreveu o livro de Eclesiastes.

 

APELO

Para cada doente há uma prescrição ideal.

Para cada tratamento há um tempo certo e um modo de reparação, que transformará a doença em benção, ao curado e ao mundo.

Faça como os artistas: TRANSFORME SUAS DORES EM ARTE.

Transforme: seu pecado em testemunho de libertação; suas doenças em testemunho de cura; sua vida financeira em testemunho do cuidado de Deus; sua família em testemunho da educação verdadeira!

 

VEJA ESTE EXEMPLO DE HOJE!

SELECOES-2013-02-076-MINHA JORNADA COM A ESCLEROSE MULTIPLA.pdf

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  07/01/2024 Hortolândia SP

 


 


 

8

IGREJA: FEITA PARA SALVAR!

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

ATOS 2.36-47

 

O grande argumento de Pedro para justificar que seus amigos apóstolos não estavam bêbados mas fazendo a obra de Deus foi mostrar que, em todo período bíblico, a Igreja existiu para SALVAR AS PESSOAS DO PECADO!

Aliás: se a Igreja não tem esse OBJETIVO, ela não tem qualquer valor espiritual, relevância social, ou eficácia espiritual. Pois ela é o único instrumento apontado por Deus para levar os homens à salvação em Cristo!

Ela foi separada para esta missão.

Seus ministros foram chamados e separados para esta missão.

Deus a dotou com todos os dons e talentos para cumprir essa missão.

 

NOÉ E A ARCA

Ele empreendeu todos os seus recursos para oferecer a salvação para quem quisesse de sua geração. Trabalhou, construiu a enorme arca e pregou por 120 anos. Infelizmente só sua família entrou na arca.

Não fez isto para criar uma nova geração de pessoas escolhidas, ou uma raça superior de eleitos. O fez para apenas por meio dEle Deus prover livramento a quem quisesse.

 

JOSÉ SALVA A FAMÍLIA DE DEUS DA FOME

Deus permitiu que José fosse vendido aos ismaelitas e depois a Potifar, depois preso injustamente por não dormir com a esposa de seu dono, passar 3 anos na cadeia, até finalmente governar sobre todo o Egito. Deus preparou esse caminho para quê? Mostrar que a vida é injusta e que temos que lutar contra pessoas? Para evidenciar como há ódio nas famílias estruturadas?

Não! O próprio José entendeu o objetivo de Deus e disse claramente: “Minha vida serviu para salvar toda nossa família da severa fome que abateu o mundo de então!”

 

MOISÉS E A SAÍDA DO POVO DE ISRAEL

Moisés escapou da ordem dada a Sifrá e Puá de abortarem todos os filhos meninos de Israel. Depois escapou de ser jogado no Nilo pela sabedoria de sua mãe e a boa presença de espírito de sua irmã Miriã, esta ao indicar a princesa alguém que cuidasse dele. Viveu no palácio e foi preparado para ser o futuro governador da maior nação da Terra. Mas por um erro seu passou 40 fugido, no completo anonimato.

Finalmente, aceitou o chamado de Deus e deu a Ele seus melhores anos de vida para que, em meio a murmurações, provações e risco de vida, tirasse Israel do Egito e o levasse até a terra prometida, Canaã.

Não foi por um objetivo de revolta social ou tomada de poder. Foi para simplesmente Deus cumprisse Sua promessa feita a Abraão 400 anos: Ele salvaria seus filhos daquela enorme escravidão para enfim fazer deles uma nação de sacerdotes fiéis.

 

ESTER SALVA ISRAEL DE SEU MAIOR GENOCÍDIO

Tornou-se órfã de pai e mãe muito cedo, sendo criada por seu generoso tio Mardoqueu. Em meio à tantas provações, sua beleza ficou evidente, tornando por meio de um dificílimo concurso de beleza, a esposa do rei da Pérsia. Mas Hamã, o preferido do rei, por ódio de Mardoqueu, planejou o maior genocídio da história do povo de Deus. Todos seriam mortos em determinado dia daquele ano, e Mardoque seria morto numa forca de 10 metros de altura para que todos o pudessem ver.

Mas Ester, arriscando sua vida para entrar na câmara do rei e esposo, deu sua vida para salvar seu povo!

 

A IGREJA SÓ EXISTE PARA ISTO: SALVAR DO PECADO, E GUIAR NO SERVIÇO DE SALVAR OUTROS PARA JESUS!

 

Para isto usamos o:

Evangelismo público, o testemunho pessoal, a colportagem, as mídias sociais, a TV, a Rádio NT, a Educação Adventista, a ADRA, a ASA, o Clube de Aventureiros, o Clube de Desbravadores, os Jovens Adventistas, e acima de tudo, os cultos e eventos da congregação local.

 

Tudo para SALVAR DO PECADO!

 

VEJA ESSE EXEMPLO

SELECOES-2013-06-058-BARCO_SALVA-VIDAS.pdf

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  11/01/2024 Hortolândia SP

 


 


 

9

IGREJA, O MELHOR HOSPITAL DA TERRA

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

LUCAS 5: 29-32

 

A IGREJA ESTÁ DOENTE, corrompida pelo pecado e separada de Deus.

O MUNDO ESTÁ DOENTE, vivendo para desobedecer às Leis do Criador.

Nossa prioridade: desfrutar do MINISTÉRIO DE CURA de Cristo.

Depois ir até onde estão os doentes, os pecadores.

Jesus fez isto. Foi até eles.

 

IMAGINEMOS A IGREJA COMO UM BRANDE HOSPITAL!

 

AMBULÂNCIA

Veículos usados para ir até onde estão pessoas doentes, machucadas e que necessitam serem tratadas e trazidas ao hospital com certa urgência. São nas ambulâncias que os primeiros socorros são dados. E depois de estabilizados, são trazidos para receber atendimento mais aprofundado, criterioso e serem observados com mais calma.

A IGREJA também precisa ir até onde estão os doentes e lá dar os primeiros cuidados e socorros. Marcos 16:16.

Essas ambulâncias são os braços e pernas da Igreja. É o evangelismo pessoal atuando onde convivemos e estamos. A ambulância espiritual alcançando o colega de trabalho, de escola, de faculdade. Pode ser indo até nosso vizinho, nosso parente. Pode ser na fila do banco, no ponto de ônibus, enfim, onde estivermos, podemos ser as ambulâncias desse grande hospital, levando os primeiros cuidados, socorros aos doentes sem Deus, espalhados por esse mundo.

 

O PRONTO SOCORRO

Mas, também existem os que chegam por conta própria, (se bem que entendo que é Deus que os move para a Igreja), e que devem ser acolhidos por esse hospital espiritual, pela comunidade cristã. Aqui vale também o ensino de Cristo, pois temos que recebê-los e encaminhá-los aos diversos setores, alas, especialidades (ministérios) desse grande hospital (1 Cor. 12; Efésios 4).

 

VÁRIAS ESPECIALIDADES

O interessante é que assim como em um hospital que possui pessoas designadas e destacadas para várias especialidades, funções e serviços, na Igreja também existem uma diversidade e variedade de dons, talentos, funções e serviços (ministérios), revelando a importância que Deus dá ao trabalho em equipe e a participação de todos os crentes na vida da Igreja. Todos têm funções e serviços a realizar.

 

A MATERNIDADE

É ali que nascem os bebês. É onde ocorrem os partos. Na Igreja também isso deve ser uma constante (João 3:7). Os novos nascimentos devem ocorrer. Igreja que não vive a experiência de ter nascimentos, onde não se tem bebês espirituais, está em processo de estagnação, de decadência espiritual.

 

BERÇÁRIO

Mas, assim como em um hospital existem aqueles que fazem os partos e aqueles que cuidam dos bebês imediatamente aos partos, na Igreja também Deus capacita pessoas para tais funções (ministérios). Os nascimentos, os partos se dão pelo poderoso convencimento do Espírito através da pregação do Evangelho. Os pregadores, evangelistas e ensinadores da Palavra de Deus têm parte nisso. Deus os capacita extraordinariamente para exercer esses ministérios visando alcançar os pecadores perdidos (os pacientes). Após isso são encaminhados ao Berçário.

No berçário entra o trabalho dos enfermeiros (as) espirituais, cuidando dos bebês que acabaram de nascer.

É necessário aquecê-los, dar-lhes carinho e amor, encaminhá-los a primeira mamada, muitas vezes niná-los, dar o “colinho”, enfim, observá-los com cuidado e zelo, pois ainda são totalmente incapazes de viver sozinhos. São bebês. Precisam que alguém cuide deles.

 

PEDIATRIA

É uma área destinada ao atendimento às crianças. Na Igreja, quando os bebês são bem cuidados e alimentados adequadamente, eles crescem e se tornam crianças. Estão se desenvolvendo (1 Cor. 3: 12). E também necessitam de cuidados especiais.

Nesta fase já conseguem pegar os alimentos e comer até sozinhos. Porém, não discernem o bom alimento daquele que pode prejudicar lhes a saúde. Ainda precisam que alguém prepare o que vão comer (é preciso preparar a famosa "papinha" ou a mamadeira que alguns teimam em não deixar).

Importante saber que gostam muito de alimentos que são saborosos ao paladar. Não são simpáticos àqueles que são fundamentais para o bom crescimento. Preferem os doces, as guloseimas e tudo que lhes traz satisfação naquele momento. Também fazem muita bagunça e barulho. São extremamente sensíveis e melindrosos. Choram à toa. Dormem quando é pra ficar acordado e ficam acordados quando é pra dormir. Quebram as coisas. Falam o que não é pra falar. Ficam “emburrados” e gostam muito de ser elogiados.

Ora, são crianças. O que podemos esperar? Não podemos exigir deles que tenham atitudes de adultos. Chegarão lá.

Temos que ter paciência, amor e entender isso.

Por isso, precisam de pessoas cuidando deles.

A boa alimentação (discipulado, ensino, aconselhamento...) são alimentos essenciais para as crianças crescerem, mas não esqueça de vez em quando de levá-las para passear (momentos de comunhão), de brincar com elas (confraternizações, eventos) e de demonstrar seu amor de forma objetiva (ouvindo-as e dedicando a elas sua atenção). Tudo isso faz parte da boa infância, inclusive espiritual.

 

Talvez você seja uma dessas pessoas que Deus capacitou para cuidar das crianças espirituais nesse grande hospital que é a Igreja.

 

CLÍNICA GERAL

Os clínicos gerais são aqueles que tratam, a princípio, de todo tipo de enfermidade crônica em seu diagnóstico inicial. Quando verificam qual tratamento devem disponibilizar ao doente o encaminham a um especialista naquela área.

Na Igreja podemos encontrá-los realizando o trabalho de ensino de uma forma geral. Podem ser professores de Escola Bíblica ou líderes de grupos pequenos, por exemplo. Levam o alimento a todos e o remédio necessário àqueles que estão sendo tratados de enfermidades espirituais crônicas, como é o caso de pessoas que sempre ficam doentes da mesma enfermidade. São curadas, mas por não cumprir com as observações e medicamentos prescritos voltam a ficar doentes. Precisam ser corrigidas e advertidas de tais atitudes. Os clínicos gerais tem muitas vezes essa função.

 

ALA CIRÚRGICA

Os cirurgiões são aqueles responsáveis pelas operações mais delicadas e indispensáveis quando os demais tratamentos não surtiram o efeito desejado. São tratamentos drásticos. Não há mais a possibilidade desses doentes serem curados através de medicação ou tratamentos mais comuns. É necessária uma cirurgia.

Na Igreja ou através da Igreja, muitas vezes isso também é necessário para que o doente seja restaurado ou até salvo.

A cirurgia é dolorosa e sofrida. Muitas vezes é demorada e trabalhosa. Requer um período de preparação e após, de restabelecimento. Mas, se feita corretamente e se seguida de todas as precauções e cuidados, restaura a qualidade de vida do doente. Espiritualmente isso também é um fato. Não podemos expulsar (excluir) doentes simplesmente porque estão doentes. Não é pra isso que existe o hospital (Igreja)? Não podemos mandar embora os que precisam ser tratados. Esse não é o papel de um hospital, e muito menos de uma Igreja verdadeiramente cristã.

Na Igreja são líderes que entendem a importância e o momento certo de efetuarem essa operação. São homens e mulheres de Deus, capacitados, vocacionados e preparados para esse delicado trabalho.

 

CTI – ANTIGA UTI

Este local é temido por todos. Quando se está internado no CTI corre-se sério risco de morte. Geralmente, aqui as pessoas estão em coma, ou seja, muitas estão vivas apenas porque aparelhos assim o permitem.

Estão quase mortas. Já não conseguem se comunicar com as demais pessoas. Não falam. Não vêem. Estão inconscientes.

Espiritualmente, muitos assim se encontram. Já não conseguem ver as coisas espirituais, não conversam mais sobre as coisas de Deus e não percebem que a consciência foi cauterizada pelo pecado que estão cometendo constantemente. Alguns já serviram e trabalharam em um hospital local (igreja local), mas hoje estão tão doentes quanto os que um dia trataram.

Estão vivos espiritualmente porque alguém ainda ora e intercede por eles. Estão ainda vivos porque Deus ainda os ama e os tem preservado.

Porém, precisam de tratamento intensivo. Precisam de remédios específicos e de muita paciência, para que novamente voltem à vida que já desfrutaram.

O coma pode durar horas, dias, meses e até anos. Requerem dos médicos e enfermeiros que trabalham nesse setor muita perseverança, esperança, confiança e fé.

Mas, enquanto estiverem ligados pelos aparelhos, tudo pode mudar.

Você pode ter sido chamado e capacitado por Deus para trabalhar em um CTI espiritual e cuidar dessas pessoas enquanto estão inconscientes, até que despertem.

 

GERIATRIA

Esta área é separada para os mais idosos, ou seja, aqueles que já viveram muitos anos e agora estão em sua velhice. Os cuidados aqui são tão especiais quanto para as crianças. Alguns dizem que nessa fase voltamos a ser crianças.

Os nossos queridos mais experientes necessitam também de uma alimentação adequada a sua idade. Alguns ficam doentes com enfermidades próprias da idade, causadas muitas vezes pelo excesso de trabalho durante a vida ou ainda pela má alimentação que tiveram. Alguns têm feridas antigas que carregam sem ainda estarem cicatrizadas. Também requerem atenção e carinhos constantes, mas acima de tudo possuem uma sabedoria de vida sem igual que não pode e não deve ser desprezada.

Gostam muito de conversar e de contar os acontecimentos ocorridos na sua vida. Ouvi-los com atenção sincera além de ser remédio para eles, nos traz conhecimento para nossa vida.

Aprendemos muito com eles. E mais, um dia lá estaremos.

Quem sabe, você não foi capacitado por Deus para cuidar deles.

 

PERGUNTO ENTÃO:

 

Qual sua especialidade nesse grande hospital que é a Igreja?

Temos como membros dessa Igreja nos preocupado com os doentes que estão fora de nossas paredes?

Temos nos preocupado em alcançá-los?

Temos nos preocupado com os doentes dentro de nossas paredes?

Temos buscado curá-los ou temos expulsado muitos porque estão sofrendo de enfermidades graves?

Temos tido paciência?

Temos compreendido que as enfermidades, muitas vezes são acompanhadas de revolta e desânimo? Temos aplicado o bom remédio de Deus? Temos amado o suficiente?

 

VEJA ESTE EXEMPLO

SELECOES-2013-04-070-O_MEU_MES_PERDIDO_DE_LOUCURA.pdf

 

FONTE: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/6001532

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  12/01/2024 Hortolândia SP

 


 

10

AMAR A DEUS SOB TODAS AS COISAS

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

TOPO

1 CORÍNTIOS 13

 

Amar a Deus - maior privilégio de uma criatura!

Toda sua felicidade depende disso.

Você pode ter dons sobrenaturais, talentos incríveis, realizar curas, falar em línguas...mas nada disso valeria na sua relação de amor para com Ele.

Mas viver sem amar a Deus é um VAZIO sem fim!

 

O MUNDO PENSA DIFERENTE!

 

Zaqueu – amava o dinheiro sob todas as coisas. Resultado: era vazio, infeliz, odiado e desprezado por sua sociedade.

Sansão – amava o prazer sob todas as coisas.

Beltsazar poder

Aitofel inteligência

Lúcifer, o melhor da criação...

TODOS VAZIOS!

 

COMO SE AMA A DEUS SOB TODAS AS COISAS?

 

1 A DEUS E NÃO A SUA MULHER

- Adão

 

2 A DEUS E NÃO A BELEZA DAS MULHERES

- Filhos de Sem

 

3 A DEUS E NÃO AO $

- Ló

 

4 A DEUS E NÃO AO FILHO

- Abraão

 

5 A DEUS E NÃO ÀS SUAS IDEIAS

- Paulo

 

6 A DEUS E NÃO ÀS SUAS VONTADES DESEJOS

- Sansão

 

7 A DEUS E NÃO À SUA FAMÍLIA

- Rute

 

8 A DEUS E NÃO À SUA RELIGIÃO E FORMAS

- Samaritana

 

9 A DEUS E NÃO AO MINISTÉRIO

– Sacerdotes do tempo de Jesus

 

10 DEUS E NÃO A VOCÊ MESMO

 

 

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho  22/04/2024 Artur Nogueira SP

 

 

TOPO